Sou contra as touradas porque...

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, Bernardo Cid

Mensagem
Autor
Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

Sou contra as touradas porque...

#1 Mensagem por Joana Abreu » terça jul 20, 2004 8:05 pm

- As más tradições acabam-se!!!
Ex: Escravatura, Sacrificios Humanos, etc...

- Provoca sofrimento gratuito em animais

- Causa da morte do animal é o divertimento!!!
(Se fosse fome, sobrevivência, isso sim, seria da nossa natureza)

- Acabarem as touradas, não significa o fim dos touros!!!
Vejam como têm sido protegidos outras espécies (exemplo: os Burros)

- Sou contra as Touradas, porque respeito os animais!!!

Comentem os argumentos se vos apetecer!!!

CH
Sela 01
Mensagens: 41
Registado: terça jun 29, 2004 12:40 am

Re: Sou contra as touradas porque...

#2 Mensagem por CH » quinta jul 22, 2004 1:36 pm

Defacto a agressividade dos Burros Bravos é extraordinaria!!!!!!!!!!!!!!

Lol!!!

aigb
Mensagens: 1
Registado: quarta jan 28, 2004 11:31 am

#3 Mensagem por aigb » sexta jul 23, 2004 12:49 pm

Embora a discussão seja esteril e cada um continue com a sua "verdade"
Acima de tudo ninguém deve ser fundamentalista.

Eu pessoalmente gosto de toiros e cavalos!
Passo a citar:

"Na sua frente está o toiro, o mais nobre dos animais. Não é inimigo o toiro, não lhe quer mal o toureiro, é por tanto gostar dele e de sentir as emoções de tão chegada presença que ali está, num gesto de desafio e de profundo respeito. 0 destino os juntou, foi assim que a sorte quis, a lide vai ser um jogo em que a vida se decide.Figura central da Festa é o toiro, esse estranho animal, pujança da Natureza, enigmático, misterioso, sedutor. Desde o tempo das cavernas, basta, atentar na arte que o Homem deixou na rocha, que o toiro nos enfeitiça. HA aqueles a quem condiciona mesmo a vida, deixam tudo, vão atrás dele, correm riscos, tentam aprender a conhecê-lo, atrevem-se a desafiá-lo. Alguns dominam-no. Esses são toureiros. E o toiro a sua paixão. "

"Porque a lide a cavalo tem duas artes em si, é toureio e equitação, um homem, dois animais, inteligência, instinto e força, não está ao alcance de todos.0 cavalo é um animal extraordinário. Aprende, afeiçoa-se, obedece, confia, entrega-se. Pressente tudo o que sente o cavaleiro. Sofre e vibra com ele. E há cavalos toureiros aqueles que vêem o toiro e o lêem antes do cavaleiro, ele próprio.
"
"Sendo bravo o animal, rende-se e entrega-se num gesto de pura nobreza. Se bare e espreneia, se continua a agitar-se, não o faz por ter bravura, mas apenas por ser manso, não é luta que quer dar, o que lhe apetece é fugir."

"É no campo que tudo começa, nasce, cresce, vive, faz-se. Esse é o mundo do campino, é aí que se sente bem, no meio dos animais. "

_________________

Hugo
Iniciado
Mensagens: 13
Registado: quarta fev 04, 2004 10:03 pm

#4 Mensagem por Hugo » segunda jul 26, 2004 12:01 am

Concordo plenamente!!
Já agora, onde posso encontrar essas citações?

Daniel Rodrigues
Mensagens: 1
Registado: sexta fev 04, 2005 9:44 pm

Re: Sou contra as touradas porque...

#5 Mensagem por Daniel Rodrigues » sexta fev 04, 2005 9:55 pm

Olhe Joana, eu não a conheço, mas vou falar discretamente consigo!!
É assim... o toureio é uma tradição portuguesa muito antiga, por isso, axo k se deve manter...
outro ponto, o touro bravo, se nao fosse para tourear...seria para kê??
axo k a bem ou a mal ele iria morrer...
por isso kem não tem orgulho em ser PORTUGUÊS, k se MUDE...!!!

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

Re: Sou contra as touradas porque...

#6 Mensagem por horse_lover » sábado fev 05, 2005 12:31 pm

Daniel Rodrigues Escreveu:É assim... o toureio é uma tradição portuguesa muito antiga, por isso, axo k se deve manter...
outro ponto, o touro bravo, se nao fosse para tourear...seria para kê??
axo k a bem ou a mal ele iria morrer...
O Burro, se não for para puxar carroças e carregar fardos de palha, serve para q? A bem ver, ele não desapareceu...é uma espécie animal, que toda a gente faz esforços para que não desapareça...
Ana Patrícia
Imagem

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#7 Mensagem por Joana Abreu » sábado fev 05, 2005 7:40 pm

Sr. Daniel Rodrigues escreveu o seguinte:
por isso kem não tem orgulho em ser PORTUGUÊS, k se MUDE...!!!
Tem sido dito repetidamente neste fórum que, quem é contra as touradas é fundamentalista...
...mas agora, o sr. Daniel Rodrigues fez-me lembrar um senhor de bigode na Alemanha nos anos 30 e 40, que dizia:

