Praça de Touros do Campo Pequeno

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, Bernardo Cid

Responder
Mensagem
Autor
Bernardo Cid
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 78
Registado: quarta jan 05, 2005 1:58 pm
Localização: Santarém

Praça de Touros do Campo Pequeno

#1 Mensagem por Bernardo Cid » terça mar 28, 2006 11:08 pm

Boa tarde,

É de todos sabido que o Campo Pequeno está fechado para obras à, pelo menos, 6 anos, e muitos serão os (como eu) que têm saudades de à Quinta feira, rumarmos todos a essa grande praça para desfrutar de mais uma noite de toiros, e claro está está servia de desculpa para uma grande jantarada e noitada.

Agora que se fala na sua reabertura, e sabendo que a praça engloba agora um moderno Centro Comercial, acham que o carisma e toda a aficion alfacinha se mantêm, ou a praça servirá cada vez mais para outro tipo de espectáculos, como concertos, circo, demonstrações de motas.

Eu como aficionado, confesso que tenho medo de se perder tudo o que a magnífica Praça de Toiros do Campo Pequeno significa, mas como dizia S. Tomé, é ver para crer.
Bernardo Cid

Deixa andar que é Ribatejo!!!

Madalena Coutinho
Mensagens: 4
Registado: domingo set 25, 2005 12:50 pm

#2 Mensagem por Madalena Coutinho » domingo abr 02, 2006 5:33 pm

Pois é verdade! Acho que a reabertura da praça está para fins de Maio e tal como diz na Burladero "Projecta-se abrir o Campo Pequeno com cartazes de muita categoria, atraentes e motivadores, que justifiquem o regresso dos aficionados à remodelada e linda praça da capital"! Esperemos que seja verdade.
Madalena


Chamusca terra amada

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

praça

#3 Mensagem por João dee Deus » domingo abr 02, 2006 9:29 pm

Quanto a mim a grande vantagem que vai haver é a possibilidade de juntar as pessoas que gostam da Festa com aquelas que andam assustadas pelas "bocas" de quem não gosta.

Acho que a aficion vai aumentar quando esses finalmente virem que a Arte está presente.

Assim...com calma...e segurança.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Cavaleira
Sela 01
Mensagens: 27
Registado: quinta ago 25, 2005 9:09 am

Espetáculo de abertura do Campo Pequeno

#4 Mensagem por Cavaleira » quinta mai 18, 2006 11:53 pm

Boa tarde

apesar de não aficionada acompanhei com grande interesse o espetáculo de abertura do praça do Campo Pequeno. Já não se trata afinal apenas de uma praça de toiros mas de uma sala de espetáculos.

Foi um espetáculo muito interessante. Pecou pelo facto de os intervenientes não terem sido apresentados (nomeadamente a EPAE e os cavaleiros de ensino que participaram no bailado) nem de se ter feito qualquer menção aos que participaram na reconstrução do edifício. No final, parecia que tudo tinha sido obra de Filipe La Feria.

Fiquei escandalizada com a selecção de entrevistados no final do espetáculo- nenhum engenheiro ou arquitecto do projecto, ninguém da área de cultura, nenhum cavaleiro!!!, nenhum forcado, nenhuma personalidade do mundo tauromáquico!!!... Será que não foram convidados??? Será que no momento de reabertura da praça mais emblemática do país a opinião daqueles que dedicam a sua vida aos cavalos e aos toiros não é relevante? Não merecem tempo de antena nem reconhecimento pelo seu trabalho? Os jornalistas preferiaram ouvir apenas a opinião da escória do costume... Que mediocridade!

Cavaleira

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

toureio

#5 Mensagem por João dee Deus » sexta mai 19, 2006 5:15 am

Cavaleira,e companheiros.

O teu comentério coincidiu com a minha primeira impressão.

O laféria transforma tudo em seu proveito.
Umas vezes eu dizia "boa laféria",outras,quando entravam as espanholadas dizia "morralaféria...PUM.

