Zangam-se as Comadres, sabem-se as verdades...

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Z_B
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: segunda dez 15, 2008 2:03 am

Re: Zangam-se as Comadres, sabem-se as verdades...

#16 Mensagem por Z_B » segunda dez 15, 2008 4:54 am

É assim que se acaba com uma raça!!
Já não há volta a dar-lhe...Agora deixem os brasileiros trabalharem pq o lusitano do futuro é deles!! Não os atrapalhem tambem...

mariska
Mensagens: 2
Registado: domingo dez 14, 2008 6:05 pm

Re: Zangam-se as Comadres, sabem-se as verdades...

#17 Mensagem por mariska » segunda dez 15, 2008 7:31 pm

ola,
ouvi dizer que quem tem cavalos lusitanos tem direito a um subsidio, é verdade? quanto é esse valor?

PSL
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 75
Registado: segunda abr 07, 2008 5:23 pm

Re: Zangam-se as Comadres, sabem-se as verdades...

#18 Mensagem por PSL » segunda dez 15, 2008 11:20 pm

Caro Z_B,

Entendo na perfeição a sua mensagem, realmente o panorama político e de politiquices é desmotivador. A passividade tem sido o combustível do desastre.

Repare na postura de impunidade de todos aqueles que se dedicam, em proveito pessoal, ao incumprimento reiterado das poucas normas que regem a raça. Com base numa concertação desconcertante, apela-se a valores como a amizade e educação como forma de silenciar a família.

Não tenha dúvidas que estamos perante um ambiente familiar corrompido! Corrompido inclusivamente pelas comadres que se zangaram e atiraram umas bombas ao ar.

Contudo temos de suster a raça acima destes desaires, mantendo uma postura pró-activa. Acreditando que o lusitano tem tanta qualidade que apesar da lama que salpica, em formato de incoerência de alguns e corrupção de outros (material e ideológica), pode atingir um nível de entendimento com o mundo.

Há que mudar posturas e mentalidades, assegurando por via destas, uma renovação de valores que não se coadunam com os princípios de muitos dos titulares dos órgãos executivos que tem dirigido os destinos da raça com as suas decisões.

Há muito que caiu por terra a velha aristocracia, aquela que se pugnava por valores bem acima do materialismo desmedido a que temos vindo a assistir. Pessoas como o Eng.º Fernando Sommer D’Andrade, que colocava a raça acima dos seus interesses pessoais, foram liminarmente afastadas, por uma onda de oportunismo desmedido, cujos objectivos tem vindo lentamente e recentemente a público, exactamente como a relação da água com o azeite.

Nem tudo é mau, existem na raça e em Portugal lusitanos de grande nível que apenas aguardam honestidade e trabalho para atingirem prestações tão brilhantes como o nosso Guizo ou o Novilheiro, cavalos do passado, mas reveladores do potencial que existe na raça.

É natural que textos como este levantem um punhado de injúrias, materializadas mais profundamente em ataques à forma, independentemente do conteúdo. Isto é sintomático de uma classe que substituiu a aristocracia por uma elite que apenas consegue vislumbrar a um palmo de distância, quando a trajectória é o umbigo!

Vejam o filme “O leopardo” de Visconti e sintam algumas das considerações aqui incluídas.

Z_B
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: segunda dez 15, 2008 2:03 am

Re: Zangam-se as Comadres, sabem-se as verdades...

#19 Mensagem por Z_B » terça dez 16, 2008 2:21 am

Caro PSL,

É muito triste o lugar onde colocoram o nosso Lusitano, mas serão essas pessoas que hoje pensam que vão ganhar muito com o que fizeram, e continuam a fazer, que vão ficar com os seus nomes inscritos na história como os responsáveis por tudo isto... Que credibilidade tem o Lusitano agora?? Quem me diz que não estou a pagar por animal que deveria estar inscrito num outro livro que não o do PSL?? Pura e simplesmente não se sabe o que é o Lusitano neste momento...
O problema é que enquanto andamos aqui com estas lenga-lengas (que nunca irão dar a lado nenhum, porque nenhum destes senhores pode destapar o vizinho demasiado sobre pena de que o destapem a si também) há pessoas noutros países a criar Lusitanos seriamente e com pés e cabeça.
É muito triste, mas infelizmente temo que tudo isto irá perdurar....

