Ferros com ventosas

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, Bernardo Cid

Responder
Mensagem
Autor
fachica
Espectador
Mensagens: 9
Registado: sábado jul 17, 2004 1:18 am
Localização: sintra

Ferros com ventosas

#1 Mensagem por fachica » domingo out 10, 2004 10:57 pm

Bom, depois de tantas opiniões e tanta discussão sobre as touradas, continuo sem perceber se são a favor ou contra os ferros com ventosas! :?
Qual é a vossa opinião? Concordam ou acham que, uma vez que se trata de uma tradição, se deve manter o uso dos ferros com pontas de metal?

Grant
Mensagens: 1
Registado: sexta out 08, 2004 5:41 pm

Ferros com ventosas ou pontas de metal

#2 Mensagem por Grant » domingo out 24, 2004 11:11 am

Julgo importante a preservação das tradições, mas neste caso também estamos perante o bem estar do animal. Por mais espessa que seja a pele deste, o sofrimento é atrós! Qual quer pessoa, que tenha o minimo de respeito por um animal, não fica indiferente perante tanto sofrimento.
Quanto à tradição é bom de recordar, que a origem da ferra remota há bastantes séculos atrás e foi implantada por ser o método mais eficiente, barato e duradouro para a marcação de gado na altura. Actualmente não faz sentido a sua utilização perante os métodos de marcação de gado já existentes, não só os ferros com ventosas, mas também os microchips p.e., é uma questão de mentalidade! Deixar de pensar como os nossos antepassados e saber implantar "novas tradições".
Se na época em que começou a ser utilizada a ferra, tivessem os métodos de marcação conhecidos actualmente, julgo que a ferra como hoje é conhecida, nunca seria ponderada, pois não acredito que também teria o propósito de fazer o animal sofrer.

CH
Sela 01
Mensagens: 41
Registado: terça jun 29, 2004 12:40 am

#3 Mensagem por CH » segunda out 25, 2004 12:01 am

Na volta ainda vao querer meter um velcro nos toiros!!!!

Hugo
Iniciado
Mensagens: 13
Registado: quarta fev 04, 2004 10:03 pm

#4 Mensagem por Hugo » segunda out 25, 2004 12:33 am

Acho que quando falam em ventosas estão a referir-se ao sistema de velcro, porque colocar uma ventosa deve ser uma coisa muito complicada...

Alem disso lidar e pegar um toiros 'vivos' é impraticável!!
Numa época em que cada vez mais se procura o toiro, toiro, optar por esta solução era caminhar no sentido inverso!

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

#5 Mensagem por horse_lover » segunda out 25, 2004 9:21 am

Hugo Escreveu:optar por esta solução era caminhar no sentido inverso!
no sentido inverso, no sentido da decadência, porque se nós queremos andar para a frente não podemos regredir e voltar ao passado.

Eu respeito os apreciadores das touradas (embora não entenda algumas das razões), mas não percebo como é que o sofrimento animal consegue divertir tantas mentes! Por vezes começo a ver uma tourada para ver a monte do cavalo, mas pouco depois e sofrimento que o animal faz transparecer obriga-me a mudar de canal. Por isso sou apologista que se use outra maneira de lidar o touro, pelo menos uma que provoque menos sofrimento!

Cumprimentos!
Ana Patrícia
Imagem

Hugo
Iniciado
Mensagens: 13
Registado: quarta fev 04, 2004 10:03 pm

#6 Mensagem por Hugo » segunda out 25, 2004 12:10 pm

Talvez para si seja um divertimento, mas pode estar certa que pra mim não o é de certeza!! Admiro e respeito muito o toiro assim como as pessoas que dedicam e arriscam a sua vida a enfrentá-lo.

Gostava apenas de lhe propor um pequeno exercicio;

Faça uma lista dos instrumentos que agridem e condicionam fisica e mentalmente os cavalos. Depois diga-me qual é a sua interpretação da utilização dos mesmos...

Já agora, alguma vez perguntou ao seu cavalo se ele se importa que você ande aos saltos em cima das costas dele??

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

#7 Mensagem por horse_lover » terça out 26, 2004 6:51 pm

Hugo Escreveu:Talvez para si seja um divertimento, mas pode estar certa que pra mim não o é de certeza!!
Não se está a referir a mim pois não? É que divertimento é sentimento que n sinto (e passo a redondância) quando vejo uma tourada

Faça uma lista dos instrumentos que agridem e condicionam fisica e mentalmente os cavalos. Depois diga-me qual é a sua interpretação da utilização dos mesmos...
Um instrumento bem utilizado não deve agredir um animal. Vou dar um caso muito frequente, que é o uso erróneo da rédea alemã. Um bom uso desta rédea pode melhorar bastante a postura de um cavalo e a sua atitude, um uso errado pode conduzir à sua loucura.

