Localização ideal do Festival do Puro Sangue Lusitano

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Responder

Localização ideal do Festival do Puro Sangue Lusitano

Lisboa - Hipódromo do Campo Grande (Jockey)
27
48%
Cascais - Hipódromo Manuel Possolo
6
11%
Benavente - Companhia das Lezírias
12
21%
Santarém - CNEMA
5
9%
FIL - Lisboa
3
5%
Outra localização
3
5%
 
Total de votos: 56

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Filipe Graciosa
Site Administrator
Mensagens: 1255
Registado: quarta out 29, 2003 7:27 pm
Localização: Lisboa, Portugal

Qual a melhor localização do Festival do Lusitano?

#1 Mensagem por Filipe Graciosa » sábado jun 16, 2007 1:52 pm

Caros Forenses,

Tenho ouvido várias opiniões sobre a localização do Festival do Lusitano, vantagens e desvantagens das várias localizações.

Gostaria de saber a vossa opinião, gostaria que votassem e dessem as respectivas razões.

Cumprimentos
Filipe Graciosa Jr

Avatar do Utilizador
Cavaleira16
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: sábado mai 05, 2007 4:13 am

Re: Qual a melhor localização do Festival do Lusitano?

#2 Mensagem por Cavaleira16 » sábado jun 16, 2007 10:36 pm

Tenho uma questao a colocar: porque é que estes festivais tendem a ser sempre no centro/sul do pais? Sera que pelo menos uma vez nao poderiam trazer o festival ao Norte?

Como sou do Norte, raramente posso ver e ter acesso a estes festivais devido a ser muito longe... E acho que nao sou a unica pessoa do norte a pensar assim...

Existem boa coudelarias/escolas de equitação aqui no norte (como por exemplo no Porto/Matosinhos) e tambem bons cavaleiros... Acho que deveriamos ter direito a acolher estes festivais aqui, porque tambem temos muito boas condiçoes...

Gostaria de saber a vossa opiniao sobre este assunto...

Saudaçoes "Cavalares"
"O que os olhos nao veem, as maos sentem..."

Homenagem ao animal mais Nobre de todos... o Cavalo...

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#3 Mensagem por Sofia e Sabre » domingo jun 17, 2007 12:01 am

Ca por mim podia continuar a ser em cascais, m eu sou daqi =)

Para ser justa, acho q deveria ser todos os anos num sitio diferente,para possibilitar aomaior numero de pessoas assistir as provas e a gala.

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#4 Mensagem por AnaE » domingo jun 17, 2007 1:39 am

Eu gosto dos três sitios e todos eles têm prós e contras!

Cascais é glamoroso mas um bocadinho acanhado!

A SHP tem espaço e boa acessibilidade, mas é mais concorrido por outras modalidades

As Lezirias têm uma envolvente campestre muito agradavel... mas fica menos acessivel para o publico em geral.

...

... mas este ano com as condições climatéricas adversas o picadeiro coberto da SHP tinha dado um jeitão!

É provavelmente a localização que em termos de localização e espaço tem melhores condições.

Saudações equestres

nunodias
Sela 01
Mensagens: 30
Registado: sexta mar 19, 2004 11:39 pm

#5 Mensagem por nunodias » domingo jun 17, 2007 8:08 am

Boa noite a todos,
para mim pessoalmente é a SHP, que reune melhores condições, pois ainda hoje estive em cascais e chuvia abundantemente e não havia lugar para se estacionar, e o hipodromo não estava cheio.
Agora se tivesse um dia normal de Junho era impossivel lá chegar e andar lá dentro.

Cumprimentos

Nuno Dias

Lusitanno
Mensagens: 1
Registado: sábado jun 16, 2007 1:32 pm

#6 Mensagem por Lusitanno » domingo jun 17, 2007 11:26 am

Sociedade Hípica Portuguesa - Lisboa
Vantagens: Tem boa acessibilidade e se uma pessoa não tiver nada para fazer diz "vamos dar um salto ao Jockey ver o Festival" coisa que não acontece se o Festival for a 30Km. Tem melhores bancadas cobertas. A tenda VIP é melhor. Tem secretária da SHP que pode ser usada para informações. Tem parques de estacionamento e é perto do Metro e autocarros da Cidade Universitária. Tem picadeiro coberto para dias de chuva.
Desvantagens: As boxes podem não ser novas, mas também se pode usar as desmontaveis usadas em Cascais.

