PSL - pelagem Isabel

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

#16 Mensagem por Miguel Santos » quarta out 24, 2007 6:01 am

Boa noite Zeca, :D

Fantástica a informação que trouxe até nós. :D Já agora, sabe como se chama a academia equestre em causa?

Agora que já tenho um Isabel (aliás uma :lol: ) estou ainda mais apaixonado pela pelagem. :)

São realmente lindíssimos e chego à conclusão que ninguém consegue ficar indiferente perante um exemplar de pelagem Isabel. :)
Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!

Avatar do Utilizador
PSantos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 19, 2004 7:52 pm
Localização: S. João da Madeira

#17 Mensagem por PSantos » quarta out 24, 2007 6:44 am

Olá Sofia!
Tens razão quando dizes 1/4 mas isso só acontece quando está ligado a um gene dominante, ou seja:
Preto (P) Isabel (i)
PP 1/4
Pi 1/2
ii 1/4

A única duvida que eu tenho é se existe alguma pelagem mais recessiva que o isabel...

Não leves a mal a minha explicação mas é dos poucos contributos que posso dar a este fórum!!
Pedro Santos

Zeca Afonso
Iniciado
Mensagens: 11
Registado: domingo set 09, 2007 4:08 am

#18 Mensagem por Zeca Afonso » quarta out 24, 2007 7:31 am

Ola !

Creio que isso e verdade quando os dois pais são Heterozigoticos.

Saudações,

Afonso
Uma cópia nunca é tão boa quanto o original. Desejos de um bom trabalho !

Zeca Afonso
Iniciado
Mensagens: 11
Registado: domingo set 09, 2007 4:08 am

#19 Mensagem por Zeca Afonso » quarta out 24, 2007 7:33 am

A academia chama-se " Académie du spectacle équestre ". O seu site é www.acadequestre.fr
Uma cópia nunca é tão boa quanto o original. Desejos de um bom trabalho !

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#20 Mensagem por Sofia e Sabre » quinta out 25, 2007 3:26 am

PSantos, obvio que não levo a mal! So quem nao quer aprender mais e q nao aceita a informaçao que vem dos outros! :lol:

Frederico
Mensagens: 3
Registado: quarta nov 28, 2007 2:13 am
Localização: Coimbra

#21 Mensagem por Frederico » segunda dez 03, 2007 3:28 am

Num dos meus passeios pela internet encontrei o site da escola equestre do Palacio de Versailles em Franca. Eles usam apenas cavalos LUSITANOS ISABEL! Chamam-lhes os "Cavalos dos Reis" - um dos Luises franceses so' admitia montadas lusitanas.

Acredito que esta escola em Franca e' uma boa montra para os nossos lusitanos, em especial para a pelagem Isabel, pouco comum e pouco apreciada em outras racas mas que no nosso cavalo barroco tem uma magestade especial. Acredito que a pelagem Isabel nos Lusitanos e' um importante filao a explorar...

Algumas das bonitas fotografias que tinham nesse site e que na altura copiei e agora nao encontro:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#22 Mensagem por Sofia e Sabre » segunda dez 03, 2007 6:35 am

La que tem potencial la isso tem, e pena e esta escola estar mal divulgada...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#23 Mensagem por luis pedro » segunda dez 03, 2007 6:58 am

Olá,

São opiniões.

Versailles foi uma espécie de segundo berço da equitação clássica, segundo berço por, na realidade ela ter nascido em Itália (Nápoles).

É com pena que vejo Versailles renascer ligada à equitação circense.

luis pedro

redondo623
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 102
Registado: quinta ago 25, 2005 10:27 pm

#24 Mensagem por redondo623 » segunda dez 03, 2007 6:50 pm

Caro Luís Pedro,

Penso que tem toda a razão no que diz e eu próprio tenho sentido isso nos espectáculos que vejo, são todos mais parecidos com circo e números de animais amestrados.

Será que esta é uma tendência que perdurará?

