Sou contra as touradas porque...

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, Bernardo Cid

Mensagem
Autor
Hugo
Iniciado
Mensagens: 13
Registado: quarta fev 04, 2004 10:03 pm

#16 Mensagem por Hugo » quarta fev 09, 2005 11:39 pm

A Joana tem coisas engraçadas...

Agora introduziu um conceito novo, o da violência comparável...

Quer dizer existe violência aceitável quando comparada com violência não aceitável?!?

A Joana fala em provas de 1,60m, mas existem provas de potência onde os cavalos são "convidados" a saltarem o máximo que conseguirem, e a Joana quer-me dizer que um cavalo salta 2,10m porque gosta.... Ou será que é forçado?

A diferença entre os aficionados e os anti-touradas, está na hipocrisia...

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#17 Mensagem por Joana Abreu » quinta fev 10, 2005 10:28 am

Conhece alguém que consiga forçar um cavalo a saltar 2.10m????
Eu não...

Mas já que fala em Potências, fica o esclarecimento:
- Também esta prova tem um limite de 4 barrages.

O Sr. Hugo está a tentar distorcer o que eu disse como forma de argumento (o que não lhe fica nada bem).
-É claro que não existe violência aceitável...

Fica a história:
-Recentemente tive que aumentar a altura das vedações dos padocks da minha quinta, porque os poldros passavam a vida a saltar cá para fora (1,40m), e ninguém os obrigava.

Mas se o vosso único argumento, é que a modalidade de saltos de obstáculos é violenta, e isso justifica espetar farpas num animal até à morte... é sinal que já não têm mais nada para dizer.

Bernardo Cid
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 78
Registado: quarta jan 05, 2005 1:58 pm
Localização: Santarém

Brutalidade!!!!!!!!!

#18 Mensagem por Bernardo Cid » quinta fev 10, 2005 10:41 am

Sr. Hugo,

Eu não estou contra os obstáculos, antes pelo contrário, tanto mais que cheguei a entrar em algumas poules. Mas não posso deixar de discordar consigo quando diz que os cavalos têm de gostar de saltar, podem ter melhor ou pior cabeça, melhor ou pior género, mas gostar de saltar nenhum gosta. Quanto ao que a Srª Joana Abreu diz de ter que aumentar a vedação dos padocks, eu por mim não gosto de estar preso, tento sempre fugir.

Quanto ao conceito de violência comparável, penso que a Joana tem uma mente muito pequenina, própria dos anti-touradas.

Faço aqui um convite à Joana, se é tanto a favor da preservação dos Toiros sem serem usados nas touradas, eu ofereço-lhe um Toiro para pôr nos seus padocks, pode ser que assim perceba que o Toiro não é um animal doméstico.
Bernardo Cid

Deixa andar que é Ribatejo!!!

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#19 Mensagem por Joana Abreu » quinta fev 10, 2005 11:37 am

Sr. Bernardo Cid,

Em primeiro lugar, os poldros saltaram os padocks, não foi para fugir...
... mas para ir "trincar" a Aveia que tinha sido semeada no campo ao lado.

Eu nunca disse que o touro era um animal doméstico, não percebo porque insiste com isso.

Hugo
Iniciado
Mensagens: 13
Registado: quarta fev 04, 2004 10:03 pm

#20 Mensagem por Hugo » quinta fev 10, 2005 2:25 pm

Eu também não sou contra os obstáculos!!

Apenas quis dizer que os instintos naturais dos cavalos são de certa forma violentados pela equitação, quer fisica quer psicologicamente!
Mas não são apenas os cavalos, praticamente todos os animais são violentados pela acção do homem. E vou só dar um exemplo, o Jardim Zoologico...

Existem é pessoas que preferem ignorar isso, em vez de o assumirem...

