Praça de Touros de Cascais - Demolição

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, Bernardo Cid

Responder
Mensagem
Autor
Félix Cerieiro
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: terça fev 15, 2005 1:04 pm

Praça de Touros de Cascais - Demolição

#1 Mensagem por Félix Cerieiro » quinta mai 19, 2005 12:13 pm

"A praça de touros de Cascais, que tem estado votada ao abandono há vários anos, vai ser demolida no próximo mês de Junho, estando prevista a construção de um complexo de habitação, comércio e serviços naquele local.

Esta solução resultou do facto de uma avaliação técnica ter concluído que o imóvel não é passível de reconstrução, sendo aconselhável que se proceda à sua demolição o mais breve possível, conforme noticiou o Público.

A mesma fonte revelou que a feira que até aqui se tem realizado em redor do empreendimento, duas vezes por mês, vai ser transferida para a Adroana, freguesia de Alcabideche, onde ficará também situado o Mercado Municipal.

De salientar que o presidente da Câmara Municipal de Cascais, António Capucho, revelou que não era construída outra infra-estrutura do género na vila."

in www.portugalmail.pt


De facto é de lamentar. A Monumental de Cascais foi uma das praças emblemáticas do nosso pais, realizaram-se lá grandes corridas com grandes figuras, é grave que a Santa Casa da Mesericordia de Cascais tenha de vender os terrenos da Monumental para fazer face a dividas provocadas por má gestão e é igualmente grave que a C.M. Cascais autorize a sua demolição com vista à construção de um empreendimento urbanistico. Mais grave ainda é terem deixado um imovel de interesse publico chegar a tal estado de degradação.
Neste momento dois dos imoveis emblemáticos de Cascais estão em ruinas, a Monumental que vai ser demolida e o Pavilhão do Dramático que está a cair aos bocados.
Quando o concelho de Cascais parecer a Amadora ou o Cacém e só se virem prédios pode ser que percebam os disparates que andam a fazer.

É por estas e por outras que cada vez mais pondero se não seria eu melhor Presidente da Câmara que a maioria dos que lá têm passado.

Cumprimentos a todos

Bernardo Cid
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 78
Registado: quarta jan 05, 2005 1:58 pm
Localização: Santarém

#2 Mensagem por Bernardo Cid » sexta mai 20, 2005 9:59 am

Bom dia,

de facto acho uma atitude de muito mau gosto e falta de senso a demolição de qualquer Praça de Toiros, ainda para mais da Monumental de Cascais, uma das mais modernas de Portugal, mas assim se vai vendo o nível de cultura dos nossos governantes.

Pedro Santana Lopes enquanto Secretário de Estado da Cultura, do governo de Cavaco Silva, autorizou a realização de corridas picadas no "saudoso" Campo Pequeno, mas quando teve poderes para alterar a legislação enquanto chefe de estado, nada fez. esta é a atitude mais corrente dos nossos (des)governantes, ou seja, não tomam posições sobre a Festa Brava pois qualquer posição será tomada como impopular.
Bernardo Cid

Deixa andar que é Ribatejo!!!

mateus
Sela 01
Mensagens: 25
Registado: quarta mar 09, 2005 11:50 am
Localização: Santarém

#3 Mensagem por mateus » terça mai 24, 2005 10:49 am

Bom dia,

É lamentável que os nossos governantes deixem chegar a este estado monumentos nacionais, apenas porque não tem a coragem de enfrentar, os ‘’intitulados’’ defensores dos animais e deixam delapidar o nosso património e com ele a nossa cultura.
Também a Monumental Celestino Graça em Santarém vai ter o mesmo destino, mas aqui a Câmara e a Santa casa da Mesericórdia chegaram a acordo e isso só irá acontecer quando a nova Monumental estiver construída, irá ser mais pequena, mas com melhores condições e de forma a ser utilizada como pavilhão multiusos, pois irá ter uma cobertura . Tenho pena que a velhinha Monumental vá abaixo mas vendo o que se passa em Cascais, até penso que a solução encontrada para Santarém deveria ser um exemplo a seguir pelas restantes Autarquias e Mesericordias.

Já agora aproveito para lembrar que a Feira Nacional de Agricultura vai decorrer entre os próximos dias 4 e 12 de Junho, onde o grupo de Forcados de Santarém irá comemorar os seus 90 anos, na corrida do dia 11 de Junho frente a toiros Passanha, deixo aqui o desafio a todos para que venham comemorar os 90 anos do grupo mais antigo, eles merecem todo o nossso apoio.

Saudações Taurinas
Mateus Fonseca

Bernardo Cid
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 78
Registado: quarta jan 05, 2005 1:58 pm
Localização: Santarém

#4 Mensagem por Bernardo Cid » quarta mai 25, 2005 6:18 pm

Boa tarde,

Caríssimo Mateus, concordo consigo quando diz que a atitude da Misericórdia e Câmara de Santarém, não sendo boa uma vez que vão demolir a praça, não é tão má já que só o fazem quando a nova estiver de pé. Mas já que falamos de exemplos, falemos de Évora ou Elvas, ou ainda de Aldeia da Ponte, estes sim bons exemplos. No último caso reabilitou-se uma praça, unicamente para o fim tauromáquico, e em Elvas constrói-se de raíz um espaço polivalente, tanbém para usoa tauromáquicos e no caso da emblemática e velhinha praça de Évora recupera-se para uso polivalente.

Estes exemplos é que deviam ser seguidos por todas as autarquias do País, pois em vez de construirem pavilhões multiusos, reabilitam-se praças de toiros para vários fins.
Bernardo Cid

Deixa andar que é Ribatejo!!!

mateus
Sela 01
Mensagens: 25
Registado: quarta mar 09, 2005 11:50 am
Localização: Santarém

#5 Mensagem por mateus » quinta mai 26, 2005 3:11 pm

Boa tarde,

Caríssimo Bernardo, a ideia inicial da Câmara e Misericórdia seria reabilitar a praça existente e era o que eu inicialmente preferia, mas uma vês que se trata da maior praça que temos, o espaço interior seria aproveitado para área comercial, mas :

- Como foi construído um centro comercial novo próximo;
- Tendo em conta a dimensão da mesma;
- Que infelizmente já a alguns anos não se consegue esgotar a lotação;
- O valor da recuperação;

Levaram as entidades envolvidas a concluir que seria mais vantajoso construir uma nova com dimensões adequadas ao numero de aficcionados que neste momento frequentam esta praça (4 a 6 Mil lugares).

A nova praça será no Centro Nacional de Exposições, onde se realiza a Feira Nacional de Agricultura, Feira do Toiro e a Feira Internacional do Cavalo de Desporto, com vista a dar apoio a estas feiras pois no local onde se situa a actual não seria possível.

Saudações Taurinas e/ou Equestres
Mateus Fonseca

Responder

Voltar para “Toureio”