Golegã 2009 - Antevisão de uma feira Escaldante

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
nsvicente
Iniciado
Mensagens: 11
Registado: quinta jun 18, 2009 11:29 pm

Golegã 2009 - Antevisão de uma feira Escaldante

#1 Mensagem por nsvicente » terça out 13, 2009 7:39 pm

Boa Tarde,

Quando falta sensivelmente 1 mês para a Feira da Golegã, venho fazer a antevisão de uma Feira que se afigura escaldante à semelhança da do ano transacto, que ainda agora é falada.

Esta Feira perfila-se escaldante pelo simples facto, dos dois protagonistas do "mau perder" no último Festival de Cascais, repetirem novamente a sua presença na Golegã. Enquanto que um atirou a medalha ao chão e chamou nomes aos juízes (apesar de ser uma pessoa a quem a raça tudo deve), o outro gastou 900€ para insultar um juíz num anúncio na Revista Equitação.

A pergunta que lanço aos forenses é a seguinte: São legítimas estas manifestações de "mau perder", que não constituem mais do que uma forma de pressão para com os juízes?

Diga-se o que se disser, pela forma como o Sr.Manuel Veiga e o Sr.Ornellas e Vasconcellos se comportaram, os juízes (os pobres dos juízes) que forem designados para julgar na Golegã, já estão condicionados antes mesmo do início do julgamento.

PSL
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 75
Registado: segunda abr 07, 2008 5:23 pm

Re: Golegã 2009 - Antevisão de uma feira Escaldante

#2 Mensagem por PSL » quarta out 14, 2009 9:07 pm

Sr. Vicente,

Julgo que os juizes devem estar mais preocupados em explicar o motivo porque andam a aprovar animais com dois anos, contrariando com este procedimento o que se encontra regulamentado no regulamento do Livro Genealogico.

Porque motivo foi aprovada a poldra de dois anos, COVADONGA nascida a 11/04/07 com o LA 12271 e NSC 224127.

Contudo trata-se de prioridades. Talvez seja mais urgente preocuparem-se com o Sr. Veiga ou o Sr. Ornelas, que de certeza nao violaram o Regulamento do Livro geneologico, com os procedimentos que alega.

HAJA MORALIDADE!!!!

Avatar do Utilizador
Nuno Avelar
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 53
Registado: sexta mai 25, 2007 9:53 pm

Re: Golegã 2009 - Antevisão de uma feira Escaldante

#3 Mensagem por Nuno Avelar » quarta out 14, 2009 11:42 pm

Olá,
Caro Sr Vicente, o sr Manuel Veiga e o Sr Ornelas têm direito a ficar indignados com algo que até hoje ainda esta por explicar ou justificar. Ou será que não e devem continuar calados mesmo tendo sido lesados por algo que ainda ninguém sabe porquê ??? Não diga disparates. Pelo que escreve deve ser a favor das anormalidades que se passam nos concursos. Num outro tema acerca do festival vêm mencionados pelo sr Reffoios classificações referentes ao festival. tipo 1º, 2º e 6º, 1ª 3ª e 14ª, coisas deste género.

Por acaso estou curioso pela Golegã e pelo concurso, mas não acredito que os Srs Juízes alterem a sua maneira de julgar pela pressão. Poderá ate resultar ao contrario, não sei.

Se quem leva isto a serio e de uma forma Muitíssimo profissional, (Jogos Olímpicos e outras provas internacionais) , utilizam 5 juízes para tirar aqueles que pontuam demais ou de menos, porque será que cá não se faz o mesmo para acabarmos de uma vez por todas com esta ma língua acerca dos juízes.

Não culpem os juízes, culpem o sistema. Se bem que é mais fácil culpar 1 ou 2 juízes do que 1 entidade que deveria ser tutora e responsável por eles. Assim como os encarregados de educação numa simples escolinha primaria.
Cumprimentos ao sr PSL. concordo e assino por baixo do que disse.
Cumprimentos a todos os forenses.

nsvicente
Iniciado
Mensagens: 11
Registado: quinta jun 18, 2009 11:29 pm

Re: Golegã 2009 - Antevisão de uma feira Escaldante

#4 Mensagem por nsvicente » quinta out 15, 2009 12:02 am

Isto dá vontade de rir.

