É Preciso mais Publicidade aos Cavalos Lusitanos e Toiros

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
singnunoc
Espectador
Mensagens: 7
Registado: terça jul 28, 2009 11:12 am

É Preciso mais Publicidade aos Cavalos Lusitanos e Toiros

#1 Mensagem por singnunoc » terça ago 10, 2010 11:23 pm

Vimos imensos documentários, reportagens fotográficas, livros, etc. sobre as raças de Cavalos mais "famosas" do mundo, sobre as criações mais conhecidas do Toiro Bravo, Coudelarias e Ganadarias que se mostram com orgulho, que contam as suas histórias, mostram o seu ciclo anual de trabalhos, que levam ao mais alto nível os seus produtos, mostrando sem segredos as mais diversas vivências, que para os apaixonados tal como eu são tão importantes, que nos permitem viver um pouco de um mundo por detrás dos espectáculos equestres e taurinos, infelizmente poucos deles são em Português.

Em Portugal, Terra de Toiros e Cavalos por excelência, com tradições tão grandes, tão enraizadas, económica e socialmente tão importantes, infelizmente não se tem apostado muito na "publicidade" Ao Toiro e ao Cavalo!

Hoje mais do que nunca, levar mais alto e mais longe uma "marca" é divulga-la, publicita-la, mostra-la das mais variadas formas, como fazem essencialmente os Espanhóis.

Para além de alguns livros muito bons disponíveis sobre o Cavalo Lusitano, não tenho conhecimento que exista mais que um documentário em vídeo, e mesmo esse foi deixado esquecido em formato VHS, portanto quase inacessível nos dias de hoje, e ter informações sobre o Toiro Bravo, só em Espanhol.

Eu mesmo tenho sentido imensas dificuldades (impossibilidades), no acesso a Coudelarias e Ganadarias, mesmo que apenas para tirar umas fotografias, e fazer algumas questões... Outro mau exemplo são algumas novelas, que até se passam em belas Herdades em Portugal, mas que ao invés de utilizar, mostrar e promover o Cavalo Lusitano, apresentam uns Cavalos que são tudo menos Lusitanos.

Esta é a minha opinião, e se houver, neste fórum alguém que dela partilhe, peço que se junte a mim na tentativa de alertar para a necessidade de promover de uma forma mais enérgica e abundante os nossos Cavalos Lusitanos e o Nosso Toiro Bravo!

Até porque nós temos muito e bom para mostrar!

bebediabolico
Sela 01
Mensagens: 36
Registado: quarta mar 24, 2010 2:35 pm

Re: É Preciso mais Publicidade aos Cavalos Lusitanos e Toiros

#2 Mensagem por bebediabolico » quarta ago 11, 2010 9:25 am

Bom dia,

Gostava de lhe perguntar apenas uma coisa Sr. singnunoc.
Por acaso conhece a revista Novo Burladero?

Cps.

Avatar do Utilizador
Filipe Graciosa
Site Administrator
Mensagens: 1255
Registado: quarta out 29, 2003 7:27 pm
Localização: Lisboa, Portugal

Re: É Preciso mais Publicidade aos Cavalos Lusitanos e Toiros

#3 Mensagem por Filipe Graciosa » quarta ago 11, 2010 11:58 am

Caro Bebediabolico,

Acho que o que o singnunoc se refere é publicitar o Cavalo Lusitano e os Touros Bravos Internacionalmente e não nacionalmente, caso tenha percebido mal a intenção dessa pergunta, sff corrija-me.

Já ouvi em várias conversas sobre um estudo feito por uma consultora internacional, que os 4 produtos que representam Portugal no estrangeiro são Azeite, Vinho do Porto, Cortiça e Cavalo Lusitano mas infelizmente nunca consegui ver esse estudo nem se quer saber o nome nem da consultora, será que alguém sabe?

