Festival Internacional do Puro Sangue Lusitano 2009

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
areffoios
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: domingo jan 02, 2005 10:12 pm

Festival Internacional do Puro Sangue Lusitano 2009

#1 Mensagem por areffoios » domingo jun 14, 2009 1:55 am

Num momento de crise de identidade da raça, onde devemos enaltecer e mostrar as qualidades do nosso cavalo, assistimos precisamente ao contrário. Não por culpa dos criadores, cavalos ou apresentadores, mas por culpa de quem “gere” e é responsável pela gestão (danosa) da raça. A APSL, tomando as rédeas do Puro Sangue Lusitano (apenas no nosso País), organiza eventos onde se julgam cavalos e éguas de forma altamente tendenciosa e muitas vezes em beneficio e proveito próprio.

Com o distanciamento que me permite ter a frieza suficiente de expressar uma opinião, devo dizer que assisti no Festival Internacional do Puro Sangue Lusitano a um número significativo de bons animais e bem apresentados. Pena é que os juízes não sejam coerentes, tomem decisões precipitadas e que façam a festa girar sempre em torno dos mesmos criadores. Pena é que mesmo dentro daqueles em torno de quem a festa gira haja enormes provas de incoerência em termos de classificações. Pena é que os criadores novos apareçam e desapareçam. A prova de tudo isto foi o público reduzido que compareceu no Hipódromo Manuel Possolo… O que tem acontecido é um convite endereçado pela APSL a todos nós para que fiquemos em casa.

O que tem vindo a acontecer ao longo dos últimos anos é destruição um património, que é nacional, que é de todos nós!

Uma associação com estas características não pode ter a tutela de um Stud-Book, não pode formar juízes e também não pode ser o único organismo que tem a autoridade para julgar e admitir animais. Não pode faze-lo dada a sua debilidade e fraqueza porque está provado que em qualquer lado do mundo se pode constituir uma associação do cavalo Lusitano e criar um livro próprio. E foi preciso serem os brasileiros a perceber isso primeiro que nós, criando o seu próprio livro.

Neste ultimo Festival Internacional do PSL foi escandalosa a classificação e a atribuição de medalhas em todas as classes, tanto de machos como de fêmeas, desconsiderando por completo aqueles que seriam justos e merecidos vencedores. É desmoralizante para criadores, apresentadores, proprietários e decepcionante para o público. É sem dúvida benéfico para aqueles juízes e dirigentes da APSL que também são criadores e não se coíbem de concorrer… Como diz o ditado: “à mulher de César não é só preciso ser, é preciso parecer” e quem dirige e julga tem que estar acima de qualquer suspeita.

É vergonhoso o que se passa. Vergonhoso porque é por demais evidente!
É uma questão de humildade e de decência, porque a APSL deveria ser exemplo para os criadores e para todos os apaixonados do Cavalo Lusitano.

Alexandre Reffóios

Sandra
Sela 01
Mensagens: 34
Registado: domingo mai 08, 2005 6:02 pm
Localização: Lisboa

Re: Festival Internacional do Puro Sangue Lusitano

#2 Mensagem por Sandra » domingo jun 14, 2009 2:27 pm

Só vi as provas ontem, a partir dos poldros de 3 anos para a frente, mas notei que havia muito descontentamento nas avaliações. Claro que todos gostaríamos que fosse o nosso cavalo a ganhar, mas não me pareceu ser só isso.. Tive pena de não ver as outras classes, mas pelo pouco que vi, não me pareceram decisões assim tão más..
A Channel nº5 é que foi medalha de ouro na Expo-Égua, e ali nem sequer chegou a vice-campeã.. Enfim...
Seja como for, também vi alguns brasileiros da ABPSL, que andavam muito curiosos a apreciar os nossos cavalos.. Para levar mais uma onda de animais talvez?

Foi um desabafo..
Sandra Pereira

michael_holandés
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 132
Registado: quinta fev 12, 2004 2:43 pm
Localização: texas, USA

Re: Festival Internacional do Puro Sangue Lusitano

#3 Mensagem por michael_holandés » domingo jun 14, 2009 5:40 pm

Dói me no fundo do coração que ainda se pratica a politica de amizades em Portugal. Assim não se vai a lado nenhum. Claro que Portugal perde no fim o controle duma raça de cavalos tão nobre. Enfim já não e novidade nenhuma :?

