PSL - pelagem Isabel

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

PSL - pelagem Isabel

#1 Mensagem por Miguel Santos » domingo nov 12, 2006 6:29 am

Caríssimo(as) Foristas,

Tenho uma dúvida (daquelas existênciais) para a qual ninguém me deu um resposta covergente, isto é, já questionei diversos "entendidos" e veterinários e todos me deram respostas diferentes... Passo a expor.

Tenho uma PAIXÃO! :D Para além do nosso Lusitano em geral, sou absolutamente apaixonado pelos Lusitanos Isabeis. :D

É sabido que esta pelagem, permitam-me mística, resulta da diluição dos pigmentos vermelho e preto da pele.
Agora o que ninguém me conseguiu dizer com certeza: quando é que se obtém um Isabel? :(

"Probablisticamente" falando:
O cruzamento entre dois Baios ou dois Palominos ou dum Baio com um Palomino, ou de um Baio com um Isabel ou de um Palomino com um Isabel tem alguma probabilidade de produzir um Isabel.

Agora a grande dúvida - DOIS ISABEIS PRODUZEM SEMPRE UM ISABEL?
Sabendo que o gene é recessivo - de acordo com o que me lembro do secundário - não é certo que a cria seja Isabel.
Porém, alguns vets com quem falei (mas nem todos), me dão como certa a afirmação: "DOIS ISABEIS PRODUZEM SEMPRE UM ISABEL". :?

Sinto-me confuso!!!!! :roll:
Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

#2 Mensagem por horse_lover » domingo nov 12, 2006 7:04 am

Ora bem...
é recessivo...
portanto:

depende se o gene está no cromossoma x ou no cromossoma Y.

Se os "pais" tiverem o gene de isabel no cromossoma X, e o filhotinho for macho, então é de certeza isabel (XX), se for fêmea...depende se o gene isabel é, ou não, recessivo em relação a esse Y! confuso? :?

O gene isabel pode ser recessivo em relação a u gene, e não o ser em relação a outro.. mas vou fazer aqui um quadro, tendo em conta que Isabel é dominate em relação ao outro gene...

/Fêmea | Isabel | outro
macho

Isabel | Isabel | (se isabel for dominante) Isabel


Isabel | Isabel | isabel


Mas se o Isabel for recessivo em relação ao gene do Y...acontece assim:


/Fêmea | Isabel | outro
macho

Isabel | Isabel | outro


Isabel | Isabel | outro

Aqui as hipóteses são de 50%... :roll:
Ana Patrícia
Imagem

Avatar do Utilizador
PSantos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 19, 2004 7:52 pm
Localização: S. João da Madeira

#3 Mensagem por PSantos » domingo nov 12, 2006 8:30 am

Olá.
Se me permitem vou expor o que sei.
Se a pelagem isabel é derivada de um gene recessivo, o cruzamento de dois isabeis vão dar sempre um isabel. A probabilidade é 100%. Como é um gene recessivo tanto a mãe como o pai tem que o ter, logo vão passa-lo ao filho. O gene é ii(sendo o i de isabel), o que dá sempre filhos ii.
No caso de, por exemlo o pai castanho, mas sendo Ci ( C de castanho e em letra maiuscula que quer dizer dominante) e a mãe isabel ii, através do xadrez mendeliano sabemos que a probabilidade de ter filhos isabeis é de 50%.
Espero que me tenha feito entender... :?

Horse Lover,
Neste caso não tem a ver com os cromossomas sexuais pois esta pelagem existe tanto em machos como em femeas.
E os machos são xy e não xx. ;)

Saudações equestres
Pedro Santos

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

#4 Mensagem por horse_lover » domingo nov 12, 2006 6:18 pm

PSantos Escreveu:Olá.
Horse Lover,
Neste caso não tem a ver com os cromossomas sexuais pois esta pelagem existe tanto em machos como em femeas.
E os machos são xy e não xx. ;)

Saudações equestres
:? :? :? A minha cabecinha agora deu um nó :shock: :lol:

De facto nunca tive certeas absolutas sobre isso... :roll: Mas então explica-me como é que nos gatos, os que têm três cores são fêmeas? No que eu sei, as gatas têm um X com uma cor, e um Y com duas cores...

Por essa razão um macho nunca é tricolor!

Mas independentemente disso, o meu "xadrez mendeliano" está correcto!
Num deles, há 10% de probabilidades, no outro há 50% :roll:
Ana Patrícia
Imagem

Avatar do Utilizador
PSantos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 19, 2004 7:52 pm
Localização: S. João da Madeira

#5 Mensagem por PSantos » segunda nov 13, 2006 7:07 am

Olá Horse-lover!

Vamos lá desfazer esse nó!

Os machos são XY e a femeas é que são XX.
A cor dos mamiferos não é devida a um par de alelos (duas alternativas diferentes de dois genes), mas um conjunto de genes localizados nos autossomas ( cromossomas não sexuais), que interagem entre si.

No caso dos gatos machos não serem tricolores, penso (não tenho a certeza absoluta mas é a unica logica que encontrei) tem a ver com alelos letal. O alelo letal causa a morte pré ou pos natal, ou seja, os machos tricolores nunca nascem. Não sabia desse exemplo dos gatos e por isso estou a especular.

Num xadrez mendeliano nunca podes ter 10% de probabilidades, dado que é um quadro de dupla entrada, só podes ter 25%, 50%, 75 % e 100%.

Não sei se desfiz o nó ou se o aumentei ainda mais!!!

