Pontuação de Cavalos

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

Pontuação de Cavalos

#1 Mensagem por Miguel Santos » segunda out 23, 2006 8:00 am

Amigos (as) foristas (as),

Quando um cavalo é levado à comissão responsável pela pontuação dos PSL e esta o chumba, é possível voltar a apresentar o mesmo cavalo para este ser avaliado novamente?
Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#2 Mensagem por João dee Deus » segunda out 23, 2006 5:11 pm

Miguel


Na aprovação para garanhões é posto um carimbo vermelho no livro azul se ele chumbar o que o impede de rotnar a ser avaliado.

A não ser que "alguem amigo te aconselhe" a retirar o cavalo da inspecção a meio,e apresentá-lo noutra aprovação que seja menos exigente....que as há....ou havia...porque isto aconteceu-me à 10 anos atrás.Fui dos que não tinha lá amigos e trouxe o tal carimbada.

saudações Mariavas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#3 Mensagem por AnaE » segunda out 23, 2006 6:23 pm

Já aogra podem explicar-me em que é que consiste essa tal prova para a pontuação e quais os procedimentos para se chegar lá?

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#4 Mensagem por João dee Deus » segunda out 23, 2006 7:52 pm

AnaE

Há uma pontuação para vários aspectos do cavalo como configuração andamentos e actitude...creio eu.

Mas a associação poderá informar com precisão...se é que a há :wink:
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#5 Mensagem por AnaE » segunda out 23, 2006 8:04 pm

O pouco que está informado na página da APSL já li... gostava era de saber mesmo como funciona na realidade por alguém que já tenha feito pontuar cavalos.

Posso ir sempre lá perguntar pessoalmente... mas como é uma curiosidade... tenho mais que fazer.

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#6 Mensagem por AnaE » segunda out 23, 2006 8:06 pm

Também gostava de perceber porque é que há cavalos que não são pontuados... e se existem consequências de produzir cavalos de pais registados e não pontuados....

... isto parece uma ciência obscura... dá me ideia que se clarificasse a coisa haveria muitas vantagens.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

#7 Mensagem por João dee Deus » segunda out 23, 2006 8:42 pm

AnaE

Isso vai fazer parte das atribuições desta remodulação de que falá-mos ontem....creio eu.É ao estado e não a uma ssociação, que cabe fazer essas certificações uma vez que é um produto nacional dos mais importantes a preservar.

O Virgilio disse que os cavalos não são gado e eu compreendo-o ,mas podem muito bem considerá-lo assim com um tratamento adequado e portanto mais simples.
Os chips como fazem aos cães,seria uma medida que abranjeria os cavalos de todo o País,o que para começar nos dava uma ideia de quantos cá andam... que ninguem hoje sabe.(europa séc.21)Enquanto o gado está todo referenciado.

Essas classificações de garanhões,são a base da diferença que temos de estabelecer em relação a criadores internacionais,para que se considerem respeitáveis e a nós também.. :wink:

Acho que vai ser tudo baralhado e dado de novo..e bem é preciso.

Já levei um garanhão PSL a essa avaliação, e como já aqui disse,fi-lo "inocentemente" pois não contactei o criador antes para ele "se mexer"...como me foi dito depois de sair o resultado.
Posteriormente também me disseram que eles "ou se mexem para um lado ou para o outro"...... :o sendo "para o outro" um credito que fica por cobrar....mas isso são bocas que não interessam nada e nunca poderão ser provadas.

Agora que as há....há sim senhor(bruxas) :lol:

saudaçº~pes Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#8 Mensagem por luis pedro » terça out 24, 2006 7:30 am

Olá,

Volta a conversa sobre a aprovação dos garanhões PSL e aproveito para, mais uma vez, lembrar que sem provas funcionais não é possivel melhorar os produtos da raça.

Um Juri, em pé, no meio de um triangulo de cancelas a apreciar as evoluções de um monte de cavalos, em diversos graus de ensino (se é que se pode chamar ensino á equitação apresentada por alguns cavaleiros) em que alguns, só com alguma imaginação, se pode vislumbrar os tres andamentos naturais (no fim por vezes até são os mais pontuados) não pode ser um processo correcto nem justo quer para os cavalos quer para os juízes. Pode até ser aceitável para uma primeira triagem mas depois é necessário avaliar as qualidades, ou falta delas, dos cavalos que se apresentam. O PSL MERECER SER JULGADO PELAS SUAS VALENCIAS (TODAS) E NÃO APENAS PELO ASPECTO ESTÉTICO.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#9 Mensagem por João dee Deus » terça out 24, 2006 7:47 am

Luis

AAAHHHH!!!!

