Portugal Campeâo do Mundo de Horseball-Pato

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, Natália Simões

Responder
Mensagem
Autor
dicunha
Mensagens: 1
Registado: quarta abr 12, 2006 12:41 am

Portugal Campeâo do Mundo de Horseball-Pato

#1 Mensagem por dicunha » quarta abr 12, 2006 12:53 am

Portugal conquista primeiro Campeonato Mundo Horseball

Portugal venceu o primeiro Campeonato do Mundo de Horseball-Pato, que decorreu na Argentina entre 01 de Abril e domingo, ao vencer na final a selecção anfitriã, por 8-7.



A selecção portuguesa, composta pelos cavaleiros Joaquim Mota, Frederico Cannas, Rodolfo Caetano, Luís Matias e Frederico Marques, fez um excelente percurso neste primeiro Mundial, somando vitórias nos quatro jogos disputados.

Portugal qualificou-se para a final ao vencer o Grupo B por ter terminado com uma melhor diferença de golos do que a França, conseguida com a goleada por 17-0 imposta à Áustria na última jornada.

Na final, disputada domingo, Portugal venceu a Argentina por apenas um golo, 8-7. A França assegurou o terceiro lugar ao derrotar os Estados Unidos por 12-3.

Portugal conquistou as duas primeiras posições na lista dos melhores marcadores do Mundial, com Luís Matias a marcar 14 golos e Rodolfo Caetano 11.

O Horseball é um jogo disputado entre duas equipas de seis cavaleiros - quatro em campo e dois de reserva -, que têm de apanhar uma bola do solo, sem desmontar, e depois tentar marcar golos nas balizas colocadas nas extremidades do campo.

O primeiro Campeonato do Mundo de Horseball-Pato foi uma tentativa de uniformização das regras da modalidade, que é jogada de uma maneira na Europa e de outra na Argentina, onde o jogo se chama Pato, mas em ambos os casos com a mesma finalidade.

Na Europa, aonde surgiu como um desporto de guerra, a modalidade foi desenvolvida pelos franceses e é disputada por equipas de seis cavaleiros, enquanto na Argentina, país no qual o jogo se disputa desde o século XVII, as equipas são formadas por quatro.

Agência LUSA

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

horseball

#2 Mensagem por João dee Deus » quarta abr 12, 2006 5:17 am

Deveria ter feito o que o dicunha fêz,abrir um tópico,mas vou rectificar o meu erro repetindo aqui o que tinha escrito noutro tópico.




FOI COM MUITO ORGULHO NA NOSSA RAÇA QUE SOUBE DA CONQUISTA DO CAMPEONATO DO MUNDO DE HORSEBALL...

Se bem conheço os Lusitanos,está defenitivamente lançada a ponte levadiça que nos vai permitir conquistar os castelos Europeus e Mundiais que se vão seguir.Tenho a certeza.

Estão de parabéns a todos os Lusitanos, especialmente todos os praticantes.
Para dar continuidade a este êxito,a rapaziada que está a começar já tem um objectivo real a igualar.
Para aqueles que o conseguiram...um bem hajam aqui do coração da Lusitânea.


saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#3 Mensagem por pedro oliveira » quarta abr 12, 2006 7:05 pm

o resultado fala por si. potencia não falta. agora falta é desenvolver esta modaliade em Portugal para que possamos ser competitivos.

os meus parabens á selecção nacional :D
só quero aprender...mais e mais

Mimi Pinto
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 104
Registado: sábado jan 24, 2004 7:23 pm
Localização: figueira da foz/coimbra
Contacto:

#4 Mensagem por Mimi Pinto » sexta abr 14, 2006 11:06 pm

Desde já os meus sinceros parabens... :D
Uma coisa pensa o cavalo...outra quem tá a montá-lo:)

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

Horseball-Pato

#5 Mensagem por cervantes » quinta abr 20, 2006 6:29 am

Sinceros Parabéns à equipa que representou Portugal neste mundial.
Não estou dentro das "lides" do horseball, mas não seria natural vermos um "bem haja" a estes cavaleiros e equipa técnica no site da FEP?
Fiz uma pesquisa por "horseball-pato" e "campeonato do mundo de horseball" no site da FEP e... NADA!

Não foi a equipa "Nacional" da FEP que nos representou?:

Selecção Nacional de Seniores
Chefe de Equipa: Eng. André Ponces de Carvalho
Seleccionador / Treinador: Afonso Luís
Selecção Nacional Feminina
Chefe de Equipa: Eng. André Ponces de Carvalho
Seleccionador / Treinador: Eng. João Ralão Duarte
Selecção Nacional de Sub 16
Chefe de Equipa/ Seleccionador: Frederico Cannas
Treinador: João Tiago Ribas Martins

(in: www.fep.pt)

Parabéns e Obrigado, ficam sempre bem!... Digo eu...

Cumprimentos Cavaleiros,


Virgilio Cervantes

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

FEP

#6 Mensagem por João dee Deus » quinta abr 20, 2006 6:47 am

Também me estou a aperceber de que a FEP não tem uma página à altura das suas responsabilidades.

Acho que não será difícil ter um responsável pela actualização da WEB.

Tenho a certeza que os resultados das várias provas que se realizam com o conhecimento e aprovação da FEP,chegam a ela,mas não são publicados.

Toda a gente vai lá tentar saber o que se passa com a modalidade que prefere,e vê não há resultados do que sabe que aconteceu.

Talvês nomear um responsável por cada modalidade para a actualização da página.E com estas novas possibilidades,não precisa de estar em Lisboa...digo eu.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Notícias

#7 Mensagem por luis pedro » quinta abr 20, 2006 7:26 am

Olá,
Venho também associar-me ao vosso descontentamento relativamente á falta de informação sobre os resultados das competições realizadas com autorização e aprovação da FEP, de salientar que a Federação não trabalha de borla. Há efectivamente uma empresa responsável pela actualização da página mas parece que o faz raramente, provávelmente quando tem tempo (digo eu).

Queixamo-nos nós de raramente se verem notícias sobre equitação nos jornais e na televisão.

Parabens a todos (não só os cavaleiros) os que integraram a equipa de Horseball pelo magnífico resultado e pelo muito trabalho e sacrificios que este resultado representa.

Cumprimentos
Luis Pedro

Bonovox
Sela 01
Mensagens: 46
Registado: quinta abr 13, 2006 7:43 pm

#8 Mensagem por Bonovox » quinta abr 20, 2006 5:24 pm

Parabéns a todos os nossos Cavaleiros.
Queremos a dobradinha agora :lol: :P

Natália Simões
Espectador
Mensagens: 5
Registado: segunda nov 15, 2004 2:49 pm

#9 Mensagem por Natália Simões » domingo abr 23, 2006 4:01 am

Olá a todos!

Realmente estamos de parabéns! Espero que esta victória seja um contributo para divulgar e aumentar o número de participantes desta modalidade que eu tenho orgulho de praticar!!! :D

Relativamente ás informações, ficam desde já a saber que tudo o que precisarem está no site da modalidade (horseball.pt), que é actualizado diáriamente!

Caso alguém esteja interessado, no próximo fim-de-semana, 29 e 30 de Abril, poderão ver os nossos Campeões de Horseball-Pato, em acção (cada um a representar a sua equipa), em mais duas jornadas do Campeonato Nacional Masters que irão decorrer na Ovibeja!!

Cumps,

Natália Simões 6

Responder

Voltar para “Horseball”