Cavalo com sinais de fraqueza numa perna

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Alexandre Arriaga e Cunha
Mensagens: 1
Registado: terça mar 21, 2006 8:07 pm

Cavalo com sinais de fraqueza numa perna

#1 Mensagem por Alexandre Arriaga e Cunha » terça mar 21, 2006 8:31 pm

Caro Miguel
Tenho um poldro de 4 anos que começou a ser desbastado há cerca de 10 meses e que tem mostrado uma certa fraqueza na perna direita sempre que é trabalhado. Não tem estado coxo, apenas se percebe que aquela perna tem uma assimetria em relação à esquerda. Nas mãos também se nota que uma levanta ligeiramente mais uma que a outra no trote.
No restante tem sido bom e é alegre e suave nos andamentos tendo até uma boa agilidade.
Gostava de saber se isto é normal em poldros e se pode ser superado com a musculação.
A opinião das pessoas que o têm visto é a de que isto acontece com frequência em poldros e que é compensado por um trabalho correcto que promova a musculação.
Haverá alguma coisa extra que eu possa fazer?
Um abraço. AAC

ANA.
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 52
Registado: segunda nov 14, 2005 10:22 pm

#2 Mensagem por ANA. » quinta abr 06, 2006 9:28 am

Alexandre

Já tive um cavalo que era muito mais fraco de um lado do que do outro.
O meu professor insistia nos exercícios para esse lado, não deixando nunca de trabalhar os dois!
Em poucos meses houve uma melhoria muito evidente.
Fiquei com a sensação de que é muito frequente esse "desiquilíbrio" de capacidade muscular nos cavalos. Não sei ajudar mais do que isto... lamento.

Bonovox
Sela 01
Mensagens: 46
Registado: quinta abr 13, 2006 7:43 pm

#3 Mensagem por Bonovox » segunda abr 17, 2006 6:10 am

Por aquilo que vou aprendendo (e faço-o todos os dias) todos os cavalos normalmente têm sempre um "lado" mais débil/fraco, e que com o exercício, flexibilidade, musculação apropriada essa "fraqueza" é facilmente ultrapassada. Tendo o Poldro 4 anos parece-me que facilmente essa "falta de jeito" vai passar!


Boa Sorte e vai dando notícias da evolução.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

C|avalo difícil

#4 Mensagem por João dee Deus » segunda abr 17, 2006 8:02 am

Tenho deixado avançar este tópico na esperança de perceber melhor.

Um cavalo com um lado mais débil que outro.?

Qual é o lado débil. É o que levanta mais a mão ou o outro.?

Será que ele é calçado dessa mão e dá a ilusão de a levantar mais.?

Será que ele se dobra melhor para um lado que para o outro,por mau manusemento e desbaste.?

Ele anda como os câes:?Enviezado.?Em três pistas.?

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Bonovox
Sela 01
Mensagens: 46
Registado: quinta abr 13, 2006 7:43 pm

#5 Mensagem por Bonovox » segunda abr 17, 2006 7:57 pm

Sr. João de Deus,

Pelo que tenho observado existe sempre um lado para o qual o cavalo sente mais dificuldade de movimentos, mais rígido menos á vontade. Eu interpreto como por exemplo uma pessoa que usa a mão direita para escrever, é natural. Como também existem esquerdinos e nasce com a própria pessoa.
Penso que talvez com os cavalos aconteça a mesma coisa. Porém gostaria que mais intervenientes pudessem ajudar-nos nesta constante sede de aprendizagem. :)

Cumprimentos Marialvas!!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

C|avalo difícil

#6 Mensagem por João dee Deus » segunda abr 17, 2006 8:42 pm

Bonovox

Todos os Cavalos que não estão treinados(bem)têm um "lado bom" e por consequencia um lado mau.
Há muitas teorias àcerca das razões.
Para mima a que mais me convence,uma vêz que com treino desaparece,é a de que eles na sua grande maioria são gerados enrolados para a esquerda,donde têm mais facilidade em dobrar-se para esse lado.
Há outras teorias como a do olho esquerdo.mas o treino fisico não terá influencia ocular.Digo eu.

É essa diferença que notas na facilidade em se moverem mais facilmente para um dos lados. Talvês 95 % para a esquerda.

Quando se passa à guia vindo da box,para retemperar os ânimos acumulados,deve começar-se a rodar para a direita que é onde ele está menos confortável e não rompe a galope tão fácilmente,nem cai na indisciplina.Também de deve encurtar a guia de princípio se ele se portar fora de control,porque ao encurtá-la,dificultam-se as cabriolas devido à dobragem da coluna logo para o lado mau.
Mas cuidado ao encurtar a guia porque inadvertidamente pode atingir-te com um coice.Nunca o deixes virar-te a garupa.
Estou a partir do princípio que se usa o cabeção de castigo,o que para mim é indispensável.Sempre.Embora se pense que "não vale a pena".
Isto devia estar no tópico da Escola Virtual.Nem sei se já lá disse isto.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#7 Mensagem por Rogers » quinta ago 24, 2006 11:28 pm

Umas ideias para comentar:
concordando com o que o Sr. João disse tb os cavalos mamam em geral do mesmo lado e já me disseram que isso tb é uma das razões.
Quando fala no olho o que quer dizer, será que é o que vou descrever?

