Falta de aficion...

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, Bernardo Cid

Responder
Mensagem
Autor
Félix Cerieiro
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: terça fev 15, 2005 1:04 pm

Falta de aficion...

#1 Mensagem por Félix Cerieiro » quarta abr 20, 2005 4:26 pm

Retirei este artigo do Toiros&Cavalos, julgo que dará um bom tema de discussão.

"E AGORA, SENHORES AFICIONADOS?

O panorama que apresentava a praça de toiros "Palha Blanco" em Vila Franca de Xira na tarde do passado domingo era, no mínimo, desolador e desalentador. Principalmente para os toureiros e para o ganadeiro. Mas, também para o empresário e para os poucos aficionados que se deslocaram à centenária praça de toiros e que não ultrapassariam, entre bilhetes vendidas e borlas, as mil almas presentes. Ou seja, menos de uma quarta parte da lotação estava preenchida.
Dirão uns que o tempo não ajudou, com aquela chuva que foi caindo no dia e noite anterior; dirão outros que foi a morte de Sua Santidade o Papa. Outros ainda, que não acreditavam que, depois das chuvadas, o empresário levasse por diante a corrida. Outros ainda, como escutámos no domingo anterior em Salvaterra, que afinal Perera não vinha.
Desculpas esfarrapadas que não convencem. Há uma nítida falta de afición e em especial às corridas apenas com matadores de toiros. Por mais que nos esforcemos na promoção deste tipo de espectáculos, o público na sua esmagadora maioria parece estar sempre dependente de que haja cavaleiros e forcados, ou seja, preferem a corrida mista à corrida só com matadores.
Quando se exige um determinado tipo de espectáculo, essa exigência deve ser correspondida pela presença massiva na praça de toiros sempre e quando o cartel tenha categoria. O papel das tertúlias e clubes tauromáquicos é essencial na formação de opinião e na mobilização em torno desse objectivo que deve ser comum: restituir o prestígio à praça de toiros respectiva e potenciar essa modalidade de toureio. E estes senhores aficionados, não é apenas uma obrigação do empresário, seja ele quem for. O empresário deverá montar o melhor espectáculo de toiros dentro do que é o interesse regional, forma aparentemente segura de conseguir a presença de público nessa corrida. Essa é a sua obrigação fundamental! "


------------------------------------------------------------------------Meus caros,
Já que lancei o tema, serei eu o primeiro a comentar, acho sinceramente de mau tom por parte de um site como o Toiros&Cavalos uma acusação de falta de aficion ao publico português, julgo que se tivessemos falta de aficcion, nem esse site existiria nem as muitas corridas que se fazem ao longo do ano teriam o publico que têm. A excepção não é a regra!
Julgo também que parte dos empresários perceber que as corridas só com matadores de facto nunca "vingaram" entre nós, ou para ser mais correcto raramente têm o publico que se desejaria. Assim sendo não será melhor, investir mais nas corridas mistas com cavaleiros e forcados?

Na minha opinião parte dos orgãos de comunicação social (especializados ou não) sendo que os especializados têm aqui uma responsabilidade acrescida, a defesa da aficion.

E essa defesa, nunca deverá ser feita em forma de acusação, o artigo que em cima citei, teria sido muito bem substituido por um artigo sobre por exemplo a demolição da Monumental de Cascais para dar lugar a um complexo imobiliário, isto sim é algo que poderá ajudar a por em causa o futuro da tauromaquia no nosso pais.

Claro está que isto é só a minha opinião.

Benjamim
Iniciado
Mensagens: 13
Registado: domingo fev 13, 2005 11:21 am
Localização: Arruda dos Vinhos
Contacto:

#2 Mensagem por Benjamim » quarta abr 20, 2005 8:22 pm

Caro amigo Félix, certamente esta minha resposta deve-lhe ser já conhecida de outro forum no entanto aqui fica para os restantes utilizadores.... :wink:

Os aficionados existem e estão no "activo"...acorrem às praças sempre que estas têm espétaculo...a corrida apenas a pé não é tão apreciada como a corrida a cavalo, no entanto e para o caso especifico da Palha Blanco teria muito mais adesão nao fossem certos factores...

...quanto à falta de publicidade, julgo que não é por aí até porque a corrida foi bem publicitada, e como essa, muitas outras o são...

..quanto ao "medo" das condições climatericas, os aficionados portugueses são os primeiros a estar no local, faça chuva ou faça sol...interessa sim que haja espetaculo e um bom espetaculo...

...um dos grandes problemas que julgo estar a afecctar a tauromaquia é a questão dos empresários...para muitos isto não é um gosto nem algo que se pareça...é apenas uma forma de fazer dinheiro...
O caso da corrida acima referida, para quem lá esteve, e eu estive, foi uma vergonha...quando me dirigi à bilheteira já estavam esgotados os bilhetes reformados, cartão jovem e carteira profissional...para além destes, o sector do sol estava esgotado...isto pressupõe à partida meia casa e não tendo eu outra hipotese, fui para a sombra...acontece que ao longo de toda a corrida o sector do sol esteve VAZIO!!!!!....e quando digo vazio, digo com certa de 100 pessoas...talvez um pouco mais....partindo deste ponto, qual é o objectivo dos empresários??...não será o divulgar e faer viver a festa dos toiros certamente...

