Epanhóis e Lusitanos

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Lusitanos

#16 Mensagem por João dee Deus » sexta abr 14, 2006 8:02 am

Luis

Tive apreocupação de assinalar povoporque há ou pode haver,um movimento oficial de evolução da raça,mas os cavalos que andam nas mãos do povo é que são a base histórica.
Pode haver um iluminado entre milhares de cavalos que vá aos Olimpicos,mas o que fica na história são o grosso da coluna,que no caso que citei, eram todos e cada um,em casa de cada um,candidatos a cavalos de toureio.
Ainda hoje para melhor se vender um cavalo se usa o argumento de "era do Bastinhas".Isto é história e para mim isto é que conta.
Isto no meio rural,porque nos meios equestres ditos importantes,práticamente não há Lusitanos.É tudo importado.
O maneio de touros no campo sempre foi igual tanto aqui como ali.
Ao invés da arte equestre toureira aqui,ali, nada se fês ou faz com o mesmo relevo.Isto são factos.
O problema com os Alteres é aquele que citei da inconstância de critérios.Tive aqui um com muito sangue inglês.
Se agora, em que as tecnologias são outras,e aparecem olimpicos,em nada me faz parecer superioridade ou evolução cimentada.
Uma andorinha não faz a Primavera,só pode anunciá-la.
Ainda há pouco tempo fui contactado para a possibilidade de participar na cria de cavalos de corrida para França.
Quando faláva-mos àcerca de espanha,foi-me dito que nem pensar porque eles não têm tacto na lide com animais de sangue.
Segundo ele os Portugueses falam com os cavalos.
Como Lusitano fiquei radiante.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Re: Criadores...

#17 Mensagem por luis pedro » sábado abr 15, 2006 6:22 am

Joana Abreu Escreveu:O cavalo lusitano tem tudo para ser melhor que o cavalo espanhol...
... só lhe falta mais comidinha no berço!!! Isto é, que os criadores invistam nas pastagens e nas rações compensatórias

Por toda a Europa se fazem análises aos pastos, e suprime-se as deficiências (por exemplo de cálcio) com suplementos.

O cavalo lusitano é um cavalo magnifico, mas NÃO É um cavalo de ensino!!!
Nunca conseguirá competir com cavalos alemães, belgas e holandeses neste dominio.
Não tenham ilusões!!!
Olá Joana,
Ontem por distracção não li o teu "post". O problema dos nossos cavalos não é só falta de comidinha, é também falta de critério na selecção. O toureio já provou ser uma forma válida de apurar cavalos (não só lusitanos) com determinadas caracteristicas, mas destinam-se a um nicho de mercado restrito. O ensino pode ser um excelente mercado (muito competitivo, é certo) mas muito mais vasto. Quanto á afirmação, categórica, de o lusitano não ser um cavalo de ensino quero-lhe deixar uma pergunta: Á dez anos quem previa que veriamos cavalos Ibéricos a competir para as medalhas num campeonato do mundo?
Cumprimentos
Luis Pedro

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#18 Mensagem por luis pedro » sábado abr 15, 2006 7:06 am

Olá João,
Eu sei, ou imagino, que ainda hoje se vendem cavalos porque teriam passado pela casa de algum toureiro de renome, é claro que os cavalos usados no desporto ainda não tem a mesma saída, no entanto já se vendem (veja só a quantidade de cavaleiros da equitação de trabalho que começam a aparecer no ensino) quando á meia duzia de anos atrás falar em lusitanos na competição de ensino era para provocar uma risada geral (até surgiram as provas de equitação á portuguêsa porque os nossos cavalos não podiam competir com os outros).

Os espanhóis começaram a desbravar o caminho e nós parece que agora começamos a ver que vale a pena aproveitar.

É de referir que a iniciativa da APSL, apesar de contestada por alguns, teve pelo menos o grande mérito de lançar a "primeira pedra" na motivação de criadores, proprietários e cavaleiros de lusitanos na direcção da competição.

Este ano começamos a ter (com o apoio da FEP e da APD) uns quantos conjuntos a competir no estrangeiro (já com resultados deveras promissores) devidamente acompanhados por uma treinadora com prestígio internacional.

Cumprimentos
Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

PSA

#19 Mensagem por João dee Deus » sábado abr 15, 2006 9:26 pm

Luis

Tenho para mim que o nosso Lusitano será o semental Mundial de futuro para melhorar raças de lazer/desporto de massas.