Quem não tem orgulho na raça ariana, que se mude!!!

areffoios
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: domingo jan 02, 2005 10:12 pm

#8 Mensagem por areffoios » domingo fev 06, 2005 12:57 am

Acho q esse tipo de respostas a "desconversar" são .excusadas. Pegando no tema do burro, acho que burros são todos aqueles que se opoem ao que é Português e de que todos nos devemos orgulhar. Para além de representar não só um modo de vida e subsistência no nosso País, bem como uma tradição que não deve ser jamais quebrada. Ao invés, deve ser enaltecida e defendida com orgulho. Tal como tudo aquilo que é Português.

Sra. D. Joana Abreu, qualquer dia é melhor deixar de montar a cavalo porque isso é uma barbaridade e os cavalos devem pastar livremente no campo sem que ninguém ande no seu dorso... (ou não)! Acho que os animais merecem todo o respeito, bom tratamento e atenção, mas deixemo-nos de ilusões... o ser humano serve-se deles, por diversão, por dinheiro, etc...

É preciso ter cuidado e não cair em exageros senão qualquer dia à minima coisa que façamos estamos a violar um qualquer direito dos animais.

Viva as Corridas de Toiros e viva PORTUGAL

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#9 Mensagem por Joana Abreu » domingo fev 06, 2005 2:27 am

Pegando nas palavras do sr.arrefoios:
É preciso ter cuidado e não cair em exageros
Exagero é dizer que ser Português significa ser a favor das touradas.

E acrescento que as touradas, como toda a gente sabe (incluindo os burros), não têm origem portuguesa... é uma tradição importada!!!

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

Tradição Importada

#10 Mensagem por Joana Abreu » domingo fev 06, 2005 7:46 pm

Quem não conhece a genealogia das touradas?
Lançai um olhar retrospectivo aos tempos dos Césares e lá encontrareis a sua origem nos circos de Roma, em que os cristãos - os anarquistas de então - eram lançados às feras, para gaudio de uma multidão ignorante e sanguissedenta, que, estultamente, reclamava pão e festas.
Semelhantes espectáculos só servem para habituar o homem ao crime e à crueldade - proclamou Manuel da Silva Passos, nos considerandos com que justificava o decreto de 1836 que aboliu as touradas, e proclamam todos os homens conscientes que anseiam pela dignificação da Humanidade.
Victor Hugo anunciou: a protecção aos animais faz parte da cultura e da moral dos povos.
Victor Hugo, escritor Francês que escreveu "os Miseráveis"

Bernardo Cid
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 78
Registado: quarta jan 05, 2005 1:58 pm
Localização: Santarém

O Toiro esse animal doméstico!

#11 Mensagem por Bernardo Cid » segunda fev 07, 2005 11:09 am

Sra. Joana Abreu, se a senhora é contra as Corridas de Toiros, se calhar também acha que o Toiro é um animal doméstico, como acha o maestro Vitorino d`almeida.
O Toiro é um animal criado, especificamente, para as corridas de toiros. Não sei se alguma vez foi ao campo ver os Toiros, pois se não foi aconselho-a vivamente a ir, têm uma vida de Lorde, e isto com o intuito de lhe dar a maior comodidade possível para daí a 4 anos (quatro anos é uma eternidade) serem corridos numa Praça de toiros, com a maior dignidade que se pode dar a um animal, ao invés das lutas de cães, de galos, etc.
Por isso, Sra. Joana Abreu, penso que todos os fundamentos que utilizar contra os Toiros são infundáveis.

Pense nisso e vá ao campo ver uma camada de Toiros.

Saudações Taurinas,

Bernardo Cid

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#12 Mensagem por Joana Abreu » quarta fev 09, 2005 10:54 am

Vamos por partes:

Vamos então desmontar este argumento:
têm uma vida de Lorde, e isto com o intuito de lhe dar a maior comodidade possível para daí a 4 anos (quatro anos é uma eternidade) serem corridos numa Praça de toiros
Então, se eu tratar bem o meu cão durante 4 anos, ganho o direito de espancá-lo até à morte????
outro ponto, o touro bravo, se nao fosse para tourear...seria para kê??
axo k a bem ou a mal ele iria morrer...
Como os pro-touradas não aceitam o argumento paralelo da preservação do burro, dou outros com animais mais selvagens e perigosos que o touro.

Veja-se o caso no Quénia, da necessidade de criação de reservas para protecção de animais (inclusivé leões, rinocerontes, elefantes...), onde a Caça Grossa foi proibida

Qual a utilidade do Leão???? A carne??? Só serve para ser caçado????
Porque será que o protegem??? Porque será que terras com potencial agrícola, são agora intocáveis, para usufruto dos animais???

Talvez por ser simplesmente um animal que necessita de ser protegido.
No Quénia já perceberam... aqui infelizmente não.

