Égua VEXADA Campeão dos Campeões

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
José de Almeida
Mensagens: 3
Registado: quinta jun 28, 2007 7:39 am

#31 Mensagem por José de Almeida » quinta jun 28, 2007 8:22 am

Boa noite
Este tópico tá a tocar em assuntos sensiveis que são do meu agrado, enssecialmente o tema Ferraz da Costa, penso que o Sr Xico XAVIER diz o que pensa, sente e pelos vistos sabe, o que axo extremamente positivo pois homens para dizer verdades já é muito raro nos nossos dias e apoio-o a 1000% nas suas palavras.

Sempr a pensar em dar a melhor razão.
José de Almeida

CH
Sela 01
Mensagens: 41
Registado: terça jun 29, 2004 12:40 am

#32 Mensagem por CH » quinta jun 28, 2007 8:37 am

Não se esqueca um homem inteligente olha para o presente sempre a pensar no futuro, bem sei que como diz o nosso grande amigo Adam Smith " Alongo prazo estamos todos mortos" mas na nossa sociedade ao nivel em que se dão as mudanças o presente é e será cada vez mais o futuro!

Carlos

xico
Iniciado
Mensagens: 11
Registado: segunda set 27, 2004 4:23 pm

#33 Mensagem por xico » quinta jun 28, 2007 8:43 am

Apesar de concordar com tudo o que o sr.bubas disse até agora .. sinto que este é o unico que ainda nao foi capaz de se identificar, bem axo que esse não é o seu nome ou se não o sr tem ar de cão (isto concerteza sem ofensa)
Xavier

José Mateus Pinto
Sela 01
Mensagens: 42
Registado: quarta mai 31, 2006 11:53 pm

#34 Mensagem por José Mateus Pinto » quinta jun 28, 2007 8:48 am

Sr. Óscar Simões, aquilo que afirmei é totalmente coerente. O cavalo Rico, é um cavalo que ainda não estamos habituados a observar aqui nas nossas terras. É algo de totalmente novo. É algo que até hoje, ninguém tinha feito. Mas, posso fazer uma análise mais detalhada de todos os elementos:

Andamentos: Simplesmente fantásticos.

A) Passo: Tem amplitude, é regular e transpista-se quase 2 cascos
B) Trote: Tem cadência, amplitude, souplesse, elastecidade.
C) Galope: Posso escrever em Inglês : Simply the Best!Outstanding!

Morfologia: Aqui há mais a observar. Já fiz várias formações de morfologia com a APSL e por isso sei do que estou a falar. A Cabeça apesar de ser "comprida", é bem proporcionada com o resto do corpo e tem um perfil levemente subconvexo (o que é bom).O pescoço é comprido, musculado e muito bem inserido nas espáduas (Comprimento de espádua excelente). Garrote fabuloso. Os membros são correctos. No dorso e rim, é que se pode apontar alguns defeitos. Apesar do dorso ser bem dirigido e horizontal, talvez o rim seja mais comprido do que o desejado. Mas não é nada de incrivelmente mau.

Portanto, elaborando uma análise global do cavalo, é um cavalo que não me importava de ser o proprietário.

Em relação à Vexada, acho fantástica. O Afonso Henirques com dois anos parece simplesmente fantástico, mas só tem dois anos. Vai mudar ainda bastante até aos 3 anos. Mas cuidado com ele.

Por hoje acho que já chega. Sr.Óscar Simões veja se aprende alguma coisa de cavalos para falar com mais pertinência. Mas aproveito para dizer que neste fórum, desde que os seus intervenientes não se excedam, é possível debater coisas muito interessantes.

Meus amigos, O Cavalo Lusitano, oiçam bem, vai ser dentro de pouco tempo um dos melhores do mundo. E reconhecido como tal.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#35 Mensagem por João dee Deus » quinta jun 28, 2007 4:18 pm

.

. E A FOTO DO RICO...????

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Oscar Simoes
Sela 01
Mensagens: 30
Registado: domingo jan 25, 2004 5:20 pm
Localização: MALVEIRA

#36 Mensagem por Oscar Simoes » quinta jun 28, 2007 6:53 pm

Sr. José Mateus Pinto, acho que nao me fiz entender.

NINGUEM pos em causa o valor do RICO.
O que eu gostava debater é o seguinte:

- ha 1 padrao.
- Os juris avaliam os cavalos seguindo o que esta escrito nesse padrao.(o padrao que eu saiba ainda nao sofreu alteraçoes)
- O Rico entrou no concurso de modelo e andamentos da Raça Lusitana.

A questao é: O Rico é cavalo para ganhar 1 concurso de Modelo e andamentos da RAÇA LUSITANA ?

é so isso que eu queria debater aqui no forum

Voçe diz : "O cavalo Rico, é um cavalo que ainda não estamos habituados a observar aqui nas nossas terras. É algo de totalmente novo. É algo que até hoje, ninguém tinha feito. "

Tudo bem, nao discordo, mas..
concordo totalmente com o que o sr.Avelar diz:

" Mas o tema que foi começado não foi sobre o Rico ser ou não ser um bom cavalo. O Rico é 1 super atleta, criado para as necessidades dos dias de hoje e para a competição. Sou totalmente de acordo.
Só não concordo com o cavalo ter ganho porque ele não tem nada que se pareça com o Lusitano ideal. . estavamos a falar da prova de modelos e andamentos. não da qualidade. Se fosse só qualidade era diferente, mas nao é. "

balza
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 139
Registado: segunda mai 09, 2005 3:08 pm

Re: .

