Acham o cavalo lusitano, bom para obstáculos??

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Jota
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: segunda jun 21, 2004 1:02 pm

Acham o cavalo lusitano, bom para obstáculos??

#1 Mensagem por Jota » quinta jun 02, 2005 9:15 pm

Oi..

Qual a vossa opinião acerca da prestação do cavalo lusitano em saltos?

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

#2 Mensagem por João dee Deus » quinta jun 02, 2005 11:56 pm

Jota


Todos os Cavalos saltam até á altura da barriga.

Da barriga até ao Garrote,têm de ser ensinados.

Do Garrote para cima,além de serem ensinados,têm de ser Prev elegiados.

O Lusitano,não é um Cavalo Prevelegiado.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Félix Cerieiro
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: terça fev 15, 2005 1:04 pm

#3 Mensagem por Félix Cerieiro » segunda jun 06, 2005 11:20 am

Meus caros,
Eu tenho desde há muito tempo uma opinião formada acerca da participação do Lusitano em determinadas modalidades como os obstaculos ou a dressage.
Acho que a grande maioria dos criadores está a cometer um erro ao "fazer crecer" os Lusitanos, isto é, qualquer dia temos cavalos (que continuam a designar como Puro Sangue Lusitano) do tamanho de Hanoverianos, e todos sabemos que o Lusitano puro, o cavalo Barroco que conhecemos não é assim, ou seja o Lusitano é um cavalo muito bom para Toureio, para passear etc...não é nem nunca deveria ser o nosso objectivo que se venha a tornar um cavalo de obstaculos ou de dressage.

Um abraço,

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Lusitanos

#4 Mensagem por João dee Deus » segunda jun 06, 2005 1:40 pm

Companheiros

Sou da mesma opinião do Cerieiro.
Já aqui disse que um Lusitano de 1,8 m,seria um desajeitado,porque as "progressões" genéticas apressadas,dão "Aleijadinhos".Pelo menos até "estabilizarem".

Estou relativamente descansado,porque o Mercado é que decide nestas coisas,e não estou a ver,os Crakes internacionais,perderem tempo a experimentar um "novo" Lusitano.

Tenho mais medo das Corridas,ou seja da criação de Cavalos de Corrida,porque dá dinheiro aos criadores,devido á procura Internacional.

Se isso pegasse, os Lusitanos,ficariam em desvantajem,e perderiamos o prazer de os ter por todo o lado.

Já aqui referi,que gosto muito de ver naquelas rteportagens do Médio Oriente, Puros Sangue àrabe,a puxar carroças.
É a certeza de que teremos essa maravilhosa Raça durante muito tempo.

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Félix Cerieiro
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: terça fev 15, 2005 1:04 pm

#5 Mensagem por Félix Cerieiro » segunda jun 06, 2005 3:14 pm

Eu para ser sincero, não estou tão tranquilo como o João, é mesmo com desagrado que vejo os Lusitanos a ficarem cada vez "maiores".

Não concordo mesmo com uma opinião do amigo João, ou seja, por ser o mercado a decidir estas coisas é que julgo que o Lusitano está cada vez maior, é que tenho visto por muitas feiras alguns Senhores que se julgam entendidos a comprarem Lusitanos tendo por base o tamanho dos mesmos e a levarem cavalos claramente inferiores a outros mais baratos só que mais pequenos...

Um amigo meu criador diz que vai arranjar "ferraduras de salto alto", pois só assim conseguirá satisfazer aqueles que querem dizer aos amigos que têm um PSL mas que o que querem é ver-se montados num Hanoveriano.

Tenho esperança na nova direcção da APSL, julgo que o Manuel Campilho conseguirá travar algumas "progressões genéticas apressadas" como refere o João de Deus, pois só assim conseguiremos manter o nosso Lusitano puro e verdadeiro.

Quanto ao verdadeiro tema deste tópico, julgo que o Lusitano pode ser um cavalo de obstaculos para competições internas e desde que o seu proprietário e/ou cavaleiro tenham a noção do que o cavalo pode fazer e do que podem esperar dele.
Não me parece que alguma vez veremos um PSL a ganhar medalhas nos Jogos Olimpicos. No entanto já ganharam muitas na equitação de trabalho.

Isto é como tudo...não se põe um Land Rover no autodromo nem pomos um Ferrari no meio da Serra de Sintra. "Cada macaco no seu galho".

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#6 Mensagem por João dee Deus » segunda jun 06, 2005 3:29 pm

Cerieiro


Estas coisas levam muitos anos,e esta "onda" vai acabar,e isso depende da desmistificação que fizer-mos nos nossos encontros com os nossos amigos.

Cada Macaco no seu Galho e Há bailes para todos.

Acho que esta malta nova vai perceber que a nossa Lusitana "pilha",(literalmente) é muito apreciada por os cavaleiros estrangeiros que conheço.

Ele ficam deliciados quando sentem aquele bicho a mexer-se debaixo deles.

O comentário mais engraçado,depois de chegar ao pé de mim:

"" É o primeiro Cavalo que monto,em que sinto que está vivo.""