Bernardo Cid
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 78
Registado: quarta jan 05, 2005 1:58 pm
Localização: Santarém

#21 Mensagem por Bernardo Cid » sexta fev 11, 2005 10:33 am

Sr. Hugo,

Agora é que disse tudo, todos os animais são violentados pelo Homem, de uma maneira ou de outra. É bom ver que ainda existe gente que consegue ver as coisas como elas são, ao contrário dos anti-touradas, como a Joana, que só vêm num sentido.

Srª Joana, eu sei que você nunca disse que o Toiro é um animal doméstico, mas se calhar pensa como o maestro Vitorino d'Almeida.

Excuso-me a comentar mais, porque acho que os anti-touradas são todos uns complexados, têm que arranjar maneira de se afirmar.
Bernardo Cid

Deixa andar que é Ribatejo!!!

karindabyte
Sela 01
Mensagens: 49
Registado: sexta jan 23, 2004 4:36 pm
Localização: Leiria

#22 Mensagem por karindabyte » segunda fev 14, 2005 4:49 pm

Caro Bernardo Cid, acho que não deveria usar esses termos :
Excuso-me a comentar mais, porque acho que os anti-touradas são todos uns complexados, têm que arranjar maneira de se afirmar.
Eu sou um anti-touradas, no entanto não me acho um complexado, mas pondo o assunto nesses termos , talvez as touradas sejam para pessoas com uma certa dificuldade de afirmação da sua sexualidade, pois encarar o animal em cima de um cavalo, e com os "ditos" serrados, e embrulhados em algo(não sei o que!!), não será a mesma coisa que encara-lo no seu estado "puro" , pois ai era preciso os ter ....
Façam um corrida, justa e igual sem vantagens e até eu passo a ser um aficcionado da tourada. :lol:

Félix Cerieiro
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: terça fev 15, 2005 1:04 pm

#23 Mensagem por Félix Cerieiro » terça fev 15, 2005 5:32 pm

Sou, de facto, apreciador de Toiros e de Cavalos, como do Fado, de Poesia e de boa Literatura (esta é subjectiva). Gosto imenso de Teatro, Cinema, de borrego assado no forno, de arroz de cabidela e de todos os cozinhados da minha mulher.
Adoro os vinhos Alentejanos, a leziria Ribatejana o Sporting etc...etc...
As touradas serão sempre alvo de controvéria.
A controvérsia aceito. Rejeitados são alguns comentários que se produzem totalmente disparatados em relação a uma Cultura secular e, porque não, uma forma de Arte. Apoiada por muitos, rejeitada por alguns (está provado), mas que de qualquer forma
quer se goste ou não, está enraízada em muitos Povos. E Povos são milhões e milhões de pessoas que já dos seus antepassados receberam essa herança familiar.


No entanto aqui fica um texto de Jesus Lourenço, que pode sempre ajudar à discussão...

"Estranho muito, essas protectoras de animais que são contra as corridas de touros.
Senão vejamos: Um boi “Charolês”, mete incluindo a ossada, 1000 Kg. num ano, o touro bravo, esse, pode atingir cerca de 500 Kg. Em 4 ou 5 anos. Criado em liberdade, este bom exemplo da natureza lá terá o dia para que o destino o marcou. Encerrado em praça, o exemplar em questão com a sua nobreza e carácter, a lidar, permite aos diversos artistas os mais expressivos e elevados momentos artísticos proporcionando por esse Portugal fora, um número incontrolável de espectáculos de que não há memória, quer a Sul, ou a Norte.
Nunca amarrado, cerrado ou sequer à manjedoura como “Charolês”, o maravilhoso touro bravo por se movimentar toda a sua vida em liberdade é cognominado de “Rei da Lezíria”, das campinas se preferirem. Bonito, imponente, bruto e forte, algumas vezes “fiero”, outras temperamental, o touro, colabora mais que ninguém com as inúmeras “Casas de Misericordia” já que os tauródromos na sua maioria pertencem-lhes,ainda aquela criatura de Deus transforma gente modesta em figuras nacionais, escora um imaginável, número de famílias, fortalece o nosso tesouro público, dá-nos carne, calça-nos,veste-nos, emprega-nos e permite ainda muita alegria, paixão e entretenimento a quase metade do país.
Os que se dizem das Associações e Ligas contra o touro bravo, esses, os acerbados manifestantes a favor da lagosta, esses fanáticos e lunáticos enquanto lhes for destribuido metade das coimas de Barrancos e de outros casos, serão contra o touro – contra o touro para defender o gato… gulosos! Preferem acabar com uma raça, para defender outras. Tretas… querem é mama!!!
DEUS, criou um ser único, útil, e destinto, foi uma obra de grande pureza da natureza, desses grupelhos já não poderei afirmar o mesmo, todavia admito-os a preservar alguma coisa, até alguns animais, recolhe-los, tratá-los,alimentá-los e catá-los.
Esses “beneméritos”, foram bem marcados pelo Grande Mestre (só pode ser), vê-se pela pouca racionabilidade de que foram dotados. Que os terrestes lhes perdoem."