Caro PSL, não foi o senhor que disse, "Que atire a primeira pedra quem nunca pecou", a propósito do aldrabão do Manuel Braga? Como é que tem lata para exigir agora Moralidade? O que é o Senhor anda aqui a fazer? Quem defende aldrabões não pode nunca exigir moralidade a ninguém.

O Sr.Avelar diz e bem que o actual sistema não funciona. Meu caro, isto é como a democracia: Não é um sistema perfeito, mas entre todos os existentes ainda é o melhor. Haja uma noção, por mais que se alterem os modelos de julgamento, a controvérsia existirá sempre.

PSL
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 75
Registado: segunda abr 07, 2008 5:23 pm

Re: Golegã 2009 - Antevisão de uma feira Escaldante

#5 Mensagem por PSL » quinta out 15, 2009 7:46 am

Caro Sr Vicente,

O caso Braga pertence por inteiro aos organismos oficiais (APSL e FAR), que não se podem emiscuir das suas responsabilidades de denuncia.

O caso Braga deve ir ate ao fim.

Um sistema que não funciona e que apresenta um relatório da price como o evidenciado, só pode, caso estivéssemos perante GESTORES, resultar na demissão em bloco da Direcção.

nsvicente
Iniciado
Mensagens: 11
Registado: quinta jun 18, 2009 11:29 pm

Re: Golegã 2009 - Antevisão de uma feira Escaldante

#6 Mensagem por nsvicente » quinta out 15, 2009 4:29 pm

Engana-se mais uma vez o Sr.PSL, uma vez que o caso Júpiter, não pertence nem à APSL, nem à FAR, pertence sim à PJ e ao ministério público. Que não haja dúvidas, e estou muito bem informado, o Sr.Manuel Braga vai ser condenado. Por não ter antecedentes de natureza criminal, a pena não será de prisão, mas sim convertida numa coima. De qualquer forma, o mais importante é que o ministério público recolheu provas evidentes do crime praticado.

Voltanto atrás, o Sr.PSL que saltou em defesa do seu amigo Manuel Braga, não pode e nunca poderá mais nesta vida, exigir moralidade a ninguém. Sobre este ponto não tocou, porque obviamente sabe que tenho razão, e calou-se.

Mas não se descentralize o tema aqui em discussão: Gostava mais uma vez de saber, se julgam legítima a participação do cavalo Belmonte e Almansor da Broa, na Feira da Golegã, após um comportamento absolutamente vergonhoso dos respectivos proprietários? Estes dois animais, já estão inscritos no concurso da Golegã, e tarefa de julgamento não se afigura fácil.

O dilema dos juízes é simples: Se estes cavalos ganharem, então tudo sairá a dizer que a pressão resultou e que o barulho foi eficaz. Se perderem, voltam os insultos aos juízes, com direito a anúncio e tudo! O Sr.Ornellas entra para o Guiness, por ser a pessoa até hoje que mais gastou para insultar outra: 900 €.

PSL
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 75
Registado: segunda abr 07, 2008 5:23 pm

Re: Golegã 2009 - Antevisão de uma feira Escaldante

#7 Mensagem por PSL » sábado out 17, 2009 10:03 am

Caro Sr. Vicente,

Antes do mais gostaria de lhe dar os parabéns pelo encaminhamento que deu ao caso Bragu! Há luz do seu entendimento, imaginação, e Assunção serei um mau "amigo" por me regozijar com o desfecho que anuncia.

O que procurei retratar no que escrevi, foi a hipocrisia e interesses que medeiam o caso. Foi a repetição da acção de Judas, pois não há dúvida que foram os seus pares que o entregaram. Os verdadeiros amigos - os que voavam com ele -, não por qualquer convicção cívica, mas sim porque se havia tornado num alvo a abater – coisas de velha comadres onde impera o cheiro a Velho.

Mais jogos palacianos nos bastidores do Clube da amizade!

Na envolvente cívica da questão fico satisfeito que seja feita justiça. Contudo, caro Sr. Vicente, há mais casos denunciados e que merecem igual tratamento. Afinal qual é o papel do Conselho Fiscal nestas matérias! O que deve ser feito à poldra Covadonga do criador Arsêniu Cordeiru, que foi aprovada para o Livro de Reprodutores, contrariando as determinações do Regulamento do Livro Genealógico. O que deve ser feito ao rol de falta de evidencias reveladas pelo relatório da Price. Mais uma vez pergunto o que anda a fazer o Conselho fiscal do Clube.

