Livro do Lusitano de Desporto - uma realidade

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
CV
Sela 01
Mensagens: 45
Registado: quinta mar 06, 2008 7:48 pm

Livro do Lusitano de Desporto - uma realidade

#1 Mensagem por CV » terça abr 01, 2008 5:43 pm

O cavalo Lusitano de Desporto

É uma realidade que já nasceu, por muito mal vista que pareça à maioria dos associados da APSL vão ter de conviver com ela (com toda a certeza fora alçada da APSL - claro está). A comparação pode parecer absurda em termos de escala e importância, mas aconteceu o mesmo na génese da União Europeia – hoje é uma realidade bem presente no nosso quotidiano.

Apenas se pretende a coexistência pacífica, baseada em principios de sinergia, dos dois Livros. O do Lusitano (raça fechada) e o do Lusitano de Desporto (raça aberta).

Na primeira leitura da situação pode parecer, para muitos dos Associados da APSL, um factor concorrencial negativo em termos de importância da Raça no mundo (estabilidade e crescimento). Contudo não podem bloquear com esta primeira imagem. Pensem, por exemplo, na importância da raça bovina “Charoleza” no património bovino da humanidade. Foi um factor de promoção (da própria Raça) o facto de se terem promovido todos os cruzamentos extra Raça. Já pensaram na vertente económica desta realidade.

O que é que a Raça puro sangue inglês ou árabe perdeu com a constituição dos anglos-árabes??? O que é que o puro sangue inglês (raça fechada) perde, cada vez que é cruzado com hanoverianos (dentro da própria raça hanoveriana)?? perde prestígio?? perde valor???

O panorama económico da “nossa” Raça, à excepção de alguns negócios pontuais e de tudo o que foi escrito a esse propósito na revista Visão, é muito pobre (para a maioria dos associados), comparativamente com outras Raças. Temos dificuldade em escoar as fêmeas (representam – com algumas oscilações anuais – 50% dos nascimentos anuais) e no campo dos machos ainda não existe selecção que permita uma grande homogeneidade numérica no número de nascimentos de animais de elite (muito representativos, em termos financeiros e de imagem, para uma coudelaria).

O que é que temos??? Uma Raça com um potencial enorme (real - já provado por alguns exemplares da Raça).

Mais uma vez temos a obrigação de contrariar a história e sermos nós a aproveitar o que “Deus” nos deu. Dentro do Lusitano (Raça fechada) há que seleccionar, instituindo um programa de melhoramento objectivo e credível, para que aumente o número de animais de elite (fêmeas e machos). Estes vão ser a base alternante de todos os cruzamentos a efectuar na Raça Lusitano de Desporto (o puro sangue lusitano vai estar sempre presente). Ambas as Raças vivem das sinergias resultantes dos desempenhos dos animais de cada uma. Este é um princípio do associativismo, muitos num só caminho – a elevação e aproveitamento de todo o potencial da Raça Lusitana.

Leiam esta notícia (05/07/2007) recente: “Jester's Quest, ridden by British Young Rider medallist Gemma Tattersall into 32nd place, has become the first Lusitano to complete the Badminton Horse Trials. The good-looking grey was bought by his owner Clare Heron as a four-year-old after he had been imported to England from Portugal where he was bred. "He moved so beautifully - but looking at him I would never have known he was a Lusitano," said Clare who is very proud of his Iberian bloodlines.”

Este cavalo é prova viva do que tenho estado a escrever. No artigo apenas se fala em Lusitano, ninguém diz que o cavalo é filho de um puro sangue inglês e neto de uma égua lusitana (não existe concorrência – apenas sinergia). Vejam o que esta notícia contribui para a imagem do “nosso” cavalo. Quem ganha com esta notícia? TODOS.

Muitos dirão que já existe o cruzado de português. Certo!! Qual a credibilidade deste Livro?? Nenhuma. O que se pretende é a criação de um Livro com regras (com obrigatoriedade de cruzamentos constantes com puro sangue lusitano), credível, que vá ao encontro do que o mercado procura (acreditação e qualidade).

Venda de sémen, de reprodutores, de animais (puro sangue lusitano – Raça fechada), tudo isto conseguido por um leque (alargado) de animais que projectam a imagem do Puro Sangue Lusitano (raça fechada) do patamar dos milhares para o patamar dos milhões. Será uma realidade benéfica e transversal a todo o sector - começando no criador e terminando no utilizador (profissional ou não).

Existe algum vício em tentar ir mais além???

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#2 Mensagem por luis pedro » terça abr 01, 2008 11:12 pm

Olá CV,

Não podias ser mais claro.
Não existe outro caminho e se não formos nós portugueses, outros o seguiram (já começaram).

luis pedro

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”