Bernardo Cid
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 78
Registado: quarta jan 05, 2005 1:58 pm
Localização: Santarém

#24 Mensagem por Bernardo Cid » quarta fev 16, 2005 2:22 pm

Sr. Karindabyte,

Você com certeza nunca viu uma corrida de toiros em Espanha, ou algumas cá em Portugal, em que os Toiros são toureados em pontas, portanto acho que se devia informar antes de mandar "bocas" para o ar.

De seguida, se não leu o excerto do texto do Sr. Jesus Lourenço, na mensagem do Félix Cerieiro, acho que o devia fazer pois tenho a certeza que se encaixa como uma luva em si.

E já agora, não ataquem tanto a Festa dos Toiros, preocupem-se mais com as lutas de cães, e até o abandono dos animais, porque os ganaderos não abandonam os animais, antes pelo contrário, são mais bem tratados que certas pessoas.
Bernardo Cid

Deixa andar que é Ribatejo!!!

karindabyte
Sela 01
Mensagens: 49
Registado: sexta jan 23, 2004 4:36 pm
Localização: Leiria

#25 Mensagem por karindabyte » quinta fev 17, 2005 5:10 pm

Caríssimo, Sr. Cid
Você com certeza nunca viu uma corrida de toiros em Espanha, ou algumas cá em Portugal, em que os Toiros são toureados em pontas, portanto acho que se devia informar antes de mandar "bocas" para o ar.
Realmente nunca assisti, mas também para correr o risco de ver algo assim!
Imagem
ou assim!
Imagem

Isto é a tradição!!! Cultura !!!??:shock:
As decapitações no Iraque também é tradição??!! Cultura do povo árabe?? Os tempos mudam mas a tradição tem que se manter. correcto???

Sr. Cid, a lei é para cumprir, os direitos do animais também.

PS: Provavelmente estas imagens serão do seu agrado. "Assentam-lhe como uma luva".
Fique bem.

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#26 Mensagem por Joana Abreu » quinta fev 17, 2005 11:58 pm

Esta frase é antiga, mas aplica-se na perfeição:

Uma imagem vale por mil palavras...

Bernardo Cid
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 78
Registado: quarta jan 05, 2005 1:58 pm
Localização: Santarém

#27 Mensagem por Bernardo Cid » sexta fev 18, 2005 12:44 pm

Srª Joana Abreu,

Quando diz que as fotos são do meu agrado, talvez não sejam, mas se reparar bem na televisão 90% das imagens transmitidas são piores que estas, e não são com animais.

Acho que os senhores se deviam preocupar mais com as pessoas e com o abandono dos animais, porque como já foi dito neste fórum, as "farpas" só doem ao Toiro quando o animal já está frio, tal como você se fizer uma ferida ou mesmo partir um braço só lhe dói quando está frio.

E mais ainda lhe digo, acho bem mais bárbaro criar animais só para experiências, do que criar um animal que só serve para este fim.

Srº Joana Abreu, aconselho-a vivamente a não ser tão acérrima defensora dos direitos dos animais, pois acaba por cair no ridículo de defender uns e não defender outros que sofrem muito mais.
Bernardo Cid

Deixa andar que é Ribatejo!!!

