Ganadarias, um trabalho de exitos?

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, Bernardo Cid

Responder
Mensagem
Autor
vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

Ganadarias, um trabalho de exitos?

#1 Mensagem por vitor_morgado » terça dez 05, 2006 7:58 pm

Meus amigos iniciei este novo topico no sentido de perceber um pouco melhor o primordial papel das ganadarias na nossa afamada festa brava...
Gostaria de compreender o dia a dia de um ganadero, para compreender o percurso de um touro desde o nascimento até aos 4 anos que entra na arena...

E mais tarde associar se possivel, o treino dos touros com o ensino dos cavalos toureiros...

penso que este tema será importante para conhecermos melhor a festa brava, e para dar a conhecer aos não conhecedores condestatários como tudo funciona... se tiverem uma "open mind", claro.


Abraço do vitor morgado.

Bernardo Cid
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 78
Registado: quarta jan 05, 2005 1:58 pm
Localização: Santarém

#2 Mensagem por Bernardo Cid » terça dez 05, 2006 8:09 pm

Boa tarde,

Sr. Vitor Morgado, eu não sou Ganadero, mas tenho vários amigos que o são e ajudo-os por vezes.
O dia-a-dia numa Ganadaria nada tem de especial, tem é várias fases nos quatro anos marcantes.

1ª - Selecionar o lote de vacas para cada semental (porque normalmente numa ganadaria existem vários sementais);

2ª - Acompanhar gestação da vaca e saber indice de nascimentos;

3ª - Desmama dos vitelos;

4ª - Ferra dos vitelos (marcação com o numero e marca da casa)

5ª - (talvez a mais importante) Tenta das fêmeas, para avaliar quais poderão vir a ser progenitoras. Em Espanha também se faz tenta de machos, com um ramalho de eucalipto, para não influenciar comportamentos futuros dos toiros.

6ª - Manejo no campo, quando são muito brincados no campo pode influenciar o comportamento nas praças.

7ª e ultima - Acompanhamento do enjaulamento dos toiros e posterior desembarque, e lide na praça, para finalmente, ao fim de quatro anos se poder avaliar as escolhas efectuadas.

Penso que estão enumeradas, as fases essenciais de uma Ganadaria, se falta alguma coisa acrescentem.
Bernardo Cid

Deixa andar que é Ribatejo!!!

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

bernardo cid.

#3 Mensagem por vitor_morgado » terça dez 05, 2006 11:00 pm

bernardo agradeço desde já o teu post, mas em primeiro lugar agradecia que me tratasses por tu. devemos criar laços de aproximação entre foristas....
Em relação ao teu post, gostava que clarificasses o ponto 1 em releção aos sementais (nunca houvi falar; será linhagens?), e em relação ao ponto 5, com a denominada TENTA...

Considero-me um grande aficionado da festa brava (em aprendizagem), mas como sou de coimbra muitas vezes não tenho acesso a estes detalhas que para mim são essenciais...


abraço do victor morgado

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#4 Mensagem por João dee Deus » terça dez 05, 2006 11:11 pm

Victor

E tens no Bernardo um bom mestre.Tu e os outros.Assim ele queira.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Bernardo Cid
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 78
Registado: quarta jan 05, 2005 1:58 pm
Localização: Santarém

#5 Mensagem por Bernardo Cid » quarta dez 06, 2006 12:26 am

Boa tarde,

Vitor, em relação ao ponto 1 (Sementais) podem ser escolhidos pela reata (ou seja a linhagem), pelo comportamento em praça (quando foram toureados), ou pela tenta de ramalho, quando ñão são toureados em praça.

Em relação à tenta, é onde o Ganadero através da colaboração de um picador e dos matadores de toiros testa a bravura das vacas, picando-as e toureando-as posteriormente para avaliar o seu comportamento tanto na vara, como no capote e na muleta.

Respondendo ao João de Deus, eu não sou Mestre de nada, muito menos de Toiros, ando cá só à uma dúzia de anos, e como dizia um filósofo (penso que foi Sócrates) "Só sei que nada sei".
Bernardo Cid

Deixa andar que é Ribatejo!!!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#6 Mensagem por João dee Deus » quarta dez 06, 2006 1:01 am

Amigo Bernardo

Tu é que não te podes chamar mestre...isso é um previlegio dos teus amigos :lol: :lol: :lol:

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

grande bernardo cid...

