Campeonato da Europa de TREC 2006 - Exmoor

Fórum da modalidade

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Cross country

#16 Mensagem por luis pedro » sábado mai 06, 2006 8:42 am

Olá,

Os ingleses chamam cross country a imensas coisas, fazem-se há muitos anos corridas pedestres designadas desta forma (correr através do campo).

Também concordo com o Sr Vergílio quanto ás dificuldades em manter o CCE nos JO. Esperemos que continue a imperar o bom senso e principalmente o bom gosto.

Cumprimentos,
Luis Pedro

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

Campeonato da Europa de TREC

#17 Mensagem por cervantes » sexta jun 02, 2006 8:23 am

Esta a apoximar-se a realização do CETREC EXMOOR 2006!

Com o desenrolar das coisas aqui em Portugal, estou expectante quanto à participação Nacional.

Passo a efectuar o "copy + paste" de um anuncio publicado no site da ANTREC a que NENHUM associado respondeu!:

(/Quote:

Recebemos a informação do Sr. Presidente da Comissão Técnica de Turismo Equestre da Federação Equestre Portuguesa, relativamente à Participação Nacional nos Campeonatos da Europa de TREC a realizar em Exmoor (UK) em Setembro próximo que passamos a transcrever:

“… tendo em vista uma possível participação no campeonato da Europa a realizar em Inglaterra, é intenção serem efectuados vários estágios de preparação a partir de meados do mês Maio com datas exactas a definir atempadamente, privilegiando-se fins de semana .

Serão pré seleccionados preferencialmente cavaleiros (juniores e seniores) em função das suas prestações nas provas do campeonato Nacional do corrente ano.

Os estágios serão efectuados no C.H. de STª Bárbara em Constância, não sendo de momento possível dizer os custos a suportar pelos cavaleiros por não terem ainda sido atribuídas verbas para a modalidade para o corrente ano, de qualquer forma e a acontecer como no ano transacto, terão os mesmos que suportar os custos de alojamento, alimentação e estadia dos respectivos cavalos.”



Assim, a Direcção da ANTREC aconselha todos os seus associados, com interesse em participar neste evento internacional a contactar o Sr. Cor. António Camacho Soares, através do e-mail [email protected]



A ANTREC no sentido de incentivar a pratica e desenvolvimento da modalidade, face ao exposto no ultimo paragrafo desta comunicação, comparticipará nos limites das suas possibilidades, quer em termos técnicos quer logísticos e financeiros, os atletas seus associados que demonstrem interesse em frequentar os referidos estágios, com vista à sua eventual integração na Equipa Nacional de TREC.
O pedido de apoio deverá ser formulado por escrito e dirigido à Direcção da ANTREC até ao próximo dia 1 de Maio.

... /Unquote)

Como referi NENHUM atleta associado solicitou o apoio oferecido pela ANTREC na comparticipação das despesas para a presença nestas sessões de "TREINO" em Constância, pelo que presumo, nenhum Atleta associado frequentou estas sessões de Treino para o CETREC 2006.

Estou convencido de que se irão arranjar alternativas fora destes "Treinos" e do Campeonato Nacional (em participações manifestamente insuficiente) para representar Portugal neste evento internacional de forma "Digna".

Assim o espero.

Cts TRECeiros,

Virgilio Cervantes

P.S. Quanto aos Juizes internacionais, ainda NENHUM daqueles ligado à ANTREC recebeu convite para estar presente. Também espero que não se repita o sucedido em Chalain!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

trote

#18 Mensagem por João dee Deus » sexta jun 02, 2006 4:34 pm

A representação Nacional no estrangeiro requer uma responsabilização de "conteudo".

Em todas as modalidades desportivas existe um ratio entre praticantes, e, os que fazem bons resultados nas competições que reunem os melhores da Europa.Se com 6 participantes no Campeonato Nacional conseguirmos seleccionar alguém que consiga uma boa posição europeia,podemos extrapelar que seriamos talvês uns Extra terrestres.Digo eu.
Lusitanos,Marialvas,de peito aberto,....mas não tanto.

Por outro lado,já fiz parte várias vezes de uma selecção destas,em outra modalidade tanbém pouco mediática em Portugal,e pude constactar das dificuldades que julgo serem inerentes ao nosso poder organizativo e selectivo em situações de modalidades com pouca projeccção mediática.
Nunca senti a necessidade de competir no estrangeiro como fundamental para o entusiasmo nas competições nacionais.

Não sou contra a ida ao estrangeiro,mas sou-o contra uma obsessão em fazê-lo.

