Devemos usar o regulamento Português ou adoptar o Francês?

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, CARE, keppler

Responder
Mensagem
Autor
CARE
Mensagens: 1
Registado: terça jul 20, 2004 4:07 am
Contacto:

Devemos usar o regulamento Português ou adoptar o Francês?

#1 Mensagem por CARE » terça jul 20, 2004 4:13 am

O regulamento actual dos raids de promoção não permite alcançar alguns dos objectivos propostos, nomeadamente:

- Possibilitar que os novos cavaleiros consigam ser competitivos e, ao mesmo tempo, aprendam a gerir o esforço da sua montada, preservando a sua integridade física.

- Impedir o uso excessivo de animais cujo esqueleto não está ainda consolidado e que não devem suportar velocidades elevadas

Na minha opinião, deveriámos adoptar o modelo francês, limitando a velocidade e valorizando a condição física através de uma fórmula em que as variáveis são o tempo de recuperação e o tirmo cardíaco.

João Picão de Abreu

MFC
Espectador
Mensagens: 7
Registado: domingo out 31, 2004 7:03 pm
Localização: Lisboa

#2 Mensagem por MFC » domingo out 31, 2004 7:11 pm

boa noite,

para lhe ser sincero, n conheco o regulamento frances, ms acho que os problemas que temos hoje em dia nesta disciplina n têm a ver com o regulamento.
A base de tudo isto é o comportamento de alguns veterinarios que nao são de todo iguais com todos os cavaleiros.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Raids

#3 Mensagem por João dee Deus » terça abr 12, 2005 11:58 pm

Companheiros

Comecei a fazer Raids,quando saí de Lisboa,já com 52 anos.
Não percebia nada do assunto,e pouco mais sei,é um assunto complexo,ao contrãrio do que toda a vida ouvi dizer em Lisboa de que só fazia Raids quem não sabia fazer mais nada.
Pratiquei durante 4 anos,e fartei-me.Assisti a injustiças que me revoltaram.
Só voltaria se houvesse um placar electrónico de um metro e meio,onde se vissem,no momento em que são tiradas,as pulsações de todos os Cavalos.
As desclassificações por "aspecto",fossem certificadas por três veterinários.

Esta idéia já circulava,portanto só não a aplicam porque não lhes apetece.

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Raids

#4 Mensagem por João dee Deus » domingo jul 10, 2005 9:21 pm

Companheiros

Escrevi aqui a minha opinião sobre a "insegurança" acerca da maleabilidade de critérios dos Raids,em 12 de Abril,e ninguém se "mexeu".

O tal placar de um metro e meio para todos verem as pulsações de todos os Cavalos,"in loco",não levantou nenhuma repulsa,nem concordância.

Pode-se pensar que a uns é indiferente ,e a outros não convinha nada.

Ou o Pessoal dos Raids,não tem opinião.!.? Ou não a quer dar mesmo sob o Nick. Talvês telhados de vidro.!.?

Não sei como os hei-de provocar mais. (saudávelmente,claro)

Digam coisas.!
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

raid

#5 Mensagem por João dee Deus » terça ago 22, 2006 9:44 pm

Depois do post anterior em que fui provocador QB, venho agora dar os parabéns à equipa nacional de Endurance que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Equestres.

Obtivemos um 7º,10º.28,48,e 49º,lugares,...foi espantoso.

Mais...todos os cinco cavaleiros Portugueses que participaram..ficaram no primeiro terço de todos os participantes.É obra....
.Infelizmente não sei de quem,nem pormenores acerca desta especialidade pois niguém escreve nada no forum a respeito dela.

saudações Marialvas....e vão sendo estas modalidades que vão trazendo medalhas cá para o burgo...
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#6 Mensagem por AnaE » quarta ago 23, 2006 12:31 am

PARABÉNS á equipa portuguesa e demais vencedores!

É uma modalidade agradável e interessante se for practicada com honestidade!

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Re: Devemos usar o regulamento Português ou adoptar o Francê

#7 Mensagem por luis pedro » quarta ago 23, 2006 8:07 am

CARE Escreveu:O regulamento actual dos raids de promoção não permite alcançar alguns dos objectivos propostos, nomeadamente:

- Possibilitar que os novos cavaleiros consigam ser competitivos e, ao mesmo tempo, aprendam a gerir o esforço da sua montada, preservando a sua integridade física.

- Impedir o uso excessivo de animais cujo esqueleto não está ainda consolidado e que não devem suportar velocidades elevadas

Na minha opinião, deveriámos adoptar o modelo francês, limitando a velocidade e valorizando a condição física através de uma fórmula em que as variáveis são o tempo de recuperação e o tirmo cardíaco.

João Picão de Abreu
Olá João,

Parece-me que os novos cavaleiros tem (devem) em primeiro lugar aprender e adquirir experiencia, depois, então, ser competitivos.

Não sei se não haverá aí alguma confusão pois se o esqueleto ainda não está consolidado, esses animais nem deviam andar a fazer competição. Esta só devia começar a partir dos quatro anos, no minimo, mas com esta idade o que não estará consolidado é a musculatura*.

Não conheço o regulamento nacional e muito menos o frances, no entanto se o nosso não é bom deverá ser alterado.

Nota: É claro que se os musculos e tendões, não suportam o esforço exigido o cavalo vai "andar em cima" das articulações e, estas, arruinam- -se prematuramente.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

poldros

#8 Mensagem por João dee Deus » quarta ago 23, 2006 8:03 pm

Luis

Sem duvida nenhuma que é assim.