Saudações equestres
Pedro Santos

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

#6 Mensagem por horse_lover » quarta nov 15, 2006 3:23 am

PSantos Escreveu:No caso dos gatos machos não serem tricolores, penso (não tenho a certeza absoluta mas é a unica logica que encontrei) tem a ver com alelos letal. O alelo letal causa a morte pré ou pos natal, ou seja, os machos tricolores nunca nascem. Não sabia desse exemplo dos gatos e por isso estou a especular.

Num xadrez mendeliano nunca podes ter 10% de probabilidades, dado que é um quadro de dupla entrada, só podes ter 25%, 50%, 75 % e 100%.
Obrigada :)

Quanto a isso dos gatos...não sei mesmo...julguei que fosse associado aos cromossomas X e Y. Até porque é uma "justificação-fácil" e que faz sentido... :roll: Mas passando isso à frente...

Quando escrevi 10%, esqueci-me de um zero...queria dizer 100%. É obvio que o xadrez ão permite 10% :roll:
Ana Patrícia
Imagem

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#7 Mensagem por João dee Deus » quarta nov 15, 2006 3:38 am

Ana e Santos

Tenho imensa pena de não vos poder acompanhar mas a minha ignorancia nesse campo é total.
E tenho mesmo muita pena...se bem me conhecem.

Disso só sei o que a experiencia me disse e apenas nas propensões geneticas,o que é muito pouco e sem certezas concretas.

Se não for pedir muito vejam lá se conseguem tornar esses comentários "digeriveis" pelos comuns mortais...digo eu.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

El Zorro
Mensagens: 2
Registado: sábado set 22, 2007 12:08 am

Re: PSL - pelagem Isabel

#8 Mensagem por El Zorro » sexta out 19, 2007 8:12 pm

Agora a grande dúvida - DOIS ISABEIS PRODUZEM SEMPRE UM ISABEL?
Sabendo que o gene é recessivo - de acordo com o que me lembro do secundário - não é certo que a cria seja Isabel.
Porém, alguns vets com quem falei (mas nem todos), me dão como certa a afirmação: "DOIS ISABEIS PRODUZEM SEMPRE UM ISABEL". :?

Sinto-me confuso!!!!! :roll:[/quote]

Estimado amigo:

isabel x isabel = 100% isabéis
isabel x lazao = 100% palominos
isabel x palomino = 50% palominos, 50% isabeis
palomino x palomino = 25% lazoes, 50% palominos, 25% isabéis
lazao x lazao = 100% lazoes
lazao x palomino = 50% lazoes, 50% palominos

Bibliografia consultada: "A variabilidade da pelagem na raça lusitana", por Maria do Mar Oom.

Aguardo ter sido de sua axuda. Cumprimentos dende a Galiza. El Zorro

Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

#9 Mensagem por Miguel Santos » sábado out 20, 2007 6:37 am

Caríssimo El Zorro, :)

Muito obrigado. :wink:

(Parabéns pelo seu cavalo, é fantástico :wink: )
Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!

Avatar do Utilizador
PSantos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 19, 2004 7:52 pm
Localização: S. João da Madeira

#10 Mensagem por PSantos » domingo out 21, 2007 10:24 pm

Olá El Zorro!

Sim, dois isabeis dão sempre um isabel.

No secundário damos sempre isso, e é sempre 100% isabel, tens de te relembrar!

Um abraço
Pedro Santos

El Zorro
Mensagens: 2
Registado: sábado set 22, 2007 12:08 am

#11 Mensagem por El Zorro » segunda out 22, 2007 4:41 am

Miguel Santos Escreveu:Caríssimo El Zorro, :)

Muito obrigado. :wink:

(Parabéns pelo seu cavalo, é fantástico :wink: )
Muito obrigado a Voçe, Sr. Miguel. Ja, ja, ja, ¿Cuando di parabéns pelo seu cavalo estase a referir ao Tornado??? Cumprimentos. El Zorro.

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#12 Mensagem por Sofia e Sabre » segunda out 22, 2007 5:22 am

Atençao que para haver essa certeza e preciso que os pais sejam homozigoticos! se nao forem, pode dar outra pelagem...

Avatar do Utilizador
PSantos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 19, 2004 7:52 pm
Localização: S. João da Madeira

#13 Mensagem por PSantos » terça out 23, 2007 5:50 am

mas o gene da pelagem isabel não é recessivo? Como ele é recessivo dá sempre isabel.

O que queres dizer com homozigótico neste contexto?
Pedro Santos

Zeca Afonso
Iniciado
Mensagens: 11
Registado: domingo set 09, 2007 4:08 am

#14 Mensagem por Zeca Afonso » terça out 23, 2007 7:48 am

Boa Noite,

Retiro a informação de um livro do Serviço Nacional Coudelico escrito pela Veterinaria Maria Portas entitulado " Identificação de Equinos "

" O Isabel, tipicamente resulta do emparelhamento de pelagens parcialmente diluidas , como o Palomino ou o Baio. Dois Isabeis produzem sempre um Isabel "

Como curiosidade para o nosso amigo apaixonado, em Versailles à frente do Palácio existe uma academia equestre que trabalha exclusivamente com lusitanos Isabeis. Penso que possuem 30 exemplares. Para que tambem conste, no panfleto de anuncio à academia citavam o Mestre Nuno Oliveira mas assinando como " Mestre Nuño Oliveira ". Eu chamei a atenção mas não sei se emendaram.

Cumprimentos,

Afonso
Uma cópia nunca é tão boa quanto o original. Desejos de um bom trabalho !

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#15 Mensagem por Sofia e Sabre » quarta out 24, 2007 4:59 am

Bem PSantos, do que eu ainda me lembro das leis de mendel, quando o gene e recessivo ha probabilidade de 1/4 de sair dessa pelagem, mas pelos vistos estou enganada :wink: devia fazer uma revisaozita...

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”