"Campeões que nada deram ou fizeram"

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
G.H.O.S.T.
Sela 01
Mensagens: 38
Registado: segunda mar 08, 2010 7:24 pm

"Campeões que nada deram ou fizeram"

#1 Mensagem por G.H.O.S.T. » segunda mar 15, 2010 10:08 pm

Caros amigos, apaixonados do nosso cavalo Lusitano.

Há muito que me intrigo para que servirá todas as medalhas e títulos que são atribuídas a cavalos que deveriam fazer parte do famoso grupo dos "Cavalos de Sela". Cavalos medalhados que ficaram pelo caminho, por opção dos donos ou por incapacidade física e psíquica dos próprios.

Quanto a nossa maravilhosa associação que é mais inconstante que o tempo. Vamos copiar os nórdicos ou abrir mão e cada um por si e deixar serem os resultados e o desempenho dos animais a fazer uma selecção muito mais justa do que esta que existe, que é manipulada. O coitado só Sal que ninguém o quis porque não tinha as conhecidas linhas, Xaquiro, Hostil, etc, e que com o apoio do seu dono e cavaleiro tem feito estas brilhantes resultados.

Que cavalos devemos criar?? Cavalos lindos para embalsamar e meter num frasco de vidro como se de uma caravela se tratasse?? Ou cavalos como Sal, Rubi, Rico, Galopa de la fuente, Relâmpago, Notável, Guizo, entre outros.

São atribuídos títulos repetidas vezes a muitos animais que nada fizeram, muitos não tiveram sorte de ter donos que investissem neles, mas será que nem nos inúmeros filhos que tiveram??

Com muito mais para escrever......

lusitanoPO
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: terça fev 09, 2010 3:45 pm

Re: "Campeões que nada deram ou fizeram"

#2 Mensagem por lusitanoPO » quarta mar 17, 2010 10:26 am

Há muitos cavalos PSL desconhecidos, com optimas qualidades e funcionalidde acima da média de muitos cavalos medalhados em "Festivais de beleza".

São aqueles que mais tarde aparecem nos concursos de Dressage, Salto, etc. e, aos quais os "Feudais do PSL" não reconheciam valor ou dão pontuações baixas.

Onde estão os "cavalos medalhados" e das "Ilustres Coudelarias" premiadas nos Festivais? Porque não aparecem nos concursos e provas oficiais de Dressage ou outras?
Será que deixaram de ter qualidade?

É o SISTEMA!

Lusitano

PSL
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 75
Registado: segunda abr 07, 2008 5:23 pm

Re: "Campeões que nada deram ou fizeram"

#3 Mensagem por PSL » quarta mar 17, 2010 6:52 pm

Plataforma de entendimento…

É bom que estes assuntos sejam discutidos desta forma aberta, pois o tempo do império do feudalismo do modelo e andamentos, tem de cessar. Não porque não acredite naquele formato de concurso, mas antes por motivos afectos à componente subjectiva da questão.

Não existe imparcialidade, e pior, quem não pertencer ao grupo de eleitos, ou pertencer a algum grupo oposicionista, verá os seus animais cilindrados naqueles concursos, e nas concentrações de garanhões. Ver uma coudelaria que faz investimento na raça, ser abalroada por matulões, que vivem da negociata, são criadores e juízes ao mesmo tempo, é no mínimo “sui generis” e revelador de fortes sinais terceiro mundistas.

Eis o raciocínio da tristeza:
“Ou nos compras a nós, pois nós temos animais de qualidade reconhecida oficialmente - por nós próprios -, ou então esquece o modelo e andamentos, e quando chegares à concentração de garanhões vais ter o pai dos teu poldros crucificado com uma nota de sessentas e tais pontos! Para compensar podes vir ter connosco que nós vendemos cobrições, que te vão dar poldros, irmãos de campeões no modelo e andamentos e filhos de cavalos altamente pontuados. Quanto à funcionalidade, a gente não liga a isso, é tudo uma cambada de cavalos mal feitos, com dorsos horrorosos, e com muito mau carácter. Até podem funcionar, mas estás a vê-los como pais, com aqueles desaprumos. Eu tenho lá em casa um cavalo espectacular, não está a fazer provas porque preciso dele para as éguas, tás a ver! É uma pintura, e dá filhos espectaculares, dois deles já ganharam a sua classe no modelo e andamentos. O quê!? Tás-me a falar do Guizo… bem devo dizer-te que esse cavalo tinha um temperamento péssimo e dá filhos com dorsos muito maus. Vai lá ver o meu a casa, e vais ver o que é um cavalo…”.

Que melhor forma de castrar do que esta?!

É como lançar uma maldição sobre uma coudelaria! Publicamente esses “entendidos” carimbam um rótulo oficial de “falta de qualidade”, aos produtos desses criadores inconvenientes e que não se deixam dirigir.

