Super Taça

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, Natália Simões

Responder
Mensagem
Autor
areffoios
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: domingo jan 02, 2005 10:12 pm

Super Taça

#1 Mensagem por areffoios » sexta jan 06, 2006 11:50 am

Este fim-de-semana irá disputar-se na SHP em Lisboa a Supertaça de Horseball Diogo Mota em duas mãos durante os dias de Sábado e Domingo pelas 18h00.

Alexandre Reffóios

MMateus
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 09, 2005 2:38 pm
Localização: Évora

#2 Mensagem por MMateus » segunda jan 09, 2006 8:28 am

E no sábado às 17.20 lá estava eu.

Aproveitei para ver o concurso de saltos que estava a decorrer, observar o ambiente, foi a minha primeira vês na SHP e, esperar pelo horseball.

Devo dizer que estava muito curioso de ver ao vivo, também pela primeira vez (foram só iniciações) um desporto equestre que me parecia, e confirmei, ser um verdadeiro espectáculo de se assistir ao vivo. A velocidade, a emoção, a agilidade dos cavaleiros são deveras emocionantes.

Depois começou a deorganização, a prova começava às 19.00, tudo bem, apesar dos saltos terem acabado às 18.05 e estar fresquito, dava para aguentar, e fui confiante na informação do areffoios, a quem já agradeço a divulgação, pois sem a informação dele eu não teria ido. Havia uma classe de aeróbica do Sporting que iria actuar no intervalo, e certamente o tempo passaria sem que se desse por isso.

Peço desde já desculpa aos organizadores, que sei que muitas vezes são uns carolas que fazem o seu melhor, e despendem do seu tempo para organizar estes eventos, mas o triste espectáculo começou com a desmontagem do percurso de obstáculos. Ninguém parecia saber o que estava a fazer, três funcionários, sem orientação iam desmontando como achavam melhor, mas sem ordem alguma. A falta de meios, a desorientação, a sobrecarga das pessoas sem necessidade e consequente mente o tempo levado foram excessivos, culminando com o montar dos panos para a actuação da classe de aeróbica.

Penso que era já perto das 19.00 quendo começou a actuação da classe de aeróbica, que tinha sido convidada para entreter os espectadores num espaço morto, e aí aconteceu a "VERGONHA", um energúmeno (pelo menos naquele momento, o foi), demonstrando a maior falta de respeito pelo trabalho de outros, resolveu ser o palhço de serviço e saltar para o meio das desportitas, durante a sua actuação e fazer a sua palhaçada. Acontece, é verdade, e pode acontecer a qualquer um que organize um evento, o que não pode acontecer é que ninguém faça nada, foi necessária a intervenção por telefone de alguém para uma pessoa que sería o responsável de pista (se calhar não era, e nesse caso as minhas desculpas) para que houvesse uma intrevenção no sentido de retirar o sr do picadeiro. Em casa que se diz de tão boas famílias, penso que devería ter sido conduzido à rua.

E que começa o jogo........., não resisto, a montagem dos cestos foi outro episódio surreaista, que demonstrou perante as bancadas bastante bem compostas, uma falta de profissionalismo e organização impressionante.

E começa o jogo, e logo a 1ª mão da supertaça, com a equipa campeã e a vencedora da taça, com equipes com um ar verdadeiramente profissional, e jogam e achei fantástica a primeira parte, com incerteza no marcador, com fluidez de jogo com emoção e com um público participativo.

Começa a segunda parte e passados três ou quatro minutos, segunda desgraça, numa bola dividida, um dos elementos de uma equipe sofre uma forte contusão na área do maxilar, parando o jogo de seguida e acontece o impossível, um sr. começa a discutir com o responsável pelo contacto físico (de onde eu estava não me pareceu que tivesse sido uma agressão, e mesmo que o fosse) entrando em campo querendo tirar de esforço com o atleta. Foi-me comentado que era o pai do valeiro que ficou lesionado e que era responsável pela equipa, mais uma razão para ficar sossegado. O mais importante que é a actução do árbitro foi ....... nenhuma, passaram-se cenas impróprias para um recinto desportivo, o árbitro, pareceu-me que marcou uma penalidade à posteriori, e entre discussões e não sei o quê, ficou-se sem saber o que se estava a passar, porque é que o jogo não continuava, será que iría continuar, era falta não era falta, o jogador que cometera a falta foi punido ou não, o árbitro em conjunto com o speaker pareciam não saber o que fazer.