#37 Mensagem por balza » quinta jun 28, 2007 7:20 pm

João dee Deus Escreveu:.

. E A FOTO DO RICO...????

Saudações Marialvas
E do Afonso Henriques já agora (do cavalo :lol: )

flmayer
Mensagens: 2
Registado: sábado jun 16, 2007 7:04 pm

#38 Mensagem por flmayer » quinta jun 28, 2007 7:56 pm

Está aqui uma fotografia do Afonso Henriques. A fotografia foi tirada à cerca de um ano mas mesmo assim dá para ver a qualidade do animal!
Imagem

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#39 Mensagem por João dee Deus » quinta jun 28, 2007 8:34 pm

Não se vê bem a cabeça e as crinas foram cortadas "a jeito"....

Isso é outra coisa que devia ser obrigatorio....crinas Zero e rabada cortada pelo fim do coto para se ver o comprimento dele.

Mas tem uma bela configuração.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

#40 Mensagem por Wasserluft » sexta jun 29, 2007 2:34 am

Parece-me bem apesar de nao gostar de cavalos castanhos (lá está gosto pessoal determinante na"minha" opiniao sobre Lusitano Perfeito ) .
Fotos actuais isso Sim ... tanta gente qm Cascais e ninguem tirou uma foto do poldro ????? ou um filmezito que demonstro os andamentos do Bicho ???
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

CH
Sela 01
Mensagens: 41
Registado: terça jun 29, 2004 12:40 am

#41 Mensagem por CH » sexta jun 29, 2007 5:05 am

Defacto o simples facto de o cavalo ser amarelo azul ou memo castanho e determinante na qualidade do cavalo

Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

#42 Mensagem por Miguel Santos » sexta jun 29, 2007 5:22 am

Caro CH esse tipo de comentários eram totalmente desnecessários! A cor do cavalo não é de facto determinante na qualidade do mesmo, porém pode ser de extrema importância ou até fundamental no gosto pessoal de cada um!

O que o amigo Sérgio - "Wasserluft" refiriu, reflete uma opinião pessoal e já por isso ele colocou entre parentíses que é um gosto pessoal, apesar de determinante é um gosto pessoal!

Está na hora de alguns foristas ponderarem um pouco o tipo de expressões e comentários formalizados... Estamos num fórum onde se pretende que exista uma discussão qualitativamente elevada!
Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!

flmayer
Mensagens: 2
Registado: sábado jun 16, 2007 7:04 pm

#43 Mensagem por flmayer » sexta jun 29, 2007 5:41 am

Ta aqui uma fotografia no festival.

Imagem

Avatar do Utilizador
Nuno Avelar
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 53
Registado: sexta mai 25, 2007 9:53 pm

#44 Mensagem por Nuno Avelar » sexta jun 29, 2007 6:13 am

Sr. José de Almeida. o Senhor talvez não saiba, mas acha que o APITO DOURADO apitou 3 ANOS CONSECUTIVOS para o FERRAZ DA COSTA?? Como explica tanta vantagem estra o 1 e 2 classificado?? Será que o Dr. Ferraz PAGOU? Olhe que 3 anos sai muito caro. Por favor não seja ridiculo, e investigue onde foi que ganhamos pontos. Não foi nas classes à mão, mas sim nas provas funcionais.

Não tera Havido APiTo DOURADO para o RICO???

José Mateus Pinto
Sela 01
Mensagens: 42
Registado: quarta mai 31, 2006 11:53 pm

#45 Mensagem por José Mateus Pinto » sexta jun 29, 2007 6:28 am

Senhor Nuno Avelar. Bom ainda bem que deixa a deixa, pois o que aconteceu neste festival foi escandaloso! Não há dúvida que o Dr. Pedro Ferraz da Costa tem um enorme mérito, pelo facto de ter uma dezena de cavalos a um excelente nível a competirem na Dressage. Disso, penso que ninguém tem dúvidas. Agora, em Cascais, tal como o nome indica realizou-se o Concurso de Modelo e Andamentos, enquadrado no FIPSL. É uma vergonha que se tenha atribuído o Título do melhor Criador do Festival a um criador que não ganhou nem uma única classe de modelo e andamentos. Faça-se um Festival Internacional da Funcionalidade, aí sim, o Dr.Ferraz da Costa ganhava tudo e mais alguma coisa. Agora isto que aconteceu é patético, não faz sentido.

Façamos o seguinte raciocínio: Um qualquer criador de cavalos, com imaginemos 10 poldros para desbaste, podiam até ser os maiores pencos, se os entregar a 10 bons cavaleiros, que os ponham a competir em provas, tem todas as condições para ganhar o Título de Melhor Criador! À atenção dos criadores nacionais, esta estratégia pode funcionar.

É também muito estranho, que ao Campeão de Campeões do Festival, o título mais ambicionado pelos criadores de Lusitanos, seja atribuído 5 pontos e numa prova de ensino, um primeiro lugar corrosponda a 8 pontos. Senhor Avelar, quer se pronunciar, ou acha isto justo?

Enfim, penso que como é óbvio o Título justo para o melhor criador devia ser entregue ao Sr.António Simões da Quinta das Terras (Herdade das Figueiras) que ganhou grande parte das classes.

Agora o Dr.Ferraz da Costa? Foi uma fantuchada. Atenção tem o maior mérito, mas não fez qualquer sentido.

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”