Corridas de Passo travado

Fórum da modalidade

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Rui Mesquita
Iniciado
Mensagens: 23
Registado: quarta mai 04, 2005 5:55 pm
Localização: Lamego

Corridas de Passo travado

#1 Mensagem por Rui Mesquita » quarta mai 04, 2005 6:17 pm

Para aqueles que desconhecem este tipo de corridas, não e mais do que como os americanos chamam de trote por laterais, e são corridas caracteristicas do Norte de Portugal.

Antigamente fazia-se corridas em feiras de gado com animais caracteristicos da região, os garranos, agora faz-se duas categorias, garranos e importados.

Na classe de importados os cavalos utilizados são da raça Trotador Françês, mas os melhores alem de sangue trotador, tem sangue do Standardbred Americano.

Sei que muitas pessoas pensam que é um passo anormal, mas os cavalos da raça Standardbred já nascem a fazer este movimento naturalmente, por isso não é anormal.

Uma coisa vos digo, em diversas caminhadas que faço com amigos meus, com vários quilometros de distância, onde não andamos só a passo, ao outro dia aqueles que tinham andado a trote doia-lhes as costas, enquanto aqueles que montavam neste tipo de passo estavam porreiros e prontos para uma nova caminhada.

Sou um profundo conhecedor deste tipo de corridas, pois ensino, monto, faço provas, e até organizo provas, como é o caso de Lamego.

Para quem quiser saber mais: [email protected]

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

andar a cavalo ou voar no seu dorso....

#2 Mensagem por vitor_morgado » segunda jan 29, 2007 7:48 pm

Amigo Rui,
Estou muito curioso, deste tipo de corridas, já que um tio meu, infelizmente já desaparecido, grande cavaleiro, era um excelente aficionado, deste tipo de passo e corridas. A sua criação de garranos, serviu muito esse tipo de corridas, mas infelizmente nunca cheguei a ver os seus cavalos a competir... É um passo de extrema beleza, onde podemos considerar que voamos no dorso do cavalo ao melhor estilo. Podemos dizer que é um passo característico de grandes viagens, já que na serra do montemuro, é o mais utilizado...

Conte-nos um pouco mais sobre a estrutura deste tipo de corridas em Portugal, obrigado.

Conte-nos também o processo de ensino deste tipo de passo. Eu conheço alguns métodos que o meu tio usava, nomeadamente as argolas metálicas a baixo dos boletos... mas gostava muito de saber mais sobre o assunto.

Abraço do Vítor Morgado.

Até parece impossível como o seu post ainda não tinha recebido qualquer resposta. :shock:

scitec9492
Espectador
Mensagens: 6
Registado: domingo jan 20, 2008 6:05 am

#3 Mensagem por scitec9492 » quinta abr 17, 2008 7:28 pm

Para mim as corridas mais belas que se fazem em Portugal! É de facto um passo muito bonito quando realizado com perfeição. Talvez estas corridas precisassem de uma associação para serem mais bem organizadas, e umas ajudas em termos financeiros!

Rui Mesquita
Iniciado
Mensagens: 23
Registado: quarta mai 04, 2005 5:55 pm
Localização: Lamego

#4 Mensagem por Rui Mesquita » sexta abr 18, 2008 1:08 am

Já que se falou em Associações...

Aproveito para dizer que em 2003 foi criada a Associação de Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida de Passo travado do Norte de Portugal, com sede em Vila Real. Mas por infortunio, e por vontade daqueles que apenas queriam desvirtuar as corridas com cavalos que não executavam o passo correctamente e que eram desclassificados, gerou-se uma confusão numa corrida e nunca mais esta associação quis organizar corridas, sendo que dava apoio a diversas organizações de corridas. As corridas organizadas sem o apoio desta associação, normammente corriam mal, pois os elementos ligados á organização deixavam-se comprar por este e por aquele, para que este e aquele cavalo ganhe e não os justos vencedores e executantes do passo travado, sendo que em algumas provas organizadas fora da jurisdição desta associação já tinham vencedor anunciado, mesmo antes de se realizar a prova.
Quando esta associação dá o seu apoio ás corridas as coisas correm bem.