Avatar do Utilizador
Nuno Avelar
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 53
Registado: sexta mai 25, 2007 9:53 pm

Re: Festival Internacional do Puro Sangue Lusitano 2009

#4 Mensagem por Nuno Avelar » domingo jun 14, 2009 7:42 pm

Olá,
Apenas coloco aqui duas situações que conheço e que sei que são reais. O Belmonte teve 1º lugar com 2 juízes e 1 juiz atribuiu 9º ou 10º lugar. Outro é a 2ª classificada da classe de ano Fêmeas, que teve 1º e 2º lugar e 6º lugar de outro juiz. São situações de falta de equilíbrio e coerência evidentes de mais para uma pessoa perfeitamente normal e seria poder aceitar que existam. Assim como a não atribuição da medalha de ouro ao Almansor da broa apenas por ele ser neto do Emborque e para não poder disputar o titulo de campeão de campeões.

pmsereno
Mensagens: 1
Registado: segunda jun 15, 2009 12:06 am

Re: Festival Internacional do Puro Sangue Lusitano 2009

#5 Mensagem por pmsereno » segunda jun 15, 2009 12:27 am

Infelizmente não foi a primeira, nem será a última situação deste género...

Directa ou indirectamente todos os juízes vivem do mundo dos cavalos.. como tal, facilmente podem influenciar ou não o seu critério de avaliação!

Não existe nenhuma feira em que não se vejam situações menos próprias e tudo isto tem uma solução muito fácil.. mas para isso, basta querer! Coisa que não me parece...

Se em vez de termos 3 juízes, tivermos 5, bastava eliminar a pior e a melhor votação. Assim todos os resultados tendenciosos ou não, ficaram um pouco mais justos..


Aqui fica a ideia..


Pedro Sereno

J.Afonso
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 121
Registado: quinta dez 30, 2004 4:09 pm
Localização: Faro/Beja

Re: Festival Internacional do Puro Sangue Lusitano 2009

#6 Mensagem por J.Afonso » segunda jun 15, 2009 10:53 pm

De ano para ano temos mais do mesmo.... sempre os mesmos a colherem os louros do trabalho que em parte é também de muita gente que "anda a sério" nesta coisa dos cavalos....

Para quando a formalização de uma associação alternativa, que se faça representar pela maioria (e não pelos maiores apenas) dos criadores e que faça questão de mostrar com transparência os bons e maus resultados das opções de criação tomadas, dos critérios com que se regem e que terão de ser iguais para todos.... sem excepção!

O PSL faz parte da nossa história e da nossa cultura é de todos nós.... Portugueses! Não é exclusivo da família A ou B.... porque podem ter feito muito e vir a fazer ainda mais.... mas sozinhos não são ninguém.

E porque não fazer nos cavalos o que se faz noutros produtos?.... Sim, estou a falar de comparação directa na forma de publicidade, como se faz nos automóveis por exemplo.... cavalo do criador A que ganhou muita "coisa", comparado directamente com cavalos de pequenos criadores em provas práticas em várias modalidades, morfologia, andamentos, carácter.... etc, etc....

Quem está seguro do seu trabalho não se importará da comparação que será julgada pelo "grande e supremo juiz".... o consumidor, ou seja o cavaleiro quer a nível de lazer quer de competição....
Orgulho de ser Alentejano!

areffoios
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: domingo jan 02, 2005 10:12 pm

Re: Festival Internacional do Puro Sangue Lusitano 2009

#7 Mensagem por areffoios » terça jun 16, 2009 3:22 pm

Como contra factos não há argumentos... aqui ficam os links das classificações do Festival.

http://www.equitacao.com/downloads/Fest ... CHOS09.xls
http://www.equitacao.com/downloads/Fest ... MEAS09.xls

Recomendo que vejam os seguintes casos:

