Dinastia Ribeiro Telles

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, Bernardo Cid

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

Dinastia Ribeiro Telles

#1 Mensagem por Wasserluft » sexta set 08, 2006 9:58 am

Notável actuação de uma dinastia exemplar .
O Mestre David esteve numa grande noite que prova o seu Brio inigualável...
O cavaleiro que fez alternativa não mereceu a "Casaca" envergada ...
Não se força terra que nunca dará Fruto .
O Primo esteve brilhante . Colocava o Toiro onde queria .
Os dois grupos de Forcados presentes demonstraram o mais alto nivel da Arte Única que tão bem desempenham .
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

dinastia

#2 Mensagem por João dee Deus » sábado set 09, 2006 4:06 am

Jorge

Concordo contigo que o João vai ter futuro como cavaleiro tauromàquico.


saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Pipz!
Espectador
Mensagens: 5
Registado: sexta ago 18, 2006 7:15 pm
Localização: Lisboa

#3 Mensagem por Pipz! » domingo set 10, 2006 7:34 pm

Bom dia! :D

Só a pouco tempo descobri este forum e n tinha tido mta disponibilidade para aqui vir escrever! No entanto, ao ver este topico, e nomeadamente o post do wasserluft achei por bem vir aqui dar a minha opinião!

Caro Wasserluft concordo com o q diz do joão telles (filho), no entanto n posso concordar com o q diz acerca do manel!
É certo q ele n começou da melhor maneira, com dois compridos mal colocados! No entanto a sua actuação subiu de nível nos curtos e acho q no geral esteve bastante bem! Para além do mais o Manel tem uma postura invejável em cima dos cavalos e monta maravilhosamente!

Como tal n posso concordar quando diz q ele n mereceu a casaca envergada e q n se força terra q nunca dará fruto! Bem pelo contrario, acho q o manel, a par do seu primo joão vao ser dos q mais frutos irão dar a nossa tauromaquia! :wink:

Com os melhores cumprimentos
Filipa!

Hugo
Iniciado
Mensagens: 13
Registado: quarta fev 04, 2004 10:03 pm

#4 Mensagem por Hugo » domingo set 10, 2006 8:00 pm

O cavaleiro que fez alternativa não mereceu a "Casaca" envergada ...
O que vale é que estes comentários são de borla, ou gratis ( Podes escolher)

É o maior disparate que ouvi nos ultimos tempos!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

cavaleirtos

#5 Mensagem por João dee Deus » segunda set 11, 2006 6:11 am

Ainda é cedo para se ter uma opinião mais concreta acerca dos primos,mas,o que notei,é que o Manuel se sentiu intimidado com o primo.

Serão duas personalidades diferentes em que o João "ocupa" o espaço todo,e isso viu-se em praça.

Quem os conhecer na intimidade poderá confirmar ou não o que me pareceu.

Mas foi só o que me pareceu,apesar de se notar que o João tem mais instinto tauromáquico/festeiro,e é isso que esta nova assistencia gosta.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Pipz!
Espectador
Mensagens: 5
Registado: sexta ago 18, 2006 7:15 pm
Localização: Lisboa

#6 Mensagem por Pipz! » segunda set 11, 2006 7:37 pm

Não me parece que o Manel se tenha sentido intimidado com o João, acho sim, que sentiu o peso da responsailidade! mas isto é só a minha opinião...! :wink:

Os primos têm estilos de toureio um pouco distintos! O joão chega com muito mais facilidade ao público e desenvolve um toureio muito mais alegre que o do Manel, que procura seguir uma linha mais clássica tal como o seu tio António!
No entanto, também tenho que concordar que às vezes o manel se 'acanha' um bocadinho e n comunica tanto com o publico como devia! Nisso o João é irrepreensível!

Mas para quem assiste a corridas destes dois primos com alguma frequência é facil constatar que um ferro de violino do João, ou um par de bandarilhas chega com muito mais facilidade ao publico do que um ferro ao estribo do manel, de alto a baixo, devidamente preparado e citado! São os gostos de cada um...

Filipa!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

estribo

#7 Mensagem por João dee Deus » segunda set 11, 2006 8:44 pm

Filipa

Já aqui disse muitas coisas sobre toureio e compreendo que não as vás ler todas pela trabalheira que dava,mas,tudo isto começou à muito tampo,possivelmente ainda não eras nascida,com o mestre batista que fez escola a tourear para os turistas verem.

Depois disso tem sido um fernezim de palhaçadas, seguidas de braços no ar a pedir palmas ao publico mesmo depois de realizarem uma.

~Ferros ao estribo já eram..só o Antonio de vez em quando,e agora,se não se perder,o Victor.

Voltano ao Manuel,vê-se que monta muito melhor que o João,o que nos faz crer que os filhos trocaram as actitudes equestres dos Pais.

