A APSL no contexto dos acontecimentos

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Lusitanos
Espectador
Mensagens: 6
Registado: quarta out 21, 2009 10:22 pm

Re: A APSL no contexto dos acontecimentos

#46 Mensagem por Lusitanos » quarta mar 17, 2010 11:32 pm

G.H.O.S.T. Escreveu: Este ano vamos ter o novo modelo de pontuações. Isto vai continuar na mesma, um determinado cavalo que deveria ter 4 ou 5 notas de 6 só vai ter duas para poder passar e aquele que só deveria ter 2 notas de 6 vai ter 3 notas 6 para reprovar. E depois vamos todos a caminho da Companhia para nos darem a reaprovação.

Que vergonha. é revoltante ver tanta injustiça e ninguém ser responsabilizado.
Ainda Falta a Fundação aprovar o novo modelo de pontuações, enquanto não for mantém-se o Actual.

Estranho é chumbarem em Dezembro e passarem todos em Janeiro (ai os €, mais uma forma de ganhar dinheiro honestamente).
Mas isto é a nossa triste e vergonhosa realidade Portuguesa em todas as suas vertentes.

FLITS
Iniciado
Mensagens: 16
Registado: sábado dez 13, 2008 9:02 am

Re: A APSL no contexto dos acontecimentos

#47 Mensagem por FLITS » quinta mar 18, 2010 7:51 pm

Ante o exposto anteriormente por todos os participantes do Fórum fico com a impressão de que existe uma preocupação geral de tornar o nosso PSL num cavalo à semelhança dos cavalos Europeus, desde logo penso que se deve buscar uma evolução na selecção do PSL, no que respeita à sua funcionalidade, movimentos e até tamanho, mas cuidado uma coisa é evolução e outra é vulgaridade, nunca de forma alguma devemos deixar de perder Fenotipo/Morfológico do PSL, porque ultimamente estão a aparecer alguns cavalos que de PSL têm muito pouco e tudo isto porque estão a perder a sua identidade como cavalo singular e único.

G.H.O.S.T.
Sela 01
Mensagens: 38
Registado: segunda mar 08, 2010 7:24 pm

Re: A APSL no contexto dos acontecimentos

#48 Mensagem por G.H.O.S.T. » quinta mar 18, 2010 9:11 pm

Olá,
Supostamente na próxima aprovação em Alter dia 24 já estará actualizado o nosso modelo.
Também defendo que para haver evolução não temos de perder a tipicidade que define e caracteriza o nosso Lusitano. Devemos dar um pouco de centímetros e um furinho nos andamentos.

ABC
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 50
Registado: quarta set 17, 2008 9:47 am

Re: A APSL no contexto dos acontecimentos

#49 Mensagem por ABC » quinta mar 18, 2010 10:22 pm

Caro FLITS,

O Sr. refere o aparecimento de cavalos dentro da raça que de PSL pouco têm. Não entendo? A raça é fechada, tudo o que existe é PSL! O tipo conquista-se numa geração, a componente funcional demora gerações. Não crucifique aqueles que estão a colocar a função acima do tipo, com um adjectivo tão depreciativo como a vulgaridade, pois estes futuramente, facilmente o podem reconquistar, a título exemplificativo com a introdução de um Coimbra bonito.

Pergunto-lhe se o nosso povo perdeu a identidade e este aspecto que tão bem nos caracteriza, pelas introduções a que estivemos sujeitos durante as invasões que assolaram a Ibéria? Tudo foi diluído nesta massa que tão bem nos caracteriza.

O que não podemos é estar todos vinculados a um tipo de cavalo de muitos pontos e de beleza irrepreensível, que é um inadaptado funcional. Aliás, acrescento que as directrizes que constam no padrão, não se adequam a um cavalo funcional. Esta é uma constatação que não é passível de ser refutada.

A raça tem de ser adulta e deixar de penalizar com a tirania da estética, materializada em pontos, aqueles que querem privilegiar a função, em detrimento de conceitos como o dorso direito, ou a cabeça em formato de ovo.

FLITS
Iniciado
Mensagens: 16
Registado: sábado dez 13, 2008 9:02 am

Re: A APSL no contexto dos acontecimentos

#50 Mensagem por FLITS » sábado mar 20, 2010 6:06 pm

Caro ABC ou D

Julgava eu que para bom entendedor meia palavra fosse suficiente mas neste caso nem duas frases.

Tinha dito que se deveria melhorar a funcionalidade como factor prioritário, mas que também se deveria manter ou tentar preservar a tipicidade da raça, só isso e apenas isso, outra coisa é que às vezes se confunda o atun com o betum.

E não esquecer que a raça se deve a um padrão regulamentar e como vivemos em democracia para quem não goste só há uma solução, tentar mudar o regulamento tendo como objectivo melhorar o mesmo em beneficio do PSL e dos criadores.

