Corrida TVI Campo Pequeno dia 12-07-2007

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, Bernardo Cid

Responder

Melhor Cavaleiro

Votação encerrada em quarta jul 18, 2007 9:22 pm

João Salgueiro
8
44%
João Moura
6
33%
Leonardo Hernández
4
22%
 
Total de votos: 18

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

Corrida TVI Campo Pequeno dia 12-07-2007

#1 Mensagem por Wasserluft » sexta jul 13, 2007 9:22 pm

Caros Forenses expressem as opiniões sobre o Cavaleiro Espanhol , O Salgueiro e o Moura ...
A Nivel de Equitação ,Risco face ao Toiro e Performance Global
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

Bernardo Cid
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 78
Registado: quarta jan 05, 2005 1:58 pm
Localização: Santarém

#2 Mensagem por Bernardo Cid » sábado jul 14, 2007 12:50 am

Boa tarde,

em relação à corrida da TVI, para mim, na minha mais do que modesta opinião, pois não sou, nem quero ser crítico tauromáquico, penso que quem andou melhor, foi o João Salgueiro que aliás este ano está a fazer uma temporada ao seu melhor nível, talvez até fazendo lembrar os tempos do herói e do Isco.
Quanto ao João Moura, gostei do que vi, só é pena que os cavalos saiam sempre com a barriga em sangue, o que digamos, é sempre feio de se ver.
Em relação ao Leonardo Hernandez hijo, teve dois actuações sérias, tendo eu gostado mais da primeira do que da segunda.
Bernardo Cid

Deixa andar que é Ribatejo!!!

Bonovox
Sela 01
Mensagens: 46
Registado: quinta abr 13, 2006 7:43 pm

#3 Mensagem por Bonovox » sábado jul 14, 2007 1:14 am

Gostei bastante da corrida, tendo todos os cavaleiros estado em muito bom nível assim como as suas montadas e os toiros.......
O meu voto vai para o João Salgueiro, mesmo que não me identifique nem aprecie o seu estilo, acho que de uma forma global foi o que esteve melhor nas duas lides.

Saudações Marialvas,

PMP

filipe
Espectador
Mensagens: 7
Registado: terça nov 07, 2006 6:28 am

Corrida TVI

#4 Mensagem por filipe » sábado jul 14, 2007 3:18 am

Foi uma muito boa corrida, mas para mim o triunfador foi o João Moura, teve uma lide no 1º toiro como se vê muito pouco, é verdade que o cavalo tinha sangue na barriga, vê-se porque é russo e o do Salgueiro é castanho desfarça mais. Mas andou sempre muito perto do touro e a rematar os ferros como deve ser, trocando de cavalos, mas todos de bom nivel...

redondo623
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 102
Registado: quinta ago 25, 2005 10:27 pm

#5 Mensagem por redondo623 » terça jul 17, 2007 10:42 am

Boa noite,

Como tem vindo a acontecer os cavaleiros de Valada têm demosntrado boas competencias.

Tenho gostado dos Salgueiros.

O Moura ainda sabe muito bem colocar um toiro mas a barriga dos cavalos mostra bem que nem todos os cavalos são de toiros e os que são têm de ser trabalhados.

O Leonardo Hernandez hijo não esteve mal embora tenha cometido erros primários que tentou disfarçar toreando o publico que de quando em vez até gostou.

Tenho pena que não se tenha falado de forcados, porque esses conseguiram estar globalmente bem, embora não tendo corrido sempre bem.
Cumprimentos,

Rui N S

keppler
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 107
Registado: quarta fev 04, 2004 5:41 am

#6 Mensagem por keppler » quinta jul 19, 2007 6:39 pm

Bom... eu concordo com o Filipe... o Moura triunfou, mas também gostei mt do Salgueiro. O Salgueiro para mim é dos melhores... senão o melhor a seguir ao maestro claro, porque, como eu costumo dizer, quando está inspirado, está de sonho!
redondo623 Escreveu:O Leonardo Hernandez hijo não esteve mal embora tenha cometido erros primários que tentou disfarçar toreando o publico que de quando em vez até gostou..
Pois é... mas isso também é irritante... os portugueses estão ali a dar o sangue, cometem um erro, se for preciso a praça cai-lhes em assobios. Chega o espanhol (qualquer espanhol) faz umas coisas, toda a gente acha extraordinário, querem logo levar em ombros e o raio. Um pouco de orgulho nacional, até porque os nossos são bem merecedores do nosso orgulho, não fazia mesmo mal nenhum.

