Epanhóis e Lusitanos

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#31 Mensagem por luis pedro » segunda abr 24, 2006 6:46 am

Olá Dr.Elina,
É uma opinião, certamente válida, mas mas o mercado rentável dos poneys para competição é tanto ou mais competitivo do que o dos cavalos e, francamente, prefiro os lusitanos como cavalos, para poneys temos os garranos e os sorraias.
cumprimentos,
Luis Pedro

TâniaBaridó
Espectador
Mensagens: 7
Registado: segunda jan 08, 2007 1:58 am
Localização: Elvas

#32 Mensagem por TâniaBaridó » domingo jan 14, 2007 9:42 am

Boas!
Em primeiro lugar quero pedir desculpas por estar a "postar" num assunto que já á muito ninguem toca... Mas como sou nova à casa e este é um assunto que me é querido gostaria de deixar aqui a minha opinião.
Concordo plenamente com algumas das coisas que já foram aqui ditas: O cavalo Lusitano é realmente o cavalo do futuro! Não só como padriador mas também como cavalo de desporto.
O cavalo andaluz, agora descrito como PRE tem apenas uma coisa em que ultrapassa o Lusitano á légua- Publicidade! E se o Invasor com o excelente cavaleiro que é o Rafael Soto chega aonde consegue chegar na dressage porque é que o nosso lusitano nem perto lá consegue chegar???
Na minha modesta opinião não será certamente pq é um cavalo pequeno! Os enormes Holsteiners e Hanoverianos podem ter movimentos de uma impulsao magnifica, explosivos, mas nunca vi cavalos dessas racas com a mesma capacidade de reuniao que têm os cavalos lusos, nem o apreco pelos cavaleiros e facilidade de aprendizagem que o nosso cavalo demonstra!
O nosso cavalo tem realmente potencial! Falta é técnica e sabedoria na sua criação (estou a correr o risco de ser mal interpretada-existem alguns criadores a fazer um belissimo trabalho nestes ultimos anos mas, na minha oinião a maior parte "doesn´t has a clue"). Creio que se olhassemos um bocadinho lá para fora (Alemanha e Holanda) e para o que se faz por lá em termos de selecção de garanhões e éguas, não teríamos nada a perder e o nosso cavalo só teria a ganhar.
Gostaria de terminar com o tema do tamanho... é verdade o tamanho outra x :lol: O Luis há-de me desculpar mas não creio que cavalos pequenos só sejam bons para escolas. Os cavalos muito grandes, e digo-o por experiência própria, tendem a ser muito parecidos com comboios... Dificeis de manobrar. Os cavalos de tamanho médio (sim porque realmente não creio que o Lusitano seja um cavalo pequeno) são muito mais disponiveis ás acçoes de perna de quem, como eu, não tem tempo para andar no ginásio a muscular as pernas para depois ir montar um cavalo enorme que esteja mal metido a andar para a frente.
A cadência de um cavalo grande é realmente mais agradavel mas não poderia também isso ser corrigido, no lusitano, atraves da selecção?
Gosto de cavalos sensiveis, gabosos, atentos ao cavaleiro e disponíveis... Tudo isto encontrei no lusitano e não encontrei em nenhuma outra raça, por maiores que sejam os seus exemplares. E por isso volto a afirmar que o lugar do nosso Lusitano é no ensino, para o qual tem uma fantastica aptidão natural, falta é selecção! A natureza deu-nos a base perfeita, falta agora polir os cantos para que possamos mostrar ao mundo o que o nosso cavalo consegue realmente fazer!
Saudações
Tânia
”Tomou do leão a altiva arrogância, do tigre a extrema destreza, do cervo a velocidade do vento, da gazela o olhar terno e expressivo, do cão a fidelidade...e surgiu o cavalo”

jeff_liebing
Iniciado
Mensagens: 20
Registado: segunda mar 05, 2007 4:40 am
Localização: Laranjeiro - Almada