G.H.O.S.T.
Sela 01
Mensagens: 38
Registado: segunda mar 08, 2010 7:24 pm

Re: A APSL no contexto dos acontecimentos

#51 Mensagem por G.H.O.S.T. » sábado mar 20, 2010 7:19 pm

Caro Flits ou Filts. Mudar o quê?? padrão?? quem é dono da palavra ou dono da raça?? NINGUÉM.

Há um padrão escrito já há muitos anos, padrão esse que caracteriza o nosso cavalo. Nada tem de ser mudado a não ser a dimensão média.

A forma da cabeça convexa, a ganacha fina, a forma do pescoço e tudo o resto não está incorrecta, as formas de julgar, pontuar e de procurar a tal funcionalidade que todos falamos não esta em mudar o padrão, senão deixamos de ter o nosso cavalo característico. Imagine o Totilas com a cara do Riopele ou Almansor?? Seria Brilhante.

A funcionalidade dos cavalos e de todas as raças deve-se a utilização de cavalos e éguas devidamente experimentados e testados não se come cenouras ou se é amarelo para tirar fotografias. E muito menos de cavalos que têm títulos ainda para mais ganhos como todos nós sabemos.

FLITS
Iniciado
Mensagens: 16
Registado: sábado dez 13, 2008 9:02 am

Re: A APSL no contexto dos acontecimentos

#52 Mensagem por FLITS » sábado mar 20, 2010 7:35 pm

Caro G.H.O.S.T.

Não sei por donde vão os tiros volto a mencionar:

Deve-se seleccionar prioritariamente a funcionalidade e inclusive buscar mais alçada, mas tentar sempre manter a tipicidade do PSL. Claro que tenho que estar de acordo quando menciona o nome do Riopele, penso que não haverá dúvida que é uma mais valia para a raça e um exemplo de um bom padrão do PSL quer em morfologia quer em funcionalidade e para mais com provas dadas até como reprodutor.

Cumpts.

G.H.O.S.T.
Sela 01
Mensagens: 38
Registado: segunda mar 08, 2010 7:24 pm

Re: A APSL no contexto dos acontecimentos

#53 Mensagem por G.H.O.S.T. » domingo mar 21, 2010 3:17 pm

Caro Flits.
Concordo com aquilo que disse. Muitas mais pessoas tambem concordarão mas a nossa associação na minha opinião esta a prejudicar isto tudo.

Esta a favorecer os compradios.

ABC
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 50
Registado: quarta set 17, 2008 9:47 am

Re: A APSL no contexto dos acontecimentos

#54 Mensagem por ABC » domingo mar 21, 2010 8:10 pm

Amigo FLITS,

O nervosismo não leva a lado nenhum e pressupostos muito menos! Pergunto como é que o Sr. pode colocar a funcionalidade como prioridade, sem cair na “vulgaridade” (palavra sua)?

Quanto ao atum e betum, vamos deixar esses trocadilhos para o João Pedro Pais, que é o verdadeiro artista de música que rima na espuma do superficialismo nonsense.

Há mais gente que tem de entender que não se consegue tudo ao mesmo tempo e em pouco tempo. É curioso verificar que grande parte dos nossos criadores, quando questionados acerca dos seus objectivos, respondem que pretendem criar um cavalo atleta que dê para tudo. Isto é um verdadeiro símbolo de impossibilidade! Fácil de demonstrar através da especialização inerente aos atletas que vão aos jogos olímpicos. Um excelente nadador, nunca dará um bom halterofilista ou exímio remador. “Cada macaco no seu galho”!

É verdade que a nossa sociedade vive de regulamentos, contudo vive igualmente de inconformismo e de necessidade de adaptação e de mudança. Caso contrário seria uma sociedade morta, exactamente como o latim na linguística.

Há que entender que podem manter o padrão, se assim o entenderem, agora não obriguem a totalidade dos criadores a estarem sujeitos à penalizações das pontuações, pelo facto dos seus animais se estarem a distanciar do mesmo. Mais curioso ainda, é verificarem que aqueles animais da raça que mais se evidenciam desportivamente saem do aspecto preconizado no padrão. O Rico é um bom exemplo do que acabei de escrever.

E mais, amigo FLITS, seria importante que as pessoas começassem a ser claros nas suas opções, pois o tudo e o nada, normalmente andam de mãos dadas.

Que fique claro que gosto do contraditório e que no mesmo, não se deveria personalizar assuntos, como se está a tornar um lugar-comum na raça.

