Mais um Lusitano aqui no grupo

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
J.Afonso
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 121
Registado: quinta dez 30, 2004 4:09 pm
Localização: Faro/Beja

#16 Mensagem por J.Afonso » terça set 18, 2007 2:07 am

Olá Ana
Acho que tens razão eu farei isso futuramente, pois quando ele chegar a minha casa vai ficar no terreno onde tenho as boxes e que tem cerca de 3.300m2 integralmente vedado.

Penso que ele ao circular por ali em liberdade se habituará e ultrapassará esse problema :?

Avatar do Utilizador
Nuno Avelar
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 53
Registado: sexta mai 25, 2007 9:53 pm

asd

#17 Mensagem por Nuno Avelar » terça set 18, 2007 7:50 am

ola.
foi dito no inicio que num desmame aos 4 meses o poldro perde o calcio em força. depois dos 4 meses o leite materno pouco mais que é que apenas agua branca. 1 alimentaçao complementad por luzerna vai ser mais que sufucient para que o poldro tenha calcio e fosforo suficient para o seu desenvolv normal. ou talver acima do esperad. aconselho-vos a perguntarem a que ja tenh tido mts poldros. certament que ja fizerem mts erros e assim voces nao os vao fazer. boa sorte com o poldro.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#18 Mensagem por João dee Deus » terça set 18, 2007 6:19 pm

Nuno

Claro que pode ser compensada a falta de amamentação.
Eu mesmo o disse.
Mas é preferivel que o poldro beba leite que é muito mais do que "agua branca",do que compense a falta de liquidos com agua normal.Até pela temperatura.

À imagem do que se faz, e eu já fiz, com o desmame precoce de vitleos às 4 semanas para abreviar a amamentação e iniciar mais cedo o crescimento com a respectiva carne ficando com mais kilos em menos tempo,é o que dizes que acontece com o "talvez acima do esperado".

Não é nada de novo pois eu já o fiz na decada de 70 na recria de vitelos cruzados de charolês com turino.

Será assim que se conseguem os Lusitanos grandes e desengonçados...digo eu...que nunca arrisquei essa tecnica embora como já disse a conheço há muito.

saudações...e não digas "aqui foi dito"....diz mesmo quem disse....assim ...á Marialva
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

J.Afonso
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 121
Registado: quinta dez 30, 2004 4:09 pm
Localização: Faro/Beja

#19 Mensagem por J.Afonso » quarta set 19, 2007 1:16 am

Obrigado a todos pelas opiniões
Estou a pensar fazer o desmame aos 8 meses e depois disso deixar o poldro em liberdade durante todo o dia só o colocando na box para passar a noite. Como as boxes têm 3,5mx4,5m, penso que não será muito agressivo para ele..... :?

Irei dar-lhe (tal como faço com os outros) erva verde, luzerna (enqunto durar) e ração especifica para poldros....

Creio que não será preciso vitaminar o "bicharoco"....o que acham?
Dar vitaminas? Quanto, o quê e a partir de que idade?

Um abraço
Afonso

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#20 Mensagem por luis pedro » quarta set 19, 2007 8:13 am

Olá J Afonso,

Não deves dar tudo o que consigas arranjar, para além da despesa vais conseguir um lusitano grande e desengonçado, como diz o João.

luis pedro

J.Afonso
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 121
Registado: quinta dez 30, 2004 4:09 pm
Localização: Faro/Beja

#21 Mensagem por J.Afonso » quarta set 19, 2007 11:16 pm

Ok
Vou tentar não exagerar na alimentação e manter o equilibrio entre exercício e alimentação.

Vou tentar controlar a coisa com ajuda do veterinário.... :D

J.Afonso
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 121
Registado: quinta dez 30, 2004 4:09 pm
Localização: Faro/Beja

#22 Mensagem por J.Afonso » quarta set 19, 2007 11:44 pm

Gostaria de colocar aqui uma questão antes de ter o Centauro na minha casa.

Tenho três cavalos dos quais dois são castrados e um inteiro.
A minha dúvida é a seguinte:
Poderei soltar o poldro conjuntamente com eles logo de início sem que daí possam vir a ocorrer lesões causadas pelos mais velhos? è que umas dentadas e uns "chega para lá" vão ser certos como o sol :D

Ou será melhor nos primeiros dias soltar o poldro sozinho e deixar que ele se vá "apresentando" aos restantes enquanto estes estão nas boxes? Assim daria hipótese de o verem e o cheirarem quando ele se aproximasse sem existirem desde logo algumas reações físicas mais violentas.... :? :?

Estou mais inclinado para esta segunda situação, pois temo que alguma pancada mais violenta o possa aleijar com gravidade... :cry:

O que me aconselham? O que costumam fazer?

Afonso

J.Afonso
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 121
Registado: quinta dez 30, 2004 4:09 pm
Localização: Faro/Beja

#23 Mensagem por J.Afonso » quarta set 19, 2007 11:46 pm

João falta este capítulo no teu livro: "Relações comportamentais e sociais entre cavalos". :)

Um abraço
Afonso

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#24 Mensagem por João dee Deus » quinta set 20, 2007 5:30 am

Fonso

O que eu sei sobre isso é que os grandes são brutos a travar conhecimento com os poldros,e as mães costumam defendê-los disso.
Estando sózinho é perigoso deixá-lo com os outros.
Pelo sim e pelo não,apresenta um da cada vez...ou seja solta o poldro com um dos grandes de cada vez e pode ser que um deles o "adopte" como amigo mais novo e o defenda em futuras situações.
Podes começar pelo que ocupa o ultimo lugar na hierarquia.Depois com o lider,isto á vista dos outros que estariam nas boxes a ver o espectaculo.

Moral da historia....os três se estiverem juntos,para se mostrarem ao poldro e mostrarem a hierarquia vingente com chegas para lá,podem magoar o poldro como tu disseste.

Estou a falar de cor,mas com o conhecimento geral destas apresentações.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”