#33 Mensagem por jeff_liebing » sexta jun 29, 2007 9:51 am

Nao sei pk... mas gostei do que foi dito no ultimo post escrito pela Tania!!! Tem algum fundamento e lógica o que foi dito!!!
Mas acho que a tendencia do cavalo lusitano é crescer, até porque os cavaleiros também cada vez são maiores. O que eu acho é que esse crescimento tem que ser moderado e controlado para não se perderem caracteristicas naturais do lusitano. Nao se pode pedir agilidade a um cavalo de porte monstruoso como se pode exigir a um cavalo de tamanho medio e de formas com aptidão para se dobrar bem!
Quanto à aptidão para o ensino nao me posso prenunciar porque nesta área sou um "leigo" e nao tenho experiencia para poder afirmar o quer que seja...

Cumprimentos!!!
Flávio Gil

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#34 Mensagem por João dee Deus » sexta jun 29, 2007 4:51 pm

Tania

Fiquei muito agradado com o teu post.....

Coragem,amor proprio,auto estima portanto,frontalidade.....

TUDO O QUE VENHO DEFENDENDO E ACONSELHANDO AOS JOVENS QUE POR AQUI ANDAM,JÁ FAZ TEMPO.

Nestes ultimos dias tenho lido este pessoal a falar e discutir o nosso Lusitano.

Não tenho intervido mas tenho gostado e deixado falar até para que se desenvolvam pareceres sem a intervenção de um prisma que está "dorido" e transparece uma certa desilusão como é o meu.

É pena,e isso é a razão que justifica o "atrazo"(entre aspas...saliento) na desenvoltura do nosso Lusitano,que as gentes do meu temo não tenham passado cartão ao nosso Lusitano.
No meu tempo os Lusitanos eram para os toureiros,para os campinos e alguns lavradores e populares mais tradicionalistas montarem,e o resto para o talho.
Isto até aos anos 1980 mais ou menos.


Agora lanço um desafio,a ti,ao Xico,ao Miguel,e aos mais que queiram pegar nele,que é o seguinte.(desculpem omissões de mais nomes de pessoal que sei que se interessa e sabe destas coisas).

Um levantamento das primeiras participações OFICIAIS desportivas do PSL.


Onde,com quem,em que modalidade,o nome do Cavalo e respectivo ferro,e os resultados.


Saudações Marialvas....mais que nunca.....e olé,.....porque foi isto quer manteve o Lusitano à tona de água.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

michael_holandés
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 132
Registado: quinta fev 12, 2004 2:43 pm
Localização: texas, USA

#35 Mensagem por michael_holandés » sexta jun 29, 2007 9:57 pm

O lusitano sendo o cavalo do futuro apenas se o FEI mudar as directivas do ensino. Neste momento nao ha podes pq as provas sao escritas para cavalos rectangulares. Eu adoro o Lusitano mas tb tenho a consciencia dos limitacoes do cavalo baroque. Eu concorde que nao ha nenhum warmblood que tem um passage ou piaffe com um Lusitano. Mas tb nao ha nenhum lusitano com a forca dos warmbloods. Eu adoro de ensinar os lusitanos pq sao nobres e intelligent mas para competir tenho de montar os warmbloods se quero ficar classificado nos primeiros e isso e um facto da vida

Bonovox
Sela 01
Mensagens: 46
Registado: quinta abr 13, 2006 7:43 pm

#36 Mensagem por Bonovox » sexta jun 29, 2007 11:43 pm

michael_holandés Escreveu:O lusitano sendo o cavalo do futuro apenas se o FEI mudar as directivas do ensino. Neste momento nao ha podes pq as provas sao escritas para cavalos rectangulares. Eu adoro o Lusitano mas tb tenho a consciencia dos limitacoes do cavalo baroque. Eu concorde que nao ha nenhum warmblood que tem um passage ou piaffe com um Lusitano. Mas tb nao ha nenhum lusitano com a forca dos warmbloods. Eu adoro de ensinar os lusitanos pq sao nobres e intelligent mas para competir tenho de montar os warmbloods se quero ficar classificado nos primeiros e isso e um facto da vida
Temos exactamente de lutar para mudar essas mentalidades e factos da vida ;)

