"Guizo" vitima de uma cólica

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Oscar Simoes
Sela 01
Mensagens: 30
Registado: domingo jan 25, 2004 5:20 pm
Localização: MALVEIRA

"Guizo" vitima de uma cólica

#1 Mensagem por Oscar Simoes » domingo nov 26, 2006 7:31 am

25/11/2006

"O fabuloso garanhão puro sangue lusitano, morreu vitima de uma cólica este fim-de-semana, em Espanha"
in www.equisport.pt

Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

#2 Mensagem por Miguel Santos » segunda nov 27, 2006 3:55 am

Inequivocamente uma grande perda! :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#3 Mensagem por AnaE » segunda nov 27, 2006 4:16 am

:( coitado!... Agora que finalmente tinha chegado à fase da boa vida!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#4 Mensagem por João dee Deus » segunda nov 27, 2006 5:18 am

.


Eu não queria falar sobre isto, mas para um cavalo que foi mais bem tratado do que eu,com vets,tecnologia,alimentação especial,e pessoal especializado,...acontecer uma colica que como todos sabem derivam na maioria da vezes de mau manuseamento,uma vez que não andam a pasto e só comem o que lhes puserem à frente,é no minimo estranho....digo eu.

Sei que já aconteceu com outros cavalos famosos, mas como esses,nunca se sabem as verdadeiras razões :wink: :wink:
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

#5 Mensagem por Miguel Santos » segunda nov 27, 2006 5:31 am

Amigo João,

Efectivamente falar dessa questão num momento da morte de um cavalo com o histórico do Guizo é um pouco "incómodo" mas é de facto pertinente...

Pelo que tenho lido, actualmente é já muito mais raro os cavalos morrerem devido às cólicas e igualmente é raro num cavalo em box, cuja alimentação está dependente de 3ºs o animal fazer cólicas...
Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#6 Mensagem por luis pedro » segunda nov 27, 2006 8:09 am

Olá,

É triste quando morre um cavalo que nos deu alegrias, este porque surpreendeu com os resultados obtidos em provas que, há pouco mais de meia duzia de anos, a maioria dos cavaleiros e gentes do cavalos, juravam que os Lusitanos não podiam competir com as cavalos do Norte da Europa.

O Guizo era um atleta de alta competição e estes raramente tem uma vida longa.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#7 Mensagem por João dee Deus » segunda nov 27, 2006 4:16 pm

Luis

Como já deu uma achega,vamos continuar.

""O Guizo era um atleta de alta competição e estes raramente teem uma vida longa.""

Disse e muito bem....e porquê..??..é o que falta dizer.

Eu sou um puro..comparando com a maior parte da coisas que me rodeiam,e nisto do moderno desporto com cavalos vim deparar com situações que não são corretas.
Estou a falar das "ajudas" que não são de perna,de mão,de assento,nem psico/anímicas.
Se estas ajudas são usadas a niveis tão baixos,imagino que quem tem motivação e acesso a outros meios mais sufisticados, de certeza que as vai usar.

Essas coisas podem provocar as comuns e aceites por serem normais obstruções fisicas digestivas, e outras consequencias que pelas razões expostas tomarão o mesmo nome...digo eu..que cheguei agora..

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#8 Mensagem por AnaE » segunda nov 27, 2006 8:19 pm

Bom dia Sr. João.

Imagino que esteja a falar de suplementos para melhorar a performance dos cavalos, e penso que eles realmente podem ter efeitos negativos na saúde dos cavalos a longo prazo, mas que não será de todo a maioria dos casos, principalmente se forem garanhões e que passem a ser utilizados como reprodutores... como era o caso do Guizo.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#9 Mensagem por João dee Deus » segunda nov 27, 2006 9:42 pm

Bom dia Ana E

O ser garanhão só "dilui" as drogas aumentando e acelerando o metabolismo.
Por esse lado até é melhor,mas nestes cavalos de ensino,onde a "endurance" não se pretende, as ajudas são mais no estilo de "calmantes controladores".

Se para a endurance os estimulantes estão tão explorados,estes,mais sofisticados,devem ter efeitos secundários incontrolados,mas quem sabe experimentais...digo eu.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#10 Mensagem por AnaE » segunda nov 27, 2006 9:54 pm

... eu quando me referi á condição de garanhão não era pelos seus efeitos ao nível de aceleração do metabolismo... mas por ser uma utilização muito rentável para os proprietários que geralmente os leva a tomar precauções extremas na saúde e conservação dos animais.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#11 Mensagem por João dee Deus » segunda nov 27, 2006 10:01 pm

Já deve haver sémen congelado para muitos descendentes...só que agora o preço....... :wink: tás a ver não.?
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#12 Mensagem por AnaE » segunda nov 27, 2006 10:15 pm

sim... deve ser um preço absurdo!

mas é engraçado porque há algum tempo já tinha pesquisado a descendência do Guizo, e para além de ser pouca é toda muito recente... e quase toda propriedade de uma única coudelaria.... espanhola! :cry:

Se se vierem a comprovar as qualidades da descendência... provavelmente ficaremos a ve-los passar.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#13 Mensagem por João dee Deus » segunda nov 27, 2006 10:58 pm

Como já aqui disse eu não tenho conhecimentos academicos de genética,mas pela pratica e observação do que já tive conheciimento,quando surge um crake isolado,ou seja,se a ascendencia do guizo não é de campoeões de igual ou superior estirpe,o guizo foi "um bom acidente genetico"porque tambem os há...não são só maus...

Para ser uma caracteristica segura,a genetica precisa de várias geraçõe no mesmo sentido e de semelhante valor.

Donde se assim for,alguns filhos dele terão propensão para serem como o pai.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#14 Mensagem por AnaE » segunda nov 27, 2006 11:14 pm

o guizo foi "um bom acidente genetico"porque tambem os há...
pois... e também há casos em que quando certos cavalos caem em mãos (pessoas) certas... aparecem uns acidentes de genética! :wink:

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#15 Mensagem por João dee Deus » segunda nov 27, 2006 11:18 pm

Tás a ver as citações..??

Eu não afirmei, e assim parece que o fiz. :twisted: :twisted: :twisted:

Estás a referir-te a quê quando dizes isso das mãos em que caem.?
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Puro Sangue Lusitano”