Melhores cumprimentos,
ABCDEFGHI… “whatever”, não é importante

FLITS
Iniciado
Mensagens: 16
Registado: sábado dez 13, 2008 9:02 am

Re: A APSL no contexto dos acontecimentos

#55 Mensagem por FLITS » domingo mar 21, 2010 8:24 pm

Caro G.H.O.S.T.

Não sei se é a associacão que está a condicionar o cambio que muitos podem desejar ou até também se pode dar o caso que aqueles que a dirigem tenham diante uma àrvore que não lhes deixa ver o bosque, mas o que é realmente certo é que existe também muita impassividade por parte de quem alguma coisa quer cambiar.
Actualmente os animais estão condicionados à aprovação como reprodutores dependendo sempre do critério de um jurí, ainda que muitas vezes dispar entre os próprios critérios dos mesmos, sempre pensei que cada criador deveria reproduzir com os animais que bem entender ( com PSL e o livro fechado sempre ), desta forma seria as regras do mercado a lei da oferta e procura que faria a seleção e quem tiver unhas que toque a viola.

G.H.O.S.T.
Sela 01
Mensagens: 38
Registado: segunda mar 08, 2010 7:24 pm

Re: A APSL no contexto dos acontecimentos

#56 Mensagem por G.H.O.S.T. » domingo mar 21, 2010 8:32 pm

Caro Flits.

Não podia estar mais de acordo. No entanto quanto a impassividade que fala, pergunto como poderam pequenas pessoas desencorajadas e desapoiadas ir contra os grandes tiranos??

Muitos de nós aqui no fórum temos de usar nomes falsos para poder falar e expressar aquilo que pensamos porque todos sabemos que qualquer pequeno comentário com o nosso nome escrito iria trazer represálias. E não estou a ver nenhuma revolução dos cravos agendada. hehehehe.

PSL
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 75
Registado: segunda abr 07, 2008 5:23 pm

Re: A APSL no contexto dos acontecimentos

#57 Mensagem por PSL » domingo mar 21, 2010 9:19 pm

Caro GHOST,

Com ideias fundamentadas, e com transparência… sim, podemos mudar muita coisa. Estes são dois verdadeiros pesadelos de quem teima em nada mudar, e de uma forma inerte permanece acorrentado ao poder dos juízes da raça.

Acredite que a carta dos dezoito ao Ministro da Agricultura, e a sua resposta à nota de culpa, que resultou do processo disciplinar que a APSL lhes moveu, constitui o que de melhor vi até hoje de Atitude!

O processo foi arquivado, e acredite que não foram os bonitos olhos daquele colectivo de 18 ilustres criadores, que motivou o arquivamento do processo.

G.H.O.S.T.
Sela 01
Mensagens: 38
Registado: segunda mar 08, 2010 7:24 pm

Re: A APSL no contexto dos acontecimentos

#58 Mensagem por G.H.O.S.T. » domingo mar 21, 2010 10:16 pm

Caro PSL.
Acredita nessa mudança??
A conhecida carta dos 18 não terá sido suficiente. Há muitos interesses para arquivar processos semelhantes. Teria de ser a carta dos mais de 50% dos criadores descontentes. Não acredito que haja muita gente satisfeita com isto que estamos a assistir.

Existem demasiado animais mal classificados pelos olhos de quem já provou não ter coerência e muito menos seriedade.E com a justificação muitas das vezes já ouvidas de "eu não gosto". Os Sr. Juízes não têm de gostar. Somente lhes compete verificar se confere dentro do padrão da raça.


A conhecida Ursula da quinta das terras passou de 74 pontos para 85,5 pontos em pouco tempo. E isto não foi em concurso. Foi na aprovação para reprodutora.

ABC
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 50
Registado: quarta set 17, 2008 9:47 am

Re: A APSL no contexto dos acontecimentos

#59 Mensagem por ABC » domingo mar 21, 2010 10:49 pm

Caro G.H.O.S.T,

Concordo inteiramente com o que diz.

Acho que o Sr. PSL está muito crédulo!

lusitanoPO
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: terça fev 09, 2010 3:45 pm

Re: A APSL no contexto dos acontecimentos

#60 Mensagem por lusitanoPO » quarta mar 24, 2010 12:04 pm

De acordo com a informação da APSL já foi Homologado e aprovado o Regulamento do Livro Geneológico do PSL.

E agora? Passará a haver mais descontentes, será eventualmente necessário mais ajudinhas ou vão ser resciclados todos os Juízes?

Com o novo regulamento, se mantiverem os critérios pessoais dos actuais Juízes da APSL (que todos conhecem), mais de 50% dos cavalos a concurso de Admissão a Reprodutores PSL, serão reprovados.
Nos 44 cavalos aprovados nos últimos 2 Concursos, penso que só 12 é que não eram reprovados, porque os outros tinham pelo menos 3 notas de 6 ou mais.

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”