Saudações Marialvescas :D
(João De Deus não me venha outra vez com aquela história deste cumprimento ;))

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#37 Mensagem por João dee Deus » domingo jul 01, 2007 6:44 am

Michael

Tu que estás nos EUA diz-nos se a opinião/movimento que me chegou aos ouvidos de que aí,começa a haver uma certa separação de criterios e preferencias entre a observação de cavalos pequenos e grandes na Dressage,apelidando os grandes de "máquinas sem espirito" com "movimentos digitais" em oposição aos movimentos "ligados/analógicos e redondos" dos cavalos de 1,60.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Nuno Avelar
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 53
Registado: sexta mai 25, 2007 9:53 pm

a

#38 Mensagem por Nuno Avelar » domingo jul 01, 2007 8:07 am

ola a todos. confesso que so li a pag 3. estav mt grande para ler tudo desde o inicio.
Tania, 100% de acordo.faz falta mais pessoas humildes como a tania para isto andar para a frente. Temos que ser humildes o suficiente para aceitar que os nossos lusitanos estao a melhoras mas a 1 velocidade lenta. Vamos aprender com quem sabe. Vamos ao norte da europa aprender com quem ja provou saber. Vamos selecionar os nossos cavalos. nao aprovem tantos cavalos. chumbem como se faz na alemaha 1 coisa que se estao a esquecer. Ate agora os Lusitanos estiveram melhor q todos 2 vezes no campeonat do mundo de atrelagem. Houve alguem por detras a investir nos cavalos. assim como a oxalis que tem que pague por tudo, e como o galopin. O famoso Guizo teve o sr henrique que financiou tudo.

Nos temos de ser auto suficientes. Nao podemos deizas misturar sangues na raça lusitana. Mt menos os andaluzes. Nao se esqueçam que a equipa espanhola esta em grande mas so tem 1 espanhol, 1 lusitano. se os Andaluzes fossem tao bons eles deviam era ter 5.

michael_holandés
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 132
Registado: quinta fev 12, 2004 2:43 pm
Localização: texas, USA

#39 Mensagem por michael_holandés » domingo jul 01, 2007 9:36 am

Caro Joao,

Embora que estao a mudar lentamente de atitudes aqui nos EUA e eles querem cavalos mais finos em vez dos antigos matuloes alemaes ou holandeses ainda falta que o Lusitano alonga mais nos andamentos embora que ja tenho visto alguns que mexam bem. Ao mesmo tempo os norte europeus tambem ja se aperceberam disso e os cavalos que criam hoje em dia ja sao mais leves e com mais andamento. Os dias em que o hanoveriano era um cavalo pesado ja se foram. Eu espero que o lusitano continua andar para frente mas um pouco mais rapido do que esta acontecer ate agora. Afinal nao ha nenhum cavalo mais nobre e bonito que o Lusitano.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#40 Mensagem por João dee Deus » domingo jul 01, 2007 4:21 pm

Michael

Excelente......era isso mesmo que eu queria ouvir ,porque tenho batalhado para que as pessoas se interessem nos porquês das coisas.

Claro que a nossa preocupação a nivel desportivo com o Lusitano é muito recente como já atrás disse noutro post.E como tal não de pode exiir nada de extraordinario com tão pouco trabalho feito nesse sentido.

Pessoalmente acho que à volta de 1,60 está bem.

É na gestação e depois aleitação e adolescencia que estes cuidados são mais precisos,e estes concursos de beleza ao ano deviam ser proibidos porque leva muita gente a "manipular" de varias formas e processos um jovem cavalo só para virem na revista e o nome da sua criação se divulgue como boa.

Para mim só depois de eles fazerem 2 anos é que deviam começar a ser "mexidos" para as exposições.
Porque há um mexer exclusaivamente para este show,como sabes.

saudações Marialvas....e conta-nos como vão os Lusitanos no "tio sam" porque isso sim pode ser uma antevisão do que lhes vai acontecer a nivel "administrativo" internacinal.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#41 Mensagem por João dee Deus » segunda jul 02, 2007 6:06 am

Um colega nosso aqui do forum mandou-me este link e eu vou reparti-lo convosco....