Nós temos um indicador,pelo menos para mim é,que é o fim da substituição dos dentes,os 4 anos e meio.
Só aqui,entendo eu,o esqueleto(osso) estará completamente desenvolvido devido à tranformação em osso das cartilagens que eram até então os extremos dos ossos.
Portanto nessa altura,4,5 anos,é que se deverá começar a ensinar coisas(ensino montado) ou a treinar com o fim de endurance,embora o Cavalo esteja já desbastado com montes curtas e frequentes.

Isto não impede,e é o que eu faço, que se trabalhe o cavalo a partir dos dois anos à guia e seguidamente à rédea longa com o arreio em cima e as devidas protecções.
Nestas condições quando lhe passar a perna aos 3 ou 3,5 anos já vai ter uma Cavalo a "fazer tudo" e a andar para a frente logo no início.

Tendo em conta a duração destas sessões que devem ser curtas devido a razões fisicas incluindo o bom estado dos cascos.

O meu Pai dizia que um bébé pode comer bacalhau com batatas......tem de ser é um miligrama ou menos,par não lhe fazer mal. :wink:

O bom senso impera nestas coisas...e quem não tiver não o vai adquirir por terceiras pesoas,podendo apenas consegui-lo por conclusão propria.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#9 Mensagem por luis pedro » quinta ago 24, 2006 8:55 am

Olá João,
Assim é efectivamente, embora prefira começar o trabalho um pouco mais tarde, por volta dos tres e meio ou quatro.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

trabalho

#10 Mensagem por João dee Deus » quinta ago 24, 2006 5:14 pm

Luis

Eu entendo trabalho, como a aplicação no sentido do aperfeiçoamento do que o Cavalo já aprendeu.

A apredizagem é antes por consequencia.

Portanto aprendizagem a pé desde os 2 anos, montado desde os tais 3 ou 3,5 anos,trabalho e endurecimento do fisico e consolidação animica até aos 5,5, e só depois competição pura,uma vez que pontualmente se poderá fazer competição antes disso,o que até ´é bom.

Este seria o meu "calendário".


Claro que isto só se pode fazer com um animal nosso,porque os clientes não dão tempo a isto tudo.

saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

keppler
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 107
Registado: quarta fev 04, 2004 5:41 am

#11 Mensagem por keppler » segunda out 30, 2006 9:19 pm

O regulamento nacional de resistência equestre (para 2006) encontra-se no site da FEP, para quem quiser saber mais em :

http://www.fep.pt/media/pdf/Regulamento ... Raides.pdf


CARE Escreveu:Na minha opinião, deveriámos adoptar o modelo francês, limitando a velocidade e valorizando a condição física através de uma fórmula em que as variáveis são o tempo de recuperação e o tirmo cardíaco.
Não concordo. Isto faz-se actualmente nos raides de promoção ([(vel. min. cavalo x 2)-vel. minima prova]x100/freq. cardiaca final = classificação), e neste caso, penso que faz sentido. Mas nos outros não me parece, o regulamento como está está muito bem, embora eu continue a achar que antigamente, os raides tinham muito mais competitividade e dava mais emoção a disputa.

Quanto ao placard com a pulsação... não me parece que isso seja necessário... penso que temos veterinários bastante competentes e honestos... mas claro, isto é só a minha opinião!!!!!!!
keppler

keppler
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 107
Registado: quarta fev 04, 2004 5:41 am

Re: Raids

#12 Mensagem por keppler » segunda out 30, 2006 9:25 pm

João dee Deus Escreveu: As desclassificações por "aspecto",fossem certificadas por três veterinários.

Esta idéia já circulava,portanto só não a aplicam porque não lhes apetece.

Saudações
Esqueci-me de referir que nos raides "grandes" os cavalos passam na última grelha mediante votação por parte de todos os veterinários da prova.

(PS: Peço ao moderador que apague um dos "posts" de cima, uma vez que ao submeter, apareceram 2 iguais... obrigada!)
keppler

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#13 Mensagem por João dee Deus » segunda out 30, 2006 9:50 pm

Kepler

Claro que há vets honestos mas por isso mesmo não fazia mal a ninguém haver os tais placars,e até servia para confirmar esse facto :wink:
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

V Morais
Mensagens: 2
Registado: sábado set 02, 2006 5:28 pm

Re: Devemos usar o regulamento Português ou adoptar o Francês?

#14 Mensagem por V Morais » quarta jun 10, 2009 7:54 am

Opinião de um leigo!
Ainda em Relação ao regulamento Francês nos Raid de promoção e como em tudo na vida, não à bela sem senão, considero que o dito regulamento apesar das suas virtudes torna a competição insípida, sem competitividade, mais parecendo uma "romaria de apressados".
Posso mencionar que este ano participei no meu 1º raid de promoção "Linhas Torres Vedras" e que boas recordações me deixou, mas não deixou de ser caricato o facto de a prova ter o tempo mínimo de 2 horas para ser comprido (20Km) e ao fim de uma 1H20 minutos já estarmos (concorrentes) a chegar à meta, o que originou termos de ir pastar os cavalos por mais de meia hora para fazer tempo para não sermos desclassificados, apesar do ritmo imposto aos cavalos ter sido relativamente baixo.
Um abraço

Responder

Voltar para “Raides”