...até porque, pode nao parecer, mas muita gente não havendo bilhetes para o sector mais barato, dá meia volta e desiste porque nem todos estão dispostos a pagar mais...ou simplesmente não podem...

Depois de ter assistido a este triste acontecimento, pergunto...em que mãos temos nós colocada a "vida" da nossa festa brava???
Haja mulheres para AMAR, toiros para LIDAR e copos para BRINDAR!é AFICION com arte e engenho! Olé!

Félix Cerieiro
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: terça fev 15, 2005 1:04 pm

#3 Mensagem por Félix Cerieiro » quinta abr 21, 2005 10:44 am

Caro Benjamim,
A sua opinião vai até certo ponto de encontro à minha, de facto a grande culpa das "palermices" que se passam nas nossas praças é dos empresários.

No entanto desaprovo totalmente que um orgão de comunicação social nos acuse a todos de falta de aficion, pois deverá concordar comigo que tal acusação é totalmente falsa.

Um abraço,

Benjamim
Iniciado
Mensagens: 13
Registado: domingo fev 13, 2005 11:21 am
Localização: Arruda dos Vinhos
Contacto:

#4 Mensagem por Benjamim » quinta abr 21, 2005 3:03 pm

Félix Cerieiro Escreveu:No entanto desaprovo totalmente que um orgão de comunicação social nos acuse a todos de falta de aficion, pois deverá concordar comigo que tal acusação é totalmente falsa.
Exacto, sou da mesma opinião...é incorrecto acusar seja quem for de falta de aficion...muitas vezes a falta de adesão às praças não se deve sequer por essa mesma falta...levamos esta festa como um gosto e não uma obrigação...no entanto algumas entidades tendem a julgar que frequentamos estes eventos por obrigatoriedade...e como tal colocam "pré-condições" às quais muita gente nao se sujeita...para dar o exemplo, corridas na palha blanco muito provavelmente já nao irei...não pela falta de aficion mas pelas atitudes da entidade gestora da praça...

Quanto ao resto, sou aficionado, continuarei a ir a corridas e afins, farei tudo para levar a festa brava a todos e o que dizem ou deixam de dizer pouco me importa...já dizem os antigos "vozes de burro não chegam ao céu"!! :wink:

Quem gosta que se junte à festa, quem não gosta que se vire para outras bandas!!
Haja mulheres para AMAR, toiros para LIDAR e copos para BRINDAR!é AFICION com arte e engenho! Olé!

mateus
Sela 01
Mensagens: 25
Registado: quarta mar 09, 2005 11:50 am
Localização: Santarém

#5 Mensagem por mateus » sexta abr 22, 2005 6:23 pm

acho sinceramente de mau tom por parte de um site como o Toiros&Cavalos uma acusação de falta de aficion ao publico português

Caros amigos, concordo plenamente com a opinião do amigo Félix, é de muito mau gosto a critica que essa revista nos faz.

Mesmo se fosse uma revista que não pertencesse ao meio era grave, eu diria que era um artigo de alguém com pouco conhecimento da festa... e como tal fez uma análise superficial e sem qualquer base de suporte, mas sendo uma revista da especialidade acho inqualificável... que não tenham o mínimo de cuidado em analisar as causas da falta de publico... e em vez disso faz acusações totalmente descabidas.

Meus amigos eu tanto aprecio uma boa corrida apeada, como mista ou a cavalo, lamento existirem poucas corridas só com matadores, mas concordo que o publico português gosta muito mais de corridas com cavaleiros. Embora acredite que se existissem algumas corridas integrais a pé ou só com picadores, que a situação seria outra.

Os pontos levantados pelo amigo Benjamim sobre os empresários , são pertinentes e temos que os denunciar todos para que esses Senhores parem um pouco para pensar... para onde querem levar a festa...
Li num jornal regional ,da minha cidade, que os empresários da praça em questão proibiram a entrada de um critico na praça para fazer a cobertura de um espectáculo este ano, (já não me lembro se era a mesma corrida a que o artigo se refere), mas para o caso não tem grande importância, o facto é: Como é que atitudes como esta e as que o amigo Benjamim referiu, podem fazer progredir a nossa festa brava...???

Já nos chegam as barbaridades que os anti-touradas dizem e escrevem a nosso respeito e da nossa festa... não venham também as pessoas com responsabilidades acrescidas denegrir a festa.... é o cumulo!!!

Apesar de tudo tenho esperança na evolução e desenvolvimento da festa de toiros no nosso território.

Saudações Taurinas
Mateus Fonseca

Responder

Voltar para “Toureio”