J
á agora, alguma vez perguntou ao seu cavalo se ele se importa que você ande aos saltos em cima das costas dele??
Um cavalo deve sentir prazer em trabalha com o seu dono. Daí o trabalho com o animal deve ser algo armonioso. Os cães fazem provas de agility com um enorme entusiasmo, os cavalos devem sentir o mesmo quando trabalham com o dono, porque o trabalho de amizade entre os dois não começa no picadeiro, mas sim na boxe.
Ana Patrícia
Imagem

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Touradas

#8 Mensagem por João dee Deus » quinta mai 26, 2005 6:45 pm

Companheiros

O post a que vou responder é de outu. 2004.Já lá vai muito tempo.

A apreciação,a rejeição, e/ou a aceitação das Touradas,é um problema que deve ter tanto tempo como o próprio Evento.

Disto ninguém tem dúvidas.

Quando alguém se propõe a analizar uma sociedade,tem de fazer uma recolha de dados que incidem especialmente no Historial da mesma.

Depois de feita essa recolha,estabelecem-se prioridades de aceitação na implantação desse Historial na dita Sociedade.

Ir-se-ão encontrar as tais Tradições,em forma de Eventos,que reuniam pontualmente as Pessoas,que não são mais do que os LINKs,entre a Vida de todos os dias.

Para que esses encontros se efectivassem,e até por razões Genéticas,devido a novos acasalamentos,e consequente melhoramento da espécie Humana,era necessário uma atração.

As Feiras tiveram esse papel,mas não chegavam.Vieram os espectáculos Circences,com animais,e finalmente as Touradas.

A apreciação das Touradas,sempre foi feita por termos Humanitários,em relação ao que se passava cá fora,na vida de todos os dias.

Tendencialmente,critica-se a apreciação das touradas,sempre em relação a uma Sociedade que não hesiste.

Condena-se as Touradas,como se fosse prioritária a necessidade de acabar com elas.Como se estivesse dependente do fim delas,o fim das guerras,e da Injustiça Social.

Como disse no início,há que estabelecer prioridades.

Quem quiser ser Honesto e frontal,tem que considerar que não existe uma base Moral, Social sustentáveis a nível Mundial,que tenha elevação suficiente para falar de Touradas.

Outra posição no ano de 2005 é hipocrisia.

O Felcro nos Touros,equivalia a Balas sem projétil.

Quando obrigarem o uso destas balas,então vou reconsiderar.

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Félix Cerieiro
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: terça fev 15, 2005 1:04 pm

#9 Mensagem por Félix Cerieiro » terça mai 31, 2005 3:37 pm

Meus caros,
Acho que o João recuperou aqui um tema interessante.

Em 1º lugar vou responder ao companheiro Grant, pois estamos a falar dos "ferros" de tourada, e não dos ferros de marcar gado ou cavalos.

No entanto não me leve a mal por dizer que mesmo neste caso (marcar gado) um ferro com ventosa ou velcro é impraticavel... os chips como os que agora são comuns utilizar nos cães são uma boa solução para identificação do animal (ex. nome e morada do proprietario, etc...). Tanto num caso como no outro e por enquanto só pode defender este tipo de medida quem não tem qualquer conhecimento do que é uma tourada, ou de como se comporta um animal de grande porte.

Já foram feitas experiências com velcro (as ventosas não agarram ao toiro) e o que acontece é que mesmo com o velcro o ferro fica preso apenas durante alguns segundos tornando impossivel a avaliação da colocação do mesmo.

Como diz e bem o amigo Hugo, lidar ou pegar um toiro "vivo" é impraticavel, eu acrescento que para além disso é correr um risco absurdo e obviamente a festa ficaria desvirtuada.

Acreditem que respeito muito quem não gosta de tourada, não posso é respeitar quem se assume contra as touradas...quem ler com atenção o que foi escrito pelo João de Deus verá lá uma serie de verdades e negar tais evidencias é pura hipocrisia!

Espero que a recuperação deste tema não venha ao mesmo tempo recuperar "guerras" antigas que já se passaram no tópico "Toureio", como já disse e volto a repetir, respeito quem não gosta de tourada e não vai aos toiros, não respeitarei nunca quem se assume contra a tourada.

Eu não gosto do Benfica...acho que aquele vermelho todo é prejudicial à saude, no entanto respeito os Benfiquistas não lhes chamo nomes e até consigo ser amigo deles. Isto só a titulo de exemplo!

Para finalizar vou dizer que sou totalmente contra a utilização de ferros com pontas de velcro.