Parece-me estranho ver nos espectáculos cavalos em exercícios de escola executados de forma deficiente e exagerada, muitas vezes mais preocupados com a musica e o cenário do que com a correcção dos movimentos, enfim circo.
Cumprimentos,

Rui N S

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#25 Mensagem por João dee Deus » segunda dez 03, 2007 8:34 pm

Nunca podem ser criadas expectativas academicas,quando a 2º preocupação é a cor dos Cavalos....acho que é simples catalogar estas organizações.

Terão o seu lugar na gama de espectaculos equestres e ainda bem que teem como 1ª exigencia os Cavalos serem Lusitanos.

Saudações Marialvas...... a eles tambem e por isso.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#26 Mensagem por AnaE » segunda dez 03, 2007 8:37 pm

Olá!

Vi recentemente esse espetaculo e posso dizer que não é assim tão circense como isso uma vez que a cavalo apenas são efectuados exercicios normais de ensino, discretos e sem exageros, em escola, pas-de-deux 4 e isoladamente.

Se lhe tirássemos os efeitos de luzes, a solenidade do ambiente , a musica ficaria uma apresentação de ensino normalissima e com uma equitação de mais nível do que (na minha opinião) do que se vê por exemplo na Apassionata.

A parte de "spetacle" dessa academia tem mais a ver com outras números que surgem no espetaculo como a cenografia, "canto", tiro ao arco e expressão corporal do que na equitação propriamente dita.

Concordo que é uma ótima montra para os Lusitanos, pois no fim do espetaculo eram demais evidente os elogios que receberam por parte do público e tudo está formatado para ser visualmente apelativo e os cavalos estão muito bem apresentados e tratados.

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#27 Mensagem por AnaE » segunda dez 03, 2007 8:47 pm

Ainda digo mais... é uma pena que as pessoas falem das coisas sem as ver e ainda por cima só para valorizar os aspectos menos positivos! Mas é Portugal...

Saudações equestres.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#28 Mensagem por João dee Deus » segunda dez 03, 2007 9:00 pm

Ana

Andaram aos tiros aos arcos???...LOLOLOL

Como praticante e caçador com essa arma,rectifico dizendo que é tiro com arco
......

Suadações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#29 Mensagem por AnaE » segunda dez 03, 2007 9:08 pm

agradeço a rectificação.

diogo.jv
Espectador
Mensagens: 9
Registado: sexta nov 21, 2008 6:40 pm

Re: PSL - pelagem Isabel

#30 Mensagem por diogo.jv » segunda nov 24, 2008 6:45 pm

Estimado amigo:

isabel x isabel = 100% isabéis
isabel x lazao = 100% palominos
isabel x palomino = 50% palominos, 50% isabeis
palomino x palomino = 25% lazoes, 50% palominos, 25% isabéis
lazao x lazao = 100% lazoes
lazao x palomino = 50% lazoes, 50% palominos

Bibliografia consultada: "A variabilidade da pelagem na raça lusitana", por Maria do Mar Oom.

Aguardo ter sido de sua axuda. Cumprimentos dende a Galiza. El Zorro
nao podia estar mais errada esta informaçao.
sei que ja la vai 1 ano, mas era incapaz de deixar isto assim..
O meu pai faz criaçao de cavalos Isabeis e Palominos á mais de 20 anos e posso garantir que Isabel X Isabel nao dá 100%Isabel, nem sei se 50%.
Mais digo que existe uma teoria que o cruzamento de 2 cavalos Isabeis pode criar um feto nao viavel e a egua aborta, coisas que ja aconteceu aqui em casa 2 vezes(das 2 unicas eguas Isabeis cobertas por um cavalo Isabel.
Com o cruzamento de 2 Cavalos Isabeis a tendencia(se for Filho Isabel) é de ficar ainda mais clarinho, o que pode provocar cancro ou doenças de pele.
as pelagens que ele costuma cruzar são Palomino x Isabel
tb ja vi russo x Russo e ja vi um poldro isabel duma égua preta.

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”