Égua VEXADA Campeão dos Campeões

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
José Mateus Pinto
Sela 01
Mensagens: 42
Registado: quarta mai 31, 2006 11:53 pm

Égua VEXADA Campeão dos Campeões

#1 Mensagem por José Mateus Pinto » domingo jun 17, 2007 11:38 pm

Bem que grande categoria tem esta égua que ganhou o Festival deste ano. É do Sr.Diogo Lima Mayer da Coudelaria do Monte Velho. É uma eguaça que eu não me importava de ter!! Deixo aqui umas imagens que encontrei:

Imagem

Imagem

Os Links:

http://photos1.blogger.com/blogger/2599 ... 0/76_2.jpg
http://photos1.blogger.com/blogger/2599 ... exada2.jpg

michael_holandés
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 132
Registado: quinta fev 12, 2004 2:43 pm
Localização: texas, USA

#2 Mensagem por michael_holandés » segunda jun 18, 2007 2:08 am

Bela egua

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#3 Mensagem por João dee Deus » terça jun 19, 2007 4:18 am

Gostava de saber as datas das fotos.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

bubas
Iniciado
Mensagens: 14
Registado: terça fev 17, 2004 10:03 pm

#4 Mensagem por bubas » quarta jun 20, 2007 2:20 am

Então e o cavalo Rico que foi campeão dos machos? Para mim esse seria o Campeão dos Campeões.

além de o achar melhor penso que não tem comparação um cavalo ensinado com uma égua que anda à mão. Não desfazendo a égua que é fantastica.

José Mateus Pinto
Sela 01
Mensagens: 42
Registado: quarta mai 31, 2006 11:53 pm

#5 Mensagem por José Mateus Pinto » quarta jun 20, 2007 6:11 am

bubas Escreveu:Então e o cavalo Rico que foi campeão dos machos? Para mim esse seria o Campeão dos Campeões.

além de o achar melhor penso que não tem comparação um cavalo ensinado com uma égua que anda à mão. não desfazendo a égua que é fantastica.
Amigo esse comentário parece-me de alguém algo errado. O Rico é um cavalo fabuloso para ensino, mas pareceu-me evidente que não respeita integralmente os cânones da morfologia pretendida para o Puro Sangue Lusitano. Se estiveste em Cascais, deves ter reparado que o cavalo é ligeiramente comprido, algo cabeçudo. Mas era sem dúvida o melhor cavalo do Festival. Mas em termos morfológicos, parece-me que a Vexada é muitíssimo superior. Não foi por acaso, que dos 11 Jurís, 8 votaram na Vexada e só 3 votaram no Rico. Mas para todos os efeitos, há que realçar que a qualidade dos exemplares exibidos nestes festivais, está cada vez melhor. Assim o Lusitano vai longe!

Avatar do Utilizador
Nuno Avelar
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 53
Registado: sexta mai 25, 2007 9:53 pm

vexada

#6 Mensagem por Nuno Avelar » quarta jun 20, 2007 8:11 am

Olá. o Sr. José Pinto tem toda a razão na 1 metade do que escreve.
Não estou completamente de acordo com o resto.
Para mim o Rico tinha ido logo fora na 1 volta da classe de garanhões.. Aquilo não é 1 concurso para cavalos maravilhosos em andamentos e fatais em fisico. Se assim fosse iamos buscar cavalos do norte da europa e estes seriam campeões porque têm muita qualidade, força, tamanho. etc, etc.

Os juizes tendem em não ser completamente justos em muitas das vezes. Eles votam por paixões. Os juizes não estão lá para dizer se é o tipo de cavalos preferido ou não. Estão lá para dizer se o cavalo ou égua está conforme o criterio morfologico da raça Lusitana.
Para mim o campeão justo seria o Afonso Henriques.

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

#7 Mensagem por Wasserluft » quinta jun 21, 2007 3:47 am

Calçado de um Bom ...
Calçado de Dois Melhor ...
Calçado de três Mau ...
Calçado de quatro Pior ...
Achei Piada a este Ditado ...
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#8 Mensagem por luis pedro » quinta jun 21, 2007 7:20 am

Olá,

É como outro, também antigo:
Estrela, beta, olho branco e pé calçado.

