Pontuação

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#31 Mensagem por luis pedro » sábado dez 29, 2007 7:25 am

Olá,

Se quiser-mos imaginar coisas, não adianta argumentar.

Já agora, será que me sabem dizer algo mais acerca da tal violência dos saltos grandes? dados concretos que apoiem essa tese, ou é só uma impressão que tem?

luis pedro

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#32 Mensagem por Sofia e Sabre » sábado dez 29, 2007 8:17 am

Sei pessoalmente de algumas practicas que os cavaleiros de top tem para "ensinarem" os cavalos a nao tocar. Nao e bonito.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#33 Mensagem por João dee Deus » domingo dez 30, 2007 7:26 am

Sabes tu Sofia e toda agente sabe.
Ainda há pouco o Alegrete começou a falar disso aqui no forum.
São tecnicas quase barbaras para se conseguir saltar mais alto.
Cada maluco vem com as suas e é um "inventar vilanagem"....

Eu agora é que estou admirado com as duvidas do Luis....muito admirado.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#34 Mensagem por luis pedro » domingo dez 30, 2007 8:09 am

Olá,

Não são dúvidas nem sequer ignorância sobre a existência de técnicas condenáveis por parte de alguns. Generalizar é profundamente injusto para todos aqueles que as não usam - a maioria - e branqueamos situações como a que deu origem a esta troca de opiniões.

luis pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#35 Mensagem por João dee Deus » segunda dez 31, 2007 3:46 am

A base desta troca de opiniões,para mim,é o facto de que quem tem espirito desportivo,o mesmo que se aplicam aos atletas homens,com todos os estudos agora disponiveis sobre esforços controlados,não aceita obrigar um Cavalo a saltar até aos seus limites,sabendo que alguns deles cumprem até à morte,ou inutilização.

Pode perfeitamente competir-se numa proa de saltos sem exageros nas alturas praticadas.
Segundo dizia um amigo meu já desaparecido referindo-se a um percurso:,"os obstaculos estão ali no meio para porem à prova o ensino e equilibrio dos Cavalos nos espaços entre eles."

Foi assim, e é assim que eu entendo as provas de saltos,e ainda ninguem me convenceu que de outro modo deverá ser porque para isto não saõ necessarios obstaculos enormes.
A cada vez maior importancia que se vem dando aos desenhadores de percursos só me dá razão.

Donde essas provas enormes e "a direito" das 6 barras pouco me dizem, e esse pouco não gosto.

saudações Marialas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#36 Mensagem por luis pedro » segunda dez 31, 2007 7:46 am

Olá João,

Com efeito, cada vez se dá maior importância às dificuldades "técnicas" dos percursos de obstáculos e também é verdade que os obstáculos põem à prova o ensino e o equilibrio (não será este último parte integrante do primeiro) tal como é verdade que as dificuldades, sejam quais forem, aumentam ou diminuem consoante as alturas a transpor são maiores ou menores.

Não compreendo, nem concordo porque razão não se deva tentar atingir os limites. Grande parte dos cavalos que conheci com idades já pouco habituais foram exactamente cavalos de desporto que andaram muitas vezes nos limites.

luis pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#37 Mensagem por João dee Deus » terça jan 01, 2008 2:06 am

Luis

Quando me refiro a limites,são os puramente fisicos,sabendo nós que esses limites "intermedios" a que se refere,são estabelecido pelo animico de cada Cavalo.
Ou seja,pode-se não conseguir que um cavalo salte uma determinada altura em situações normais,mas,se em outras em que ele preveja perigo ou panico,ele as salta com a maior das facilidades.
Ou seja,há cavalos que se entregam e saltam até esse limite da emergencia,e há outros que se "guardam" nessa competencia para situações extremas onde as executam,e só nessas.
E dentro destes todos há a propria anatomia que pode limitar,e que define o possivel..