O célebre e por vezes mensionado trabalho de casa,está por fazer,e não poderia ser de outro modo devido à juventude desta modalidade em Portugal.

Vamos andando e vamos aprendendo.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#19 Mensagem por cervantes » sábado jun 03, 2006 5:24 am

Sem querer ser repetitivo, concordo com o João "no geral" e discordo no "particular".

Estivemos presentes no Campeonato do Mundo de 2004 (seniores).
Estivemos presentes no Campeonato da Europa de 2005 (Jovens Cavaleiros).
Apesar de em ambos os casos, nos apresentarmos com equipas incompletas.

Conheço bem a realidade do TREC Federado e não-federado. Conheço os VALORES existentes em Portugal e acredito que seria possivel, este ano, comparecermos em EXmoor com 3 equipas Nacionais de QUALIDADE. Seniores, Jovens Cavaleiros e Juizes, completas - 12 cavaleiros e 4 Juizes.

Ainda hà tempo para tal. Não sei é se existe a VONTADE.
Vontade do actual "aparelho" e vontade por parte dos Atletas.

Se calhar se algo na estrutura de escolha, selecção e "treino" mudasse neste momento, poderiam ser criadas as condições para se pensar numa participação nacional neste evento. Teriamos ainda tempo para conquistar "sponsors" e mecenas, treinar cavaleiros e cavalos, reconhecer o terreno e... participar. Não digo para ganhar, mas participar e dizer a todos que o TREC em Portugal, Não MORREU no seu 3° ano de vida!

Todos sabem que Portugal "é novo" nestas andanças do TREC, todos sabem das "dificuldades" do TREC em Portugal.
Mas todos sabem que no decorrer destes 3 ultimos anos passaram pela modalidade excelentes Atletas. Uns permanecem outros não!

Acho que neste caso se todos colocarem a "bandeira nacional na sua janela" e se juntarem sinergias...

Pode ser que este até seja o "mote" para a UNIÃO no TREC.

Por vezes até pareço o Jonh Lennon a falar...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

TREC ---Modalidade para todos os cavaleiros

#20 Mensagem por João dee Deus » sábado jun 03, 2006 5:59 am

Companheiros

Não tenho duvidas, e ninguém terá, que o Cervantes é uma pessoa muito bem informada da realidade nacional no que respeita ao TREC.
Todas as minhas duvidas a respeito e até agora,acabaram nas suas respostas.

O Nacionalismo também me toca,e como Marialva talvês ainda um pouco Barroco quando se sai daqui é para fazer História.
Fui influenciado na minha juventude pela descrição de uma tribo que quando sacava do punhal,era para fazer sangue,nem que fosse no próprio.
Mais tarde aprendi que quando se bate as palmas a um touro,é para ficar no sítio e agarrá-lo.
São as responsabilizações que assumimos.

Uma volta ao Bulhão,é só para consumo interno.

Ir lá fora para ouvi-los enumerar as nossas misérias,que eles conhecem,dá para encarnar-mos o D.Quixote a defender Lusitana Dulcineia,como já me aconteceu.

Continuo a defender um trabalho bem fundamentado e atempado.

Nós até somos bons a trabalhar em cima do joêlho,mas apenas para resultados medíocres.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#21 Mensagem por cervantes » sábado jun 03, 2006 6:14 am

...QUOTE/

Seja bem-vindo ao site da ANTREC.

Aqui somos pelo TURISMO EQUESTRE!

O Turismo a cavalo tem vindo a aumentar e a tornar-se num recurso único e privilegiado para o conhecimento do ambiente natural que nos rodeia.

Desta forma pode-se conjugar a pratica equestre desportiva com o contacto directo com a natureza e o descobrimento de novos lugares e novas gentes. O número de empresas que se dedica à organização de passeios e itinerários a cavalo, tem vindo a aumentar de forma surpreendente nos últimos anos, e o nosso Pais não foge a esta tendência.

Tem-se traçado novos trilhos, inaugurado percursos equestres e diversificado a oferta de modo a que o “randonneur” principiante ou veterano, possa desfrutar dos seus passeios a cavalo de norte a sul de Portugal, com o máximo de segurança.

Aqui, a ANTREC não só tem apoiado as empresas que se dedicam a esta actividade através da formação dos seus agentes, como tem disponibilizado recursos técnicos e humanos para a marcação e levantamento dos respectivos trilhos equestres.

No plano desportivo, Técnicas de Randonneé Equestre de Competição, a ANTREC tem vindo a formar agentes pedagógicos e dezenas de praticantes. Contamos no próximo ano intervir directamente na constituição de uma verdadeira “Equipa Nacional” de seniores, juniores e corpo de juízes, que nos represente em Exmoor – Inglaterra. Esperamos continuar a crescer em 2006, para isso é muito importante a SUA colaboração, como associado, voluntário ou patrocinador.

