FRAUDE com todas as letras!

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Santana
Iniciado
Mensagens: 12
Registado: domingo fev 17, 2008 2:49 pm
Localização: Lisboa

#16 Mensagem por Santana » quinta mar 13, 2008 9:29 am

Pois é CV, aí bates num ponto muito pertinente!

As pontuações do cavalos são feitas até 100, não até 80! Por isso um cavalo muito bom tem que ter mais de 80 pontos! E acho que tens toda a razão, boas pontuações dignificam a raça... se forem bem atribuidas, e se forem atribuidas de forma imparcial! E neste ponto é que anda o fogo!... O mesmo cavalo se for julgado no Brasil, e em Portugal, duvido que tenha a mesma pontuação!! Basta ver as pontuações dadas no Brasil, e ver os cavalos pontuados para perceber que tenho razão!! Ás vezes basta mudar de zona do País!

Isto é que não pode ser! Um juíz tem que julgar sempre da mesma maneira e com os mesmos critérios, quer esteja aqui, quer esteja na China!! e os bons cavalos têm que ser beneficiados, e os maus têm que ser "castigados". Para isso é que existe um sistema de classificação!... Bons - pontuações altas... Maus - pontuações baixas.

Agora se uma pontuação baixa deve excluir um cavalo de ser garanhão... isso é outra discussão que não vou trazer para aqui. Já há tópicos sobre isso! Aqui falo da integridade e seriedade dos responsáveis pela nobre raça lusitana!

CV
Sela 01
Mensagens: 45
Registado: quinta mar 06, 2008 7:48 pm

Arbitrariedades na Raça

#17 Mensagem por CV » quinta mar 13, 2008 10:22 am

Caro Santana,

Acho que temos a obrigação de lutar por um sistema justo e equitativo, são os princípios de um estado de direito democrático. Na nossa realidade existe um sistema que está mal concebido, uma vez que permite arbitrariedades que conduzem a situações notoriamente imparciais.

A diferença de notas entre os animais pontuados no Brasil e em Portugal é uma realidade que traduz bem esta arbitrariedade.
Os juízes são pessoas, com vícios e outras qualidades tão características do ser humano. Assim há que fomentar um sistema que atenue de uma forma drástica o protagonismo e as nefastas arbitrariedades.

Não é difícil, tem é de existir vontade e nesta todos estamos implicados, uns por falta de opinião outros por passividade e os mais perigosos por conivência. Temos de estar motivados para a elevação da Raça acima guerrilhas pessoais.

A história da humanidade está repleta de situações de ruptura. No nosso caso devemos agradecer ao Dr. Domingos Graciosa a ruptura. Contudo esta ruptura apenas deve ser encarada como uma ruptura com o sistema, pois caso fomente perseguições pessoais apenas conduzirá ao afundamento da Raça.

Para finalizar, há que acabar com um sistema que fomentava cursos de juiz por convite e cujo conhecimento era transmitido, como no tempo dos nossos bisavós, por tradição oral. Não havia avaliação dos formandos e estes eram arbitrariamente escolhidos. Com estes condimentos no sistema, os prenúncios de insucesso eram por demais evidentes.

Vamos aproveitar o momento (ruptura) numa óptica construtiva!!!

José Gabriel Calção
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: quinta jan 22, 2004 10:46 pm

#18 Mensagem por José Gabriel Calção » quinta mar 13, 2008 5:51 pm

Boa noite,

Hoje é sem sombra de duvida fraude, porque as regras são claras, o studbook está fechado a qualquer animal de outras raças.

Porem está anunciado cobrições de um garanhão AR de seu nome Quejuizo consta que é filho do Judeu II ( um Espanhol ) ... ( PRE ), consta porque nem sequer está no studbook da raça Lusitana, no entanto foi aprovado como garanhão Lusitano.

Tive conhecimento de que o mesmo "PRE" cobriu em outras coudelarias, em virtude disso o Sr José Manuel de Mello bateu com a porta, desagradado com o que estavam a fazer à raça.

