Deveriam haver mais ajudas para a iniciação

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, CARE, keppler

Mensagem
Autor
Nuno Aleluia
Mensagens: 1
Registado: terça jun 07, 2005 4:56 pm
Localização: Azambuja

Deveriam haver mais ajudas para a iniciação

#1 Mensagem por Nuno Aleluia » terça jun 07, 2005 5:09 pm

Muita gente gosta imenso de cavalos, esta incotido no espírito do mundo equestre tem grandes capacidades para montar a cavalo mas no entanto mesmo que tenham cavalos e equipamentos não têm hipotese de iniciar uma carreira desportiva equestre por falta de apoios. O que me leva acrer que equitação é um desporto unicamente para pessoas ricas independente mente de o jeito ou o espirito que tenham. Sabemos das dificuldades em que vivem os portugueses mas neste pais da-se muito dinheiro para quem não precisa e dinheiro esse que não terá qualquer contrapartida futura, então porque não criar condições para que pessoas com menos posses possam iniciar uma carreira desportiva equestre. Esse dinheiro podera vir a ajudar o pais na vertente equestre internacional, acredito plenamente que este pais poderá ser a maior potência equestre do mundo. O espirito está nos portugueses ajudem-nos a começar.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Cavaleiros

#2 Mensagem por João dee Deus » quarta jun 08, 2005 12:47 pm

Aleluia ! (literalmente)

` É esse o espírito que tento imprimir nos meus comentários,quando se fala em cavaleiros Portugueses.

O Elitismo deste Desporto,ainda está muito pegado ao estatuto Financeiro dos intervenientes.

Já aqui disse que para mim o Cavalo é um animal como outro qualquer,e não um estatuto Social.

Quando mais gente pensar assim,e os Cavalos já não defenirem dinheiro,pode ser que os deixem em paz,e aí entramos nós,e vão aparecer os campeões.

saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

Meus amigos...

#3 Mensagem por vitor_morgado » sexta nov 03, 2006 7:59 pm

Gostaria de vos dizer, que estou completamente de acordo convosco, com o desmesurado elitismo que se verifica, nesta modalidade...
O meu avô nas grandes caçadas que ele fazia com os amigos em muito jovem, caçadas de uma semana, tinha sempre muitos cavalos à disposição, sempre considerou um animal fiel mas fundamentalmente funcional... Ele até tem uma expressão interessante desses "cavaleiros" cujo o elitismo é atróz, os denominados os "doutores da cagalhota".

Soube à dias uma história, que me perturbou um pouco, e que preciso de a partilhar... que vou já adiantar e que se passa em portugal com as nossas gentes... Foi-me dito que existe uma senhora casada com uma filha, a mãe tem o digno emprego, como muitos outros, de empregada de limpeza, ganhando o ordenado minimo. Ofereceu à filha um cavalo, onde todos os meses o seu ordenado integral vai para o sustendo do cavalo da menina... Penso que alguma coisa está mal... ou o amor dos cavalos se sobrepoem à sobrevivencia de uma familia?

O cavalo é um animal amado por muita gente, e possuido por poucos! há que unir este conceito de um vez por todas...

Ninguem sabe mais do que eu, o que não é ter um amigo de quatro patas que relincha... digo-vos que quando o fizer será uma compra racional, e que terei tempo para competir com os melhores do TREC nacional, estas palavras eram para ti, joão...


Abraço do victor morgado.

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#4 Mensagem por AnaE » sexta nov 03, 2006 10:55 pm

Vitor, estando fora do país deve ser dificil perceber o panorama equestre nacional.

Como há pouca gente com avôs com grande disponibilidade de cavalos, o cidadão de classe média / baixa que queira concretizar o seu sonho tem que normalmente fazer grandes sacrificios e muitas opções. Pode parecer estranho... mas por vezes a paixão sobrepõe-se à razão!

Não se deve criticar porque são opções de vida particulares e essas pessoas também alimentam o negócio equestre nacional.

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

ana...

#5 Mensagem por vitor_morgado » sexta nov 03, 2006 11:46 pm

Ana, desculpa mas tenho que discordar contigo, acho que me sinto à vontade para partilhar convosco o que acho que está menos bem nesta sociedade... Só assim, e construtivamente, claro, poderemos chegar a algum lado...


Estou fora temporáriamente, não me considero um emigrante ou outsider do panorama equestre nacional, aliás com este nosso forum, até estou bem no centro...

Para que saibas eu não tenho cavalos no momento, porque racionalmente, neste momento a minha vida profissional, não é muito favorável, nesse sentido!

E por favor não me fales em estatutos... porque tudo o que consquistei foi a pulso e com muitas horas sem dormir...e para mim todas as pessoas são iguais, eu trato-as todas de igual forma... com muito respeito e amizade!

desculpa a frontalidade, eu sou assim, nas também não ofendi ninguem!


abraço do vitor morgado

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#6 Mensagem por luis pedro » sábado nov 04, 2006 6:04 am

Olá,

Que sorte a menina gostar de cavalos, se gostasse de aviões...

Luis Pedro

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#7 Mensagem por AnaE » sábado nov 04, 2006 6:15 am

Parece-me pouco correcto classificar o todo pela parte!