Companhia das Lezírias - Benavente
Vantagens: Ambiente campestre muito agradavel. Picadeiro coberto. Grande espaços para aquecimentos. Obstáculos de Atrelagem, para fazerem provas com Lusitanos, visto termos Lusitanos na equipe Campeã Mundial de Atrelagem.
Desvantagens: Falta de transportes públicos. Muito longe (40Km de Lisboa). Um restaurante pequeno e nenhum outro nas imediações. Só vai as pessoas dos cavalos que participam e tem muita falta de público geral. Falta de Bancadas cobertas.

Hipódromo Manuel Possolo - Cascais
Vantagens: Tem instalações novas, está localizado ao lado de 2 hoteis com vista para o mar, a 500m do local, optimo para os estrangeiros que vem ver os cavalos lusitanos.
Desvantagens: É um bocadinho acanhado! Só tem umas bancadas, visto as antigas principais, terem ficado debaixo do Restaurante. Não tem picadeiro coberto. Muito longe (30Km de Lisboa) As pessoas de Cascais não têm quase nada a ver com o Lusitano, têm mais a ver com Obstáculos. Quinta da Marinha ao lado com melhores instalações.

Abraço

José Mateus Pinto
Sela 01
Mensagens: 42
Registado: quarta mai 31, 2006 11:53 pm

#7 Mensagem por José Mateus Pinto » domingo jun 17, 2007 11:33 pm

Olá

Peço desculpa, mas parece-me evidente, a mim e a qualquer pessoa com um mínimo de bom senso, que de entre as localizações que submeteram a voto, o Hipódromo de Cascais, é de longe a melhor localização. Começo por dizer que em termos de envolvente paisagística, este Hipódromo tem categoria a nível internacional. Em segundo lugar, o facto de ser em Cascais, que tem projecção e uma marca forte e visível no exterior, permite acolher mais estrangeiros. Em relação à Sociedade Hípica Portuguesa, está claro que está no Centro de Lisboa, mas é uma autêntica pocilga, sem condições nenhumas, com uma envolvente horrível. Enfim, em boa hora, lembraram-se (a APSL) que no Jockey podia-se apenas fazer um Festival Internacional, mas para ciganos. Em relação à Companhia das Lezírias que acolheu o Festival salvo erro em 2004, tem excelentes condições, mas pareceu-me (e à maioria das pessoas) que é um espaço demasiado amplo, sem conforto.

Enfim, eu julgo que esta não devia ser a discussão central. Mas sim, como fazer um festival Internacional do Cavalo Lusitano, com mais categoria.
Estive ontem em Cascais, onde assisti ao Festival, e apesar de considerar este local fantástico, cosigo apontar muitas falhas à organização.
Todo o Festival deve ser encaro como um espectáculo, no sentido de motivar a qualquer pessoa desconhecida em cavalos,a deslocar-se ao local para apreciar o Cavalo Lusitano, que é uma das marcas mais importantes em Portugal.

Enfim mais tarde posso concretizar melhor as minhas ideias, e que são várias.

Já agora deixo a pergunta: Faria sentido a APSL, pensar em fazer uma coisa do género da SICAB, que é o Festival Internacional do cavalo PRE (Pura Raza Espanhola), num recinto do tipo da FIL? Este Festival acolhe milhares de pessoas.

João Valenças
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 81
Registado: sexta fev 02, 2007 11:33 am

#8 Mensagem por João Valenças » sexta mai 23, 2008 7:18 pm

Penso que a mudança para a FIL seria tal como a mudança para Cascais, teria vantagens e desvantagens. Embora tivesse outra visibilidade e instalações, acho que perderia muito o seu pouco espírito que ainda resta, como aconteceu quando a Feira do Ribatejo quando se mudou do centro de Santarém ao lado da Praça de Touros para o CNEMA ou a Feira de Vila Franca quando saiu do centro da Vila ao lado da Praça de Touros para o outro lado do rio.

Acho que embora as instalações no Jockey podem não ser perfeitas, no plano Geral é o melhor sítio. Ainda por cima que a actual Direcção da Sociedade Hípica Portuguesa tem feito um óptimo trabalho de melhoramentos. O Jockey agora além de ter o novo picadeiro coberto, que ficam 3 Picadeiros cobertos a mais do que os ZERO de Cascais. As boxes do Jockey que tanto criticam, também se podem usar as desmontáveis usadas em Cascais.

Outra coisa que costumava animar o Festival do Lusitano era as Corridas de Touros, que fazem parte da tradição do Lusitano, que infelizmente devido as obras de reestruturação do Campo Pequeno deixaram de decorrer, mas que agora já são novamente possíveis, outra coisa que é impossível em Cascais devido à Praça de Touros de Cascais estar fechada para demolição.