Não tenho a certeza que esta DISTINTA raça possa evoluir, competindo com outras do norte do continente europeu, sem que haja a introdução de um ou mais animais, para diluir a consanguinidade a que está sujeita, pese embora essa minha duvida, como criador nunca o faria enquanto as regras actuais se mantiverem e forem aceites pela maioria.

Quem pensar em criar outras raças, é livre de o fazer, até se pode associar, existem varias outras associações que por sinal até são mais flexíveis.

O ilustre forense CV tem num parágrafo acima com algumas frases inteligentes, que copiei:
"Não é difícil, tem é de existir vontade e nesta todos estamos implicados, uns por falta de opinião outros por passividade e os mais perigosos por conivência. Temos de estar motivados para a elevação da Raça acima guerrilhas pessoais".
Por o que acabo de citar, temos que deixar que as regras funcionem estar atentos aos desvarios que certamente poucos, cometem e elevarmos a raça acima de qualquer guerrilhas pessoais, porque há tanto para fazer para o bem desta raça em especial da parte ministerial que tutela esta actividade, que continua com a ideia mesquinha adquirida na revolução, de que isto é de uma elite e como tal fazem o favor de a tolerarem, em vez de a dignificarem como geradora de riqueza para o país.

Como nunca intervenho, pesa-me de algum modo na consciência o facto de criticar ou até mesmo discordar dos que o fazem de modo constante, em todo caso vou dar a minha opinião quanto as pontuações.

O famoso Firme SA, tinha 71 pontos, dele descendem grande parte dos Lusitanos actuais, ironia das coisas era filho de um cavalo Espanhol Príncipe VII FCN, bisneto materno do Catujano APT e Carbonero APT tambem eles da mesma origem, o que o tornou famoso não foram as suas prestações como toureiro, tão-pouco por ser meio Espanhol, mas acima de tudo por dar à raça extraordinários filhos, netos e bisnetos, etc. e que dizer do Quimono AA, do Xaquiro CI e tantos outros, onde as pontuações que de modo justo ou injustamente lhe foram atribuídas, não foram de modo nenhum determinantes para a gloria que justamente lhes foi atribuída, mas sim a sua prol.

Por os exemplos que mencionei penso que têm razão um amigo meu que diz que as pontuações numéricas deveriam acabar, eram aprovados ou não admitidos como progenitores para a raça, através dos seus feitos nas modalidades onde tivessem aptidão lhes seriam reconhecidos os méritos, desse modo acabava a suspeição que preciste com as pontuações e deixariam de ser usadas como argumento para se valorizar ficticiamente um animal

Quanto ao Sr. Manuel Braga, ficaria-lhe bem que se retrata-se junto dos criadores em geral e da APSL em particular, pois de todas as virtudes que os humanos são dotados a humildade é a maior e o perdão a que lhe sucede são estas que enobrecem os grandes Homens e o Sr. Manuel Braga com quem dialoguei só por duas vezes foi um grande embaixador da raça por a divulgar internacionalmente e um dos maior criadores na actualidade.

Termino desejando a todos aquilo que muito apreciam : bons cavalos para com saúde montar neles.

CV
Sela 01
Mensagens: 45
Registado: quinta mar 06, 2008 7:48 pm

Pontuações

#19 Mensagem por CV » sexta mar 14, 2008 8:02 am

Boa tarde,

Li com atenção o que foi escrito pelo Sr. Calção, congratulo-o por manifestar a sua opinião, é importante que mais pessoas o façam. Os americanos tem muita coisa má mas algumas muito acertadas, a designação “brain storm” é uma delas. Ou seja é extremamente benéfico para todos que se troquem opiniões, se rebatam ideias, no fundo que se exerça a cidadania de uma forma cordial e construtiva.

Do que foi escrito não posso deixar de tocar no assunto das pontuações e do seu desejado fim. Acho que se alguém lançar a ideia junto da opinião pública, na actual conjectura de ideias acerca das políticas do Ministério da Educação, da falta de necessidade de avaliação numérica dos alunos. O que podemos pensar disto?? Aprovados e excluídos seriam as notas atribuídas pelos nossos docentes.

Neste panorama, imediatamente viria a público a questão do mérito como forma de distinção dos mais esforçados relativamente aos menos esforçados. Nos cavalos, perdoem-me a comparação, passa-se o mesmo.