Mas o nosso cavalo não pode passar o 1,60,sob o risco de perder as características que tem.
Os Cavalos de maior dimensão permitem um visionamento dos movimentos de Dressage melhor, devido à também maior duração deles.
É a tal questão das 18 imagens por segundo que o ser humano normal tem como média de visão.Donde um cavalo mais pequeno é de mais difícil observação.
Acho mesmo que esta possibilidade de poder ver mais do que as tais 18 imagens,faz a diferença entre as pessoas,levando-as a ser imcompreedidas por "verem mais coisas" no mesmo espectáculo.
Tal como quando se observa um garanhão em liberdade à volta de uma égua fazeno alta escola com ares elevados e tudo,umas vezes demoradas,outras por facções de segundo.

O Lusitano cumpre a dressage,fá-la bem,mas tem de vencer a dificuldade de se impor pela maior atenção requerida na sua observação.Especialmente lá fora.

Depois do Árabe,o nosso Lusitano é para mim sem dúvida a raça mais genéticamente completa e bem definida.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Puro sangue lusitano

#20 Mensagem por luis pedro » segunda abr 17, 2006 1:00 am

Olá João,

Já tive oportunidade de montar alguns lusitanos grandes (+ de 1.70) que eram excelentes cavalos sob todos os aspectos, realmente dão é pouco jeito para por a fazer numeros "á vara". Concordo que se se procurar dar tamanho aos cavalos de um dia para o outro recorrendo aos meios que a ciência hoje disponibiliza, provávelmente os produtos perdem características e transformam-se noutra coisa. De qualquer forma quando se fala no tamanho dos lusitanos (que são pequenos) normalmente estão a referir-se, não aos de 1.60, mas aos de 1.50 que com a estrutura que apresentam aparentam até ter menos ou seja perfeitamente dentro da tala dos poneys.
Cumprimentos
Luis Pedro

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Puro sangue lusitano

#21 Mensagem por luis pedro » segunda abr 17, 2006 1:02 am

Olá João,

Já tive oportunidade de montar alguns lusitanos grandes (+ de 1.70) que eram excelentes cavalos sob todos os aspectos, realmente dão é pouco jeito para por a fazer numeros "á vara". Concordo que se se procurar dar tamanho aos cavalos de um dia para o outro recorrendo aos meios que a ciência hoje disponibiliza, provávelmente os produtos perdem características e transformam-se noutra coisa. De qualquer forma quando se fala no tamanho dos lusitanos (que são pequenos) normalmente estão a referir-se, não aos de 1.60, mas aos de 1.50 que com a estrutura que apresentam aparentam até ter menos ou seja perfeitamente dentro da tala dos poneys.
Cumprimentos
Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Lusitanos

#22 Mensagem por João dee Deus » segunda abr 17, 2006 4:51 am

Luis

Só tive aqui um Lsitano com 1,70 e não gostei porque levava tudo à frente.Ou seja,se se estivesse a colocar a cabeçada e ele entendesse que tinha de olhar para o outro lado,virava acabeça batendo com o focinho na minha cabeça quase me deixando atordoado.
Ao metê-lo na box,se eu não me desviasse lavava-me à frente.
Nos saltos era "porco",e nos movimentos com varas no chão,tropeçava constantemente.
Como disse antes,uma andorinha não faz a Primavera,mas pode anunciá-la.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Ainda sobre os Lusitanos com tamanho

#23 Mensagem por luis pedro » terça abr 18, 2006 7:52 am

Olá,
É claro que alguns lusitanos grandes tem realmente pouco a haver com aquilo que se espera deles no entanto também não faltam exemplos de pequenos lusitanos sem prestimo por não poderem com um cavaleiro de tamanho médio, ou serem perfeitamente destemperados (nos lusitanos também há quem experimente consanguinidades).
Estou, agora a recordar-me, que há bem pouco tempo vi um Lusitano preto, enorme e a trabalhar magnificamente, filho do cavalo PRE (que tanta tinta fez correr) e que esteve a cobrir em Alter do Chão.
Cumprimentos,
Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Lusitanos

#24 Mensagem por João dee Deus » terça abr 18, 2006 10:09 pm

Luis

Possivelmente não leste porque estás aqui hà pouco,mas já aqui disse que para esta área veio por vários anos seguidos o mesmo "cavalo do estado" para cobrir a éguas aqui de região.
O que aconteceu foi a tal consaguinuidade porque ele cobriu filhas e netas,e começaram a sair poldros "malucos" com os quais ninguém conseguia fazer nada.
Um deles,bastava bater as palmas junto dele que desaparecia logo donde estava num galope em pânico.

