Lusitano Reflexões para o desenvolvimento da raça

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
jose ribeiro
Mensagens: 1
Registado: terça dez 08, 2015 4:10 pm

Lusitano Reflexões para o desenvolvimento da raça

#1 Mensagem por jose ribeiro » quarta dez 09, 2015 9:14 am

Exmos Senhores da APSL,

Não quero transformar estas minhas notas, em qualquer tipo de questão pessoal. Não é esse o meu objectivo. O mercado de cavalos representa na Europa, cerca de 92% no mundo os obstáculos. Desses 92%, cerca de 98% é um mercado abaixo do 1.20. Os Lusitanos são excelentes cavalos para iniciar jovens na disciplina de obstáculos, pela sua alma, facilidade em montar, etc. Claro que alguns, muito poucos podem ir muito além do 1.20m e temos provas de isso, no momento.

Qual a razão plea qual a APSL não promove institucionalmente, o cavalo Lusitano para obstáculos? O mercado está aqui. Como Vaexas sabem, melhor do que eu os criadores, na generalidade lutam pela sobrevivência. Porque não promover Lusitanos nos obstáculos? Os Lusitanos não se resumem a Equitação de Trabalho e baixa escola. Podem ser muito mais do que isso. Precisamos de promover Cavalos de Desporto. Será possível criar Concursos para Modelos e Andamentos e ao mesmo tempo concursos para Lusitanos de Desporto?

Em todos os desportos, que critérios de classificação não são objectivos existem regulamentos que impedem os decisores("arbitos") de não se relacionarem, de um modo "especial" com este ou aquele criador. Qual a razão pela qual não se cria um estatuto para os Juízes. Com a mesma política? Porque no Festival do PSL não se cria provas de obstáculos condignas? Não fazer provas de obstáculos a 1.10m com campo minúsculo e ao mesmo tempo com equitação de trabalho? Porque APSL não promove concursos de obstáculos só para Lusitanos? Porque APSL não cria prémios especial nos critérios de cavalos de obstáculos para Lusitanos? Insisto que nenhuma destas questões tem por objectivo atingir pessoas, mas isso sim, refletir acerca do presente-Futuro do nosso PSL

Antecipadamente grato pelas vossas resposta e estou ao dispor para uma conversa pessoal.

Cumprimentos,
José Ribeiro

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”