Neste campo acho mesmo muito importante, sobretudo para os menos esclarecidos, haver pontos como orientação na escolha de reprodutores. Claro está que temos que abandonar um sistema que por si e infelizmente para a Raça, já provou que não se adequa (julgamentos com uma grande componente qualitativa). Gera arbitrariedades nefastas para o progresso da Raça e consequente acreditação da mesma perante o mundo.

Existiram casos de sucesso de garanhões pouco pontuados com descendência de excepção (Firme, Quimono, Xaquiro, entre outros) mas de certeza que existiram muitos outros, que não são falados (é como no mundo dos negócios, normalmente só se fala dos bons negócios) e que não provaram excepção alguma em termos de descendência.

Há de acreditar na possibilidade da criação de um sistema de julgamento quantitativo, justo, que mecanize o julgamento, de forma a retirar protagonismo a quem julga e assim facilite a desejada e salutar mobilidade dos juízes.

Existem muitos recém licenciados, com formação em áreas que se adequam à nossa necessidade, cuja conjectura do mercado de trabalho facilmente permite a sua integração num projecto desta natureza.

Os juízes não devem ser criadores e muito menos profissionais da área, para que não se volte a entrar neste clima de suspeição e desacreditação que em nada dignifica o nosso Puro Sangue Lusitano.

Será que o trabalho do Dr. José Monteiro não serve como referência em termos de trabalho de excepção??? neste caso houve resposta objectiva à selecção, visível nas performances das gerações sucessivas. É pena que este trabalho tenha terminado com a revolução.

Consultar o legado do Dr. José Monteiro é algo que se impõe!!

José Gabriel Calção
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: quinta jan 22, 2004 10:46 pm

Fraude

#20 Mensagem por José Gabriel Calção » sexta mar 14, 2008 4:56 pm

Boa noite, não sou leitor assíduo do fórum, filo na passada semana por curiosidade e para saber da opinião que tinham sobre a “ fraude”, tive gosto em participar com a modesta opinião que é meu timbre, vi que alguns caros forenses, incluíam no tema a questão das pontuações e sobre a qual também opinei, hoje vi que também existe no fórum um tema especifico, penso que será lá que devo colocar uma eventual opinião a propósito.

No que ao tema diz respeito, (Fraude) parece-me de interesse opinar se esta infeliz ocorrência terá futuramente algum desfecho e bem assim, se serão penalizadores para aqueles que sempre pautaram a sua conduta pelas mais rigorosas regras de dignidade e honestidade no âmbito da criação desta distinta raça.

A ter algum desfecho, quem será a autoridade executiva, a APSL ? os tribunais ? como deverão ser ressarcidos os que foram burlados ?

Hoje não me quero alongar, coloco os melhores cumprimentos

José Mateus Pinto
Sela 01
Mensagens: 42
Registado: quarta mai 31, 2006 11:53 pm

#21 Mensagem por José Mateus Pinto » sábado mar 15, 2008 8:45 am

Lembrei-me agora dum trocadilho que faz todo o sentido para esta história:

Está o caldo entornado

Julgo que perceberam

SLV
Mensagens: 2
Registado: quarta mar 12, 2008 2:39 pm

puro sangue lusitano

#22 Mensagem por SLV » sábado mar 15, 2008 3:55 pm

Concordo com a sensatez com que alguns intervenientes deste fórum se têm manifestado, ao contrário de outros tão exaltados que perdem a razão.
Há uma coisa na questão do Eng Manuel Braga que me faz alguma confusão:
- se todos os "arguidos", coisa que ele ainda não é e não sabemos se o virá a ser, são inocentes até prova em contrário;
- se a APSL não tem a prova, mas apenas a "informação" informal, como é referido na circular;
- se é pacífico, e todos concordarão, que como refere José Gabriel Calção " foi um grande embaixador da raça por a divulgar internacionalmente e um dios maiores criadores da raça";
- se como diz CV "as rupturas são necessárias em todos os sitemas, mas não devem ser utilizadas para perseguições pessoais que apenas poderão conduzir ao afundamento da raça";

Porquê condenar sem prova?! Porquê fazer um julgamento extemporâneo, em praça pública, duma figura proeminente do meio que só prejudica a raça e todos os criadores?! O que é as pessoas ligadas, e não ligadas, ao meio poderão pensar, poderá ser algo como " bom, se este o faz, este que representa uma coudelaria tão premiada, o que não farão os outros, mais longe dos holofotes?!

