Congelamento de Sémen dos PSL como Desenvolvimento da Raça

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

Congelamento de Sémen dos PSL como Desenvolvimento da Raça

#1 Mensagem por vitor_morgado » quarta nov 15, 2006 11:32 pm

Meus amigos, proponho este tema no sentido de compreender até que ponto podemos preservar o nosso patrimonio genético cavalar, como preservação e desenvolvimento da raça.

Porquê é que não podemos ter sémen congelado dos nossos campeões, segundo a APSL? Estou certo em pensar que esta medida é redutora no sentido de preservar e desenvolver o mais antigo de sela do mundo...

Assim podiriamos ter por exemplo o patrimonio genético em sémen congelado, do "AGARENO,DESTINADO,PRIMOROSO,HUCHARIA,REGEDOR,MARIALVA II...

E porque é que só a associação portuguesa é que proibe a congelação dos nossos campeões? Estou certo que o desenvolvimento da raça através das linhagens "originais" poderia ser de grande valor...


Abraço do victor morgado

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#2 Mensagem por João dee Deus » quarta nov 15, 2006 11:54 pm

Victor

A congelação do sémen pode ser um garante para o futuro de caracteristicas de qualquer raça de qualquer animal,isto todos sabem.

Agora o que eu não sabia era que algma associação poderia ter a veleidade de me proibir de ter o sémen de um cavalo meu....isso nem jesus cristo...quanto mais um grupo de pessoas.

Pode é não haver precisão disso...digo eu.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

Apuramento da verdade... não querendo ser injusto!!!

#3 Mensagem por vitor_morgado » quinta nov 16, 2006 12:47 am

[img] Grande João, em 1998, vi ser campeão na classe de 3 anos (concurso de cavalo de sela) um excelente cavalo veiga de nome OFENSOR... desde então nunca mais ouvi falar nesse afamado poldro.

Finalmente encontrei no HARAS INTERAGRO perto de São Paulo... Vi então a possibilidade de comprar para futuro o sémen deste cavalo que desde poldro me encantou... e a resposta dos nossos irmãos brasileiros foi que não o faziam por a APSL não permitir a sua congelação...(para além de não venderem montas daquele cavalo). Achei estranho e decidi partlhar essa informação com os nossos amigos foristas..

gostaria de saber realmente se é verdade, já que ao vermos o site da interagro já lá morreram excelentes exemplares do nosso amado PSL (como o YATCH (SA),DANUBIO (mv),TUIM (CN), UFANO (mv) sem que a genética (sémen) se tivesse preservado para futuro...(a não ser pela descendência).

Abraço do victor morgado

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#4 Mensagem por João dee Deus » quinta nov 16, 2006 2:02 am

Victor

Isso só será verdade se na altura da compra do animal houver uma clausula que o obrigue.

Mesmo assim nem todas a clausulas escritas em acordos, transações e escrituras,teem validade legal, e existem na mesma em alguns documentos desses.
Só alguem de direito pode analizar a validade dessa clausula se ela realmente existir.
Se for um acordo de cavalheiros...isso aí ...já era..

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

obrigado pelos esclarecimentos...

#5 Mensagem por vitor_morgado » quinta nov 16, 2006 4:14 am

joão agradeço-te as orientações... achei demasiado estranho para ser verdade! ainda por cima a APSL, a "casa mãe" dos nossos lusitanos...

Mas se isso for verdade é como dizes, deve ser um acordo especial...

Abraço do vitor morgado

ps: nada te impede legalmente de congelares o sémen do famoso LUSO; aquele grande cavalo de trec... :wink:


AMIGOS FORISTAS GOSTAVA QUE SE PRONUNCIASSEM SOBRE O ASSUNTO JÁ QUE PENSO QUE NÃO PODE SER VERDADE COMO FORMA LEGAL DE PROCEDIMENTO DA APSL.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#6 Mensagem por João dee Deus » quinta nov 16, 2006 4:30 am

Victor

Que informações adicionais é que tens para dizeres isso acerca do Luso.

Ele foi capado aos 4 anos e mesmo assim hoje com quase 15 anos quando aquece.....seguro-o melhor com a voz do que com a embocadura :lol:

Se isto te diz alguma coisa,ou a qualquer outro entendido em cavalos....

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

joão de deus

#7 Mensagem por vitor_morgado » quinta nov 16, 2006 5:36 am

joão as informãções adicionais são aquelas que que tens contado aqui no forum... e vi fotos no teu site! Mas já agora a ultima prova correu bem?
ainda não soube como correu...


Relação ao ser castrado a tecnologia já resolve isso... Os famosissimos cavalos de corrida nos EUA castrados, têm sido clonados a fim da sua genética jamais ser perdida...isto tudo em prol da disciplina de corridas! A genética cavalar é essencial...



abraço do victor morgado

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#8 Mensagem por João dee Deus » quinta nov 16, 2006 5:44 am

Victor


Aultima prova de POR correu mal porque estava mal preparado com o porta cartas que como choveu toda a prova,meteu água e ficou em pápas donde fiquei sem o poder ler.
A segunda parte correu bem ,se não mesmo muito bem.