Como tudo o que se vive na envolvente e meandros do Lusitano, a verdadeira amizade é o que nos une a todos. Pelo menos no frente a frente, porque de costas a conversa é outra, e normalmente é feita em tom de surdina, com jogos palacianos de fazer verdadeira inveja a qualquer corte da idade média.

Contudo, é importante que se diga que o poder tem sido exercido e gerido de forma magistral, de acordo com objectivos que regem a gestão do Clube. Aqui, e mais uma vez, tenho de lhe dar os parabéns!

Dividir para reinar tem sido um dos condimentos deste teatro de operações, onde se dá e retira protagonismo, ao sabor da vaidade e dos interesses que motivam os diversos intervenientes. Também aqui lhe dou os meus parabéns pelo seu empenho e determinação. Gerir um Clube de amigos não é uma tarefa fácil.

Torna-se curiosa a sua preocupação com o valor despendido pelo Sr. Ornelus, e falta de preocupação com o pedido de reparo de atitude discriminatória, que foi feito pelo Dr. Malta Vacus em tribunal. Neste caso trata-se de um valor que vai sair dos bolsos dos associados. Não se entende o motivo que levou o Clube a rejeitar, sem explicação, o pedido da sua admissão a sócio do Clube. Actualmente o Dr. Malta Vacus já foi admitido como sócio, mas só depois de ter interposto uma acção em tribunal contra o Clube. Será que o valor a despender pelo Clube no reparo, pedido em tribunal pelo Dr. Malta Vacus, também vai entrar no Guiness, neste caso da má Gestão e Prepotência do Clube da amizade.

Sr. Vicente, tanta preocupação e zelo com os coitados dos juízes, e tanta falta de atitude com o resto do rol de inconformidades que medeiam a vida do Clube. Esta é mais uma das atitudes discricionárias que são tão características dos convivas do Clube da amizade.

O Sr. também fala do Sr. Manuel Veigu, será que também já se tornou persona non grata no Clube da amizade. Se assim foi só tenho de lhe reconhecer crédito.

Ninguém gosta de estar associado à frase "pássaros da mesma pena voam juntos".

Mais uma vez obrigado Sr. Vicente, pois as suas interpelações constituem sempre um excelente ponto de partida para o esclarecimento público, no nimbo da falta de transparência do Clube da amizade.

Os meus respeitosos cumprimentos,
PSL

areffoios
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: domingo jan 02, 2005 10:12 pm

Re: Golegã 2009 - Antevisão de uma feira Escaldante

#8 Mensagem por areffoios » terça out 20, 2009 11:12 pm

A quem diz que viu o Manuel Veiga atirar a medalha ao chão e chamar nomes aos juízes, pergunto onde? Como? Quem e a quem?
EU estive lá e não vi nada disso. Vi uma reacção a um desacordo com uma decisão bastante subjectiva... Mas devo realçar que essa reacção apenas foi perceptível a quem conhece os intervenientes.

Não vi o Manuel Veiga atirar a medalha ao chão nem insultar ninguém. Vi-o sim discordar com a decisão dos juízes sem, mas quem em Portugal não discorda? Basta ir a um aprovação de garanhões ou qualquer prova de modelo e andamentos para poder estar nesta posição de desacordo.

Parecem-me bastante exageradas as palavras de quem faz tão graves afirmações a este respeito, ainda por cima de modo camuflado. Anonimamente é fácil fazer acusações e levantar suspeitas sobre quem quer que seja.

Alexandre Reffóios

miguelafonsopaiva
Mensagens: 3
Registado: segunda abr 18, 2005 2:08 am
Localização: Coimbra

Re: Golegã 2009 - Antevisão de uma feira Escaldante

#9 Mensagem por miguelafonsopaiva » quarta out 21, 2009 3:45 pm

Boa tarde a todos,
O meu nome e Miguel Paiva, assim fico desde já identificado!

Como apaixonado ao cavalo em sentido lato, incluindo o vasto espectro de utilização do mesmo, que vai desde as várias modalidades desportivas ao toureio, sou particularmente aficionado ao cavalo lusitano.