O Pedrito de Portugal com a sua habitual classe,mostrou a maneira como eu gosto de ver tourear.
Ele tem uma noção/leitura do animal que tem na frente impecável,especialmente na dimensão dos terrenos do touro,que como toda a gente sabe,por razões fisicas, vai deminuindo ao longo da faena.
Eu já estive em tempos muito perto daqueles bichos,e digo-vos que sem mexer os pés,é de uma espantosa precisão de percurso do touro provocada e bem conseguida.Basta a mão abrir de mais ou de menos,para que na volta tenhamos o bicho em cima e tenhamos de mudar os pés.
É simplesmente fascinante,e aqui não nhé-nhés,todos viram o que é raro fazer, e ele consegue.

O Miguel da Veiga,um pouco enferrujado,devia ter tirado partido do fado que se cantava,e ter feito a ligação à condução do seu Cavalo.
Limitou-se a cumprir como se o ambiente que o envolvia não existisse.
Não teve "Arte a Gosto".

Acerca das entrevistas,tens toda a razão,mas talvês fosse bom para não "assustar"muito aqueles que andam perto das touradas mas que precisam de ir de modo próprio.Não podem ser empurrados.
Já se pode entrar no Campo Pequeno,sem ter,nem ser,pelas touradas,e isso é uma aproximação,quer queiramos ou não.
Esta "familiarização" com os touros,a possivel para quem vive no betão,também pode funcionar.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#6 Mensagem por luis pedro » sexta mai 19, 2006 6:41 am

Olá João,
Só não estou inteiramente de acordo consigo porque depois de ler o seu post pode-se ficar com a impressão que as corridas de touros tem pouco público e isso não corresponde á realidade, são anualmente o segundo espéctaculo (ao vivo) mais visto em Portugal.
Cumprimentos,
Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

trage

#7 Mensagem por João dee Deus » sexta mai 19, 2006 8:44 am

Luis

Eu referia-me àqueles que andam a rondar a Festa com vontade de aderir mas que por não terem "raizes",e por vezes quem os leve pela mão, hesitam em aparecer, tendo esta aproximação do novo Campo Pequeno será mais fácil.Só os novos aficionados é que me interessam,porque mesmo sendo bastantes não são demais.
Tenho fé que mais, e mais sabedores aficionados apareçam.

Acabei agora de ver a corrida,e o António com uma actuação normal,foi o melhor,mas de muito longe.
Quando se sabe há menos touros maus.

Ele não usou práticamente ajuda do chão,no meu ver para não "partir" os rins aos touros com os capotes.
No segundo o Cavalo começou a fujir,e por isso,foi mudar.

Do resto:

Continuam as correrias,por vezes ao lado dos touros,que acaba com eles e depois quiexam-se que era "touro menos".
As cavalhadas na cara do touro também.
Tricorneo na cabeça,nem pensar.
Sacar aplausos com manifestações de contentamento depois de uma burrada.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Bonovox
Sela 01
Mensagens: 46
Registado: quinta abr 13, 2006 7:43 pm

#8 Mensagem por Bonovox » sábado mai 20, 2006 3:21 am

Muitas palavras se dizem para descrever o que para mim, foi uma festa linda...
Gostei de tudo, especialmente tudo o que tem a haver com a tradição Portuguesa, cavalos, fado, toureio enfim.....
Acho que o Pedrito de Portugal fez uma exibição impressionante, e o Miguel Veiga fez o que lhe competia (Dizer mais para que?).
Para quem não viu vai dar novamente no Domingo!

Saudações Marialvas

Pedro

João77
Iniciado
Mensagens: 22
Registado: segunda mai 22, 2006 6:58 pm
Localização: Portugal

O Campo Pequeno continua pequeno.

#9 Mensagem por João77 » sexta mai 26, 2006 6:22 pm

É um pena serem sempre os mesmos a tourear e serem sempre as mesmas ganadarias.
A noite de ontem foi um desastre em tudo, até no público que é um ignorante. Já para não falar da aventura que é para comprar um bilhete.
Por este andar não sei se será melhor ir ver corridas a Albufeira.

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#10 Mensagem por luis pedro » sábado mai 27, 2006 6:28 am

Olá João77,
............
Cumprimentos,
Luis Pedro

Responder

Voltar para “Toureio”