Agora foi mais explicito,e vindo de si,é altamente reconfortante.

Presumo que tem essa posição "durante o dia" :lol: :lol: (uma vez que só o "ouço" à noite).

Mas uma ssociação a resolver esses problemas e tomar essas decisões que são para toda a vida do cavalo,acho que no minimo é desajustado.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#10 Mensagem por luis pedro » terça out 24, 2006 8:26 am

Olá João,

Tenho esta opinião já há uns anitos.

A Associação, acho que estamos a falar da mesma (só podia..), tem feito um trabalho interessante mas não podemos esquecer que tem de defender os interesse dos associados, razão pela qual estou inteiramente de acordo consigo quanto á responsabilidade que o Estado, através do organismo que vier a substituir o SNC, assuma no minimo as responsabilidades inerentes á certificação deste produto, tão antigo quanto valioso, e que é afinal património Nacional.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#11 Mensagem por João dee Deus » terça out 24, 2006 8:32 am

Luis


EXATAMENTE...PATRIMONIO NACIONAL...com toda a força que isto tiver nas instancias oficiais.

Agora que se fala tanto em patrimonios....mundiais e por aí fora... é altura de considerar-mos o que é jenuinamente nosso...e já faz tempo que assim o é.

A bem da nação do Lusitano....... :lol: :lol: lembra-se.?

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#12 Mensagem por AnaE » terça out 24, 2006 5:52 pm

Um Juri, em pé, no meio de um triangulo de cancelas a apreciar as evoluções de um monte de cavalos, em diversos graus de ensino (se é que se pode chamar ensino á equitação apresentada por alguns cavaleiros) em que alguns, só com alguma imaginação, se pode vislumbrar os tres andamentos naturais
LOLOLOLOLOLO :lol: :lol: :lol:

Pois eu tinha ficado com essa impressão quando assisti á prova dos poldros de um ano no Festival do Lusitano... ou eu realmente não estava a ver bem... ou os juízes tinham capacidades de visão sobrenaturais... ou então estavam a julgar qualquer coisa que não eram os andamentos dos cavalos... não sei...

mas porquê o triangulo??? terá a ver com a maçoanaria.... :wink: :roll: ??

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#13 Mensagem por luis pedro » quarta out 25, 2006 6:12 am

Olá Ana,

A questão não deve ser posta em relação ás capacidades dos Juízes, a maioria, senão todos, são pessoas com larga experiencia e profundos conhecedores de cavalos, o problema está na forma que lhes é imposta para poderem avaliar os cavalos. É tão limitada que levanta permanentemente suspeitas de isenção e, pior, não permite avaliar correctamente o real valor dos cavalos.

Segundo a explicação de um saudoso cavaleiro, infelizmente já falecido, o triangulo surgiu dada a necessidade de minimizar as hipóteses de "abalroamento" dos membros do Juri.

Luis Pedro

Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

#14 Mensagem por Miguel Santos » quarta out 25, 2006 6:13 am

Amigo João de Deus,

Mais uma vez concordo consigo e o amigo em poucas linhas disse tudo. ;)

Eu iniciei este tópico pois estou em vias de adquirir um cavalo que inequivocamente é um PSL e infelizmente não passou na pontuação... Isto porque a "cunha" que ía garantir a aprovação, tão convencido estava que não ía existir qualquer entrave que adormeceu e quando chegou às instalações já o processo estava na secretaria com o carimbo vermelho!!!!! :(

Até hoje nem mesmo a "cunha" consegue perceber porque é que o cavalo não passou (não revelarei nomes porque isso não aconteceu comigo mas era alguém com um lugar muito elevado dentro da comissão)! :shock:

Como o amigão João de Deus disse:

Agora que as há....há sim senhor(bruxas) :roll: :lol:
Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#15 Mensagem por luis pedro » quarta out 25, 2006 6:13 am

Olá Ana,

A questão não deve ser posta em relação ás capacidades dos Juízes, a maioria, senão todos, são pessoas com larga experiencia e profundos conhecedores de cavalos, o problema está na forma que lhes é imposta para poderem avaliar os cavalos. É tão limitada que levanta permanentemente suspeitas de isenção e, pior, não permite avaliar correctamente o real valor dos cavalos.

Segundo a explicação de um saudoso cavaleiro, infelizmente já falecido, o triangulo surgiu dada a necessidade de minimizar as hipóteses de "abalroamento" dos membros do Juri.

Luis Pedro

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”