Sem mais saber, pelas 20.05 vim me embora, depois de várias informações a dizer que o jogo ía recomeçar, com os cavaleiros a apearem, a montarem. a porem os cobrejões, a tirarem cobrejões....... fiquei sem saber quem ganhou a supertaça, mas também pouco importa, mas quem perdeu foi muito claro ........ o Horseball.

Desculpem o prolongado deste post

Abraços

MMateus

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

horseball

#3 Mensagem por João dee Deus » segunda jan 09, 2006 9:48 am

Mateus

Era uma pena se não tivesses lá ido.

E digo isto porque de certeza nunca saberiamos o que se tinha passado. Pelo menos dessa maneira.Vamos ver o que diz o Areffoios.

É um desporto espectacular em que é preciso muita coragem,auto estima,mas também discilplina.

Essas coisas podem acontecer em qualquer desporto,a diferença resida na resolução delas.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

areffoios
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: domingo jan 02, 2005 10:12 pm

Supertaça

#4 Mensagem por areffoios » segunda jan 09, 2006 8:35 pm

Não sei por onde começar, após o post que li do MMateus, mas antes de começar devo concordar que a cena a que se assistiu aquando da exibição da classe de ginástica do SCP é verdadeiramente lamentável, apesar de ter causado algumas gargalhadas uma vez que foi bastante caricata pela naturalidade da invasão e participação no espetáculo. Espero que não se repita!

Quanto ao Horseball em si tenho a dizer o seguinte:

1. MONTAGEM DAS BALIZAS - A cargo da Associação de Jogadores de Horseball, pareceu-me ter decorrido com normalidade e com a celeridade possível dado o atraso provocado pela prova de obstáculos que antecedeu o jogo. Sinceramente não percebo o que quer dizer quanto a profissionalismo na montagem de balizas, esta foi feita por jogadores de outras equipas e por pessoas que se ofereceram como voluntários. Temos pena mas o Horseball ainda não tenha chegado a um nível que permita a existencia de certas estrutras, mas com tempo e vontade de todos lá chegará.

2. EQUIPAS / INTERRUPÇÃO DO JOGO - Tenho mais uma vez de concordar com MMateus em relação ao nível de profissionalism, empenho e de qualidade de jogo apresentado pelas duas formações. O incidente que aconteceu é normal e acontece uma vez que se trata de um jogo com algum contacto. O jogador em causa: João Cardiga deslocou um ombro e foi transportado numa ambulância. A ausência da ambulância não permite que o jogo prossiga, uma medida acertada apesar de quebrar o ritmo do jogo. Quanto a essa paragem só me parece excessivo o alarido que foi feito em torno da situação, mas também o compreendo.

Não querendo entrar em mais detalhes apenas gostaria de informar todos os interessados que o Horseball é movido pela vontade das pessoas directamente envolvidas. Daí que por vezes resultem situações qu pareçam revelar algum amadorismo ou falta de profissionalismo, mas que ao memso temmpo revelam dedicação e elevam o bom nome da modalidade.

Genericamente penso que toda a gente saiu do recinto satisfeita, tendo assitido a Supertaça bem disputada e emocionante, tendo a equipa da Quinta da Beloura ganho as duas mãos po r 10-9 e por 8-4.

cumprimentos
Alexandre

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

horseball

#5 Mensagem por João dee Deus » segunda jan 09, 2006 9:39 pm

.


Em todos os jogos que tenho visto,há sempre ambulâncias,mas aí falharam......numa final e em Lisboa.

Tá mal.....

Se fosse algo mais perigoso que tivesse acontecido em que o factor tempo fosse essencial,hoje estaríamos aqui a lamentar ...não sei o quê.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

areffoios
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: domingo jan 02, 2005 10:12 pm

ambulância

#6 Mensagem por areffoios » segunda jan 09, 2006 9:54 pm

Se calhar não me expliquei bem! A ambulância estava presente, mas pelo facto de ter levado o jogador lesionado ao Hospital, foi preciso interromper o jogo e esperar que a mesma regressasse.

Há sempre ambulâncias em qualquer jogo de Horseball, e a Supertaça não seria uma excepção.

