Grandes ou pequenos?

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#16 Mensagem por Sofia e Sabre » terça mai 01, 2007 8:16 am

Nao sei nao... e verdade que a dressage actualmente "esta ai", mas nao menodesprezes o ensino tradicional e o empacto que este tem no mundo. Se nao se valoriza-se o cavalo iberico, acho que a escola andaluza e a escola portuguesa de arte equestre ja nao faziam parte do nosso patrimonio. Felizmente ainda ha quem aprecie e valorize o trabalho que se tem todos os dias para que cavalos complicados como os alteres, por exemplo, chegem ao picadeiro e façam aqele espectaculo que ja encantou centenas se nao milhares e q continuara a encantar.

E verdade que o cavalo iberico "barroco" nao sobrevivera apenas contando com esta vertente, mas nao sera ela de valorizar? E o cavalo de toureio que, com toda a sua generosidade, da o seu corpo e por vezes a sua vida em prol daqilo que o seu cavaleiro lhe pede? Nao esqecendo claro os pequenos grandes lusitanos que se destacam na atrelagem, na equitaçao de trabalho e ate nos saltos ou horsebal... O meu unico medo e que na ansea para aumentar o tamanho do nosso lusitano se percam algumas das caracteristicas q fazem dele unico. E so isso...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#17 Mensagem por luis pedro » quarta mai 02, 2007 7:22 am

Olá Sofia,

As tuas preocupações são absolutamente legítimas, mas parece-me muito mais preocupante a frequente procura (por parte de criadores e clientes, claro está) por pelagens "Isabel", Palomino", "baio" entre outras caracteristicas que nada tem a haver com qualidade.

Luis Pedro

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#18 Mensagem por Sofia e Sabre » quinta mai 03, 2007 9:39 pm

Luis Pedro,

Voltamos a mesma! Se tu fores a ver, os cavalos de cor so sao mais procurados porque quem mais compra sao os estrangeiros e esses procuram um cavalo Lusitano mais exotico, dai a procura por cavalos baios, isabeis e palominos que referiste.

Mas convenhamos que muitos dos cavalos que saiem provavelmente nao voltarao como reprodutores, por isso nao representam "perigo" para a raça.
Por falar nisso, nao achas que deveria haver uma entidade que controlasse os cavalos que nascem "la fora" e que sao considerados PSL, para a possibilidade das geraçoes futuras voltarem ca?

Avatar do Utilizador
Nuno Avelar
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 53
Registado: sexta mai 25, 2007 9:53 pm

controlo de cavalos

#19 Mensagem por Nuno Avelar » sexta jun 01, 2007 8:43 am

ola. Controlar os cavalos que nascem la fora?? nem os de ca os controlam. lol.n Aprovam cavalos que deviam ser capados. os cavalos que vao para fora nao sao so os de cor amarela. muitas das vezes sao os melhores que existem e que saiem por mts mil contos. esses sim deviam ficar ca para o bem da raça. o que acontece e que mts criadores cobrem as suas eguas com o melhor cavalo que têm, mas do grupo de cavalos que nao conseguiram vender.chamado refugo. nem sempre e assim mas nas eguas e o que acontece.
TEMOS DE SER INTELIGENTES. VAMOS APRENDER COM QUEM SABE. OS ALEMÃES. VAMOS COPIAR AS SUAS IDEIAS E SABEDORIA. criar bem nao e para os apixonados. e para os inteligentes. Mta paixao e cavalos maus nao e a formula.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#20 Mensagem por João dee Deus » sexta jun 01, 2007 8:09 pm

Nuno

Estou quase em total acordo quando dizes...

TEMOS DE SER INTELIGENTES. VAMOS APRENDER COM QUEM SABE. OS ALEMÃES. VAMOS COPIAR AS SUAS IDEIAS E SABEDORIA. criar bem não e para os apaixonados. é para os inteligentes. Mta paixão e cavalos maus não e a formula.

Só discordo em aprender com os alemaes.....discordo mesmo muito....

De resto está certo quanto a mim....as paixões tiram a clarividencia e por vezes até o bom senso....e só isso pode ser copiado dos alemaes...digo eu...

saudações aos Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

michael_holandés
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 132
Registado: quinta fev 12, 2004 2:43 pm
Localização: texas, USA

#21 Mensagem por michael_holandés » sexta jun 01, 2007 9:10 pm

Joao,

Eu nao gosto muito do alemanha mas o Nuno tem razao Portugal podia aprender muito com os Alemaes nao apenas no caso de criar cavalos mas tb na base de preservar coudelarias nacionais e claro o famoso instituto Warendorf. Eu adoro Portugal mas o attitude de nao precisar de aprender com os outros e uma das causas que Portugal anda na cauda da Europa neste momento

michael

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#22 Mensagem por João dee Deus » sexta jun 01, 2007 10:20 pm

Michael

Mas eu disse que podia-mos aprender a não pôr as paixões à frente das execuções de uma directriz determinada....mas a paixão não pode ser desprezada num bom Marialva...mas sim direccionada no sentido do prazer de viver as tradições que caracterizam esta raça Lusitana de cavalos e Homens.

Tu que estás longe...penso eu,saberás que isto é real e se sentires o mesmo que eu senti quando ai estive, deves ter uma qualquer simbologia no teu gabinete ou quarto de dormir que não te deixe esquecer esta Lusitanea singular e por isso dignificante para qualquer cidadão de cá.

Se é que és de cá...porque se não fores não vais entender nada do que escrevi e por isso terás tendencia a negá-lo....é natural..

saudações aos Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”