Luis Pedro

bubas
Iniciado
Mensagens: 14
Registado: terça fev 17, 2004 10:03 pm

#9 Mensagem por bubas » quarta jun 27, 2007 1:53 am

Caro José Mateus Pinto, não percebo onde estou errado. será porque vi aquele cavalo como o mais completo, em termos de andamentos, estava no Festival?

Não sei se tem o livro do stud book em casa, mas sugeria que pegasse nele e lesse onde vem as caracteristicas do lusitano.

Cavalo cabeçudo... Tambem não concordo, a cabeça é totalmente proporcional ao seu corpo.
Ligeiramente comprido??? tem um garrote bem defenido, o dorso forte com uma boa ligação ao rim e à garupa.

Algo errado é pensar que um cavalo com mais de 1m60 não pode ser considerado como modelo de Puro Sangue Lusitano.

continuemos então a criar lusitanos que não têm andamentos naturais, nomeadamente o trote, porque assim é que os Brasileiros vendem mais lusitanos que nós de certeza como referiu o Senhor José Mateus Pinto noutro tópico.

Cumprimentos a todos

areffoios
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: domingo jan 02, 2005 10:12 pm

#10 Mensagem por areffoios » quarta jun 27, 2007 4:44 am

e por uma fotografia? era bom se alguém tivesse!

Avatar do Utilizador
Nuno Avelar
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 53
Registado: sexta mai 25, 2007 9:53 pm

festival

#11 Mensagem por Nuno Avelar » quarta jun 27, 2007 5:34 am

Olá, o colega Bubas disse ao outro colega a seguinte frase "Não sei se tem o livro do stud book em casa, mas sugeria que pegasse nele e lesse onde vem as caracteristicas do lusitano". Eu digo-lhe o mesmo.
O concurso de modelos e andamentos não é só concurso de andamentos. Onde ai teria ganho muito justo o Rico. Quando é que as pessoas aprendem que há diferença. O Rico é sem duvida 1 super atleta. Só não é merecedor de prémio nenhum de beleza. Antes pelo contrario.

Não é o 1.60 ou o 1.65 que vai fazer com se seja ou não Lusitano. Viu o Util do Sr. Paulo Caetano?? Esse para mim era o campeão da classe.
Não sabe mas devia saber que esses mesmo Util foi votado por 2 juizes para ficar em 1. Mas houve 1 juiz que estranhamente o colocou em 5. O Rico teve 3 desses juizes que queriam que o Util ganhass e 1 do juiz que colocou o Util em 5. Acha justa a classificação???

Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

#12 Mensagem por Miguel Santos » quarta jun 27, 2007 7:14 am

Caríssimos,

Infelizmente não assisti ao Festival, porém não posso deixar de denotar que continuamos no mau caminho... Persiste a ideologia que o que é grande é que é bom!

Continuo com a minha opinião: Mais vale um tradicional e com andamentos de qualidade de Lusitano do que criar para a altura e ter andamentos medianos.

Amigo Nuno Avelar, já é possivel redimensionar as fotos... ;) LOL
Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#13 Mensagem por luis pedro » quarta jun 27, 2007 8:06 am

Olá Miguel,

Pois é, temos de encontrar o caminho certo.

O grande não é bom por ser grande e o pequeno, muito bom, não passa de "engraçado".

Luís Pedro

areffoios
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: domingo jan 02, 2005 10:12 pm

#14 Mensagem por areffoios » quarta jun 27, 2007 8:57 pm

De qualquer maneira, continuo a achar útil se alguém pusesse umas fotografias dos cavalos de que tanto se fala.

Alexandre Reffóios

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#15 Mensagem por João dee Deus » quarta jun 27, 2007 10:16 pm

É urgente que coloquem aqui uma foto do Rico (o melhor que já viram) para ver se dá "a bota com a perdigota".

De qualquer modo eu não arriscaria catalogar qualquer Lusitano como o melhor.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”