Égua VEXADA Campeão dos Campeões

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Oscar Simoes
Sela 01
Mensagens: 30
Registado: domingo jan 25, 2004 5:20 pm
Localização: MALVEIRA

#16 Mensagem por Oscar Simoes » quarta jun 27, 2007 11:01 pm

Penso que devemos separar 2 coisas que aqui estao a ser misturadas, que sao:
o cavalo é bom
o cavalo é tipico

Na minha opiniao, o Rico é um excelente cavalo, e isso acho que ninguem pos em causa.

Outra coisa é dizer que o Rico é um Lusitano tipico! meus amigos.. o Rico é um Lusitano tipico ???!

"(De formas arredondadas) de silhueta inscritivel num quadrado"

O Rico é 1 cavalo de formas arredondadas e de silhueta inscritivel num quadrado ?? ou num rectangulo ?

"Altura média ao garrote:
-femeas..........1,55m
- machos..........1,60m "
O Rico tem SÓ 1,71 m !!!!! mas que LUSITANO tipico tem 1,71 m !!! ao garrote ??

Senhor CH, visto que considera o Rico como " o melhor cavalo que ja viu", de que forma é que acha que o Rico vai mostrar todo o seu valor ? como reprodutor, como cavalo de desporto ?

Eu penso que o Rico pode ser 1 bom cavalo de reproduçao ( em certas eguas é claro! ) e como cavalo de desporto nao tenho duvidas que possa vir a ser 1 dos melhores

p.s- se alguem tiver fotos do Rico no festival ( SEM ARREIO DE PREFERENCIA) era muito porreiro que as publica se no forum

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

#17 Mensagem por Wasserluft » quinta jun 28, 2007 2:11 am

Que tal , ecomo já disse o Sr João , colocarem umas fotos do cavalo ???
Tem cabeça "acarneirada"????
Qual é a côr ???
É abundante em crina e rabada ????
É Calçado de alguama pata ???
Nada como umas fotos ??? Falam Falam ...
Quanto ao melhor Lusitano ???? Não existe !!!! São todos excelentes pela Nobreza,Graciosidade,Porte,destreza que todos possuem . Perdia-me em Elogios .
Parece-me bem quanto ao 1,71 de garrote ....
Enfim não me vou pronunciar ....
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

bubas
Iniciado
Mensagens: 14
Registado: terça fev 17, 2004 10:03 pm

#18 Mensagem por bubas » quinta jun 28, 2007 2:17 am

Eu só queria salientar que de certeza que o cavalo não foi "feito ao metro" como muitas pessoas expressam por aí.

Mais, o cavalo é filho do grande garanhão Hostil, digo pelas seguintes razões:

O tal Afonso Henriques é irmão do Rico pela parte do pai (Hostil)

O cavalo Soberano tambem filho do mesmo garanhão, foi campeão dos campeões na Golegã com 3 anos e campeão dos machos em Lisboa (SHP) tambem com 3 anos, não concorrendo a campeão dos campeões porque o levaram para casa mais cedo.

o cavalo Soberano mede hoje em dia 1.70.

o que me dizem disto?

será que se fosse agora já não ganhava?

Sr. Avelar desejo, de verdade, que o seu patrão leve esses filhos do Rico ao Festival às categorias de 1 ano e que ganhem.

Pode acontecer, como aconteceu já na Golegã, categoria de 1 ano, os 4 ou 5 primeiros lugares, não me recordo, serem todos filhos do Hostil.

Daqui a uns anos talvez tenhamos surpresas com os filhos do Rico.

Cumprimentos

xico
Iniciado
Mensagens: 11
Registado: segunda set 27, 2004 4:23 pm

#19 Mensagem por xico » quinta jun 28, 2007 5:13 am

se dizem que os cavalos lusitanos devem tar a volta do 1.55 e do 1.60 entao os classificados no festival os campeoes e os campeoes dos campeoes dos ultimos anos são.... atipicos so o extraordinário afonso(2 anos ) e a vexada têm de 1.65 para cima.. para não dalar no soberano, no varão da broa, no quie, no paim, no relento,no rieto, no quixote... etc, etc por isso não caiam no ridiculo da falar em cavalos a metro.

Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

#20 Mensagem por Miguel Santos » quinta jun 28, 2007 6:02 am

Caríssim@s,

Não sei se fui o único, porém, hoje recebi um cordial e-mail proveniente de um criador "da nova geração de Cavalos Puro Sangue Lusitano" - como o mesmo se designou. Como disse, o Sr. foi extremamente educado e como tal não tenho necessidade de transcrever aqui todo o e-mail - parto do principio que o próprio não pretende formalizar o seu ponto de vista no fórum, apesar de ser um visitante assíduo.

Este criador refere no mail que aceita e respeita os comentários que têm vindo a ser feitos no fórum, porém refere os cavalos dele são criados (citando) "através de uma selecção rigorosa e criteriosa, com acompanhamento diário no campo e nas boxes, com uma alimentação correcta, preparação e treino atempado (a partir do desmame) efectuado por Tecnicos de equitação funcionando em equipe (desde ferradores diplomados para corrigirem os erros hereditários e outros dos membros, veterinários que com textes acompanham o desenvolvimento fisico e atlético, treinadores e equitadores com experiência e provas dadas que desenvolvem o seu funcionamento e aperfeiçoam os seus andamentos, etc.), trabalhando em instalações com todas as condições exigidas para o treino dos cavalos logo a partir de 1 ano (com misto de volteio e campo), aos 2/3 anos já em pistas e picadeiros com pisos e medidas de acordo com a alta competição (a dressage no nosso caso). Assim se criam os futuros PSL de competição, não é só no estrangeiro."

De seguida disse-me algo que faz toda a importância (posteriormente explicarei porquê). Citando de novo: "Temos que nos adaptar às novas exigências e criar os PSL com a altura, poderio atlético e andamentos de acordo com o seu destino ( dressage, toureio, laser, etc.), sem nunca perder as caracteristicas e temperamento do PSL."

Pois bem, talvez eu não me tenha expressado da melhor forma quando comentei este post.

Eu não sou apologista dos Lusitanos pequenos. Sou sim, da opinião de que mais vale um Lusitano tradicional bom, do que um Lusitano gigante mau.
Inclusivamente a nível pessoal, o meu poldro está a ter o acompanhamento devido para representar também esta evolução no nosso Lusitano - é filho do Sinal da Broa, por sua vez também filho do Hostil referido anteriormente.

Agora uma coisa é certa. Criadores com os cuidados que estão descritos em cima, infelizmente não há muitos, arrisco dizer mesmo que serão raríssimos. Mas os que há, apesar de garantidamente terem um trabalho exponencial e de terem a margem de lucro extremamente mais diminuta, têm o futuro assegurado.

Obviamente que o nosso Lusitano deve evoluir, mas evoluir dentro de uma margem aceitável. Essa margem deverá ser criteriosamente controlada e parametrizada pelos órgãos de direito, neste caso a APSL terá uma posição fundamental, sob a pena de se perder a inigualável personalidade e funcionalidade que caracteriza o belo Lusitano. Temos em mãos um estatuto a manter em prol do nosso Lusitano. Mais do que a imagem e produto tradicional do nosso Portugal é considerado o melhor cavalo de sela do Mundo.

Ora o que se denota em alguns comentários deste fórum é que só se está a discutir o tamanho - daí adveio o meu comentário. Esta posição - de só olhar para a altura ao garrote e o resto não conta - está totalmente errada e não pode persistir.

Amigo "Xico", desculpe mas por favor utilize "virgulas"... é que sinceramente tive que ler algumas vezes os seus comentários para perceber algumas citações. Não tenha medo de que os seus comentários fiquem "grandes". :D :D :D Afinal para si, logo que seja grande é bom. ;)

Termino aqui a clarificação do meu comentário anterior e agradeço publicamente ao criador devidamente identificado que teve o gentil cuidado de me enviar o ponto de vista dele (que por sinal é convergente com o meu).
Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!

Avatar do Utilizador
Nuno Avelar
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 53
Registado: sexta mai 25, 2007 9:53 pm

Hostil

#21 Mensagem por Nuno Avelar » quinta jun 28, 2007 6:49 am

Caro Miguel Santos,

Gosto da maneira como explicou o seu tema, sou todo de acordo com o que diz. Mas o tema que foi começado não foi sobre o Rico ser ou não ser um bom cavalo. O Rico é 1 super atleta, criado para as necessidades dos dias de hoje e para a competição. Sou totalmente de acordo.
Só não concordo com o cavalo ter ganho porque ele não tem nada que se pareça com o Lusitano ideal.
Quanto ao tamanho tambem concordo que tenham de crescer, assim como o ser humano tambem tem vindo a crescer ao longo dos anos.