Cumprimentos
Filipe Graciosa Jr

singnunoc
Espectador
Mensagens: 7
Registado: terça jul 28, 2009 11:12 am

Re: É Preciso mais Publicidade aos Cavalos Lusitanos e Toiros

#4 Mensagem por singnunoc » quinta ago 12, 2010 12:51 pm

Precisamente!
Eu refiro-me às pessoas que vêm de fora, e estão cá por pouco tempo, como lhes é difícil agendar visitas a uma Coudelaria ou Ganadaria; eu refiro-me aos nossos vizinhos Espanhóis que promovem, e abrem as suas Coudelarias e Ganadarias a visitas guiadas, mostrando as tradições, as evoluções, mostrando o que de melhor têm o Cavalo e o Toiro Bravo, e fazendo com que estes tenham um papel relevante no seu turismo, nunca pensando que tudo esta feito, ou que o que foi feito já é suficientemente bom; eu refiro-me a divulgar, não só através de livros, de algumas publicações periódicas até bastante boas que temos, mas também através documentários, de vídeos, reportagens e exposições fotográficas, anúncios de turismo, e até mesmo, como já disse anteriormente, de novelas.
Mas para isso, é necessária uma maior abertura, para que essas pessoas venham é preciso que conheçam de antemão aquilo que vêm visitar, que lhe seja aguçado o interesse!
Afinal o Montado, a Charneca, e toda a envolvência com o Cavalo Lusitano e o Toiro Bravo, é ou não uma das "Maravilhas da Natureza" do nosso país?!
Nós temos os "Direitos de Autor" do mais antigo cavalo de sela do mundo, da Catedral Mundial do Toureio a Cavalo, da tradição na criação e trabalho de um dos mais belos e completos cavalos do Mundo, de um dos mais "rústicos" e Bravos animais que ainda hoje existem na natureza, só não comparável ao leão, por ser um herbívoro, dadas as características que daí advêm.
Enfim, eu refiro-me à “máquina” da divulgação, do melhor que nós temos, eu refiro-me aquilo que defendo,
O Cavalo Lusitano, e o Toiro Bravo.

DCP
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 102
Registado: quinta out 11, 2007 1:31 am

Re: É Preciso mais Publicidade aos Cavalos Lusitanos e Toiros

#5 Mensagem por DCP » quinta ago 12, 2010 6:08 pm

A Ganadaria Murteira Grave promove o Turismo Taurino.

http://www.murteiragrave.com.pt/turismo-taurino.php

singnunoc
Espectador
Mensagens: 7
Registado: terça jul 28, 2009 11:12 am

Re: É Preciso mais Publicidade aos Cavalos Lusitanos e Toiros

#6 Mensagem por singnunoc » sexta ago 13, 2010 9:20 pm

Promove sim Senhor!
E a Ganadaria Murteira Grave é uma Ganadaria exemplo do que de melhor temos!

Avatar do Utilizador
Filipe Graciosa
Site Administrator
Mensagens: 1255
Registado: quarta out 29, 2003 7:27 pm
Localização: Lisboa, Portugal

Re: É Preciso mais Publicidade aos Cavalos Lusitanos e Toiros

#7 Mensagem por Filipe Graciosa » sexta ago 13, 2010 10:42 pm

Exmos. Srs.

Espero que não levem a mal, mas gostaria de pedir que o tópico fosse mais virado para a vertente Equestre do que para a vertente Taurina, devido à temática deste fórum ser o Cavalo e não o Touro.

Para debaterem a vertente Taurina deste tópico mais profundamente, convido-os a debaterem-no no Fórum Touradas - http://www.forumtouradas.com ;)

Cumprimentos
Filipe Graciosa Jr

singnunoc
Espectador
Mensagens: 7
Registado: terça jul 28, 2009 11:12 am

Re: É Preciso mais Publicidade aos Cavalos Lusitanos

#8 Mensagem por singnunoc » domingo ago 15, 2010 6:22 pm

Perdoem-me o devaneio! :)

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”