Abraço
Alexandre

MMateus
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 09, 2005 2:38 pm
Localização: Évora

#7 Mensagem por MMateus » terça jan 10, 2006 7:32 am

Boas a todos

quero só esclarecer as minhas críticas, e compreendo que quem está mais por dentro do Horseball tenha uma visão diferente da minha, e provavelmente até mais fundamentada.

No que respeita à montagem das balizas, deixando para trás a desmontagem da pista, e apesar da baliza do lado direito da bancada poder ser montada durante a desmontagem dos obstáculos, foi caricato não acertarem com a altura da baliza dos dois lados do campo. Pergunto eu, e talvez não fosse possível, mas não devería existir uma marca nos mastros, ou não poderiam as balizas estarem já presas nos mastros faltando apenas as elevar. É que neste processo perderam-se vários minutos. Não é dramático, é apenas um reparo.

Quanto à interrupção do jogo, não tería sido mais fácil que o speaker indicasse que a paragem no jogo era devido à falta da ambulância? É que dizer que retoma dentro de cinco minutos e esperar-se vinte, a idéia para quem está de fora é de completa desorganização. Afinal quem estava de fora é que não percebia (eu e outros que estavam à minha volta) o que se estava a passar. Não consigo compreender o alarido gerado à volta do incidente apenas por falta de intrevenção dos árbitros.

Acredito na boa vontade das pessoas que estão no horseball por dedicação, mas com um pouco de orientação e podem-se limar estas arestas.

Agradeço uma vez mais ao Alexandre quer pela divulgação do jogo, que se não fosse ele eu não tería ido ver, bem como a disponibilidade para clarificar e contrapor as críticas aqui feitas por mim. E espero que continuem aqui a promover a modalidade.

Abraços

MMateus


As invasões são sempre uma demonstração de uma enorme falta de respeito a quem assite, e muito maior para com quem está a dar o seu melhor para satisfazer esse mesmo público, e nunca deviam ser recompensadas.

MMateus
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 09, 2005 2:38 pm
Localização: Évora

#8 Mensagem por MMateus » quarta jan 11, 2006 9:31 am

Boas

Estive a matutar no que o Alexandre tinha informado relativamente à ambulância e fui indagar junto de pessoas que organizam eventos desportivos como costumam fazer.

Aqui fica a sugestão, em eventos de elevado risco pode estar presente mais do que uma ambulância, nas situações normais o que fica contartado é que quando uma ambulância sia com um jogador é enviada de imediato uma outra para a substituir. O jogo nunca é interrompido mais do que o tempo para prestar assistência ao jogador e o remover do recinto de jogo.

Cumprimentos

MMateus

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#9 Mensagem por João dee Deus » quarta jan 11, 2006 10:37 am

Faz todo o sentido.

´´E uma precaução que pode passar desapercebida,mas tem todo o fundamento.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#10 Mensagem por Dr.Elina » quarta jan 11, 2006 11:27 am

Um pouco off topic:

Em todos os eventos equestres onde tenho estado a assistir ou competir as regras são as mesmas: o evento não pode continuar se a ambulância não está presente.

Se a ambulância não chega a tempo e horas, espera-se. Se vai levar alguem para hospital, interrompe-se e espera-se.

A maioria dos eventos equestres só têm 1 ambulância presente por motivos de custos.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#11 Mensagem por João dee Deus » quarta jan 11, 2006 12:16 pm

Deven ter 1,10 de altura e a forma redonda com diametro de 45 cm

Nas Cooperativas é que costumo ver.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

FINALMENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#12 Mensagem por João dee Deus » terça abr 11, 2006 9:57 pm

FOI COM MUITO ORGULHO NA NOSSA RAÇA QUE SOUBE DA CONQUISTA DO CAMPEONATO DO MUNDO DE HORSEBALL...

Se bem conheço os Lusitanos,está defenitivamente lançada a ponte levadiça que nos vai permitir conquistar os castelos Europeus e Mundiais que se vão seguir.Tenho a certeza.

Estão de parabéns a todos os Lusitanos, especialmente todos os praticantes.
Para dar continuidade a este êxito,a rapaziada que está a começar já tem um objectivo real a igualar.
Para aqueles que o conseguiram...um bem hajam aqui do coração da Lusitânea.


saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Horseball”