Mas ANTENÇAO. estavamos a falar da prova de modelos e andamentos. não da qualidade. Se fosse só qualidade era diferente, mas nao é.

Falaram do Hostil, optimo cavalo e optimo reprodutor. O AFONSO HENRIQUES é filho do mesmo pai que o Rico e no entanto é 1 super cavalo com apenas 2 anos. Para mim merecedor do titulo de campeão de campeões, anda super bem e esta enquadrado no padrão da raça.

Por favor, vamos separar as coisas.

José Mateus Pinto
Sela 01
Mensagens: 42
Registado: quarta mai 31, 2006 11:53 pm

#22 Mensagem por José Mateus Pinto » quinta jun 28, 2007 6:53 am

Bom, Boa Noite.

Este Post está a aquecer do meu ponto de vista sem necessidade.

O que eu acho que está a acontecer é que a maioria dos intervenientes deste fórum recusam-se a admitir que uma nova vaga de cavalos lusitanos, estão a aparecer, cada vez mais competitivos, com andamentos a poder rivalizar com as melhores raças (hannoverianos, holstein,etc), e que apesar de serem muito maiores (casa do 1.70), respeitam o padrão morfológico da raça. É o caso da Vexada, do Rico (sendo mais discutível o modelo morfológico), do Afonso Henriques, etc. Portanto é urgente existir uma reunião da APSL, do Serviço Nacional Coudélico, e restantes entidades, no sentido de alterar o Stud Book da raça Lusitano. Já não faz sentido dizer, que a altura ideal é 1.60. Definitivamente, já não faz sentido. O homem evoluiu, as gerações evoluiram, e alguns criadores de Lusitanos também evoluiram. Cavalinhos de metro e meio já não fazem sentido!! O cavalo Lusitano definitamente evoluiu.

Agora amigos utilizem argumentos razoáveis, com racionalidade e sejam bem educados.

xico
Iniciado
Mensagens: 11
Registado: segunda set 27, 2004 4:23 pm

#23 Mensagem por xico » quinta jun 28, 2007 7:19 am

Para quem não sabe a coudelaria Ferraz da Costa ganhou o premio de melhor coudelaria com... 0 primeiros lugares no modelo e andamentos.. ou seja so ganharam devido principalmente as provas de ensino que se deve neste caso essencialmente a qualidade do cavaleiro (miguel ralão o melhor a actuar em provas de dressage português)

Xavier Cordeiro

bubas
Iniciado
Mensagens: 14
Registado: terça fev 17, 2004 10:03 pm

#24 Mensagem por bubas » quinta jun 28, 2007 7:38 am

Caros Forenses, concordo com o post do sr. josé mateus pinto, não na totalidade mas na parte do respeito.

Mas não posso deixar de salientar que acho vergonhoso a coudelaria ferraz da costa te ganho o premio de melhor coudelaria! com que fundamento????

O senhor avelar pode explicar?

Eu e pelo menos a maior parte dor itervenientes gostariamos de saber qual o criterio...
sera o mesmo que foi usado com o RICO?????
va-se la saber...

Tinha ficado com a ideia que a coudelaria vencedora era a coudelaria Monte Velho...

Avatar do Utilizador
Nuno Avelar
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 53
Registado: sexta mai 25, 2007 9:53 pm

#25 Mensagem por Nuno Avelar » quinta jun 28, 2007 7:47 am

Caro Xavier,

A casa Ferraz da Costa ganho justamente. Não foi pela morfologia mas sim pela funcionalidade, e não foi só o Sr Miguel Nuno, foi o Nuno Batista e a Nina que tambem ajudaram a somar pontos. Ganhamos 3 anos consecutivos. Sera sorte? Como explica que 1 poldra o ano passado fosse medalha de ouro e este ano nem cortiça foi? Com os mesmos cavalos a concurso.