Esse PRE quando é que esteve e durante quanto tempo em Alter.?

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Bonovox
Sela 01
Mensagens: 46
Registado: quinta abr 13, 2006 7:43 pm

#25 Mensagem por Bonovox » quarta abr 19, 2006 3:42 am

Tenho que deixar aqui a minha opinião....
O Cavalo Lusitano vai ser sem Dúvida nenhuma mesmo, um cavalo para o futuro como o Sr. João de Deus dizia e bem, esperem e vejam. Não podemos é esperar que a ciência faça aquilo que Deus não fez que é tornar o Cavalo Lusitano num cavalo "grande". Não meus amigos, isso não é o nosso cavalo, isso é um cavalo á imagem de alguns para encher egos dos quais o Mundo está cheio. Na minha opinião deveria-se apurar o Lusitano para defender e proteger a nossa Raça Lusitana de uma forma natural, deixar a natureza fazer a sua selecção assim como o bom senso de muitos criadores sem deixar o dinheiro destruir aquilo que demorou séculos a criar. À cerca de eventualmente alguns Lusitanos com caracteristicas Naturais
tiverem a aptidão Natural para bons andamentos para Dressage aí sim aproveitar parte dessa linhagem com bom senso. Novilheiros aparecem de 20 em 20 anos e enquanto o tempo passa, não há nada no mundo como montar um PURO LUSITANO. Já montei muito cavalo mas nenhum como o Lusitano ( Tenho um purinho e olhem que não é alto) e graças a Deus por isso pois permite-me coisas únicas e sensações indescritivéis.

Um bem haja Marialvas!
Viva O Lusitano!
Viva Portugal!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Lusitanos

#26 Mensagem por João dee Deus » quarta abr 19, 2006 5:23 am

Podem crer que o futuro vai reservar para o nosso Lusitano um lugar de destaque no Mundo,não no mundo de "Equitação de ponta",mas no do cavalo preferido das populações aficionadas pelo cavalo em si.
É uma raça destinta.

Alguém sabe defenir com exatidão um Sela Francês?,um Hanovariano?,um Espanhol?um Holandês??
Com honestidade ninguém saberá.É preciso ler o papel.

Um Lusitano conhece-se até pelo olhar dele.
Devemos isso à tradição monte Marialva e do toureio.
É uma das razões porque amiro e divulgo o mais que posso o trabalho do Marquês de Marialva,que chegou a ser considerado o melhor cavaleiro Europeu.
Nesse tempo não se chamavam Lusitanos aos Cvalos,mas já havia a semente,porque estas "plantas" não crescem em 100 anos.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Re: Lusitanos

#27 Mensagem por luis pedro » quarta abr 19, 2006 8:18 am

João dee Deus Escreveu:Luis

Possivelmente não leste porque estás aqui hà pouco,mas já aqui disse que para esta área veio por vários anos seguidos o mesmo "cavalo do estado" para cobrir a éguas aqui de região.
O que aconteceu foi a tal consaguinuidade porque ele cobriu filhas e netas,e começaram a sair poldros "malucos" com os quais ninguém conseguia fazer nada.
Um deles,bastava bater as palmas junto dele que desaparecia logo donde estava num galope em pânico.

Esse PRE quando é que esteve e durante quanto tempo em Alter.?

saudações Marialvas
Olá João,
Talvez há 5/6 ou 7 anos não tenho presente, recordo que na altura houve uma enorme controversia (a maioria dos criadores de lusitanos era contra) com o facto de estar um cavalo espanhol a cobrir em Alter.

A gestão e distribuição dos garanhões por vezes não decorre como seria desejável, mas mesmo quando se pode escolher o garanhão, nem sempre se acerta e também há quem goste de conscientemente correr riscos - por vezes vale a pena.