Venho manifestar-me neste vosso debate porque parece-me que em primeiro lugar qualquer opinião anónima, por mais fundamentada que seja, deve ser desvalorizada já que opiniões anónimas não têm qualquer sentido de responsabilidade, logo não têm crédito!

Vou abordar em seguida alguns aspectos aqui debatidos:

1- O Sr. Manuel Braga, com quem não tenho relações pessoais próximas, é um Homem de cavalos, com conhecimento profundo da nossa raça e indiscutivelmente um dos melhores criadores da actualidade tendo dado um grande contributo para a sua afirmação no plano internacional, e com animais destacados ao mais alto nível internacional em várias modalidades, como são exemplo a equitação de trabalho, o toureio e a dressage, não esquecendo também a enorme quantidade de resultados de destaque em competições de modelo e andamentos.
Partindo deste pressuposto, entendo que é infame julgar esta personalidade desta forma.
Parece-me, alias que como um dos mais bem sucedidos criadores, será benéfico para outros, que nele vêm uma forte concorrência, o denegrir da sua imagem…mas isto não passa de uma interpretação pessoal, claro!
Caso haja alguma irregularidade provada devera ser sancionado, mas pelos órgãos competentes para tal efeito e não “linchado na praça pública”.

2- O Sr. Ornellas e Vasconcellos tem o direito de gastar o que bem entender em publicidade a um cavalo em particular ou à sua coudelaria.
Nas mesmas circunstancias eu, a fazer publicidade, faria certamente te uma forma diferente.
Mas a verdade é que a sua estratégia com o objectivo de publicitar o seu famoso Belmonte foi bem sucedida, já que o dito animal foi falado por todos os cantos e ficou ainda mais conhecido.
De salientar que esta sua estratégia foi de tal forma polémica e com tanto impacto, que teve ainda direito a uma explicação detalhada e publica numa revista, por parte do Dr. Filipe Figueiredo, pessoa idónea e de reconhecidos méritos tanto como juiz da raça, veterinário, director da EPAE, etc.
Não seria esta uma boa solução, por exemplo haver os tais cinco juízes, e em vez de se limitarem a dar uma nota, darem uma explicação sobre as características de cada animal esclarecendo cada nota que é atribuída?!
O Dr. Filipe Figueiredo (Graciosa) foi altamente esclarecedor quando à perspectiva que teve sobre o cavalo Belmonte, e após detalhado esclarecimento acho que, embora haja sempre subjectividade num julgamento de modelo e andamentos, as pessoas “entendem” melhor as notas atribuídas e acabavam-se os recorrentes comentários aos juízes, sendo que, por outro lado os criadores ficariam mais esclarecidos quanto as características, qualidades e defeitos do animal que levam a concurso!

3- O Sr. Manuel Veiga é uma pessoa de uma educação irrepreensível, não sendo em absoluto uma pessoa com mau perder, afirmo-o com conhecimento de causa já que se trata de um Grande Amigo e pessoa com quem tenho a honra e o prazer de privar com muita frequência e em variadas circunstâncias!
Indignação, claro, está no seu direito, sobretudo face a uma situação de enorme subjectividade e uma decisão altamente discutível!
Será que agora querem excluir concorrentes a concursos de modelo e andamentos por demonstrarem indignação pel a forma como os seus animais são julgados?!
Depois de uma recente campanha política para as eleições legislativas em que a “asfixia democrática” foi tão mencionada, parece-me que se pode estabelecer um paralelismo com esta situação, neste caso as manifestações de indignação por parte de concorrentes acarretam a exclusão dos mesmos a concursos deste tipo…”Asfixia Cavalar”?!
Contas finais, verifica-se que no que diz respeito à funcionalidade, a coudelaria Veiga está altamente diferenciada, com uma liderança bem visível no que diz respeito a animais apresentados montados!
Vejamos, FIPSL: 2008 e 2009 Classe de Garanhões – Uivador da Brôa 1º, Quinteiro da Brôa 2º, ambos com medalha de Ouro; Unanime da Brôa 1º Medalha de Ouro e Campeão dos campeões do Festival, Varão da Broa – Medalha de Prata; Cavalos de 4 anos Almansôr da Brôa 1º lugar – medalha de Prata; Classe de Eguas montadas – Original da Brôa 1º com medalha de prata tanto em 2008 como em 2009.