Na minha sincera opinião acho que o Festival devia regressar ao Hipódromo do Campo Grande ao grande prestígio de outrora, com uma grande tenda VIP e bancadas cheias, tanto de aficionados de coração como os curiosos que iam fazer uma visita. Não devemos fazer o Festival para 10 macacos estrangeiros comprarem meia dúzia de cavalos e o espírito desaparecer.

Alias, até acho que voltando se devia fazer a Corrida de Touros do Festival do Lusitano, em que uma pequena Romaria sairia do Jockey a cavalo e trajada a rigor até à Praça de Touros do Campo Pequeno, assistia a Corrida e regressava ao Jockey onde decorreria um grande jantar do Traje Português de Equitação.

Espero não ser o único a partilhar desta opinião.

Um Abraço

João Valenças

J.Paralta
Sela 01
Mensagens: 41
Registado: segunda jan 15, 2007 3:32 am
Localização: Nordeste Alentejano
Contacto:

#9 Mensagem por J.Paralta » domingo mai 25, 2008 9:16 pm

Amigo João

Não sei se o ir e vir ao campo pequeno será muito praticável, mas pode ter a certeza que a corrida de toiros é fundamental e que o Jockey é de longe o melhor sítio para a realização do festival.

JParalta
Elas escolhem o dia, eles escolhem a hora.

Meireles
Sela 01
Mensagens: 26
Registado: sexta ago 03, 2007 4:23 am
Localização: Paredes; Porto

Re: Qual a melhor localização do Festival do Lusitano?

#10 Mensagem por Meireles » segunda mai 26, 2008 10:15 pm

Cavaleira16 Escreveu:Tenho uma questao a colocar: porque é que estes festivais tendem a ser sempre no centro/sul do pais? Sera que pelo menos uma vez nao poderiam trazer o festival ao Norte?

Como sou do Norte, raramente posso ver e ter acesso a estes festivais devido a ser muito longe... E acho que nao sou a unica pessoa do norte a pensar assim...

Existem boa coudelarias/escolas de equitação aqui no norte (como por exemplo no Porto/Matosinhos) e tambem bons cavaleiros... Acho que deveriamos ter direito a acolher estes festivais aqui, porque tambem temos muito boas condiçoes...

Gostaria de saber a vossa opiniao sobre este assunto...

Saudaçoes "Cavalares"

Cavaleira 16 não podia estar mais de acordo contigo. Para mim também é um bocado complicado ir tantas vezes como gostaria ao festival internacional e mesmo a eventos como a Expo-égua, feira de S. Martinho na Golegã, leilões em Alter. Porque não realizar-se por exemplo uma vez no Norte, outra no Centro e outra no Sul??

Tal como a cavaleira 16 também gostava de saber a vossa opinião :)

Avatar do Utilizador
Filipe Graciosa
Site Administrator
Mensagens: 1255
Registado: quarta out 29, 2003 7:27 pm
Localização: Lisboa, Portugal

Localização ideal do Festival do Puro Sangue Lusitano

#11 Mensagem por Filipe Graciosa » domingo jun 14, 2009 7:25 pm

Caros Forenses,

Gostaria de saber a vossa opinião sobre a localização ideal do Festival Internacional do Puro Sangue Lusitano, juntamente com os prós e contras de cada uma das localizações:

Lisboa - Hipódromo do Campo Grande (Jockey)
Cascais - Hipódromo Manuel Possolo
Benavente - Companhia das Lezírias
Santarém - CNEMA
Outro - Onde e porquê?

Cumprimentos
Filipe Graciosa Jr

tucha
Sela 01
Mensagens: 29
Registado: quarta nov 23, 2005 10:07 am
Localização: Lisboa/Évora

Re: Localização ideal do Festival do Puro Sangue Lusitano

#12 Mensagem por tucha » segunda jun 15, 2009 11:37 am

Saudações. Achei o tema muito oportuno. A minha preferência vai para o Hipódromo do Campo Grande, os acessos são bons, a localização é central, as instalações têm condições a tradição não será muita porque o "jockey tem estado mais virado para os cavalos e a equitação de obstáculos. Mesmo por isso creio que a realização do Festival do Puro Sangue Lusitano em Lisboa iria contribuir para inverter a tendência actual o que muito me alegraria uma vez que, sendo sócia do Hipódromo do Campo Grande, sou praticante de equitação académica e apaixonada incondicional pelo cavalo lusitano. Inconvientes de certo que os há, embora não identifique nenhum em particular.
saberes e amizades nunca são de mais.