Até os forcados já não teem a alegria de antigamente,não batem o pé, e nem batem as palmas aos touros de peito aberto...limitam-se a "rosnar" baixinho,numa atitude mista de medo e nada desfiante para o touro.

A respeito de touradas é como na caça.....quem as viu...viu-as e não voltará a ve-las....,e na caça quem caçou livremente....caçou...porque agora é só em "parques limitados e vedados", tipo galinheiro.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Pipz!
Espectador
Mensagens: 5
Registado: sexta ago 18, 2006 7:15 pm
Localização: Lisboa

#8 Mensagem por Pipz! » segunda set 11, 2006 9:57 pm

Caro João

Nessa altura n era mesmo nascida! No entanto, sempre me foi dado a conhecer o toureio de antigamente por parte da minha familia (avós, tios...)! Curiosamente nenhum deles gostava do mestre Baptista! Todos gostavam mais ou do Mestre David, ou do Manuel Conde...

Se me perguntar qual é o meu cavaleiro preferido, não hesitarei em responder Antonio Ribeiro Telles! Posso ser acusada de fundamentalismo, mas para mim ele representa a verdade no toureio a cavalo. Concordo com o que diz acerca do Vitor Ribeiro, acho que reune todas as condições para ser dos melhores, mas é claramente.... se n se perder!
O que me faz gostar do toureio do Manel é o facto de ver nele uma continuidade do toureio do seu tio António, embora ainda tenha muito q aprender e evoluir, acho que com trabalho tem possibilidades de ser figura e sempre vai 'defendendo' o verdadeiro toureio à portuguesa q em minha opinião se encontra em vias de extinção!

Cumprimentos
Filipa!

PS: Vou fazer questão de ler a maioria das coisas, se não todas q aqui diz sobre o toureio! É sempre bom saber a opinião dos outros e principalmente aprendermos com elas! :wink:

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

sela

#9 Mensagem por João dee Deus » terça set 12, 2006 8:51 pm

Filipa

Já calculava que eras mais recente,e pelo que disseste estás a ser bem acompanhada pelas opiniões dos teus familiares.

Mesmo agora escrevi um post a respeito de selas e repeti o facto de em Portugal já se ter toureado a Cavalo em selas rasas e um dos toureiros foi precisamente o trisavõ do Manuel,...David Godinho salvo o erro.

Se voltasse essa condição ficaria-mos com muito menos toureiros a Cavalo mas seriam certamente os melhores.

Nisto de tourear a Cavalo a monte conta muito esteticamente...mas a percepção rápida dos defeitos e qualidades do touro quando ele sai à arena também é de muita importancia.E nisso a "instrução primária" tem de ser impirica para depois se melhorar aprendendo com os Mestres.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Pipz!
Espectador
Mensagens: 5
Registado: sexta ago 18, 2006 7:15 pm
Localização: Lisboa

Re: sela

#10 Mensagem por Pipz! » terça set 12, 2006 10:32 pm

Carissimo João

Não poderia estar mais de acordo consigo!
Mas de certeza que muita gente iria contestar a ideia de se tourear a cavalo com selas rasas, porque tal como o João disse ficariamos com muitos menos cavaleiros, apenas os melhores "sobreviveriam" e os melhores nem sempre são os q o publico mais apercia!

Cumprimentos

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

selas

#11 Mensagem por João dee Deus » terça set 12, 2006 10:40 pm

Roger

É engraçado porque já tinha aqui falado nisto e pelos vistos nãoo tinhas lido.
Este facto é o que me "desculpa" o repetir a mesmna coisa em diferentes posts.

Pois é...e aquela palhaçadas todas em cima dos cavalos e em frente ao tpouro,teriam de ser bem medidas :lol: :lol:

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Bernardo Cid
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 78
Registado: quarta jan 05, 2005 1:58 pm
Localização: Santarém