PSL
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 75
Registado: segunda abr 07, 2008 5:23 pm

Re: Zangam-se as Comadres, sabem-se as verdades...

#20 Mensagem por PSL » quarta dez 17, 2008 8:44 am

Caro Z_B,

Efectivamente também acho que isto funciona como a pescadinha de rabo na boca, em que, por conveniência do momento, se destapam alguns e protegem-se outros.

Tenho a certeza que isto só terminará com uma limpeza ética, que infelizmente causará alguma mossa à própria raça. Contudo os efeitos práticos da entrega dessas cabeças ao Ministério Público, será uma mais-valia muito grande para a entrada em contra-ciclo.

Neste momento é importante que todos sintam que a manutenção do sistema nos actuais moldes, não tem futuro!

Restam apenas duas soluções: ou se processam as desejadas mudanças, ou se caminha para a denúncia ao Ministério Público de muitas das situações que ensombram a raça e que fazem parte dos bastidores da elite de “esclarecidos”. A vergonha é tão pouca que abundam muitos “rabos de palha”, é só uma questão de escolha.

Conseguir regenerar um sistema com os mesmos elementos que o corroeram, é uma missão impossível, não há cosmética capaz de tapar tanto buraco. O lado negro da força é muito poderoso, quando se cai para esse lado, dificilmente existe retorno. Exactamente como aconteceu com o Anakin Skywalker na saga da “Guerra das estrelas”.

José Gabriel Calção
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: quinta jan 22, 2004 10:46 pm

Re: Zangam-se as Comadres, sabem-se as verdades...

#21 Mensagem por José Gabriel Calção » quarta dez 17, 2008 8:01 pm

Boa noite , constato que não são só as comadres que estão zangadas, há mais, os criadores e possuidores de cavalos lusitanos que querem investir no fomento e divulgação da raça para assim a elevarem para patamares nunca antes alcançados vêem os seu esforços barrados por uma nomenclatura conservadora, que só permitiu isso a alguns Espanhóis, ao Sr. José Manuel de Mello ao Sr. António Simões ao Sr. Luís Pidwell e poucos mais, mesmo assim tiveram que gastar muito dinheiro para o fazer.

Não me esqueço dos que nos J.O. foram autorizados a participar no ensino, provavelmente a Escola Portuguesa de Arte Equestre com o seus trajes do século XVIII também só existe porque se assemelha com a indumentária da aristocracia conservadora.

Todos os que não pertencem ao núcleo, ficam também zangados, a única alternativa é mesmo levarem os cavalos daqui para fora e dar continuidade ao intento noutras paragens, onde não é exigido grande critério de selecção, onde não há juízes tendenciosos, onde criar cavalos sai barato, ensina-los também, onde a nação acolhedora dá subsidio, onde não existe suspeição de espécie alguma nem intriga, inveja e lá certamente todos se conformam com sorte que têm porque é garantido o sucesso e rentável a actividade.

Por exemplo os nossos irmãos Brasileiros possuem tudo isso, só lhes têm faltado matéria-prima, tiveram que desembolsar quantias consideráveis para adquiri-la. Assim quem quiser aproveitar as oportunidades que todos os criadores lá encontram, partem com a vantagem de serem possuidores de animais de qualidade superior que na Pátria dos Lusitanos por ironia são tão flagrantemente injustiçados pelo sistema vigente e ainda por mais não existe essa terrível sigla de : apsl.

Por mim resigno-me como alguém escreveu:

O mar salgado,
quanto do teu sal
são lágrimas de Portugal

No entanto fico preocupado porque o poder instituído ou o legislativo pode decretar uma lei que me impeça de ser criador, de selecciona-los segundo o meu critério ou até mesmo de possuir os meus animais, de os vender aos estrangeiros, de participar em algum evento em suma de os mostrar, todas estas razões terão aqueles que não sendo comadres, também estão zangados, quando isso acontecer comigo também ficarei, não é tudo isto irónico? logo na pátria do cavalo Lusitano ?

Por ora é tudo, vou reler pela terceira vez a carta do Sr. Rodrigo Almeida, pois valorizo quem escreve pensamentos sensatos.

Cumprimentos a todos.


José Gabriel Calção

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”