A APSL no contexto dos acontecimentos

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
DCP
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 102
Registado: quinta out 11, 2007 1:31 am

Re: A APSL no contexto dos acontecimentos

#91 Mensagem por DCP » quinta abr 15, 2010 1:41 pm

Mais respeito sff pelo Sr. Jorge Ortigão Costa, Homem Honrado, casado e pai de filhos.

bebediabolico
Sela 01
Mensagens: 36
Registado: quarta mar 24, 2010 2:35 pm

Re: A APSL no contexto dos acontecimentos

#92 Mensagem por bebediabolico » quinta abr 15, 2010 4:02 pm

Boa tarde.

Na minha modesta opinião este Fórum existe para debater vários assuntos relacionados com os nossos Cavalos Lusitanos, e tenho assistido com alguma tristeza a um rol de provocações e respostas a essas provocações, que em nada dignificam este espaço.

Ainda que possam existir legitimas duvidas sobre o que aqui é escrito (pois neste "Portugal dos Pequeninos" não nos podemos identificar sem que de seguida possamos ser sancionados) o tempo tem demonstrado que existe algum fundo de verdade...

Peço por isso a todos que deixam as quezílias pessoais, invejas, possíveis traumas e outras maleitas, de lado.

Por favor vamos contribuir para um espaço mais digno.

Tal como podemos aqui ler escritos de péssima qualidade também os há de notável qualidade (pelo menos para mim é com prazer que lei aquilo que, por exemplo, o ABC escreve).

Já que o brilho literário não está ao alcance de todos, pelo menos não nos obriguem a ler lixo!

Cps.

Lusitanos
Espectador
Mensagens: 6
Registado: quarta out 21, 2009 10:22 pm

Re: A APSL no contexto dos acontecimentos

#93 Mensagem por Lusitanos » quinta abr 15, 2010 5:41 pm

Para quem souber...

Tenho lido atentamente o que tem sido por aqui escrito, não conheço ninguem pessoalmente.
Mas fiquei com alguma curiosidade de saber quem é esse senhor Pedro Nunes Almeida. Pois da forma como se expressa sobre os demais, deve ter vindo de algum sítio especial, ou não está habituado a lidar com os lusitanos (Portugueses).
Sr.º Pedro N. Almeida, existe neste Portugal muito boa gente que por diversas razões, não terão tido as oportunidades que a si lhe foram dadas, mas não as faz menos capazes ou diminuídas, por não saberem escrever correctamente.
Fica feio vir para aqui apregoar sentenças sobre a escrita e depois estragar o ramalhete com insinuações e ameaças físicas.

Eu apenas gostava de saber – Qual o futuro do Nosso Lusitano?
Será de cavalos de trela, ou de cavalos funcionais.

G.H.O.S.T.
Sela 01
Mensagens: 38
Registado: segunda mar 08, 2010 7:24 pm

Re: A APSL no contexto dos acontecimentos

#94 Mensagem por G.H.O.S.T. » quinta abr 15, 2010 8:40 pm

Para quem não tenha lido a tempo o Sr. D. Pedro Nunes Almeida veio para aqui insultar todos os que não eram da sua opinião. Acusando de serem porcos, nojentos e que não tinham 4 classe. Pois é uma historia lamentável e muito triste desde triste inútil que teve coragem de insultar um verdadeiro Senhor que foi o primeiro a ir contra o que todos falavam e criticavam mas que não podiam atacar.
Eu chamaria-lhe até Robin Wood dos tempos modernos, um justiceiro que por se ter visto prejudicado pela tirania corrupta que existe vem também defender com ele todos os outros criadores contra esse sistema.

Alguém já leu a revista equitação?? Isto está muito grave. Até o Sr Cancela de Abreu já fala sobre o caso em publico.

Tamão
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 51
Registado: domingo ago 02, 2009 12:40 pm

Re: A APSL no contexto dos acontecimentos

#95 Mensagem por Tamão » quinta abr 15, 2010 9:53 pm

E agora, em que é que ficamos?
Até que isto hoje esteve bastante animado e esclarecedor, mas... deitaram água no fogo...e apagaram o lume! Penso que é bom deixar o fogo arder, ainda que as faúlhas causem alguns estragos; paciência; se contribui para a verdade vale a pena correr o risco!

bebediabolico
Sela 01
Mensagens: 36
Registado: quarta mar 24, 2010 2:35 pm

A APSL no contexto dos acontecimentos

#96 Mensagem por bebediabolico » sexta abr 16, 2010 5:43 pm

Boa tarde.