No domingo vou ver uma prova de CCE (perliminar)à barrocadalva para "tirar as medidas àquilo", como fiz o ano passado com o TREC.

Vamos andando e vamos vendo :lol: :lol:

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

#9 Mensagem por Miguel Santos » quinta nov 16, 2006 6:34 am

Amigos Victor e João,

Sinceramente acho que essa informação que foi veículada ao companheiro Victor não será de todo a mais correcta.

É sabido que hoje em dia muitas das inseminações (mesmo em PSL) são feitas "artificialmente", ou seja, sem a cobrição. Fazendo-se uma recolha de sémen do garanhão, congelando-se esse mesmo sémen e recorrendo a um Vet, alguém especializado ou com experiência faz-se a respectiva inseminação.

Logo, ninguém, nem mesmo a APSL, poderá impedir que o proprietário do sémen o utilize em tempo pré-determinado...

Sería falacioso a APSL instituir tal regulamento pois este método de certa forma poderá contribuír para o enriquecimento da raça, apesar de concordar com o João quando diz "Pode é não haver precisão". :)

Para além disso, pessoalmente só faría o congelamento do sémen por uma questão de ligação para com o cavalo, isto é, para criar algum descendente dele para meu uso... sinceramente acho que o padrão de uma coudelaría deverá ser melhorado / evoluído ao longo das gerações e aproveitando o melhor de todas as gerações. :wink:

Relativamente a cavalos castrados, a ciência já resolveu esse problema. :D
Milagres da evolução genética e do DNA :wink:

Não sei quais os custos envolvidos, sei, isso sim, que são bem superiores à congelação de sémen em laboratório. Duvido também que em Portugal exista algum laboratório especializado na replicação de DNA equino... :roll:
Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

temos que clarificar as coisas...

#10 Mensagem por vitor_morgado » quinta nov 16, 2006 7:20 am

Amigo miguel, eu simplesmente quis descernir e tentar clarificar convosco o que me foi dito... Eu aqui não quero criar polémica com ninguém, quero é saber é se isso acontece... porque se nós pensarmos bem, este patrimonio poderá ser essencial para a preservação de uma espécie, nomeadamente das nossas raças autoctones... nomeadamente nos nossos SORRAIA, GARRANO, e mesmo até os nossos amados LUSITANOS....



Abraço do victor morgado

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#11 Mensagem por luis pedro » quinta nov 16, 2006 7:23 am

Olá Victor,

Esses grandes cavalos de que falas (que estão no brasil) tem algum palmarés conhecido ou só ganharam concursos daqueles parecidos com as exposições caninas?

Luis Pedro

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

grande luis pedro...

#12 Mensagem por vitor_morgado » quinta nov 16, 2006 7:32 am

luis pedro...

têm vários animais de grande qualidade e funcionalidade... mas poderás por ti próprio através do site:


http://www.interagro.com.br/home.htm


Abraço do victor morgado


ps: o que achas do tema em causa? sabes não gostava muito de fugir desta temática, já que acho que tem que ser clarificada...abraço

Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

#13 Mensagem por Miguel Santos » quinta nov 16, 2006 7:33 am

Amigo Victor :D

Concordo inteiramente consigo. :D

Era esse o objectivo que eu considerava sob o meu ponto de vista "viável" para o congelamento de sémen... mas de facto é muito pertinente esta sua questão... digo-lhe mais... vou falar directamente com a APSL... :wink:

Também fiquei curioso... :D

Amigo Luís, :D

Gostei do seu post :lol: :lol: :lol: :lol:

Infelizmente esses "trofeus" começam a ter muito peso no momento da aquisição :cry:
Sobretudo no outro lado do oceano... Eles tão (injustamente) a ganhar terreno a mais e não tarda ultrapassam-nos na criação do PSL...

No que depender de mim... já foram à falência...
Aqui sim é que a APSL devía ter mão firme... mas como um dia alguém disse:

"VALORES MAIS ALTOS SE ALEVANTAM" :roll:

E para além disso... nem todos são Marialvas... :wink:

VIVA O NOSSO LUSITANO (PORTUGUÊS)!!!!!!! :D
Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#14 Mensagem por João dee Deus » quinta nov 16, 2006 7:42 am

Toda a gente sabe os custos de ter uma coudelaria....aqui....mas se no brazil as coisas são diferentes.
Lá é facil ter 200 eguas de barriga e só com muito azar não saem de tanta barriga 3 ou 4 grandes produtos daqueles "bons acidentes genéticos".

Como toda a gente sabe...porque é que os nossos criadores não teem lá uma dependencia com pessoal português...uma multinacional..??

Eles estão abertos a isso...digo eu ...e até são nossos irmãos :wink:

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

miguel...então?

#15 Mensagem por vitor_morgado » quinta nov 16, 2006 7:46 am

Miguel, então? Temos que ver que todas as pessoas do mundo deviam ter o privilégio de conhecer os nossos PSlusitanos... Afinal os nossos portugueses é que os levaram para lá... e eles não fogem das nossas linhagens, já que vêm a portugal adquirir novos garanhões habitualmente. Miguel como lusitano, fica-te mal dizeres isso... amigo quanto mais o mundo conheceram os nossos animais melhor para nós!!


Abraço do victor morgado

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”