Mais, levanto aqui uma questão para reflexão, que não é a teoria da conspiração mas que me faz pensar:

No seguimento de várias queixas apresentadas à APSL por Domingos Graciosa, que segundo parece não tiveram consequências;
No seguimento da publicação de um artigo de dimensão nacional na revista Visão sobre o Cavalo Lusitano surge uma circular da APSL;

Já lhes ocorreu que a APSL e amigos encontraram uma forma de fazer sangue? uma forma de desviar as atenções do que é realmente importante que são a actuação dos juízes, os regulamentos, as eleições, etc.?


Já pensaram que estas questões tão importantes foram relegadas para segundo plano?
SLV

José Mateus Pinto
Sela 01
Mensagens: 42
Registado: quarta mai 31, 2006 11:53 pm

#23 Mensagem por José Mateus Pinto » domingo mar 16, 2008 5:45 am

SLV, mais uma vez, por favor antes de argumentarem neste site informem-se antes de dizerem barbaridades.

O Sr. Manuel Braga quando foi questionado sobre esta realidade, gerou o segunte diálogo:

APSL: Manuel, onde está o Júpiter?
Manuel: Morreu
APSL: OK. Não há problema. Onde é que o enterraste?
Manuel: Não me lembro. Já morreram aqui muitos.
APSL: OK. Onde é que está o TORNADO?
Manuel: Morreu
APSL: Como?
Manuel: Levou uma cornada, numa corrida em Espanha. Não sei onde está.

Quando o suspeito, não está interessado em provar a sua inocência, essa mesma inocência torna-se dúbia.

SLV
Mensagens: 2
Registado: quarta mar 12, 2008 2:39 pm

#24 Mensagem por SLV » domingo mar 16, 2008 2:26 pm

Obrigado, ainda bem que há alguém melhor informado que nós. Com estes detalhes todos deve ter informações dentro da APSL! ou talvez não...

E mais... consta que muitas outras denúncias foram feitas à APSL e nada foi feito, e tratava-se de cavalos e éguas bem conhecidos.

O que eu quis dizer foi que para mim é uma questão ética: questiono-me sobre o momento em que tudo isto acontece, o sentido da oportunidade...! Questiono o método e não o apuramento de responsabilidades.

Qual é a credibilidade de um Livro Genealógico que reconhece e inscreve produtos ao longo de vários anos, e depois, em meu entender levianamente, vem pôr publicamente em dúvida a sua própria competência.

Atacam um criador e não percebem que estão a prejudicar todos, e em última análise não prejudicam o Cavalo Puro Sangue Lusitano, porque felizmente se cria em todo o mundo, mas sim o Lusitano criado em Portugal...

Que se apure a verdade e depois se verá.
SLV

michael_holandés
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 132
Registado: quinta fev 12, 2004 2:43 pm
Localização: texas, USA

#25 Mensagem por michael_holandés » domingo mar 16, 2008 2:44 pm

Que se apure a verdade e depois se verá.
La por mim nao vamos ver nada. Infelizmente e tudo politicas de amizades.

CV
Sela 01
Mensagens: 45
Registado: quinta mar 06, 2008 7:48 pm

Em política o que parece é…

#26 Mensagem por CV » quinta mar 20, 2008 4:41 pm

Há que estar atento, em política o que parece é… extrapolando esta velha máxima de um estadista como Salazar para o contexto dos últimos acontecimentos, podemos meditar, tentando retirar algumas conclusões.

