Epanhóis e Lusitanos

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Miguel de Bragança
Mensagens: 3
Registado: sexta out 31, 2003 10:43 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

Epanhóis e Lusitanos

#1 Mensagem por Miguel de Bragança » segunda fev 09, 2004 4:27 pm

Sería algum problema os cavalos Espanhóis virem cá procriar mais vezes??

Cavalière
Iniciado
Mensagens: 20
Registado: sexta jan 30, 2004 2:23 pm
Localização: Porto (o Nuerte!!!)
Contacto:

#2 Mensagem por Cavalière » segunda fev 16, 2004 7:16 pm

Desde que procriem entre eles, podem procriar onde quiserem...!!!! :lol: (juuuuust kiddin ;))

Em relação a introduzir sangue dos cavalos espanhóis nos Lusitanos, eu acho que tal não deveria acontecer! Apesar de serem os dois cavalos ibéricos... ou para falar mais na generalidade, como o Mestre Luís Valença diz, "cavalos barrocos". Se for por uma questão de cavalo barroco, até se poderia por esta questão com os Lippizanners! O que não faz grande sentido!

A razão pela qual acho que não deveria acontecer é que são raças diferentes: apesar de terem evoluído do mesmo "cavalo", os exemplares para reprodução foram sendo seleccionados de forma diferente (e para usos um pouco diferentes...) ao longo do tempo.

A meu ver o lusitano é mais "forte" do que o cavalo espanhol, em vários aspectos. O cavalo espanhol tem sido nos últimos tempos muito seleccionado pela beleza (e nesse sentido estão a fazer um bom trabalho), e muito publicitado no estrangeiro... E quando se começa a pôr o dinheiro à frente da arte as coisas deterioram-se ;)

In my humble opinion, at least... :shock:
Luísa Lima

bubas
Iniciado
Mensagens: 14
Registado: terça fev 17, 2004 10:03 pm

#3 Mensagem por bubas » terça fev 17, 2004 10:25 pm

Cavaliere, o cavalo Espanhol não evoluiu mais porque a dada altura as corridas de toiros a cavalo foram proibidas naquele pais. Em Portugal a tradição continuou e a selecçao do lusitano era constante, ao passo em que em Espanha o cavalo perdeu muitas das caracteristicas que tinha em quanto toureiro. Tens razao, apostaram na beleza, mas acredita que nao por muito tempo, pois sao ja a terceira equipa nos Olimpicos...

Nao se esqueçam, eles ainda vao longe e nos temo que nos atrelar as eles, pra RIBALTA.

Cavalière
Iniciado
Mensagens: 20
Registado: sexta jan 30, 2004 2:23 pm
Localização: Porto (o Nuerte!!!)
Contacto:

#4 Mensagem por Cavalière » terça fev 17, 2004 11:15 pm

Isso é um facto... Em relação às corridas de toiros e em relação aos Olímpicos!

E quem viu aquele documentário sobre o lusitano no Odisseia ouviu aquele cavaleiro tauromáquico espanhol (cujo nome eu não fixei)... a dizer que o cavalo espanhol era um cavalo de passeio ;) Hihihihi! :lol: :lol: :lol:

Mas não te esqueças também que já tivemos 2 PSL nos olímpicos... apesar de nunca ter sido com cavaleiros portugueses :( Temos de investir mais no NOSSO lusitano, não podem ser os outros a fazê-lo por nós :roll:
Luísa Lima

João Pedro de Almeida
Sela 01
Mensagens: 38
Registado: segunda jan 26, 2004 9:21 am
Localização: Azinhaga do Ribatejo / Golegã / Santarém

Cavalos Espanhóis

#5 Mensagem por João Pedro de Almeida » quarta fev 18, 2004 10:32 am

Olá Luísa.
Bom dia a todos.

