Grandes ou pequenos?

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

Grandes ou pequenos?

#1 Mensagem por Rogers » terça abr 17, 2007 6:23 am

Digam o que vocês pensam sobre isto.

Esta nova onda de criar os Lusitanos Grandes, estão de acordo? Será que valem mais que os pequenos?
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#2 Mensagem por luis pedro » terça abr 17, 2007 6:57 am

Olá Rogers,

A questão não deve ser se devem ser grandes ou pequenos, deve ser sobre se são bons ou não. Depois então coloca-se a questão do tamanho, mas aqui, mais do que "grandes" ou "pequenos", deve prestar-se atenção ao conjunto que formam com o cavaleiro e à "imponência" que são capazes de monstrar quando se exibem.

Um excelente cavalo de 1,50 montado por um cavaleiro de 1,70 dificilmente "enchem a pista", a amplitude dos andamentos, por muito boa que seja, será sempre um pouco aquém, a relação entre o peso do cavalo e o do cavaleiro obrigará sempre o cavalo a um esforço enorme comparado com outro (cavalo) com mais 10 ou 15 cm.

Luis Pedro

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

Grandes ou Pequenos

#3 Mensagem por Wasserluft » terça abr 17, 2007 9:13 pm

Equilibrados .... com boa cabeça ...
Imagem
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#4 Mensagem por luis pedro » quarta abr 18, 2007 7:04 am

Olá Wasserluft,

Essas duas condições são importantíssimas, só por si resolvem muitos problemas.

Luis Pedro

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#5 Mensagem por Sofia e Sabre » quarta abr 18, 2007 11:40 pm

Cavalos Lusitanos grandes? não concordo.

Na minha opinião, a história vai-se repetir: as coudelarias que andam atras das modas, que agora é esta do "Lusitano de desporto", vão-se perder quando se voltar à tradição, quando de novo se pretenderer um cavalo tao caracteristico, belo e polivalente como o nosso Lusitano. Só esperemos que também desta vez haja alguem que, tal como os veigas no passado, tenha a ousadia para criar cavalos caracteristicos e que respeitam o padrão da raça, em vez de cavalos que agradam no momento.


O nosso Lusitano é só nosso, é PSL, é lindissimo, procurado em todo o mundo para variedissimas utilidades... Não há melhor cavalo para ensinar, quando se entregam são unicos, mais leais que um cão... São nossos!

Não faz sentido perder isso só porque agora se querem cavalos com mais aptidão para dressage, quando eles só por si já demonstraram tanta aptidão para outras disciplinas sem se lhes roubar a sua individualidade![/b]

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#6 Mensagem por luis pedro » quinta abr 19, 2007 7:05 am

Olá Sofia e Sabre,

Não entendo muito bem o que é isso do "voltar à tradição", qual tradição? se se trata de criar cavalos de qualidade, como o MV tem alguns mas não é o único, aliás, é até injusto não referir outros criadores que, tal como o MV, estão na origem das várias linhagens dos Lusitanos (AD, CN e AR).

Se procurarem informar-se verificaram que desde sempre se criaram Lusitanos grandes, por ex. os Andrade, os Alter os Oliveira e Sousa, os Cadaval, só para referir alguns dos mais emblemáticos.

A tradição é que os cavalos sirvam para o fim a que se destinam, os pequeninos são óptimos para trabalhar em picadeiros de 20x10m e para trabalhar "à mão", mas a equitação não se esgota aí.

Luis Pedro

Bonovox
Sela 01
Mensagens: 46
Registado: quinta abr 13, 2006 7:43 pm

#7 Mensagem por Bonovox » quinta abr 19, 2007 7:22 pm

Ora ai está um tópico deveras interesante.

Se os nossos cavalos Lusitanos deveriam ou não "aumentar".
Na minha modesta opinião acho que tudo o que rodeia a natureza tem um equilibrio exepcional o que me leva a concluir que o nosso Lusitano irá com naturalidade com o passar dos anos "aumentar" de tamanho. Contudo existe o perigo de alguns dos nossos criadores verem no tamanho do nosso cavalo Lusitano uma prioridade e que façam com que essa lenta e demorada evolução seja uma vez mais adulterada pela nossa mãozinha sempre com a visão do curto prazo e da ganância (ás vezes sobrevivência) de alguns criadores.
Bom para ser sincero enquanto um completo fanático do nosso cavalo, acho que alguns criadores deveriam deixar essa evolução seguir o seu curso normal e outros dedicarem-se exclusivamente á criação do cavalo lusitano de desporto. Se acho se o nosso cavalo deverá manter-se com o 1,60 carecteristico para "salvar" a tradição?
Acho que isso não tem muita lógica pois senão nunca teria havido a tradição pois ao longo dos séculos houve sempre um crescimento que mesmo pequeno tem sido constante. Sendo assim a nossa APSL deveria até assumir alguma responsabilidade na condução (evolução) do nosso cavalo (Senão para é que existe??).

Em jeito de conclusão deixo o resumo....adoro ver um Lusitano Barroco com todas aquelas caracteristicas tão nossas, como adoraria ver o nosso cavalo Lusitano num concurso de dressage a competir com os "monstros" alemães e holandeses, mostrando que o tamanho não é o mais impotrante mas sim a entrega, a suavidade e o equilibrio natural que o nosso cavalo espalha quando está bem montado, porque amigos, não tenhamos dúvidas, o nosso cavalo é um hino e é nosso........