Lanço estas bases, como pontos de partida:
Qual a intenção de alguém que sempre esteve alheio aos assuntos da APSL e que em vésperas de eleições da APSL, formula as acusações que vieram a público??? Será que este “centro das atenções” é facilmente influenciável???
Qual terá sido a sua motivação??? Quem são os seus “amigos”???
Procura-se mais além… alguém cujo timbre de actuação se encontre padronizado neste tipo de registo fantasma. Exige-se atenção a comportamentos de agitação nos bastidores, em proveito próprio e sempre na sombra de “centros de atenção”.
Dá que pensar… o que terá motivado este acesso de “moralidade” por parte do “centro das atenções”???
É do conhecimento de alguns que estaria em curso a objectivação do sistema de avaliação dos animais candidatos ao livro de reprodutores… quem perderia com esta mudança???
Quem estará interessado em que nada mude??? A quem interessará a manutenção de um estado de graça para o criador iluminado que tudo ganha porque tem uma sensibilidade para a criação, paranormal???

Nos filmes policiais podemos constatar que a polícia procura sempre pelo padrão comportamental, é algo muito humano, é a aplicação do mesmo “modus operandi” a situações com contextos distintos. Basta procurar indícios…

Retirando as questões da corrupção dos juízes e do já célebre Júpiter (“armas de arremesso”) que em nada dignificam a Raça, fica um esqueleto que vale a pena tentar interpretar.

Inegavelmente, estamos perante questões que não surgiram por acaso. Existe um guião cujo conteúdo apela aos nossos instintos mais básicos e previsíveis, exigindo-se uma grande dose de frieza e calculismo como forma de evitar o regime feudal para que nos querem “programar” e que nos conduz a um estado de espectadores passivos (“os parvos”).

É imperioso que se operem as mudanças que estavam anunciadas, como forma de contrariar este “alguém” que não abdica do seu feudo (proveito pessoal) em favor da transparência e do progresso da Raça.

mariacarreiraos
Mensagens: 1
Registado: sábado mar 08, 2008 8:26 am

Fraude

#27 Mensagem por mariacarreiraos » terça mar 25, 2008 6:27 pm

José Mateus Pinto Escreveu:SLV, mais uma vez, por favor antes de argumentarem neste site informem-se antes de dizerem barbaridades.

O Sr. Manuel Braga quando foi questionado sobre esta realidade, gerou o segunte diálogo:

APSL: Manuel, onde está o Júpiter?
Manuel: Morreu
APSL: OK. Não há problema. Onde é que o enterraste?
Manuel: Não me lembro. Já morreram aqui muitos.
APSL: OK. Onde é que está o TORNADO?
Manuel: Morreu
APSL: Como?
Manuel: Levou uma cornada, numa corrida em Espanha. Não sei onde está.

Quando o suspeito, não está interessado em provar a sua inocência, essa mesma inocência torna-se dúbia.
"há quem diga q o júpiter está em santo Estevão vivinho da costa"

Meireles
Sela 01
Mensagens: 26
Registado: sexta ago 03, 2007 4:23 am
Localização: Paredes; Porto

#28 Mensagem por Meireles » terça mar 25, 2008 7:41 pm

"há quem diga q o júpiter está em santo Estevão vivinho da costa"
E não existem provas que confirmem que o Júpiter está vivo?

CV
Sela 01
Mensagens: 45
Registado: quinta mar 06, 2008 7:48 pm

Apuramento de responsabilidades

#29 Mensagem por CV » terça mar 25, 2008 11:05 pm

Porque será que o português adora apuramento de responsabilidades e formar comissões??? no fundo o típico "apontar o dedo".

Nestas últimas cheias, os elementos ligados aos centros de decisão despenderão o seu valioso tempo em apuramento de responsabilidades. Nas próximas cheias os mesmos problemas vão subsistir com novos apuramentos de responsabilidade. É como a “pescadinha de rabo na boca". Não existe prevenção.

Na Raça acontece o mesmo, é preciso mudar o sistema... é este a raiz do problema.

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#30 Mensagem por luis pedro » terça mar 25, 2008 11:40 pm

Olá,

Talvez o gosto por apurar responsabilidades se deva ao facto de nunca se apurarem, ninguém é responsabilizado e o primeiro passo é nomear uma comissão que tem de ser independente. O resultado é garantido - uma série de recomendações para evitar casos idênticos no futuro.
Assim todos ficam contentes e os responsáveis podem continuar até nova bronca, depois nova comissão e assim por diante.

luis pedro

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”