Cumprimentos,
Luis Pedro

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#28 Mensagem por luis pedro » quarta abr 19, 2006 8:46 am

Bonovox Escreveu:Tenho que deixar aqui a minha opinião....
O Cavalo Lusitano vai ser sem Dúvida nenhuma mesmo, um cavalo para o futuro como o Sr. João de Deus dizia e bem, esperem e vejam. Não podemos é esperar que a ciência faça aquilo que Deus não fez que é tornar o Cavalo Lusitano num cavalo "grande". Não meus amigos, isso não é o nosso cavalo, isso é um cavalo á imagem de alguns para encher egos dos quais o Mundo está cheio. Na minha opinião deveria-se apurar o Lusitano para defender e proteger a nossa Raça Lusitana de uma forma natural, deixar a natureza fazer a sua selecção assim como o bom senso de muitos criadores sem deixar o dinheiro destruir aquilo que demorou séculos a criar. À cerca de eventualmente alguns Lusitanos com caracteristicas Naturais
tiverem a aptidão Natural para bons andamentos para Dressage aí sim aproveitar parte dessa linhagem com bom senso. Novilheiros aparecem de 20 em 20 anos e enquanto o tempo passa, não há nada no mundo como montar um PURO LUSITANO. Já montei muito cavalo mas nenhum como o Lusitano ( Tenho um purinho e olhem que não é alto) e graças a Deus por isso pois permite-me coisas únicas e sensações indescritivéis.

Um bem haja Marialvas!
Viva O Lusitano!
Viva Portugal!
Olá Bonovox,
Sem deixar de concordar quero acrescentar que esse futuro, que referem, já começou.

Quanto ao tamanho (outra vez o tamanho) gostava de lembrar que não é uma questão de ciência, é uma questão de apuramento que sempre esteve presente em qualquer raça. Os lusitano com ferro Ortigão Costa são pretos por apuramento, os Alter são castanhos, os Andrade são grandes (o Sr Engº. Sommer d'Andrade dizia que criava cavalos que pudessem com ele), os Veiga tem todo aquele "gás" para não ficar a esgravatar na cara do touro e etc, etc,. De onde se pode concluir que todos os criadores, sem excepção, orientaram a selecção dos seus produtos em função das necessidades próprias incluindo as de mercado. O tempo dos lusitanos grandes demais para serem considerados poneys e pequenos de mais para cavalos de sela está a aproximar-se do fim.
Os cavalos pequeninos, com raras e honrosas excepções, são uteis para dar aulas nos centros hipicos ou para actividades muito especificas que não representam um mercado significativo e muito menos atractivo do ponto de vista financeiro, os grandes, esses, á que os aprender a montar, tudo é mais agradável e passa-se numa melhor cadência, é preciso é aprender a lidar com a maior inércia devido á maior massa.

Cumprimentos,
Luis Pedro

Pat_amichi
Sela 01
Mensagens: 34
Registado: domingo fev 08, 2004 11:04 pm
Localização: Porto/Maia

#29 Mensagem por Pat_amichi » sábado abr 22, 2006 9:43 am

Neste momento de pouca inspiração e crítica só me sai um: "Orgulho no que é Nosso, no que é Português!"

Mania de andar sempre a cobiçar o que é dos outros quando temos CÁ "coisas" que meio mundo se orgulharia de ter!

Quanto às características, penso que deve ser admitida uma evolução regrada, porque apesar de ser uma mulher ligada à ciência... acho que tudo tem limites! Isto porque queremos um cavalo funcional, não queremos um "mamarracho" resultante de características que A, B e C foram achando interessantes...

Para quem estava pouco inspirada acho que já falei muito! :oops:
Patrícia Monteiro

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#30 Mensagem por Dr.Elina » sábado abr 22, 2006 5:06 pm

luis pedro Escreveu: Os cavalos pequeninos, com raras e honrosas excepções, são uteis para dar aulas nos centros hipicos ou para actividades muito especificas que não representam um mercado significativo e muito menos atractivo do ponto de vista financeiro.
Nos páises no Norte da Europa, os "cavalos pequeninos" ou seja poneis têm um mercado significativo. São utilizados para competições (até no nível internacional) nos escalões de cavaleiros mais jovens, para alem de concursos de modelo e andamento, de criação e ensino nos centros hípicos.

Já em Espanha há concursos para poneis.

Em Portugal há uma mentalidade (em geral) que o que é pequeno não presta :roll:

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”