Um cavalo desde poldro é sempre ensinado a ir do nosso lado direito ou seja está sempre com o olho esquerdo focado em nós, e ao longo da vida do cavalo nós fazemos a maioria das coisas do lado esquerdo, portanto o cavalo aprende a focar coisas proximas mais facilmente com o seu olho esquerdo, é por isto muitos cavalos quando passam um objecto assustador só se assunstam quando passam numa dirrecção e tentam logo virar-se para o mesmo, pois não conseguem vê-lo nitidamente. Com isto tudo estou de acordo que em relação ao trabalho isto não interfer. Mas nós deviamos começar a pensar em montar os nossos cavalos do lado direito dia sim dia não. :wink: :wink: :D Como no TREC.

Vamos ver quem é que já teve a curiosidade de descobrir isto. Porque é que se monta do lado esquerdo?
Não vale dizer "porque o instrutor mandou" ou "é assim que os cavalos são desbastados"
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

esquerdo

#8 Mensagem por João dee Deus » sexta ago 25, 2006 4:11 am

O lado esquerdo é o usado pelos ingleses e como foi de bom tom imitá-los nos tempos de antigamente,assim ficou.

Agora ninguém tem culpa que os Ingleses sejam todos canhotos :lol: :lol: :lol:

Os Cavalos são,e disso não tenho duvidas.

saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#9 Mensagem por Rogers » sexta ago 25, 2006 4:56 am

Não foi isso que me ensinaram! E foi cá em Portugal que eu aprendi o Porquê.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

esquerdo

#10 Mensagem por João dee Deus » sexta ago 25, 2006 5:40 am

Rogers



Mas como eles(cavalos)são canhotos preferem ter o "interlecutor"do lado esquerdo,o que é um facto,e talvez daí os homens terem descoberto isso.

Quando eles descobrem um objecto estranho na pastagem rodam sobre a esquerda á volta dele soprando.
Por tendencia os cavalos quando se desviam lateral e bruscamente,tipo susto, é normalmente para a direita,donde o pessoal é despejado para a esquerda :lol:

Isto é o instinto porque a ginastica anula a maior dificuldade em se dobrar para a direita.

Mais um pormenor..quando eles sopram,é para expulsar mais rápidamente o ar que foi inspirado a cheirar a situação estranha para rápidamente retomarem a inspiração.

Mas o que é que aprendeste cá a respeito disso.?
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#11 Mensagem por Rogers » sexta ago 25, 2006 6:10 am

Então com isso está a dizer que para os cavalos é mais facil que nós fazemos tudo do lado esquerdo. Desculpa, mas os meus cavalos fazem e aceitam as coisas de igual modo dos dois lados (atenção que eu não estou a falar do trabalho montado, estou a falar do montar e apiar, aparelhar, apanhar do campo... esse tipo de coisas).

Essa não me convence!!

Vou esperar mais um pouco para explicar a minha teoria, gostava de ouvir o que outros tb pensam.

O que você diz bem podia ser verdade, mas não estou a ver isso a acontecer há muitos anos atrás quando se começou a montar ainda não havia essa sensibilidade para com os cavalos.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

escola

#12 Mensagem por João dee Deus » sexta ago 25, 2006 6:27 am

Ainda não consigo manter uma conversa com eles,mas pelo que observo acho que eles manteem a guarda de outrem pela esquerda.

Como estão domesticados e nesses casos que cita,junto de nós,portanto com a nossa protecção,poderão ser servidos tanto pela esquerda como pela direita.
É por isso que tiro estas duvidas ao observá-los no campo, à solta no meio dos outros que é onde eles só podem contar com eles mesmo,donde a verdade dos factos vem ao de cima.

Não quero convencê-la de nada,mas se já a convenci de alguma coisa naquilo que tenho dito.....Fico contente :oops:

saudaç~´oes
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#13 Mensagem por luis pedro » sexta ago 25, 2006 7:17 am

Olá Alexandre,
Os cavalos nunca são iguais iguais para os dois lados, por vezes a assimetria nota-se muito, outras nem por isso. Como, implicitamente o João referiu, o problema tem a haver muito mais com flexibilidade do que com musculação, assim o teu poldro tem um lado mais contraido (curto) associado a uma perna com predisposição para se flectir e , o outro lado, distendido, com falta de tonicidade (comprido) associado a uma perna com predisposição para se distender. Esta assimetria vai, necessáriamente, reflectir-se no "gesto" das mãos.
A solução passa por alongar o lado contraido e dar tonicidade ao outro lado (como deves calcular este trabalho é demorado, sendo até um objectivo a perseguir em todos os cavalo e que nunca chega a estar terminado - "o cavalo direito").

Luis Pedro

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#14 Mensagem por luis pedro » sexta ago 25, 2006 7:31 am

Olá Rogers,
Há quem atribua aos Legionários Romanos o "hábito" de montar pela esquerda por usarem o "gládio" embaínhado desse lado e assim para montar (ainda não se usavam estribos) necessitavam de ter a perna do lado direito desimpedida para passar por cima da garupa.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

esquerdo

#15 Mensagem por João dee Deus » sexta ago 25, 2006 7:56 am

Luis

Mesmo sem gládio,dá muito mais geito lançar a perna direita sobre o Cavalo para o montar em pêlo,do que a esquerda.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”