Cavalo com sinais de fraqueza numa perna

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#16 Mensagem por luis pedro » sexta ago 25, 2006 8:15 am

Olá João,

Todos temos mais facilidade em nos "apoiar" numa das pernas, a esquerda, e em "lançar" a outra, a direita, isto para os "dextros".
A facilidade, acima referida tambem se verifica nos cavalos.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

esquerdo

#17 Mensagem por João dee Deus » sexta ago 25, 2006 4:11 pm

Luis

Os Cavalos preferem por tendencia,apoiar a mão direita e lançar a esquerda para a frente,galopando preferencialmente para este lado tornando-o mais curto e alongando o outro lado.
Também por este principio..são canhotos.

saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#18 Mensagem por Rogers » sexta ago 25, 2006 9:42 pm

Foi mais ou menos o que o Luís disse que eu descobri, qualquer militar da cavalaria tem a espada do lado esquerdo para conseguir tirar com a mão direita, então com ou sem estribos tinham que montar sempre do lado esquerdo!
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#19 Mensagem por luis pedro » sábado ago 26, 2006 8:51 am

Olá João,

O tema da encurvação natural dos cavalos tem dado origem a discussões apaixonadissímas.
Há dois aspectos que considero importantes e muitas vezes são esquecidos. O primeiro refere-se ao cavaleiro, que como se sabe, influência de forma muito considerável as reacções do cavalo, assim sendo e porque na maioria dos casos se trata de "dextros" tem tendencia para segurar de forma mais firme a rédea do lado direito provocando, por reacção (ás acções contínuas, os cavalos, resistem) uma resistencia na "barra" desse lado e, necessáriamente, uma encurvação tendencialmente á esquerda.
O segundo aspecto prende-se com o facto de ao longo da evolução do trabalho (meses ou mesmo anos) a encurvação natural não se manter invariávelmente para o mesmo lado.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

ca

#20 Mensagem por João dee Deus » sábado ago 26, 2006 9:11 am

Luis

É por isso que quando tenho duvidas se é por influencia do homem ou não...observo os cavalos em liberdade e em manada.

É o tal dito do Sr. Francês que quem não conhece bem os cavalos ao natural,que ue considero em liberdade,terá mais dificuldade em percebe-los.

Como já disse atrás eles quando encontram algo estranho e diferente no campo,rodeiam-no pelo seu lado esquerdo observando e estando sempre preparados para a uma possivel fuga para adireita.

Consegue-se com trabalho de ginastica igualar fisicamente..mas quando salta o instinto vem ao de cima a tendencia esquerda

saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#21 Mensagem por cervantes » quinta ago 31, 2006 8:20 am

Ás vezes... ou como diria um meu amigo... TEM DIAS! :lol:

Bem... temos Mestres que defendem a "amibidextrualidade" do Cavalo. Nós os humanos é que (pelo relacionamento e o trabalho), os tornamos esquerdos.

Eu cá... acho que nem por isso. Normalmente os cavalos (e verifica-se nos poldros em campo), não são NATURALMENTE DIREITOS!

Com espadas ou sem espadas, com maneio ou sem maneio! ESTATISTICAS!

Cts TRECeiros,

Virgílio Cervantes

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#22 Mensagem por João dee Deus » quinta ago 31, 2006 11:37 pm

Subitamente, e depois de saber desde sempre o que disse acerca dos Cavalos serem esquerdinos....surgiu-me uma duvida arrepiante no meu espirito....

Será que são "de esquerda".'??


:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#23 Mensagem por luis pedro » sexta set 01, 2006 8:44 am

Olá, João

Então porque será que todos os cavaleiros (tá bem, quase todos) estão preocupados com a dificuldade de encurvar á direita... será, SERÁ?

Luis Pedro :shock:

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”