Se me perguntar se o Ferraz da Costa é o melhor criador eu digo que não. O Sporting é a melhor equipa para mim e não foi por isso que ganhou o campeonato.
O Dr Pedro e a sua equipa de funcionarios foi sim inteligente e defeniu 1 estrategia para cumprir com 1 objectivo 3 anos seguidos.

bubas
Iniciado
Mensagens: 14
Registado: terça fev 17, 2004 10:03 pm

#26 Mensagem por bubas » quinta jun 28, 2007 7:56 am

Sr. Avelar estou a ver que para si a morfologia não conta para muito.

Só no caso do Rico...

Oscar Simoes
Sela 01
Mensagens: 30
Registado: domingo jan 25, 2004 5:20 pm
Localização: MALVEIRA

#27 Mensagem por Oscar Simoes » quinta jun 28, 2007 7:56 am

Senhor José Mateus Pinto, no seu primeiro post diz o seguinte:
Amigo esse comentário parece-me errado. O Rico é um cavalo fabuloso para ensino, mas pareceu-me evidente que não respeita integralmente os cânones da morfologia pretendida para o Puro Sangue Lusitano. Se estiveste em Cascais, deves ter reparado que o cavalo é ligeiramente comprido, algo cabeçudo. Mas era sem dúvida o melhor cavalo do Festival. Mas em termos morfológicos, parece-me que a Vexada é muitíssimo superior. Não foi por acaso, que dos 11 Jurís, 8 votaram na Vexada e só 3 votaram no Rico.

não respeita integralmente os cânones da morfologia pretendida para o Puro Sangue Lusitano. Se estiveste em Cascais, deves ter reparado que o cavalo é ligeiramente comprido, algo cabeçudo.
Agora no seu ultimo post diz o seguinte:
que eu acho que está a acontecer é que a maioria dos intervenientes deste fórum recusam-se a admitir que uma nova vaga de cavalos lusitanos, estão a aparecer, cada vez mais competitivos, com andamentos a poder rivalizar com as melhores raças (hannoverianos, holstein,etc), e que apesar de serem muito maiores (casa do 1.70), respeitam o padrão morfológico da raça. É o caso da Vexada, do Rico (sendo mais discutível o modelo morfológico), do Afonso Henriques, etc.

e que apesar de serem muito maiores (casa do 1.70), respeitam o padrão morfológico da raça. É o caso da Vexada, do Rico (sendo mais discutível o modelo morfológico)
Entao o Rico respeita ou nao respeita "integralmente os cânones da morfologia pretendida para o Puro Sangue Lusitano" ??

E entao, porque razao so 3 dos 11 juris votaram no Rico??

Será porque: "recusam-se a admitir que uma nova vaga de cavalos lusitanos, estão a aparecer, cada vez mais competitivos, com andamentos a poder rivalizar com as melhores raças" ??

xico
Iniciado
Mensagens: 11
Registado: segunda set 27, 2004 4:23 pm

#28 Mensagem por xico » quinta jun 28, 2007 7:58 am

AMIGO Avelar agora sim.. pela primeira vez concordo com meia linha sua, o ponto em que o SPORTING foi é e será a melhor equipe do nosso campeonato e não ganhou.. mas.. em todos os lados existem apitos dourados, isto eu quero dizer que o porto há uns anos foi penta tal como a coudelaria ferraz da costa é tri... fiz-me entender? mas enfim..

CH
Sela 01
Mensagens: 41
Registado: terça jun 29, 2004 12:40 am

#29 Mensagem por CH » quinta jun 28, 2007 8:12 am

Sr Oscar esta a tentar dizer que 3 dos onze juizes são ignorantes??
pois eu axo que são os unicos com tres dedos de testa.

Meus amigos não vos vou poder ensinar e mostrar os caminhos, mas quem é inteligente vê que houve o lusitano antes do Xaquir e depois do Xaquiro e agora passará a haver o Lusitano depois do Rico e da descendencia do Hóstil... em todo lada a lugar para o presente e o futuro há que aceitar a mudança, se não entram num processo de anomia, extremamente inconveniente se quiserem ser alguem na vida, certo Avelar?

Carlos

Avatar do Utilizador
Nuno Avelar
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 53
Registado: sexta mai 25, 2007 9:53 pm

#30 Mensagem por Nuno Avelar » quinta jun 28, 2007 8:20 am

Não estou a falar de futuro. acho muito bem que os Lusitanos sejam cada vez melhores. O que se estava a discutir é o presente, e presentemente segundo o regulamento não está de acordo com o Rico. Se 1 dia estiver ai sim ele vai ser o Super.

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”