Abraço

Pedro M Pereira

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#8 Mensagem por Sofia e Sabre » sexta abr 20, 2007 12:20 am

So referi os MV porque numa altura em que todos os outros criadores punham sengue PSI (como e o caso da CN) ou outro tipo de sangue, os Veiga mantiveram o lusitano barroco.

Sim, de facto o cavalo tem tendencia a aumentar de tamanho, mas uma coisa e um Andrade que tem 1,60 e poucos, outra e um Lusitano que de Lusitano so tem mesmo o nome, porque em tudo se torna identico a um cavalo alemao... em vez deste 1,60 esses cavalos apresentam uma altura ao garrote bastante acima do padrao da nossa raça. Os Lusitanos que estao agora estao a mostrar-se na dressage, em vez dos pescoços bem postos na espadua, em tudo sao identicos ao cavalo alemao... ate a rabada levantam, em vez de a terem bem junto a garupa!

Bonovox
Sela 01
Mensagens: 46
Registado: quinta abr 13, 2006 7:43 pm

#9 Mensagem por Bonovox » sexta abr 20, 2007 12:44 am

Bom Sofia,
Acho que ideal seria mesmo ver o nosso Lusitano (só na dressage) um pouco mais alto mas com todas as caracteristicas morfológicas que caracterizam o nosso cavalo. Se gostaria de ter um assim...eu? Não. Prefiro o meu de 1,62 com e só não tenho "lata" para ir com o meu, porque me falta montar direito, dinheiro e tempo. :lol:
Porém no ano passado na Golegã assisti a alguns corajosos cavaleiros a entrarem em provas de dressage com o nosso Lusitano, em que para mim não ficaram em nada a dever aos "panzers" estrangeiros. Na minha perspectiva, os alongamentos são a única coisa que impressiona nos "panzers" , porque em tudo o resto o Lusitano arrebenta com a sua graciosidade e serenidade (quando bem montado), na pirueta a galope, no piaffe, trote e galope...bem mas esta é a minha opinião!

Cumprimentos,

PMP

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#10 Mensagem por luis pedro » sexta abr 20, 2007 7:04 am

Olá Sofia,

Tem de se informar melhor, a CN introduzio sangue inglês mas não foi nos lusitanos, destinou-se a fazer cruzados para desporto, aliás com sucesso.

Luis Pedro

Bonovox
Sela 01
Mensagens: 46
Registado: quinta abr 13, 2006 7:43 pm

#11 Mensagem por Bonovox » terça abr 24, 2007 3:01 am

Bonovox Escreveu:... porque em tudo o resto o Lusitano arrebenta com a sua graciosidade e serenidade (quando bem montado), na pirueta a galope, no piaffe, trote e galope...bem mas esta é a minha opinião!


PMP
Nem de propósito....
"No final, Cara Whitham, presidente do júri, concluiu: "Daniel Pinto tirou partido dos pontos fortes do seu cavalo, que são a passage, piaffe e as piruetas e juntou-lhe uma coreografia muito interessante (acompanhada por um «medley» tauromáquico da banda de Alcochete)."

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#12 Mensagem por Sofia e Sabre » sábado abr 28, 2007 10:28 pm

E mt bom ver os nossos cavaleiros e os nossos cavalos a serem reconhecidos. Se ha aspectos em que eu admiro o Daniel, um deles é pelo facto de ele ter a ousadia de montar um Lusitano nas provas, promovendo-o. Quantos nao sao os portugueses que se apresentam em provas com cavalos alemaes...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#13 Mensagem por luis pedro » domingo abr 29, 2007 3:36 am

Olá Sofia,

É optimo que o Daniel se apresente "lá fora" a montar um lusitano, ainda para mais da forma como o costuma fazer, esperemos que continue. Felizmente não é o único, por enquanto ainda são mais os que montam cavalos do norte da Europa, aliás, se te lembras, o Daniel também montou um nos JO.
Não devemos esquecer, também, cavaleiros de outras nacionalidades que já se apresentaram ao mais alto nível montando cavalos lusitanos, como a Catherine Durant ou o Juan A Jimenez, só para referir dois dos mais conhecidos.

Num post anterior (só agora reparei) referis-te: "...até a rabada levantam, em vez de a terem bem junto a garupa!" como uma caracteristica do lusitano. Isto não é uma caracteristica do lusitano, é uma caracteristica de cavalos mal trabalhados e com medo.

Luis Pedro

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#14 Mensagem por Sofia e Sabre » segunda abr 30, 2007 4:00 am

E bem vrdd, qd eles se assustam o sangue arabe vem td ao d cima. Eu so defendo uma coisa: a manutençao da integridade do PSL. Estes cavalos Lusitanos de desporto estam a mostrar aptidao para a dressage por exemplo, e ainda bem! Mas honestamente, cham que estes cavalos tem alguma coisa q ver c o Lusitano tradicional?

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#15 Mensagem por luis pedro » segunda abr 30, 2007 8:12 am

Olá Sofia,

O que é o Lusitano tradicional? Como sabes, os criadores criavam cavalos em função das suas necessidades, se uns toureavam, outros andavam de "charrete", outros usavam os cavalos para trabalhos na agricultura, outros, ainda dedicavam-se à "alta escola", etc.. Foi desta variedade de utilizações que seleccionaram os seus reprodutores e foi delas, também, que surgiram as diversas linhagens.

Não consigo perceber por que havemos de continuar a seleccionar cavalos para fins que já não tem aplicação em vez de seguir o exemplo dos "tais" criadores antigos e continuar a seleccionar lusitanos para as nossas necessidades, hoje, necessáriamente, diferentes das de à 100 ou 200 anos.

Luis Pedro

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”