MACHOS

1 ANO
DUHOMO
DIAMANTE DO PINHEIRO

2 ANOS
CAMPEADOR
CASCAIS
CINQUENTA E QUATRO
CONQUISTADOR

3 ANOS
BELMONTE
BEN-HUR DA BRÔA

4 ANOS
ARTILHEIRO
ALI D'ALEM

5 OU MAIS ANOS
XILEF


http://www.equitacao.com/downloads/Fest ... MEAS09.xls

FÊMEAS

1 ANO
DONA RICA
DALILA D'AL-BAIZIR
DISTANTE
D'SNOB

2 ANOS
CATEDRAL DA FERRARIA

3 ANOS
BOHÉMIA
BATOTEIRA
BELA-DONA
BAILARINA DA BRÔA

AFILHADAS
ZANGADA
XAMA
ACÁCIA DO PINHEIRO
ZUCA
LEXA


Ninguém é perfeito, mas também não somos todos parvos.... LOL

SamuelDinis
Mensagens: 4
Registado: sexta ago 14, 2009 2:17 pm

Re: Festival Internacional do Puro Sangue Lusitano 2009

#8 Mensagem por SamuelDinis » sexta ago 14, 2009 2:30 pm

Bom dia,

Eu costumo frequentar o forum mas só por "fora", entenda-se. Mas agora que fui ver estes resultados, decidi dar a minha opinião.

Realmente estes resultados são escandalosos, já é sabido por toda a gente o caso do Belmonte, é inaceitável, ainda para mais sendo um cavalo a disputar os primeiros lugares, mas foi um caso, e até que é só um, menos mal.
Agora este panorama todo.
A égua afilhada Acacia do Pinheiro, como é possível ter um 1º lugar de um juiz e um 14º de outro.
Vejam em www.dressageplus.com se é possível esta égua ter um 14º lugar.

Cumprimentos

liandro
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: terça fev 02, 2010 11:24 am

Re: Festival Internacional do Puro Sangue Lusitano 2009

#9 Mensagem por liandro » terça jun 08, 2010 2:24 pm

areffoios Escreveu:Num momento de crise de identidade da raça, onde devemos enaltecer e mostrar as qualidades do nosso cavalo, assistimos precisamente ao contrário. Não por culpa dos criadores, cavalos ou apresentadores, mas por culpa de quem “gere” e é responsável pela gestão (danosa) da raça. A APSL, tomando as rédeas do Puro Sangue Lusitano (apenas no nosso País), organiza eventos onde se julgam cavalos e éguas de forma altamente tendenciosa e muitas vezes em beneficio e proveito próprio.

Com o distanciamento que me permite ter a frieza suficiente de expressar uma opinião, devo dizer que assisti no Festival Internacional do Puro Sangue Lusitano a um número significativo de bons animais e bem apresentados. Pena é que os juízes não sejam coerentes, tomem decisões precipitadas e que façam a festa girar sempre em torno dos mesmos criadores. Pena é que mesmo dentro daqueles em torno de quem a festa gira haja enormes provas de incoerência em termos de classificações. Pena é que os criadores novos apareçam e desapareçam. A prova de tudo isto foi o público reduzido que compareceu no Hipódromo Manuel Possolo… O que tem acontecido é um convite endereçado pela APSL a todos nós para que fiquemos em casa.

O que tem vindo a acontecer ao longo dos últimos anos é destruição um património, que é nacional, que é de todos nós!

Uma associação com estas características não pode ter a tutela de um Stud-Book, não pode formar juízes e também não pode ser o único organismo que tem a autoridade para julgar e admitir animais. Não pode faze-lo dada a sua debilidade e fraqueza porque está provado que em qualquer lado do mundo se pode constituir uma associação do cavalo Lusitano e criar um livro próprio. E foi preciso serem os brasileiros a perceber isso primeiro que nós, criando o seu próprio livro.

Neste ultimo Festival Internacional do PSL foi escandalosa a classificação e a atribuição de medalhas em todas as classes, tanto de machos como de fêmeas, desconsiderando por completo aqueles que seriam justos e merecidos vencedores. É desmoralizante para criadores, apresentadores, proprietários e decepcionante para o público. É sem dúvida benéfico para aqueles juízes e dirigentes da APSL que também são criadores e não se coíbem de concorrer… Como diz o ditado: “à mulher de César não é só preciso ser, é preciso parecer” e quem dirige e julga tem que estar acima de qualquer suspeita.

É vergonhoso o que se passa. Vergonhoso porque é por demais evidente!
É uma questão de humildade e de decência, porque a APSL deveria ser exemplo para os criadores e para todos os apaixonados do Cavalo Lusitano.

Alexandre Reffóios
Parece que este comentário que tem a data de 14 de Junho de 2009 e que se refere a ao Festival de 2010.

Tudo na mesma... pior!

L. Garcia

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”