Gostaria de perguntar o que acharam do Editorial do Francisco Cancella de Abreu na última edição da Revista Equitação?

Fala basicamente de um sistema que certifica pencos e menospreza cavalos de sela...

Obviamente que este artigo põe o dedo na ferida na alegada incompetência do sistema, em primeira instância, e dos juízes, de seguida.

Cps.

traumatico
Espectador
Mensagens: 8
Registado: quinta jan 28, 2010 10:25 pm

Re: A APSL no contexto dos acontecimentos

#97 Mensagem por traumatico » sábado abr 17, 2010 7:28 pm

Sempre irá haver aprovação em Alter?

Cumprimentos

PSL
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 75
Registado: segunda abr 07, 2008 5:23 pm

Re: A APSL no contexto dos acontecimentos

#98 Mensagem por PSL » domingo abr 18, 2010 2:02 am

A Direcção da LSPA já não surpreende ninguém!

Muitos daqueles que deram o seu apoio incondicional, são os mesmos pequeninos que criticam, em alarido histérico, o sistema e os juízes, jamais em assembleias-gerais ou reuniões de suma importância. Afinal, ser frontal não é para todos. Vejam o que está a acontecer ao Sr. Jorge Ortigão Costa, por fazer o que tem de ser feito. Difamam-no covardemente!

O que se revela nesta falta de frontalidade? Para além de uma evidente falta de coluna vertebral, uma não evidente, mas suspeita, ligação ao dúbio. Afinal “pássaros da mesma pena voam juntos”!

Alguém com a coudelaria de mais prestígio na raça, que já o julgávamos aparte desta obscuridade, beijou a mão do poder. Será por causa dos animais que detém no Brasil, não estarem igualmente inscritos no stud book português? Que os brasileiros não estejam conformes, é lá com eles, agora um português andar a nadar nessas águas, é revelador!

É deplorável que este clube da ferradura torta, se mantenha unido e agarrado ao poder, a pularem que nem patetas alegres, de incompetência em incompetência, com o objectivo de resolverem o que não tem solução, unidos em desespero não conforme!

lusitanoPO
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: terça fev 09, 2010 3:45 pm

Re: A APSL no contexto dos acontecimentos

#99 Mensagem por lusitanoPO » quarta abr 21, 2010 10:10 am

Segundo corre nos meandros dos cavalos PSL, já há pelo menos 3 grupos (ou grupelhos) com interesses pessoais antagónicos que andam a angariar apoios para se apoderarem da APSL.
Segundo afirmam os seus mentores, a Direcção da APSL depois do Festival de Cascais vai apresentar a sua demissão em grupo, esperando que os "arautos dos novos ventos" então apresentem soluções para a raça.

Esperamos que apareçam pessoas competentes,

bebediabolico
Sela 01
Mensagens: 36
Registado: quarta mar 24, 2010 2:35 pm

Re: A APSL no contexto dos acontecimentos

#100 Mensagem por bebediabolico » quarta abr 21, 2010 5:59 pm

Boa tarde.

Os grupos que se estão a formar são propostas efectivamente válidas, o a Presidência e Direcção da LSPA será mais do mesmo?

Há uma coisa que eu não entendo e gostava de saber a opinião dos restantes forenses... porque é que quando se pensa em solução à actual LSPA, se pensa sempre em uma única associação?

Porque não duas ou mais associações do Lusitano?

Está visto que dentro da realidade do Lusitano não existe um pensamento único, que nem todos os associados se revém nas "estratégias generalistas" de determinada Associação.

Penso que o Livro Genealógico poderia e deveria ser entregue ao Estado Português, e o associativismo livre...

Cps

PSL
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 75
Registado: segunda abr 07, 2008 5:23 pm

Re: A APSL no contexto dos acontecimentos

#101 Mensagem por PSL » quarta abr 21, 2010 7:12 pm

Caro bebediabolico,

Acho que faz sentido uma associação central e algumas regionais. Exactamente como a empresa mãe e as inúmeras sucursais, com isto não quero dizer dependência económica ou sequer da gestão da respectiva vida associativa, no entanto, o sentido tem de ser de auscultação do múltiplo, e direccionamento comum. Só pode haver uma estratégia e uma liderança, caso contrário cai-se com facilidade em mais uma manta de protagonismos inúteis.