Recentemente em Vila Verde foi criada a Associação Cultural dos Amigos do Passo Travado, com o objectivo similar da ACPCCPTNP, com a finalidade de regular as corridas naquela região, onde estas estão bem enraizadas na cultura local.

Para os interessados nesta modalidade, dia 3 de Maio de 2008, mais uma grandiosa corrida de cavalos a passo travado, na cidade de Lamego, englobada na Feira de Sta Cruz.

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#5 Mensagem por luis pedro » sábado abr 19, 2008 12:25 am

Olá Rui,

O passo travado e o trote por laterais, também conhecido por "amble", não são exactamente a mesma coisa - o passo travado teve origem na necessidade de fazer longas caminhadas, de forma relativamente rápida e cómoda, utilizando animais de relativa pouca qualidade enquanto o "amble" é consequência da competição procurando optimizar e ultrapassar algumas dificuldades "mecânicas" que surgem no trote quando levado ao máximo da sua velocidade e amplitude (os pés tem de ultrapassar as mãos, donde podem surgir alcançadelas).

Existem muitos cavalos com tendência para "amblar", em especial no passo, mas este facto não torna esta andadura num andamento natural, continua a ser um andamento defeituoso (daí chamar-se andadura), é um andamento natural em alguns animais - por exemplo no camelo.

Os parágrafos anteriores não pretendem criticar ou denegrir as corridas de passo travado, elas fazem parte da nossa identidade cultural.

luis pedro

Rui Mesquita
Iniciado
Mensagens: 23
Registado: quarta mai 04, 2005 5:55 pm
Localização: Lamego

#6 Mensagem por Rui Mesquita » sábado abr 19, 2008 1:50 am

Amigo Luis Pedro

Está a fazer confusão entre passo baixo e passo travado. O passo baixo é um passo mais lento, semelhante a um trote, mas por laterias. Enquanto o passo travado é o mesmo que amblê, pacing e outras designações que tem por esse mundo fora, um passo muito mais rápido. Dê um salto ao youtube e procure por passo travado, videos colocados por mim e vai ver a diferença entre passo baixo e passo travado.
Quanto a naturalidade, discordo, pois os Standardbred, que realizam corridas em pacing, muitos deles nascem a fazer este passo. Posso mesmo dizer-lhe que o meu cavalo, é um trotador frances que na sua linhagem tem algum sangue standardbred, e que em liberdade apenas corre passo travado e não foi fruto do ensino.
Não estou a tentar ensinar nada a ninguem, mas este conhecimento é fruto de muitos anos de prática e conhecimento do passo travado...

Rui Mesquita
Iniciado
Mensagens: 23
Registado: quarta mai 04, 2005 5:55 pm
Localização: Lamego

#7 Mensagem por Rui Mesquita » terça abr 22, 2008 12:49 am

Amigo J.Peralta

Se quiser ver uns videos, e como disse anteriormente dê um salto ao youtube e pesquise por passo travado e encontra lá varios videos meus"rucatdi" sobre o tema.

Rui Mesquita
Iniciado
Mensagens: 23
Registado: quarta mai 04, 2005 5:55 pm
Localização: Lamego

#8 Mensagem por Rui Mesquita » terça abr 22, 2008 1:30 am

Amigo Luis Pedro

Quanto ao passo travado ser uma modalidade, anteriormente dizia que não era, mas num ultimo post, já diz que é modalidade, lá está aquilo que eu digo de responderem a tudo...

Quanto ao termo, mais uma vez lhe digo que o termo Andadura é espanhol e que o nosso termo é Passo Travado.

É um defeito!!!porquê...Já leu a história da fundação da raça Lusitana, na época muitos cavalos desta raça apresentavam este passo, inclusive há uma foto de um monarca a cavalo no seu Lusitano em passo baixo (passo travado mais lento), mas em virtude de que era feio, os cavalos que ficaram na Europa, retiram-lhes este passo á descendencia, os que foram importados para a América continuaram a deixar transmitir á descendencia este passo... Mas se considera que é um defeito, porque o cavalo não nasce a fazer este passo, também nunca vi um cavalo a nascer a fazer piaffe, passage ou passo espanhol...