É revoltante!!!! Ver um meio institucional, que é de mais de trezentos criadores, utilizado por meia dúzia, em malabarismos persecutórios e de interesses próprios, sempre em proveito dos mesmos bolsos.

Não há DIREITO!

ABC
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 50
Registado: quarta set 17, 2008 9:47 am

Re: "Campeões que nada deram ou fizeram"

#4 Mensagem por ABC » quarta mar 17, 2010 8:52 pm

Caro PSL,

Parabéns pela ilustração... o retrato é genuíno!

Os meus cumprimentos,
ABC

G.H.O.S.T.
Sela 01
Mensagens: 38
Registado: segunda mar 08, 2010 7:24 pm

Re: "Campeões que nada deram ou fizeram"

#5 Mensagem por G.H.O.S.T. » quarta mar 17, 2010 9:54 pm

Também queria felicitar o PSL pela forma como transmitiu as suas ideias. Muito real.

Inúmeras pessoas que conheço compram esses ditos animais em troca de favores e de amizades que são puramente de interesse monetário. Quantos abraços a dizer amigo querem dizer para cá com o teu dinheirinho?? inúmeros.

Quantos animais que vendem inúmeras cobrições chegam a dar produtos realmente bons?? Poucos e se campeões menos ainda.

Vejamos o cavalo Afonso Henriques que filho de um garanhão recomendado com todo o mérito e de uma campeã de campeões, onde anda?? Campeão em tanta coisa, é rectângulo não aparece?? Há o projecto dos Cavalos novos. Onde esta tanta perfeição física e andamentos tão bons que até lhe atribuíram varias medalhas de ouro. Não tem passo nem trote para competir?? Têm de esperar para S. Jorge ou grande prémio para pontuar?? Mas se afinal tinha um passo tão bom, amplo e bem definido e um trote tão elástico, activo e de passadas grandes, ou não tinha?? Mas se foi medalha é porque tinha e se tinha onde anda??

Outros que são campeões e por "sorte" vão para o Brasil e que nunca chegam a provar coisa nenhuma. Até que ponto essa retiradas não serão estratégicas??

lusitanoPO
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: terça fev 09, 2010 3:45 pm

Re: "Campeões que nada deram ou fizeram"

#6 Mensagem por lusitanoPO » quinta mar 18, 2010 11:20 am

OS NOSSOS "ENTENDIDOS JUIZES" já não se entendem!

Para comprovar que têm fundamento as opiniões atás referidas e apresentar o "estado da nação do PSL", aconselho a ler o artigo: - "Lançado debate sobre o sistema de avaliação de garanhões praticado pela APSL" apresentado pelo Sr. Arq. Alexandre Reffoios na Equisport Online - Artigos de Opinião:
- No qual se refere que um cavalo de nome "Açor dos Cedros" medalha de prata em 2008, depois de ter sido classificado no final de 2009 como o melhor cavalo do ano admitido no Projecto de Cavalos Novos da APSL (após provas classificativas realizadas durante 2 dias com pontuações de 4 juris autonomos e prova montado por 2 cavaleiros internacionais), 1 mês depois na Golegâ na prova de Garanhões perante apenas 1 Juri de "iluminados", em 5 minutos, é pontuado apenas com 67,5 pontos.

Como este há outros casos.

Onde está a lógica dos critérios?
Ou os compradios não se entendem?

G.H.O.S.T.
Sela 01
Mensagens: 38
Registado: segunda mar 08, 2010 7:24 pm

Re: "Campeões que nada deram ou fizeram"

#7 Mensagem por G.H.O.S.T. » quinta mar 18, 2010 9:24 pm

Maior escândalo dos ILUMINADOS é o cavalo ADAGIO filho do Damasco ter tido 62 pontos e 20 dias depois ter medalha de prata e pior ainda, um juiz deu-lhe 1º lugar metendo o à frente do Brilhande Almansor.

Já agora quero salientar esta nova fase da casa Veiga que é das únicas a fazer aquilo que todos deviam fazer mas não conseguem. Que é o facto de apresentar a mão e medalhar cavalos que mais tarde vêm provar as coisas montados. Quem mais faz isso?? Atenção que não foi só 1 cavalo, já vão em vários.

O Zuelo é na actualidade um dos melhores cavalos em provas, pontuado quase com oitenta pontos e nunca deixou de funcionar.
O Zimbro que igualmente medalhado e já esta a fazer os exercícios todos de grande prémio.

Mas e o Tóxico?? Onde anda tal campeão?? Filhos?? Alguém sabe dele??

O R-Kazan?? Campeão macho que nada fez. Inclusivamente o proprietário esta-se a desfazer dessa linha, esta a vender quase tudo.

Unamime da Broa?? Filhos??

Campeão de Campeões quererá dizer cavalos morfologicamente correctos que nada farão e nada fizeram.

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”