Até porque depois vamos a Espanha... e pensam que os espanhóis aplaudem os nossos, ou dão mais orelhas porque é português?! Pelo contrário... é rara a vez em que não somos "roubados"...
keppler

redondo623
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 102
Registado: quinta ago 25, 2005 10:27 pm

#7 Mensagem por redondo623 » sexta jul 20, 2007 9:17 am

Boa noite Keppler,

Nesta terra Lusa ainda se monta a cavalo e se colocam ferros como em nenhum outro lugar.

Não tenha pena que alguns provincianos, e não lhes chamo assim por serem da provincia, prestem vassalagem a quem vem de fora torear de forma diferente mas com o mérito de ter percebido que o resultado é melhor se torear o publico embora deixe os ferros no toiro.

Como com certeza tem reparado as nossas praças têm mais focas do que o jardim zoologico, batem-se palmas demais e em momentos muito pouco oportunos.

depois o que o publico mais gosta é de piroetas, não percebi ainda para que servem mas que gosta gosta e alguns toreiros já perceberam isso.

Se o Moura é bom? não é discutivel, claro que é bom, o JOsé Mestre Baptista era bom? também era.

Mudaram o toreio em portugal, é verdade.

Mas penso que também não duvida que na Torrinha vivem toreiros e dos bons e dessa herdade não saiu 1 como sabe sairam pelo menos 5 e algumas tentativas femininas cortadas antes de darem frutos, o Mestre David lá saberá.

Em suma somos melhores que os Espanhóis?

Claro que somos mas na forma classica de torear.
Cumprimentos,

Rui N S

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#8 Mensagem por João dee Deus » sexta jul 20, 2007 4:28 pm

623

Será isso ao que eu chamo um comentario "redondo"... :wink:

Mas em 1640 já cá os havia....desses que lhes prestam vassalagem sabe-se lá porquê....(ou sabe-se...ganadarias,cavalos,negocios de terrenos e representações...etc...).

Foi a dinastia dos Marqueses de Marialva, o primeiro Marquês de Marialva e General "limpou" o territorio Lusitano,e o ultimo deixou-nos os saberes Equestres que deram origem ao livro mais emblematico da nossa Equitação, que nos serve de referencia sempre que estas questões de "vassalagem" se manifestam.

Servirá isto,como outras coisas que tenho aqui dito a respeito,para lembrar ao pessoal mais jovem que temos uma historia atrás de nós que exclarece qualquer duvida e nos promove ao lugar dos povos mais dignos, civilizados no sentido de humanidade,heroicos,e que nunca permitimos no passado nem permitiremos no futuro,misturas,que procuradas por outros,só revelam a nossa maior qualidade relativa.

Vivam os nossos Marialvas Lusitanos.....nas praças de touros e fora delas.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Bernardo Cid
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 78
Registado: quarta jan 05, 2005 1:58 pm
Localização: Santarém

#9 Mensagem por Bernardo Cid » sexta jul 20, 2007 4:33 pm

Caro Redondo623,

Como deve saber da Torrinha não saíram só cinco toureiros, porque se está a esquecer daqueles que por lá passaram para colher os ensinamentos de Mestre David R. Telles e beber a água da Torrinha (aquela que faz cair o cabelo, daí serem todos carecas), como é o caso do João Moura, Ana Batista, Luís Rouxinol, e mais uma série deles, uns figuras, outros nem por isso, isto claro está sem esquecer os outros que nunca chegaram sequer a ser toureiros, mas são excelentes aficcionados.

E que dizer dos cavalos toureiros que por ali passaram, e da excelente "cooperação" entre a Torrinha e a Casa Paim, que tão bons cavalos tem dado ao toureio.

Por tudo isto, penso que não é demais referir o nome da UNIVERSIDADES DA TORRINHA, autêntico laboratório da arte de bem cavalgar e bem tourear, não só a cavalo, como a pé.

Enhorabuena TORRINHA
Bernardo Cid

Deixa andar que é Ribatejo!!!

Responder

Voltar para “Toureio”