#7 Mensagem por vitor_morgado » quarta dez 06, 2006 2:08 am

joão realmente, foi bom ter pensado no tema das ganadarias para a categoria de toureio do nosso forum. Penso que todos devemos ter acesso a este tipo de informação, já que este tema visa a dar a conheçer a todos, apaixonados ou não, pela festa de touros...
só com um conhecimento sobre o tema é que se poderá tomar uma posição solida sobre o assunto!


"Em relação à tenta, é onde o Ganadero através da colaboração de um picador e dos matadores de toiros testa a bravura das vacas, picando-as e toureando-as posteriormente para avaliar o seu comportamento tanto na vara, como no capote e na muleta. "

Desculpa a minha ignorancia, o objectivo da TENTA nas vacas é para conferir o caracter e bravura, que passaram à descendência mais tarde? É aí que entra o treino com a vaca dos cavalos toureiros em formação certo?

Outra coisa em espanha a tenta nos toiros quererá dizer que é um primeiro ensinamento, um estágio, antes da lide na praça? uma analise psicologica ao animal-se está apto ou não? este processo é feito a que idade do toiro, 3 anos para quatro?


Desculpa, são muitas perguntas...obrigado

Abraço do victor morgado

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#8 Mensagem por João dee Deus » quarta dez 06, 2006 2:49 am

Victor

Eu vou ajudar embora o meu contacto com os touros fosse quando tinha 14 ou 15 anos e se resumisse a tentar pegá-los de caras...Vacas bravas bem entendido.

Mas aquilo a que se refere o bernardo é ao vislumbrar o mais cedo possivel as caracteristicas de bravura e precistencia que depois pela genetica se vão passar para as crias.
O picar é para ver como reage o animal..se se acobarda ou se aumenta a vontade de lutar.Este picar..porque o outro nas arenas aos touros feitos,é para o "arredondar", no sentido de ter movimentos de investida mais regulares e ligados,sem aqueles arranques intempestivos.

Não pode haver muita intervenção humana em simulações de lide porque eles aprendem e pode ser pior quando vão à praça.

Mas o Bernardo confirmará ou não o que eu disse.

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Bernardo Cid
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 78
Registado: quarta jan 05, 2005 1:58 pm
Localização: Santarém

#9 Mensagem por Bernardo Cid » quarta dez 06, 2006 7:55 pm

Boa tarde,

Caro Vitor Morgado, a Tenta, é e só pode ser feita a pé, ou seja picando as vacas para ver a nobreza, a raça, e a bravura para depois ser toureada de muleta para se ver a capacidade de investida, de humilhar (baixar a cabeça), a nobreza e a bravura, porque são estas as características mais importantes num toiro bravo, depois é tentar conjugar um semental com uma vaca, e esperar quatro anos para saber se deu certo, porque a genética do toiro bravo é das mais complicadas do mundo animal, ninguém sabe porque é que um toiro bravo com uma vaca brava resulta num toiro que sai manso à praça.
Quanto ao treino dos cavalos novos, para os toureiros que tem Ganadarias pode ser mais uma ajuda para a selscção da vacada progenitora, mas normalmente não se dá muita importância.
Quanto ao assunto da tenta de machos, que se faz essencialmente em Espanha, faz-se somente com o picador e dois matadores de toiros com um ramalho de eucalipto na mão para chamar o garraio, e correndo sempre por direito para não haver enganos, exactamente para os futuros toiros não aprenderem. A função dos matadores é tirar os garraios do cavalo do picador, para novamente este o chamar.
Sr. Vitor penso que nas cassetes ou DVD`s que se vendem no site "MundoToro", que se chamam "Tierra de Toros", vêm as tentas de machos e é uma belíssima colecção.
Bernardo Cid

Deixa andar que é Ribatejo!!!

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

bernardo

#10 Mensagem por vitor_morgado » terça dez 12, 2006 8:53 am

bernardo desde já agradeço todas as explicações, me me deste, mais esclarecedoras era impossivel... vou seguir o teu conselho e reservar a colecção de dvds do mundotoro, penso que é o que me falta em relação ao conhecimento do nosso touro bravo.
Outra falta que gostaria de colmatar era conheçer o trabalho especifico relativo ao outro protagonista da nossa festa brava, o cavalo toureiro (desde poldros até às praças mundias).

bernardo se quiseres deixar neste topico algumas das curiosidades que devas salientar no quotidiano ganadero, força!

Abraço do vitor morgado

Responder

Voltar para “Toureio”