Aquela observação das provas de saltos que citei no outro post,já tem mais de 45 anos....agora veja lá o avanço e a imcompatibilidade inerente com o meio hipico que gerou na altura,se só agora se esta a dar a devida importancia aos desenhadores de percursos.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#38 Mensagem por luis pedro » quarta jan 02, 2008 8:44 am

Olá João,

Não me referi a nenhum limite intermédio. Na realidade são estes limites intermédios que os cavalos são capazes de ultrapassar com facilidade em situações de pânico.
Os limites a que me referi estão para além destes e só cavalos especializados, convenientemente montados e em posse de todas as suas faculdades conseguem atingir e transpor com sucesso.
Os cavalos em pânico "atiram-se" levando tudo à frente o que é uma situação completamente diversa.
As dificuldades dos percursos dependem e influenciam o tipo de cavalo que se usa.

luis pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#39 Mensagem por João dee Deus » quarta jan 02, 2008 5:17 pm

Luis

Entendi no que disse,que por exemplo os Cavalos ditos de metro,por exemplo,andassem nos seus limites,ao que eu acrescentei, animicos,porque esses mesmo Cavalos fisicamemnte poderiam fazer muito mais em altura,e muitas vezes conseguem-no quando mudam de dono ou de motivação.

De qualquer modo,e a titulo de resumo,eu defendo que até ao metro e sessenta se podem fazer provas,e fazem-se, muito competitivas,sem esforçar demasiado o Cavalo,dependendo do desenhador do percurso.

Mais dessa altura não concordo nem acho que seja razoavel.

Esta condição faz com que se respeite mais essa competição,e não se comece a parecer com "circo romano nos saltos",com o cariz do perigo e acidente eminentes,o que infelizmente,e secretamente, é o que move muita gente que ainda sofre dessas reminiscencias.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#40 Mensagem por luis pedro » quinta jan 03, 2008 6:34 am

Olá João,

Afinal as nossas opiniões aproximam-se bastante, eu refiro chegar aos limites (para muitos cavalos +/- 1,50m) o João prefere as dificuldades técnicas sem exagerar nas alturas (até 1,60m).

luis pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#41 Mensagem por João dee Deus » quinta jan 03, 2008 7:43 am

As diferenças nos nosso pontos de vista são resultantes do percurso diferente que tivemos,mas no essencial está lá tudo e muito identico.

Soube agora noutro topico da Academia que se está a fazer que é novidade para mim,mas mais uma vez por causa do tal percurso,para si não.

É assim,como dizia o outro,o preço da insularidade.lolol

saudações Marialvas...(outra diferença de percurso)..EHEHEH
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#42 Mensagem por luis pedro » terça jan 08, 2008 4:59 pm

Olá João,

Não entendi este último post acerca de uma academia.

luis pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#43 Mensagem por João dee Deus » quarta jan 09, 2008 2:16 am

Luis

A ideia,e os nomes não são importantes para mim,é "recolher"numa apropriada estrutura e anualmente os melhores produtos das nossas coudelarias e junto com os melhores alunos de cada curso da especialidade,orientados pelos Mestres mais interessados(porque a este nivel a selecção tem de ser feita pela dedicação),e que todos os anos tenham produtos com 5 anos devidamente evoluidos,para que se façam uma "nata" dos Lusitanos,com as devidas referencias,protecções,e destinções para todo o futuro desses animais.
Inclusivé a retenção deles no País.

Todos estes passos devidamente analizados,ano a ano,com "chumbos" e tudo.... com o regresso a casa dos criadores.

Isto mais bem pensado claro está.
Porque estas coisas não podem sair só duma cabeça.

Odeio e desprezo macrocéfalias.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#44 Mensagem por João dee Deus » quarta jan 09, 2008 2:20 am

Claro que teria de ser uma estrutura reconhecida pelo Estado e independente deste e dos criadores,economicamente ....por razões obvias.

Talvez um Instituto...como foi moda,em vez de academia...

MAS SEM FINS LUCRATIVOS

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#45 Mensagem por luis pedro » quarta jan 09, 2008 4:18 pm

Olá João,

A ideia, como embrião, parece válida.

A questão da independência financeira, do estado e dos criadores, parece-me um pouco utópica pois não se tratando dos únicos interessados, representam concerteza, aqueles que mais deveriam investir num projecto de desenvolvimento e promoção do cavalo lusitano.

luis pedro

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”