Eu também vi...
É o Pablo Hermoso de Mendonza.
Só gosta de Lusitanos e muito em especial dos nossos adorados Veigas.
É um rejoneador "às direitas".
João Pedro de Almeida

bubas
Iniciado
Mensagens: 14
Registado: terça fev 17, 2004 10:03 pm

Re: Cavalos Espanhóis

#6 Mensagem por bubas » quarta fev 18, 2004 7:51 pm

João Pedro de Almeida Escreveu:Olá Luísa.
Bom dia a todos.

Eu também vi...
É o Pablo Hermoso de Mendonza.
Só gosta de Lusitanos e muito em especial dos nossos adorados Veigas.
É um rejoneador "às direitas".
Joao Pedro eu concordo com que o Pablo Hermozo disse, como português fico orgulhoso, mas nao te esqeças que eles estao á nossa frente em tudo, ate no que diz respeito a equitaçao. Por alguma razão é.
Tens alguma explicação para isso? (sem serem os Veigas, lol)
È a brincar (nao leves a peito).

"Saudações equestres".

João Pedro de Almeida
Sela 01
Mensagens: 38
Registado: segunda jan 26, 2004 9:21 am
Localização: Azinhaga do Ribatejo / Golegã / Santarém

Cavalos Espanhóis

#7 Mensagem por João Pedro de Almeida » quinta fev 19, 2004 9:47 am

Bom dia a todos.

Bubas,

Tens razão em dizer que os espanhóis estão à nossa frente em quase tudo, mas a questão não se prende só nisso nem só nos nossos dias.
Ora veja-se; todas as linhagens dos nossos Lusitanos, quer queiram quer não, descendem directamente de garanhões espanhóis desde há alguns séculos (e há muita gente que não vê isso ou não quer ver...). Eu sei que é difícil de aceitar para alguns menos familiarizados com o historial do nosso lusitano, mas é a verdade. Temos de aceitar que os espanhóis já criavam bons cavalos e que nós demos a mão à palmatória indo lá buscá-los (já desde o início da Coudelaria de Alter Real em 1700 e trocó passo... :lol: )para daí criarmos as linhagens de lusitanos que temos hoje em dia e diga-se de passagem, que fabuloso trabalho os nossos coudéis fizeram!

Agora, o que não podemos é baixar as mãos e pensar que está tudo feito e que os colegas espanhóis tomaram a dianteira e por aí adiante...
Nada disso!
Temos é de continuar o nosso trabalho de criação e valorização do nosso Lusitano, e assim mostrar que temos CAVALO.

Os espanhóis, e à semelhança de outros países evoluídos do mundo, também estão à nossa frente porque, ao contrário do nosso país, fazem da equitação um desporto comum e acessível a todos (baseado na qualidade de vida que eles possuem e nós não...) e não só a alguns priveligeados que possuem a qualidade de vida necessária para poderem praticar uma equitação contínua e de qualidade, de possuír cavalo próprio, etc...
A equitação é uma arte no real sentido da palavra e como tal obedece a que hajam individuos que possuem qualidade natas para a essa arte, individuos esses, que passam vida inteira sem montarem a cavalo e sem se aperceberem das qualidades naturais de que são detentores... :cry:
Espero muito sinceramente, que este país venha a melhorar nesse sentido, apoiando a equitação, criação de cavalos e dando oportunidades iguais a quem delas precisa.

Tenho dito... :lol:
João Pedro de Almeida

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

Criadores...

#8 Mensagem por Joana Abreu » quarta mai 12, 2004 10:46 pm

O cavalo lusitano tem tudo para ser melhor que o cavalo espanhol...
... só lhe falta mais comidinha no berço!!! Isto é, que os criadores invistam nas pastagens e nas rações compensatórias

Por toda a Europa se fazem análises aos pastos, e suprime-se as deficiências (por exemplo de cálcio) com suplementos.

O cavalo lusitano é um cavalo magnifico, mas NÃO É um cavalo de ensino!!!
Nunca conseguirá competir com cavalos alemães, belgas e holandeses neste dominio.
Não tenham ilusões!!!