Isto demonstra que o sentido da criação e evolução desta mítica e prestigiada coudelaria Veiga está a ser altamente positivo, o que nos permite ficar descansados quanto ao melhoramento da “nossa” raça, estando cada vez mais adaptada aos exigentes requisitos das várias modalidades equestres, mas mantendo a pureza e características ímpares do cavalo lusitano, que o distinguem das demais raças e o tornam num animal admirável e apaixonante!
A todo, muito obrigado pela maçada de terem lido esta minha opinião.

Saudações equestres,
Miguel Paiva

Tamão
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 51
Registado: domingo ago 02, 2009 12:40 pm

Re: Golegã 2009 - Antevisão de uma feira Escaldante

#10 Mensagem por Tamão » quarta out 21, 2009 7:06 pm

Gostei. Objectivo e claro. Muito bem!

DCP
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 102
Registado: quinta out 11, 2007 1:31 am

Re: Golegã 2009 - Antevisão de uma feira Escaldante

#11 Mensagem por DCP » quarta nov 11, 2009 8:43 pm

Lenda de São Martinho - O porquê do "Verão" de São Martinho

Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França.
Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo. Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam. De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.
Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.
Nesse momento… as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão! Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.
É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho.

bebediabolico
Sela 01
Mensagens: 36
Registado: quarta mar 24, 2010 2:35 pm

Re: Golegã 2009 - Antevisão de uma feira Escaldante

#12 Mensagem por bebediabolico » segunda out 18, 2010 12:21 pm

Bom dia.

Voltei!

Já uma vez partilhei convosco o Dom com que nasci para advinhar as coisas... lembram-se de ter adiantado o nome do Sr. Luis Pidwell como provável candidato à presidencia da LPSA?

Pois bem, agora vou-vos adiantar o nome do almejado titulo de Campeão da Feira da Golegã deste ano...

E o vencedor é... BARILOCHE de João Pedro Rodrigues!

Esperem e verão!

Até lá...

Cps.

PSL
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 75
Registado: segunda abr 07, 2008 5:23 pm

Re: Golegã 2009 - Antevisão de uma feira Escaldante

#13 Mensagem por PSL » segunda out 18, 2010 9:59 pm

Se fosse a LSPA e os seus juízes a organizar o concurso do euromilhões, iriam arruinar aquele concurso, pois toda a gente passaria a adivinhar os números vencedores, que eram os deles como não podia deixar de ser. Como são gente simples e previsível, depressa deixariam perceber o comportamento padrão. A raposa quando vai ao galinheiro vai sempre pelo mesmo caminho.

O esquema de funcionamento é sempre o mesmo. Como é que ainda há gente que se dá ao trabalho de ir ver estes espectáculos deprimentes, de entrega de prémios de amigo para amigo. O que é feio no meio disto tudo é que existem sócios que pagam para este teatro em que os actores, encenadores, coreógrafos e público são sempre os amigos do costume, que distribuem prémios entre si. Quando alguém levanta a voz chamam-lhes de maus perdedores, ou pior, de ignorantes pois não percebem nada de cavalos.

liandro
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: terça fev 02, 2010 11:24 am

Re: Golegã 2009 - Antevisão de uma feira Escaldante

#14 Mensagem por liandro » quinta out 21, 2010 11:08 am

A maioria dos criadores não participam (votos) na mudança da APSL, porque não aparece uma Lista para a Direcção alternativa, com um programa sério de mudança, sem clientelismos, com reciclagem dos Juízes incompetentes, etc...
Onde está o GRUPO de GRANDES CRIADORES (e não só) dos "contra", que todos os meses se juntam para jantar; porque é que não os "têm no lugar"... E avançam com uma lista alternativa, que aglomere os descontentes? E salve o Lusitano!...

lusitanoPO
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: terça fev 09, 2010 3:45 pm

Re: Golegã 2009 - Antevisão de uma feira Escaldante

#15 Mensagem por lusitanoPO » quinta nov 11, 2010 2:05 pm

Bebediabólico

Parabéns pela sua previsão para o PEDRO BARILOCHO!

Como é possível a continuação desta fantuchada.
O novo Presidente (Santa Margarida) tinha de ter a fava do bolo.
Como é possível o CAMPEADOR ser o melhor dos 3 anos.

Qual é a opinião dos que estiveram presentes na Golegã?
Quais os melhores poldros?

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”