Cumprimentos,

mateus
Sela 01
Mensagens: 25
Registado: quarta mar 09, 2005 11:50 am
Localização: Santarém

#10 Mensagem por mateus » quarta jun 01, 2005 3:18 pm

Amigos, voltamos a um assunto que já fez sair do serio muita gente neste forum, mas sem qualquer receio cá estou eu para dar o meu contributo.

Ana, eu também respeito a sua opinião, mas não concordo, como alguns amigos já referiram, seria impraticável ferros com velcro em todos os sentidos, não só para avaliar a colocação dos mesmos como a própria bravura do toiro, não se pode resumir pelos motivos atras espostos, a utilização dos ferros actuais, a uma questão de tradição como referiu a ‘fachica’.

Se queremos evoluir nesta questão, eu pessoalmente gostava que fossem usados os ferros de partir, como em Espanha, evitavam-se bastantes acidentes com forcados e não só.

Já que não é permitida a morte do toiro em praça, que as praças tivessem condições necessárias, para o fazer após a sua lide. O que me deixa revoltado é o facto de um toiro que é lidado por exemplo numa sexta-feira, só ir para o matadouro na segunda-feira seguinte.

Saudações Taurinas e/ou Equestres
Mateus Fonseca

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

#11 Mensagem por horse_lover » quarta jun 01, 2005 8:42 pm

mateus Escreveu: Já que não é permitida a morte do toiro em praça, que as praças tivessem condições necessárias, para o fazer após a sua lide. O que me deixa revoltado é o facto de um toiro que é lidado por exemplo numa sexta-feira, só ir para o matadouro na segunda-feira seguinte.

Saudações Taurinas e/ou Equestres
Mateus Fonseca
Isso é algo que por acaso me tira do sério...se bem que eu nunca pensei em tanto tempo...agora fiquei mais "revoltada" ainda! Eu pensei que eles ainda iam para o matadouro no mesmo dia! Isso é do pior!

Eu sou contra as touradas, é verdade, e embora não compreenda muito bem como é que se pode ver um animalzinho a sofrer...aceito!

Mas...mal por mal...axo preferível as touradas de morte às touradas em que o touro vai "para dentro" e fica à espera da morte, a perguntar o que é que fez de mal para merecer uma dor daquelas.

Saudações equestres***
Ana Patrícia
Imagem

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Ferros

#12 Mensagem por João dee Deus » quarta jun 01, 2005 9:36 pm

H.L.


Este último argumento que usas-te,é calcanhar de akiles dos que são contra os touros de morte.

Pessoalmente,não quero de modo nenhum que acabem os Forcados.

Portanto:Matar Touros a Cavalo NÂO:


Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

mateus
Sela 01
Mensagens: 25
Registado: quarta mar 09, 2005 11:50 am
Localização: Santarém

#13 Mensagem por mateus » quinta jun 02, 2005 10:12 am

Bom dia,

Ana, embora já estejamos a fugir um pouco ao assunto principal, os ferros, quero tentar esclarece-la. Assim como nós muitas das vezes depois de cairmos achamos que está tudo bem, mas após alguns minutos percebemos que afinal não, começamos a ter dores e constatamos que podemos ter uma lesão grave. Acredite o toiro não sofre durante a lide mas sim após a mesma, depois de recolhido e de ter arrefecido.

Por isso e por outras razões eu defendo :

- Os toiros de morte na lide a pé ;
- Na lide a cavalo que as praças tenham condições para serem mortos depois de lidados, porque tal como o amigo João referiu também eu não aceito de forma alguma que acabem com os forcados.


Saudações Taurinas e/ou Equestres
Mateus Fonseca

redondo623
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 102
Registado: quinta ago 25, 2005 10:27 pm

#14 Mensagem por redondo623 » sexta jun 15, 2007 7:51 pm

Este debate é antigo mas ainda não tinha reparado nele, espero que a minha opinião não venha fora de tempo e que ainda possa ajudar.

Realmente velcro não é uma solução muito razoavel, não podemos andar a falar de corridas e a pensar en velcro, podemos fazer um espectaculo diferente mas não é uma corrida de toiros.

Em relação ao toro morto na praça, não me parece muito racional falar em tradição por um lado e pelo outro deixar os forcados de fora desta mesma tradição, para mim corrida sem forcadagem não é corrida e acho que pegar um toiro já morto não tem graça.

Em relação á morte do touro logo depois de corrido, claro que caso não seja identificado para semental, deve ser imediatamente abatido e isso depende do veterinário, pode não ser simpático para os empresários mas existe a possibilidade do abate de emergencia a pedido do veterinário.
Cumprimentos,

Rui N S

Responder

Voltar para “Toureio”