#12 Mensagem por Bernardo Cid » quarta set 13, 2006 11:39 pm

Boa tarde,

Antes de mais vou pedir desculpa, pois como moderador devia vir ao Fórum mais vezes e não o faço, embora muito por culpa dos afazeres profissionais.
Em segundo lugar quero mandar um abraço para o João, pois não nos vimos à muito tempo, pode ser que seja na Golegã (ela aí...) :lol: .
Em terceiro quero manisfestar o meu agrado por ver que afinal os admiradores do bom toureio não morreram e não são só os da geração de mestre David R. Telles, ainda há gente nova a apreciar o toureio dito clássico (se é que à outro). Eu, como moderador, não devo entrar em partidarismos, mas posso sempre manisfestar uma opinião, embora penso que todos já a saibam, sou apreciador do toureio clássico, com regras bem definidas, e que infelizmente está em extinção no nosso país. Mas também não digo que não gosto do toureio "moderno", é diferente, mas quando é bem feito, com maneiras, e sem atabalhuanços, é bonito e emocionante.
Mas no meio disto tudo o que me choca não é o tipo de toureio, pois este sendo moderno ou clássico terá sempre o seu lugar, e até é bom que exista esta "rivalidade", pois é saudavél, dá azo a que apareçam as tertúlias, etc. o que me choca é a falta de regras na equitação (na maneira de montar e no ensino dos cavalos - ou falta dele -), isto sim é preocupante, pois no tempo do Mestre João Núncio (podem-me chamar velho do restelo) não se via um toureiro sempre com as duas mãos na rédea, não se viam gamarras, cabos de aço á serreta, e mais uma série de martingalas, que hoje em dia são comuns, e o público nem refila. Contava-me a minha avó, que um dia numa corrida com Mestre Núncio, este levou a mão direita á rédea por segundos e o público deu-lhe uma vaia monumental, se fosse hoje o público até lhe batia palmas.
Não vou prolongar mais este "testamento", só peço aos futuros toureiros que antes de aprenderem a tourear, aprendam a montar, a colocar um cavalo.

Bernardo Cid
Bernardo Cid

Deixa andar que é Ribatejo!!!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

ribatejo

#13 Mensagem por João dee Deus » quinta set 14, 2006 4:41 am

Caro amigo Bernardo

Já era tempo ó ribatejano.

Muito trabalho...entenda-se....muita dedicação à causa ribatejana de festejar e brindar.

Tens toda a razão e julgo que devida á "invasão"de novas candidaturas a cavaleiros,ter-se-á que fazer uma filtragem....até pode ser bom.

No tempo a que te referes,fazer um Cavalo de toureio demorava muito tempo.
Hoje basta experimentar o cavalo com a tourinha e depois com um touro,se o cavalo não tiver medo...é prá frente de qualquer maneira e um mês depoiis vai à praça.Por isso é que agora as quadras teem cavalos de todos os tipos para todos os tipos de touros,quando naquele tempo era um Cavalo de cortezias e outro "polivalente pelo ensino"para tourear.

Não se viam as barrigas dos cavalos a sangrar principalmente do lado esquerdo para empurra-lo para cima do touro.

Mas o que mais me custa foi deixar de ver a forcadagem com a alegria que tinham,a bater as palmas e o pé ao citar o touro...é uma tristeza uma pega hoje em dia. :twisted:

Quem passou a gritar,(possivelmente para afugentar o medo)foram os toureiros a cavalo :evil: :twisted:

saudações Marialvas,e pelo menos até à Golegã.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Bernardo Cid
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 78
Registado: quarta jan 05, 2005 1:58 pm
Localização: Santarém

#14 Mensagem por Bernardo Cid » quinta set 14, 2006 8:26 pm

Caro João,

Concordo consigo, quando diz que os cavalos passam duas vezes na toirinha, e uma vez no boi manso, e a generalidade dos toureiros pensam que eles estão prontos para tourear, e depois é o que se vê: gamarras, cabos de aço à serreta, barrigas em sangue, etc.
Contaram-me á dias que (lá está o Velho do Restelo a falar) o Sr. João Núncio, antes de pôr um cavalo a tourear mandava os cavalos para os campinos durante 3 ou 4 anos, e só depois os arranjava e punha-os a tourear.
Em relação à forcadagem, ainda tive a sorte de apanhar uma réstia da forcadagem antiga, que se arrimava aos toiros, não com brutidade, mas com jeito, toureria. não sei era "adepto" do Grupo de Santarém, mas eu sempre foi o que acompanhei mais, e naturalmente as maiores recordações sejam dele. Cada vez que falo em pegas, lembro-me de um forcado que não é velho, mas já está retirado, que para mim é o paradigma da toureria, do saber estar em frente ao toiro, chama-se Manuel Murteira, e pegava sempre muito idêntico, começava a citar cá de trás, ia avançando lentamente, falando com o toiro e só quando estava em cima do toiro lhe provocava a investida, recuando de seguida e trazendo-o toureado toda a praça, para que quando o agarrasse já lhe tivesse tirado a maldade. Isto para mim é o paradigma do pegar toiros, pois tem emoção, saber, toureria e maneiras.

Um abraço e até á Golegã

Bernaro Cid
Bernardo Cid

Deixa andar que é Ribatejo!!!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

fordados

#15 Mensagem por João dee Deus » quinta set 14, 2006 8:41 pm

Bernardo


Lembrei-me agora que uma vez num tentadero perto de Vila Franca que acho pertencia a uns Palhas,assitir a uma corrida entre os forcados à volta da praça....mas de marcha atrás :lol: :lol: :lol:
Era cair e rir :lol: :lol: :lol: :lol:

Foi uma risota,como é apanágio daquelas gentes que se riem deles mesmo com uma grandiosidade de alma que só teem os fortes de espirito.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Toureio”