Ainda não li neste fórum, um argumento pro-touradas, que não tivesse sido rebatido.

Bernardo Cid
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 78
Registado: quarta jan 05, 2005 1:58 pm
Localização: Santarém

#13 Mensagem por Bernardo Cid » quarta fev 09, 2005 12:50 pm

Srª Joana Abreu,

eu penso que você é principalmente anti-touradas, porque vejamos o Toiro bravo, desde sempre serviu para quê? Para ser utilizado em lutas, e mais tarde em Touradas. O Leão, tal como outros animais, que não o Toiro, servem para alimento, mais nada, enquanto que quando a senhora diz que se tratar bem o seu cão durante quatro anos pode-o matar, não é bem assim, porque o cão é um animal doméstico, enquanto o Toiro (ao contrário do que diz o seu colega defensor dos animais, Vitorino d'Almeida) não é nem nunca será um animal doméstico. Não sei se a já pensou na problemática do Toiro bravo, na quantidade de famílias que sustenta a criação deste animal, da quantidade de Milhões de euros que o Estado põe ao bolso.

E mais lhe digo, sofre menos o Toiro com sete ou oito ferros espetados, do que você com uma picada um qualquer bicho.

Por isso, e mais argumentos que me escuso a comentar, eu penso que antes de atacar os Toiros, preocupe-se mais com as lutas de Cães e de Galos.

Eu gostava de ver como ficava, se lhe roubassem o seu cão para as referidas lutas, isto sim verdadeira barbárie, e nunca foi tradição.

Já agora antes de atacar a Festa dos Toiros, pense bem qual é o espectáculo mais solidário de todos, quando é para arranjar dinheiro para uma qualquer instiutição, ou para ajudar uma qualquer pessoa que necessita, lembram-se sempre dos Toiros.

De um aficcionado e defensor dos animais,

Bernardo Cid
Bernardo Cid

Deixa andar que é Ribatejo!!!

Bernardo Cid
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 78
Registado: quarta jan 05, 2005 1:58 pm
Localização: Santarém

Contradições de Joana Abreu

#14 Mensagem por Bernardo Cid » quarta fev 09, 2005 5:19 pm

Joana Abreu,

Eu não percebo muito bem contra o que é que você é?

Aqui neste fórum diz-se contra as touradas, mas pelo que eu percebo é a favor dos obstáculos. Então explique-me por favor, se nos obstáculos também (na sua maneira de pensar) não é uma barbárie, espicaçarem os cavalos e obrigarem-nos a saltar obstáculos, alguns maiores que o próprio cavalo!

Os cavalos também não foram criados para serem montados e explorados comercialmente! Acha que deviam ser criadas reservas só para os cavalos pastarem, e não se poderem montar!!!!!!!!!!

Senhora Joana Abreu, pense bem na contradição que faz! Qual é a diferença entre o Cavalo e o Toiro?

Você é contra os Toiros, porque deve estar na moda ser contra os Toiros. Se fosse moda ser contra os obstáculos também era?

Eu acho que devia pensar primeiro, e falar depois, senão entra nestas contradições!!!!!!!!!!

De um Grande Aficcionado, defensor dos animais e das pessoas como você!!!!!!!
Bernardo Cid

Deixa andar que é Ribatejo!!!

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#15 Mensagem por Joana Abreu » quarta fev 09, 2005 6:46 pm

Sr. Bernardo Cid,
Aqui neste fórum diz-se contra as touradas, mas pelo que eu percebo é a favor dos obstáculos. Então explique-me por favor, se nos obstáculos também (na sua maneira de pensar) não é uma barbárie, espicaçarem os cavalos e obrigarem-nos a saltar obstáculos, alguns maiores que o próprio cavalo
Este é o único argumento que escreveu, que me parece interessante, e naturalmente vou rebater.

Nos obstáculos, como sabe, existem vários níveis.
No nível mais elevado, provas de 1.50m ou de 1.60m, o esforço do cavalo é enorme, sem dúvida.
Mas o que não saberá, é que a única caracteristica que é indispensável ao cavalo para poder saltar estas alturas, é a seguinte:
- O cavalo tem de gostar de saltar ainda mais que o Cavaleiro.
Porque, no caso contrário, o cavalo simplesmente não saltará essas alturas (1,50m, 1,60m), e nenhum cavaleiro do mundo conseguirá obrigá-lo a fazer provas deste nível.

O que o Sr.Bernardo Cid não saberá também, é o seguinte:
- Se o Cavalo tiver sangue no inicio, durante ou no fim da prova, o Cavaleiro deverá ser eliminado pelo regulamento.
- Se o Cavaleiro castigar brutalmente o cavalo, o Cavaleiro deverá ser eliminado pelo o regulamento.
(Em ambos os casos poderá haver um processo disciplinar)

E por fim devo acrescentar o seguinte:
Montar a Cavalo, simplesmente, não é comparável em violência em espetar farpas num animal até à morte, para divertimento de alguns.

Responder

Voltar para “Toureio”