Um bom ano de 2006, cheio de alegrias e… passeios a cavalo.

Virgílio Cervantes

/Unquote

Esta amigo João foi a mensagem de "boas vindas" publicada no dia 1 de Janeiro de 2006 no site da ANTREC e que ainda la esta.

Realcei a "bold" a parte que diz respeito a este tema.

Em 2005 a ANTREC promoveu estagios de TREC / Orientação para jovens em "Chalain" - palco do CEJC 2005, tendo em vista a sua EVENTUAL participação no Campeonato da Europa. Participaram 12. Desses NENHUM foi convidade a participar no Campeonato da Europa de JC de TREC.

Se verificou o "evoluir" do nosso site este ano, com toda a certeza verificou "movimentos de preparação" atempados.

SE houver alguém que não esteja preparado atempadadamente... Não são concerteza os ALTETAS DA ANTREC!

Digo eu...

Cts Cavaleiros,


Virgilio Cervantes

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

trote

#22 Mensagem por João dee Deus » sábado jun 03, 2006 6:41 am

Ainda bem que estou a dar saida a essas coisas que ninguém aqui do forum sabia.

As coisas teem de ter visibilidade para serem conhecidas.
Dificilmente se pode "ignorar" as coisas que muita gente sabe.

Acredito que depois deste interregno no campeonato,novas coisas vão aparecer e acreditar-se.

No final...são apenas coisas....transponiveis.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#23 Mensagem por cervantes » sábado jun 03, 2006 7:21 am

Amigo João de Deus,

So não sabia quem "não queria saber". O nosso site tem mais de 1500 visitas / mês! Posso disponibilizar as estatisticas.

Desde sempre assumimos o site como veiculo "priviligiado" de comunicação. PUBLICA, PARA TODOS.

Mais, são feitas "newsletters" periodicas e informações particulares dirigidas a entidades "publicas" e de "utilidade publica" relacionadas com o desporto nacional e internacional acerca dos n/principais eventos e organizações: como por exemplo um estagio internacional de TREC. (info atempada).

TODOS SABIAM, TODOS SABEM... Estamos na era da COMUNICAçÃO, como o meu amigo, ex-informatico, melhor que eu também sabe!

A ANTREC tem um "grupo de trabalho voluntario" (não ganha 1 cêntimo)365 dias por ano para cada uma das suas vertentes: Turismo Equestre, TREC, Polocrosse... NÃO SOMOS UM! no singular claro: - SOMOS UM APENAS NO PLURAL!

Se calhar esta é uma das razões que justifica o estarmos perto de atingir os 100 associados, dos quais, mais de 70% PRATICANTES DE TREC.

Ora, quando o CN tem apenas 6 ou 7 concorrentes, isto devera querer dizer algo!....

Cts TRECeiros,

Virgilio Cervantes

Alex-LC
Espectador
Mensagens: 5
Registado: quinta jun 01, 2006 7:40 am
Localização: Vila do Conde

#24 Mensagem por Alex-LC » domingo jun 04, 2006 6:03 am

Contra factos não existem argumentos! :D
Alexandre LC (a vida é bela)!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

trec

#25 Mensagem por João dee Deus » domingo jun 04, 2006 6:33 am

Cervantes


Prezo-me de fazer parte dos 70% e dos 6 ou 7.

Procuro ser um exemplo a seguir na união de todos os seguidores desta modalidade.

As coisas levam tempo a construir e muito mais a reconstruir.

Vamos no bom caminho,mas continua a ser um caminho,não uma autto-estrada.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#26 Mensagem por luis pedro » domingo jun 04, 2006 6:43 am

Olá Cervantes,
Como é possível haver tantos praticantes de TREC (só na ANTREC são quase 70) e no campeonato aparecem pouco mais de uma dúzia?
Cumprimentos,
Luis Pedro

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#27 Mensagem por cervantes » domingo jun 04, 2006 7:54 am

Caro Luis Pedro,

Grande parte dos praticantes de TREC da ANTREC foram os PRIMEIROS a "comprar" esta modalidade. Formam os PRIMEIROS a participar numa prova FEDERADA de TREC, foram os PRIMEIROS praticantes FEDERADOS de TREC, foram eles que deram a "conhecer" o TREC em Portugal. Serviram até de "cobaias" para os primeiros cursos de Juiz de TREC.

Concursaram de NORTE a SUL de Portugal. No TREC e pelo TREC.