Sandra
Sela 01
Mensagens: 34
Registado: domingo mai 08, 2005 6:02 pm
Localização: Lisboa

Lusitanos na dressage

#9 Mensagem por Sandra » domingo mai 08, 2005 6:19 pm

Olá a todos!! Tudo bem?! xD
Bem tenho que dizer que é por atitudes assim que não vamos longe.
O lusitano já deu muitas provas de que é um cavalo capaz de competir na dressage, inclusive na de alta competição, e um grande exemplo disso é o facto de, nos últimos jogos olímpicos, ter ficado um em 12º lugar, apesar de ter sido com um espanhol, que foi exactamente o mesmo cavalo que é o vice-campeão de espanha. Estou a falar, claro, do Guizo, que é um cavalo que promete um grande futuro a promover o lusitano, apesar de ser com um cavaleiro espanhol.
É claro que, talvez por enquanto, não póssamos por cavalos nossos a competir para grandes títulos ou assim, mas tem que se começar por algum lado, e até agora, a confiança que neles temos depositado tem dado frutos!!
Os andamentos dos nossos cavalos são bastante elegantes, no piaffer e passage não há melhor, e há uma tendência natural para a concentração neste tipo de provas, daí todo este meu testamento lol!!
Enfim fiquem bem!! e bem hajam os nossos cavalos :p

Madalena Coutinho
Mensagens: 4
Registado: domingo set 25, 2005 12:50 pm

#10 Mensagem por Madalena Coutinho » domingo set 25, 2005 7:45 pm

pois é verdade! uma vez vi um programa sobre o Pablo Hermoso de mendonza e ele dizia isso! é optimo o cavalo lusitano ser reconhecido la fora!

Bonovox
Sela 01
Mensagens: 46
Registado: quinta abr 13, 2006 7:43 pm

#11 Mensagem por Bonovox » quinta abr 13, 2006 8:08 pm

Não se compara a água com o vinho. Ideia principal....o cavalo Lusitano é de longe superior ao Andaluz :twisted:

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Os Lusitanos, os "Espanhois" ou os Peninsulares

#12 Mensagem por luis pedro » quinta abr 13, 2006 11:27 pm

Olá,
O meu é melhor que o da vizinha...
Para além desta conversa que não leva a lado nenhum (é melhor e fulano também diz, etc) o que é facto é que os nossos vizinhos tem feito nos últimos anos um enorme esforço na promoção dos seus produtos (no caso os cavalos) com os resultados que são conhecidos o que não tem sido o nosso caso.
Parece que muita gente desconhece, ou simplesmente não quer lembrar, que algumas das nossas mais emblemáticas coudelarias tem origem em éguas espanholas (Sommer d'Andrade por exemplo). Por outro lado continuamos há longos anos a seleccionar garanhões pelos lindos olhos ou qualquer outra coisa semelhante que um juri lhe parece ver durante alguns minutos em que os cavalos evoluem numa pista de forma mais ou menos desorganizada fazerdo exercícios e movimentos por vezes de dificil classificação á luz da equitação clássica. Então e as provas funcionais por que razão nunca mais são instituidas, quem tem receio de apresentar e testar os candidatos a futuros padriadores da raça. O cavalo Lusitano tem de ser acima de tudo um cavalo de sela com bons e cómodos andamentos, capaz de transpor pequenos obstáculos com bom estilo, quer no campo de obstáculos quer no campo (cross), tem de ser capaz de galopar em pista a velocidade razoável (naturalmente menos que os psi ou mesmo os psa) deve também testar-se engatado para avaliar a sua rusticidade e obviamente continuar (mas de forma mais clara, transparente e objectiva) com a avaliação da aptidão para tourear.
Cumprimentos
Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

puro sangue

#13 Mensagem por João dee Deus » sexta abr 14, 2006 5:52 am

Era bom que tivéssemos sempre essa auto estima de dizer que o nosso é melhor que o do vizinho.