ABC
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 50
Registado: quarta set 17, 2008 9:47 am

Re: Localização ideal do Festival do Puro Sangue Lusitano

#13 Mensagem por ABC » terça jun 16, 2009 3:37 pm

Com certeza que o hipódromo do Campo Grande é um óptimo local. Contudo existe um grande senão, que tem a haver com o custo a pagar pela APSL que é muito elevado.

Existem outras opções, algumas já exploradas, o caso da Companhia das Lezírias não foi muito feliz. O actual de Cascais também não me parece a solução ideal.

Como em tudo acredito em sinergias, e no benefício que diferentes acontecimentos em simultâneo podem acarretar. Em concreto estou a falar da Feira Nacional da Agricultura, que no seu programa integra um concurso de modelo e andamentos que este ano ocorreu em datas similares ao do Festival da APSL de Cascais. Num país tão pequeno como o nosso ressalta de imediato a ideia de desperdício de recursos, em dois eventos que poderiam estar agregados.

Para quem se lembra, no passado o Festival do Puro Sangue Lusitano chegou a ocorrer na Feira Nacional da Agricultura.

Quais os benefícios:
1. O eventual fornecimento, a custo zero, de instalações para o funcionamento da APSL ao longo de todo o ano, no CNEMA;
2. O favorecimento económico da realização do Festival na altura da Feira Nacional da Agricultura;
3. O benefício da aproximação do cavalo Lusitano a quem não pertence à elite da criação e do círculo reconhecidamente fechado, do meio que envolve a criação (um verdadeiro tiro no pé da parte de quem cultiva esta postura);
4. Uma visão mais diversificada do que representa o mundo rural português e as suas gentes ao comprador estrangeiro (não tem de estar cingido à monotonia do funcionamento em série de julgamento atrás de julgamento – pode ir comer uma bifana e ver umas raças autóctones de bovinos, caprinos ou outros, etc.).

Os contras:
1. Dispersão dos potenciais clientes num espaço que deixa de estar cingido em exclusivo ao Lusitano;

existem mais...

Deixo um exercício a quem ler este comentário, acrescentem os vossos prós e contras relativamente a esta matéria.

CR
Iniciado
Mensagens: 21
Registado: quinta jan 17, 2008 10:28 am

Re: Localização ideal do Festival do Puro Sangue Lusitano

#14 Mensagem por CR » quarta jun 17, 2009 10:26 pm

Quanto a eventuais aspectos negativos, penso que seria necessário um maior investimento em infraestruturas, nomeadamente no que se refere à falta de qualidade do piso no CNEMA que, segundo sei, foi responsável pelo cancelamento das provas de dressage.
Mas no geral é uma boa alternativa dado que, como foi dito, permite rentabilizar os recursos e mais valias de ambos os eventos. Permite ainda colmatar os seus aspectos menos conseguidos:
- A feira de Santarém é geralmente pobre em actividades e espectáculos equestres
- O festival do cavalo lusitano é demasiado "asséptico" para ser animado. As bifanas e sandes de courato iriam certamente libertá-lo do seu ar pomposo e dar-lhe um carácter mais descontraído.

Maria Ramalho
Sela 01
Mensagens: 39
Registado: sábado jun 06, 2009 10:53 pm

Re: Localização ideal do Festival do Puro Sangue Lusitano

#15 Mensagem por Maria Ramalho » quarta jun 24, 2009 12:54 am

Já votei pelo jockey.
As boxes são velhas, os duches são o que são, mas os cavalos não conseguem trazer a parede, o local dos vips mantem-se e há bancadas etc... Mas tem um bom picadeiro coberto, com bom piso e os campos de aquecimento safam-se, é arejado, ... A mais valia será a carga da historia: a tradição

Cascais é péssimo em piso, boxes atrofiadas e assentes em empedrado, o local de aquecimento é ..nem sei..., e dar banho aos cavalos é, caso se assustem, como assisti, virem à carga, com o barrote onde são presos, a reboque.

Safa-se muito bem é o local dos vips, mas tudo para os cavalos que é por eles que o Festival acontece, bahhhh

Companhia das Lezírias, é pena porque de facto em espaço e sossego é óptimo, mas as restantes facilities....

CNEMA??? Só quem nunca lá esteve com cavalos!!! Quando ainda existia o picadeiro coberto, em que o piso era um luxo à época, ok, mas agora????

Nem se entende como se gastaram lá tantos euros, pras urtigas. Quem será o responsável??? Esta coisa dos responsáveis das decisões, nunca prestarem contas dos seus actos, é inacreditável. Mas prontos, é transversal a muitas obras publicas.., os desvios, a quem ninguém lhes assaca responsabilidades.

Todos juntos, daria um local de excelência -) Pois.
maria ramalho

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”