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#28 Mensagem por Joana Abreu » sexta fev 18, 2005 2:00 pm

Sr. Bernardo Cid,

Ganhava o meu respeito se simplesmente assumisse que:
- As touradas são um espectáculo cruel
- Que nenhum animal merece tratamento semelhante
- Que o argumento da tradição, está ultrapassado
Mas mesmo assim, gosta de touradas...
...e que enquanto fossem legais, continua a apoiá-las.


Isto sim, eu era capaz de compreender...
...porque todas as pessoas, por vezes gostam de fazer coisas de que não se orgulham.

Agora...
... continuando a dar argumentos delirantes, ridiculos, cegos e tristes, para justificar algo, que simplesmente é errado
(e todas as pessoas que são capazes de distinguir o bem do mal, sabem disto).
é muito triste, justificar um mal, com um mal maior
O resto fica à sua consciência.

Félix Cerieiro
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: terça fev 15, 2005 1:04 pm

#29 Mensagem por Félix Cerieiro » quarta mar 30, 2005 5:48 pm

Ex.ma Joana Abreu,
Ainda não vi ninguém faltar-lhe ao respeito neste tópico, no entanto, e como parece ser uma característica sua atacar e ofender os aficcionados,(e não só a julgar pelos outros tópicos deste forúm), não vale a pena dizer que não ofendeu ninguém, pois eu bem como todas as pessoas que gostam de tourada sentem-se ofendidas com afirmações como as suas "porque todas as pessoas, por vezes gostam de fazer coisas de que não se orgulham" a Sra. devia estar profundamente envergonhada, pois a afirmação que produziu revela claramente a sua personalidade.
Beneméritos como a senhora, foram bem marcados pelo Grande Mestre (só pode ser), vê-se pela pouca racionabilidade de que foram dotados.
E aproveito esta oportunidade para lhe dizer que enquanto não descer desse seu pedestral imaginário, eu não lhe respondo a mais nenhum post, todos os outros companheiros de forum deveriam fazer o mesmo.
Não traga as frustrações das pistas para o forum, com esta mentalidade nunca conseguirá ser aquilo que ambiciona...

Com os meus melhores cumprimentos,

mateus
Sela 01
Mensagens: 25
Registado: quarta mar 09, 2005 11:50 am
Localização: Santarém

#30 Mensagem por mateus » segunda abr 04, 2005 10:59 am

Joana,

Não consigo perceber a sua atitude tão intransigente quanto a este tema. Todos nós sabemos que é um tema muito polemico, mas tem que entender que não pode fazer afirmações de uma natureza provocadora como tem feito. Até parece que a estamos a obrigar a gostar da festa de toiros ou a obrigar a assistir. Admito que não goste e respeito tanto a si como a todos os que não gostam da festa. Agora também espero que respeitem o nosso gosto, a nossa arte.
Gostaria de ver todos os que nos atacam tanto e de uma forma arrasadora como se fossemos as piores pessoas, a lutar por causas como a integração das pessoas com deficiências na nossa sociedade, no apoio a doentes com doenças incuráveis, no apoia terceira idade. São só alguns exemplos aos quais eu me tenho dedicado mas existem tantas outras causas que merecem toda a nossa atenção.
Será que nos atacam tanto porque a arte que defendemos, a seguir ao futebol, é a que mais multidões arrasta em Portugal? Será que somos assim tantos que estamos errados? Ou são os senhores que não admitem que os outros pensem diferente? Não nos venham dizer que usamos argumentos delirantes, ridículos, cegos e tristes, para justificar o nosso gosto pelos toiros, como a senhora disse. Não é por ai, como é que a senhora faz afirmações tão aberrantes se pelo que li seu deu para perceber que pouco ou nada sabe da festa.

Com os meus melhores cumprimentos,

Pedro Miguel Mateus Fonseca

Responder

Voltar para “Toureio”