Acontece que "anomalias" tipo esta ultima de entregar uma Taça de Portugal a 2 "ex aequo" e até outras de "inocência" maior, se tornaram demasiado obvias a qualquer "concursista" e "juiz" com 2 dedos de "testa".

Vamos ver se as "coisas mudam", se tal acontecer, estou certo que no dia seguinte a FEP recebera muitos praticantes, pois nenhum destes Atletas é contra a FEP, nem contra o CN, são contra e EU TAMBéM, o ACTUAL ESTADO ABSOLUTISTA DO TREC EM PORTUGAL.

Espero ter respondido de forma claro ao meu amigo.

Aproveito a oportunidade para reformular o meu convite, expresso em post anterior, para o meu amigo assistir a uma prova de TREC promovida pela ANTREC. Vai realizar-se no proximo dia 11 no Parque da Cidade do Porto. (Se não houver um diluvio)!

Cumprimentos TRECeiros,

Virgilio Cervantes

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#28 Mensagem por luis pedro » segunda jun 05, 2006 7:33 am

Olá Cervantes,
Começando pelo convite que agradeço mas continuo na mesma, nesta altura (época de concursos) é impossível , tenho os fins de semana preenchidos.
Quanto á questão da participação nas provas de TREC a sua resposta é clara, mas para quem, como eu, está de fora parece que há um grupo de dissidentes (não estou a afirmar que são) que servindo-se de normas e regulamentos próprios pretende inverter uma situação que é oficial e para todos os efeitos legal.
Cumprimentos,
Luis Pedro

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#29 Mensagem por cervantes » segunda jun 05, 2006 7:51 am

Amigo Luis Pedro,

Ta à vista que não somos dissidentes, quanto mais somos INDIGNADOS. E temos direito a isso e a mostra-lo também.
De qualquer forma agimos de acordo com a "Lei Geral da Republica", sempre. Não tomamos uma postura de "fora-da-lei", quantos "Campeonatos Regionais de Obstaculos" por exemplo é que decorrem em cada ano no nosso Pais? Sem intervenção da respectiva Federação? E nem por isso deixam de ter praticantes!

A regulamentação "propria" que usamos esta de acordo com as normas internacionais da modalidade, ja realizamos provas federadas tendo como base o Reg. Internacional e não o Nacional, por entendermos estar o primeiro mais "colado" à nossa actual realidade TRECeira.

A ultima "revisão" do proprio Regulamento Nacional, ja o "colou" mais ao Regulamento Internacional. Até é necessario ser-se Juiz Internacional para ser Presidente do Juri ou da Comissão de Recurso em provas oficiais.

Como vê até parece que continuamos na "vanguarda"! :)

Cumprimentos Cavaleiros,

Virgilio Cervantes

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#30 Mensagem por cervantes » sábado jun 10, 2006 7:30 am

Ola a todos!

"Estou tão feliz é tanto o meu contentamento, que me apetece beber um copo de aniz... e comer um pimento".

Era eu caloiro em 88/89 quando ouvi esta "frase" de um "doutor" e ainda hoje a utilizo quando realmente estou... feliz!

Porque estou contente? Não sei bem... mas estou contente!

Não é normal estar "contente" com o dia-a-dia equestre, mas hoje... estou contente!

Estou contente por ter escolhido o "CAVALO" como profissão, estou contente por Portugal ser um Pais de tão bons cavaleiros, de tão bons cavalos, de tão bons alunos, de tão bons professores...

... e hoje NÃO é DOMINGO!

Mas estou contente.

Hoje acredito no Portugal dos Cavalos e garanto... so bebi coca-cola!

Esta minha manifestação euforica de alegria se calhar não esta no espaço proprio... melhor talvez um blog...

... estou tão contente, que se calhar até vou ja abrir um BLOG!

Bem hajam cavaleiros de Portugal! Principiantes e Mestres, palafreneiros e senhoras da secretaria, sem vos...

hoje não estaria tão contente.

Este Forum disponibilizado pela CAVALONET é um espaço priviligiado de comunicação equestre, onde tenho encontrado interlocutores "magicos" como por exemplo o João de Deus e ultimamente o Luis Pedro e outros "menos magicos" como por exemplo aqueles que assinam um post em tom de insulto (ou pelo menos arrogante) tipo um tal DR - não me lembra agora o resto do seu nome - mas que também contam... e para eles um grande bem hajam.

Aqui sem grandes "ais e uis" vai sendo possivel crescer na equitação, em todos os niveis. Agora é so necessario que os "voyeurs" também se juntem a nos.

Estou contente...



Cumprimentos Cavaleiros,

Responder

Voltar para “Provas Internacionais”