Quanto à manutenção da LSPA… vamos ver se ainda tem pernas para se manter de pé!? O futuro o dirá.

ABC
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 50
Registado: quarta set 17, 2008 9:47 am

Re: A APSL no contexto dos acontecimentos

#102 Mensagem por ABC » quarta abr 21, 2010 7:22 pm

É triste constatar o estado do nosso tecido empresarial!

São alguns dos seus intervenientes gestores de grande empresas que de há muitos anos para cá, agarraram as rédeas da associação, imprimindo o seu cunho pessoal, a sua eficiência, naquela que se tornou a imagem de marca dos seus Directores – a LSPA.

Acredito piamente que a competência que demonstraram na LSPA, é a mesma que imprimem nas suas empresas, e que deixa explicado o estado caótico do nosso tecido empresarial e da nossa economia!

É desolador o estado em que deixaram a associação!

É igualmente desolador que o sistema tenha vitimizado um dos grandes empresários de Portugal – o Sr. Melo. Na altura, estes senhores acusaram-no de pretender germanizar a raça, confundindo sistematização e organização, com germanismo.

Segundo os Directores da desgraça, a culpa não é deles, é de todos aqueles mal-educados e inconvenientes que tiveram a veleidade de apontar o dedo a um sistema que na sua óptica era perfeito, pois servia… os interesses do clube da amizade.

O que se esqueceram? É que as fórmulas do poder têm de ser adaptadas ao tempo, pois, hoje em dia, existe internet, as pessoas trocam ideias, estão mais informadas, e sobretudo conseguem saber e transmitir aquilo que se passa nos meandros de quem detém o poder.

Acabou o tempo da idade média, onde um grande esperto e meia dúzia de meio espertos conduziam o rebanho com varadas de protagonismo, concedidas em tom de reverenciar todos os que os olhassem nos olhos. Este sistema deu o resultado pretendido durante cerca de 20 anos.

Hoje em dia a sociedade respira e transpira informação!

Quando se consegue utilizar esta transpiração num sentido positivo, o resultado da incompetência vem a lume, e acontece a inevitável - exposição pública. Passa-se a perspectivar que por baixo de fatos bem engomados e gravatas impecáveis, vivem indigentes, pessoas sem norte, com um nível cultural e social capaz de subverter em proveito próprio as leis da meritocracia. Será que sabem o significado desta palavra?
Duvido!

Neste momento julgam que uma vulgar e decorrente demissão, os evita de arcar com as responsabilidades de uma “eventual” gestão danosa, desregrada, inconsequente e desigual.

Hilariante… acham que ninguém consegue fazer melhor! Só cabeças limitadas, rebuscadas e distorcidas conseguem realizar este raciocínio, pois para levantar o panorama acima do chão, qualquer cidadão maior, bem intencionado e com uma dose do adequado bom senso, o faz.

Estes senhores tem de ser culpabilizados e responsabilizados pela herança que vão deixar.

Alguns dos exemplos do desnorte: permitiram passivamente, por falta de fiscalização e conivência, um panorama internacional dos registos da raça, caótico, desregrado e disfuncional; internamente há animais aprovados para o Livro de Adultos, que nunca foram avaliados por uma comissão de avaliação; há outros pertencentes a elementos da Direcção que são aprovados em perfeita violação das regras do Regulamento do Livro Genealógico da Raça - ex. “Covadonga”; quanto a contas e gestão financeira, poucas são as evidências contabilísticas que demonstrem aquilo que se pretende de uma empresa com contabilidade organizada (quem duvidar que peça o relatório da Price waterhouse Coopers).

Perante esta autêntica chuva dourada, o que fazem estes senhores? Culpabilizam os outros, semeiam sementes de calúnia… tentam tapar-se com uma manta que encolhe desmedidamente a cada dia que passa.

É bom que saibam que, quanto mais esperneiam em calúnias e maledicência, mais se afia a gadanha que os vai colher.