Teria como titulo...SE ME DEIXAREM SAIR DAQUI...MOSTRO-VOS QUE O MUNDO É TODO MEU.....

saudações Marialvas.....nem dá vontade de o montar um dia...

http://www.youtube.com/watch?v=HbYBGMAy ... ed&search=
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

jeff_liebing
Iniciado
Mensagens: 20
Registado: segunda mar 05, 2007 4:40 am
Localização: Laranjeiro - Almada

#42 Mensagem por jeff_liebing » terça jul 03, 2007 4:29 am

Pelos vistos gostou do vídeo =) ta muito engraçado!!! O poldro é muito bonito de facto! Sr Joao, esse poldro é muito parecido com a sua poldra "Xica", quando eu fui à sua quinta ainda vi um bocadinho a "Xica" a fazer umas brincadeiras na correria!! Não me importava nada de ter um cavalinho assim =)

Abraços e Cumprimentos!!!!
Flávio Gil

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#43 Mensagem por João dee Deus » terça jul 03, 2007 5:43 am

Tás a fazer um namoro à Xica que se o Chaparral sabe.....

Mas calculo que já não vás a tempo.....ele já se antecipou...digo eu...

Se foi ...foi no dia de São João..e fardos de feno para ele....só para comer...literalmente.

saudsações Marialvas :lol: :lol: :lol:
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

jeff_liebing
Iniciado
Mensagens: 20
Registado: segunda mar 05, 2007 4:40 am
Localização: Laranjeiro - Almada

#44 Mensagem por jeff_liebing » terça jul 03, 2007 9:30 am

Quem é o Chaparral Sr Joao? É aquele seu cavalo forte? Ahh a Xica vai ter um poldrinho eheheh, eu fico com esse poldro =p Nao ha condições para tal...

Abraços e Cumprimentos!!!
Flávio Gil

Sandra
Sela 01
Mensagens: 34
Registado: domingo mai 08, 2005 6:02 pm
Localização: Lisboa

#45 Mensagem por Sandra » domingo set 07, 2008 11:59 pm

Olá a todos (desculpem pelas esporádicas aparições.. vou tentar aparecer mais vezes por aqui)

Postei uma vez num forum americano, a perguntar porque chamam aos andaluzes, lusitanos, sorraias, e até lippizanners, "spanish type breeds" em vez de "Iberian type breeds". Disseram que não percebiam o porquê de falar naquele assunto, e eu disse que era algo que me irritava um pouco, até porque já vi uma vez escrito num site... "A última manada de Sorraias foi encontrada no Vale do Sorraia, situado no Ribatejo, em Espanha"... Ao ler isto uma grande raiva invadiu-se-me, e agora, depois de ler todos os posts, vejo que talvez isto aconteça graças à tal publicidade de que falaram.

Tânia, gostei muito do post, aliás, adorei mesmo! Concordo.
Em relaçao ao tamanho... Apesar de ser novinha, fui habituada a crescer e a ver na feira da Golegã aqueles cavalos ruços muito redondinhos, com o pescoço curvado e cabeça convexa, com o tamanho, que, para mim, é perfeito. Maior perderia identidade, e mais pequeno não iria ser.

Eu defendo o Lusitano do tipo barroco.. A história tão recente e controversa do "lusitano de desporto" simplesmente não encaixa... Promover uma raça não significa transformar um cavalo de acordo com os padrões dos outros.. Para isso já existem os warmbloods. E muito sinceramente... O lusitano tem potencial.. Aprendem tudo muito rápido, e entregam-se no trabalho. São espertos, gostam de aprender. Como já foi dito, ligam-se ao cavaleiro..

Para mim o lusitano é perfeito.. Maior seria moldarmo-nos a sociedade.. E por que é que temos que ser nós a submetermo-nos sempre aos outros?? Há outras opções.. Outros tipos de publicidade que não envolvam alterar o trabalho de selecção de gerações..

Espero ter feito sentido..
Sandra Pereira

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”