No entanto, nisto dos cavalos, penso que pelo menos para começar há que sobrepor o coração á razão... senão podemos acabar por ficar a ver a caravana passar!

Fiquei muito feliz quando comprei o meu primeiro e único cavalo, fiquei muito feliz por o ter deixado partir para uma casa melhor, por não lhe poder proporcionar a vida que ele merecia. Entretanto ficaram muitas outras coisas para fazer noutras secções da vida, mas o que aprendi e vivi com ele não tem preço!

Sentry
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 111
Registado: terça mai 23, 2006 4:18 am
Localização: Évora
Contacto:

#8 Mensagem por Sentry » segunda nov 06, 2006 6:20 pm

luis pedro Escreveu:Olá,

Que sorte a menina gostar de cavalos, se gostasse de aviões...

Luis Pedro
:lol: :lol: :lol: Ai pá... É o rir mesmo! LOOOL

Se a menina gostasse de avioes devia de ser engraçado...


Ai desculpem por este post infantil mas não me consegui conter... :oops:

Espero que corra tudo bem com ela! ;)

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#9 Mensagem por João dee Deus » segunda nov 06, 2006 8:54 pm

O exemplo da mulher a dias pode ser extremo...mas eu tenho uma quinta com 7 cavalos e ainda não consegui dinheiro para comprar um Jeep :lol: :lol:

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#10 Mensagem por luis pedro » terça nov 07, 2006 7:11 am

Olá João,

Encontram-se por aí jeep's baratos, não são HDJ 100 ou os modernos Q7, mas baratos há.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#11 Mensagem por João dee Deus » terça nov 07, 2006 7:18 am

8) :lol: :lol: :lol: :lol:

Claro que me estava a referir a jeeps novos porque andar por aí com um velho..ando com a minha Expresso de 88... :lol: :lol: :lol:

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Zazie
Espectador
Mensagens: 8
Registado: segunda nov 13, 2006 8:06 am
Localização: Alentejo

#12 Mensagem por Zazie » quinta nov 16, 2006 6:14 am

Olá a todos

Quer queiramos ou não entre o o desejo de ter um cavalo e a concretização desse desejo vai alguma distância. Eu realmente gostaria de dizer que o desporto equestre em qualquer das suas vertentes é acessível a todos mas infelizmente não acho que isso seja verdade, senão vejamos:

Primeiro temos de o comprar e um cavalo bom é caro.
Manter um cavalo num centro hípico é mais ou menos dispendioso, sabemos muito bem a média dos preços, que pode corresponder ao valor de uma renda de casa, a juntar ao valor do alojamento temos as aulas no caso dos cavaleiros em iniciação ou aprendizagem contínua e ainda o trabalho do animal, caso o dono não o possa fazer com a regularidade necessária.
Os preços praticados pelos veterinários, principalmente nos especializados em cavalos são elevados e transformam-se em encargos pesados quando surge um problema mais ou menos grave.
Entre outros temos que contar com os custos do ferrador.
Se pensarmos na prática de alguma modalidade as coisas pioram, sem patrocínios é quase impossível, não há apoios de qualquer espécie è preciso transportar os animais, pagar estadias, ter o equipamento necessário etc...
Mesmo que não se possua um animal não se possa dizer que seja barato , só as aulas rondam em média 120 a 150 euros (cada dez), e sem cavalo próprio é quase impossível desenvolver qualquer modalidade a sério. a não ser que se seja muito bom cavaleiro.
Daí a razão para que se considere o desporto equestre elitista.
Basta ver quem marca pontos nos concursos ou nas provas nacionais.
Tenho pena mas penso que esta é a nossa realidade.
Zazie

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#13 Mensagem por João dee Deus » quinta nov 16, 2006 6:45 am

Zazie

Fizeste um retrato da questão,mas ter um cavalo não se esgoat nisso.

Um cavalo para passear no campo deve em principio satisfazer um cavaleiro e não é assim tão caro.
Quando se quer voos mais altos,claro que tem esses cuustos.

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#14 Mensagem por luis pedro » quinta nov 16, 2006 7:10 am

Olá,

Claro que devia haver mais apoios, claro que é muito caro manter um cavalo, claro que é mais caro ainda fazer competição, claro outras tantas coisas...

Quem gosta de montar a cavalo pode fazê-lo sem grandes despesas, pouco mais do que do que ir ao ginásio e bastante menos do que um Health Club ou dar umas voltinhas de kart. Ter um cavalo próprio, bom, quem é que tem o seu próprio ginásio ou mesmo o kart? Fazer competição, sigam a minha linha de raciocinio.

Todos os desportos (claro que não me refiro á iniciação) são um pouco elitistas e, á medida que se aproximam da alta competição, tornam-se extremamente elitistas.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#15 Mensagem por João dee Deus » quinta nov 16, 2006 7:19 am

Tanto quanto me foi dado aperceber no campeonato de TREC,a maior despeza é na compra dos meios de transporte e o combustivel.
A estadia também tem grandes custos mas esses variam coinsoante a politica do local onde são as provas.

Numa situação mais desportiva e menos comercial poderse-iam reduzir substancialmente estas despezas,mas acho que isso é pedir muito e só de uma pessoa ou organização altruista se podia esperar.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Raides”