Deixo um exercício: Antes de abandonarem o barco vão escolher um continuador de confiança, alguém que vai vestir a pele do cordeiro, aparentando um estado de desacordo com o desnorte, mas que sempre teve os pés lá dentro. Será que conseguem descobrir quem é este personagem?

José Gabriel Calção
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: quinta jan 22, 2004 10:46 pm

Re: A APSL no contexto dos acontecimentos

#103 Mensagem por José Gabriel Calção » quinta abr 22, 2010 12:47 am

Bom dia a todos
Da matriz da minha educação jamais sairá termos ou afirmações que ponham em causa a honorabilidade de qualquer membro da APSL, primeiro porque educaram-me e mais tarde auto-eduquei-me assim, depois embora criador ainda não sou associado e quando tencionar ser, se a direcção então em funções tiver acções com as quais eu discorde, empreenderei provavelmente contactos no seio da associação com elementos que possam constituir uma alternativa fiável para a maioria dos associados.

Espanta-me que Juristas e Engenheiros ilustres na nossa praça, utilizem este fórum (talvez porque é grátis) só para a maledicência rebuscada e não o utilizem antes para se constituírem em alternativa superiormente avalizada pelos distintos conhecimentos que professam ter.

Como a pascoa ainda esta fresca na minha memoria, ocorreu-me algo análogo que reza a história, tendo Jesus sido traído, recaia sobre ele a acusação de ser um fantoche de querer ser o Rei dos Judeus, mas os escribas e sacerdotes afirmavam que não tinha Rei senão a César, como tal tinha que ser julgado, uma vez perante o Governador Romano Pilatos, não esperavam outra coisa senão a condenação, o mesmo é dizer, livrarem-se dele uma vez por todas e não era de fazer sangue a questão, porque para isso teriam Barabaz o malfeitor e já condenado, perante a sentença de “não acho culpa nele”, não desistiram e levaram por diante a sua intentona de sacrificarem aquele que sabiam, ser o ”Rei dos Judeus”.

Este paradoxo que a Historia nos legou não terá qualquer paralelo com a questão do fórum, mas dada a nossa cultura judaico-cristã e porque não me cobraram ainda nada das vezes que o utilizei, apeteceu-me colocar este relato histórico, que por ironia terminava assim: “Pai perdoa-os porque não sabem o que estão fazendo” e expirou
Ah e depois há a historia de Judas, bom com a crise económica que estamos a viver soa mal, ficará para quando a crise passar.
Faço votos de bons letras F e que apareçam no leilão na Fundação Alter Real, Sábado dia 24 de Abril para que os Alter se vendam todos.

Cumprimentos para todos

bebediabolico
Sela 01
Mensagens: 36
Registado: quarta mar 24, 2010 2:35 pm

Re: A APSL no contexto dos acontecimentos

#104 Mensagem por bebediabolico » sexta abr 23, 2010 11:26 am

Bom dia.

Agora é oficial, a APSL tem as suas contas congeladas!
O artigo é publicado numa das páginas do Jornal de Noticias de hoje!

Pelos vistos, a informação que se tem veiculado neste Fórum - que muitos criticam e contestam - é mesmo verdadeira!

E agora, será que o FISPL vai mesmo realizar-se?
O que vai ser da LSPA = Clube da Amizade?

Cps.

liandro
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: terça fev 02, 2010 11:24 am

Re: A APSL no contexto dos acontecimentos

#105 Mensagem por liandro » sexta abr 23, 2010 4:05 pm

Tenho muita admiração por todos os criadores de PSL e muito respeito pelo Sr. Ortigão Costa (embora não seja admirador dos seus cavalos).

Mas, não posso compreender, como é possível querer ser ressarcido de 525 mil Euros (105 mil contos), por lhe terem reprovado 3 cavalos num concurso de admissão de garanhões e terem sido mais tarde aprovados, passados 2 meses.

Se isto pega, então as outras dezenas (centenas) de criadores PSL a quem "chumbaram os cavalos" nas pontuações, nos festivais, feiras etc.? e ainda continuam reprovados (não têm o peso do Sr. Ortigão).

Os Sócios da APSL que se preparem, pois ainda vão ser obrigados a ter de comparticipar nos pagamentos...

Alguém está a brincar com o fogo!... é só pedir!

L. Garcia

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”