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Ruka
Iniciado
Mensagens: 17
Registado: quarta jul 13, 2005 9:31 am
Localização: Mindelo, Vila do Conde

#7 Mensagem por Ruka » quarta jul 13, 2005 9:36 am

isso depende mt do cavalo... na minha opineao! pk para um cavalo saltar bem tem k ter uma estrutura +/- adaptada! e como os cavalos lusitanos teem mt sangue(mt força) ha cavalos k saltam mt bem! mas ha outros k n saltam nd! por isso... axo k tens k experimentar! abraço

Ruka
Iniciado
Mensagens: 17
Registado: quarta jul 13, 2005 9:31 am
Localização: Mindelo, Vila do Conde

#8 Mensagem por Ruka » quarta jul 13, 2005 9:43 am

concordo com o felix cerieiro pois axo k o cavalo lusitano pode saltar bem (alguns) mas outros e uma asneira polos a saltar! mas conheço um cavalo k salta mt bem e e um cavalo extraordinario para ekitaçao de trabalho!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Saltos

#9 Mensagem por João dee Deus » quarta jul 13, 2005 11:24 am

Companheiros

Já me passaram pela mão alguns Lusitanos,mas puros, poucos.

A aptidão para saltar,anatómicamente,depende principalmente da inclinação da espádua.

Uma espádua mais vertical,é vantajosa para "fincar" as mãos no chão e fazer força de tracção.E não permite levantar muito os anteriores.

Uma espádua mais inclinada,pelo contrário,já permite levantar as mãos com menos esforço.

Também a inclinação da coluna a partir da "liçação" até á cauda,dá uma idéia da aptidão para saltar.

A uma inclinação pronunciada(incerção baixa da cauda)há maior facilidade em remeter os posteriores,(metê-los debaixo do corpo),que permite uma "chamada" para o salto mais fácil.

Por oposição,quando esta parte da coluna é mais horizontal,terá mais propensão par raids.(Andar para a frente,porque "leva" os posteriores mais atras)

`Áparte estre problema há a habituação a saltar desde poldro(1 ano)em liberdade.

Aliás, o futuro desportivo de um Cavalo,é influenciado pela liberdade com que foi criado aré ao desbaste.E dentro desta liberdade,há o movimento que o maneio o obrigou a ter.Porque como diz o ditado,se não movimentarem,ele não se "mexe".

Há Lusitanos com a espádua mais inclinada que outros.

O jeito para saltar,pode ampliar-se,mediante o tipo de obstáculos que lhe pôem por diante nas primeiras vezes.Tem de ser o apropriado para cada caso.Largos,para a "perfuração",e verticais para "embarrilar".

Não depende só do Cavalo,o êxito destas "empreitadas",mas sempre vi atribuídas as culpas a esses nobres animais.

Há muita volta a dar,e cada caso é um caso.

O que é comum a todos os Cavalos,vem escrito nos livros,é só ler.

saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
PSantos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 19, 2004 7:52 pm
Localização: S. João da Madeira

#10 Mensagem por PSantos » quarta jul 13, 2005 2:01 pm

Olá a todos,
Descobri no outro dia que o Novilheiro foi um cavalo utilizado por John Whittaker e que permitiu ganhar muitos prémios, e aqui a competição foi a alto nivel, por isso é aquilo que já foi dito, uns saltam outros não.
Pedro Santos

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

O Lusitano e os obstáculos

#11 Mensagem por luis pedro » sábado abr 15, 2006 6:38 am

Olá,
Os lusianos podem, como todos os cavalos, saltar e não é só pela altura da barriga. Um amigo que infelizmente já não está entre nós, que montou durante mais de sessenta anos e competiu nas tres modalidades olímpicas dizia que 1,20 até uma vaca salta.
Se os nossos cavaleiros de obstáculos, em especial aqueles que estão a começar e muitos outros que fazem das provas um hobby sem aspirações á alta competição, montassem cavalos Lusitanos haveriam muito menos cavalos a virar mal, a borregar, a chegar mal aos saltos, etc.
Cumprimentos
Luis Pedro

Bonovox
Sela 01
Mensagens: 46
Registado: quinta abr 13, 2006 7:43 pm

#12 Mensagem por Bonovox » segunda abr 17, 2006 6:04 am

Ora vamos lá entrar na turtúlia.....
Em relação á pergunta inicial a resposta é não (na minha opinião). O Cavalo Lusitano pela sua história não é um cavalo de saltos, obviamente que existem excepções (Novilheiro), mas o certo é que em todos os descendentes do mesmo nunca mais houve nehum que se destaca-se nessa modalidade.
Deveriamos sim aproveitar aquilo que o nosso cavalo tem de bom e talvez dar um passo em frente em relação á dressage mas não aos saltos pois a morfologia do Lusitano tem as suas especificidades das quais as conclusões são óbvias.

Cumprimentos,

Pedro

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Lusitanos e os obstáculos

#13 Mensagem por luis pedro » segunda abr 17, 2006 7:52 am

Olá,
Provávelmente já não se lembram do Intruso e do Gitano (ambos com ferro Companhia das Lezírias) ambos disputaram inumeras provas grandes, no caso do Gitano durante muitos anos, mas quando se diz que serve para fazer obstáculos não quer dizer que todos tem de chegar aos jogos olimpicos, uma quantidade apreciável dos cavaleiros que participa nos concursos nunca conseguirá atingir o tecto de qualquer Lusitano capaz.
Cumprimentos,
Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#14 Mensagem por João dee Deus » segunda abr 17, 2006 8:12 am

Luis

O Gitano era aquele russo escuro montado pelo Cap. Pimenta da Gama:'?
É só por cuiosidade.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#15 Mensagem por luis pedro » terça abr 18, 2006 7:38 am

Olá,
Essa era a Espora (parece-me) e não tenho a certeza se era Lusitana, o Gitano foi do, já falecido, José Manuel Soares da Costa.
Andou, há pouco tempo, um outro lusitano a saltar bastante bem, não recordo agora o nome mas é lazão e tem ferro Pidwell (perdõem-me se estiver mal escrito) é propriedade da Coudelaria Nacional, se ainda for vivo.
Cumprimentos,
Luís Pedro

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”