Pelo que sei,o povo espanhol nunca se interessou muito por classissismo na equitação.Sempre foi mais para romarias a cavalo com a respectiva exibição e a selecção era feita neste sentido.
Ora isto reflecte-se nos cavalos,ao passo que em Portugal no povo,sempre houve a preocupação de os seleccionar para as toiradas.O que é um classissismo.Mesmo que nunca chegassem a entrar numa praça.

Sempre ouvi falar e ver em revistas,o "cavalo espanhol" como o Andaluz.
Este cavalo pouco tem a ver com o nosso Lusitano,pois tem uma inserção de pescoço muito larga,além de uma grande massa muscular,que o impede de ter maneabilidade nos movimentos tomados como exercícios de equitação.Vulgo, é um "cepo" para andar a direito.

Embora o nosso trabalho na selecção do Lusitano deixe muito a desejar pela inconstância de critérios ao longo dos anos,acho que temos mais e melhor resultados a apresentar que aqui os nossos vizinhos com os cavalos deles.
Concordo com o Luis,e poucas pessoas pensam assim,que o Lusitano deve caminhar para um Cavalo completo,dentro das limitações proprias,que passam pelo tamanho.
Tenho para mim que a "pilha" que eles têm,se dispersa por maior massa corporal,fica mais fraca,e não seria aquele cavalo que nós conhecemos.

Este assunto é mais para uma tertúlia,onde todos podem mais rapidamente apurar as suas idéias sobre o assunto.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

PedroCruz
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 83
Registado: terça out 18, 2005 11:27 am
Contacto:

#14 Mensagem por PedroCruz » sexta abr 14, 2006 6:26 am

Ola!
No meu ver o maior problema é de comparar o cavalo lusitano ao andaluz!Só pelo facto de o cavalo lusitano descender do andaluz não significa que tenha de ser como ele,que não o é!
Na minha opinião o lusitano é um animal bem melhor e bem mais funcional que o andaluz,sem falar na coragem e na robustez porque aí o andaluz não tem a minima hipotese.
A unica coisa que os espanhois se podem "gabar"do seu andaluz em relação aos nossos "COLOSSOS" é a descendencia,mas nós devemos encarar isso como uma evolução,pois é o que o lusitano é em relação ao andaluz!
Concordo com o Sr.joão quando ele diz que o cavalo espanhol é cavalo que só anda para a frente,enquanto que o nosso lusitano é minimamente bom em tudo,ou seja,um polivalente,que se encontra por explorar,pois para mim o seu potencial é enorme e isso tem-se visto!
Saudações.

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Lusitanos

#15 Mensagem por luis pedro » sexta abr 14, 2006 6:41 am

Olá João,
Infelizmente não me parece uma questão de autoestima,se for tanto melhor, os andaluzes são só uma das linhagens, é um facto que os nossos vizinhos tem muitos cavalos grandes, com tábuas do pescoço altíssimas, a trotar como um bate estacas e outras coisas assim, no entanto já colocaram alguns desses animais a competir e a classificar-se ao nível de campeonato do mundo de ensino (não foi só o Guizo).
O cerne da questão (parece-me) não é se tem mais ou menos qualidade, é o que cada um tem feito pela sua raça. Eles tem feito um trabalho exemplar com o qual até nós já beneficiamos mas continuamos sentados á sombra na tertúlia.

Quero lembrar que o Guizo tem o ferro Fundação Eugénio de Almeida o que significa que o sangue que lhe corre nas veias é, pelo menos preponderantemente, Alter Real e estes foram seleccionados para os mais diversos fins mas que se saiba nunca para tourear.

Quanto á tradição equestre Espanhola, ela para além das festas e romarias, também tem uma ligação com os touros, só que enquanto os espanhois lidavam com o gado bravo no campo e transpunham a experiencia assim adquirida para a lide, em Portugal os nobres (não o povo, estes eram os "moços de forcado") tinham uma formação equestre académica assente nos princípios e métodos da equitação clássica e eram esses preceitos que aplicavam na lide do touro.

Cumprimentos,
Luis Pedro

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”