Quanto ao caracter das corridas e da modalidade de passo travado ser apenas do norte de portugal, essa é uma realidade, mas não tenha duvida que aqui tem mais valor um cavalo a fazer passo travado do que a fazer um bom piaffe. Mas uma coisa lhe digo da projecção do passo travado a nivel mundial, nos EUA cerca de 40% das corridas são de galope e os restantes 60% para corridas de cavalos engatados "atrelados", tanto na versão trote como na versão pacing"passo travado". Mas destes 60%, 2/3 são de pacing, o que já lhe dá para ver o caracter enorme que estas corridas têm nos EUA.

Já percebi que você e mais alguns, não sei porque gostam de responder a tudo e a todos, e que por desconhecimento do assunto os leva a errar. Nem todos, nascemos para ensinar alta escola, nem todos nascemos para o passo travado, mas tenha a certeza que esta modalidade, ou por outra esta arte, e só para alguns, e a minha experiencia no assunto fala por mim....Deixem que quem sabe, informe quem quer ser informado....

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#9 Mensagem por luis pedro » quarta abr 23, 2008 12:39 am

Olá Rui Mesquita,

Obrigado pelos esclarecimentos acerca das corridas de passo travado.

É pena a resolução imposta pelo youtube não permitir melhor qualidade dos clips, só um dos cavalos (o mais escuro) aparenta definir o passo travado.

Se não te importas indica-me onde posso consultar a história sobre a fundação da raça Lusitana.

Os cavalos tem 3 andamentos considerados naturais (passo, trote e galope), que os exercícios ou movimentos de "alta escola", como lhe chama, pretendem dar-lhes maior realce e exuberância conduzindo a uma estilização desses mesmos andamentos - é o caso do Piaffé e da Passage. O Passo Espanhol ultrapassa os limites da estilização por alterar uma das características do passo - 4 tempos iguais - razão pela qual é considerado "ar" de fantasia.

luis pedro

Paulo Mota
Mensagens: 1
Registado: terça abr 22, 2008 6:54 pm

#10 Mensagem por Paulo Mota » segunda abr 28, 2008 11:25 pm

Caros amigos
Venho por este meio informar que foi criado uma associação que para além de outros objectivos pretende organizar de uma forma correcta corrida de cavalos de passo travado. Essa associação é chamada Associação Cultural dos Amigos do cavalo Passo Travado e está aberta a futuros sócios. Caso pretendam mais informações devem entrar em contacto pelo mail [email protected]. Anuncio em primeira mão que a primeira corrida organizada por esta associação em colaboração com a comissão de festas vai decorrer no dia 28 de Junho em Coucieiro - Vila Verde

mateus silva
Mensagens: 1
Registado: quinta jul 01, 2010 4:23 pm

Re: Corridas de Passo travado

#11 Mensagem por mateus silva » quinta jul 01, 2010 4:44 pm

Desde que me mudei para Lamego fui sempre ver as corridas
até que num dia vi uma roulote e um picadeiro
quis ir espreitar
lá andava o little à solta
de repente apareceu o senhor Rui e propôs me para entrar e eu e claro que eu entrei
comecei a dar me bem e até a ajudar
desde ai isso tornou-se uma rotina
até que um dia o senhor Rui me propôs montar o maravilha
sem sela eu montei-o

Que grande alegria em cima de um lusitano

No dia da corrida do ano 2008 lá estava eu para ver
tive direito a ir almoçar a casa do senhor Rogério
no fim da corrida tive direito a montar um grande trotador francês o litle
foi incrível
o problema foi que me mudei mas no ultimo dia tive direito a andar na charrete no banco da frente
mas sempre que volto a Lamego estou lá sempre para matar as saudades que são muitas
brevemente estarei ai para moer a cabeça ao senhor Rui

Paixão por cavalos dura e dura :D e nunca acabará :lol:

Responder

Voltar para “Corrida de Cavalos”