Diferença entre Cruzado Português e Português de Desporto

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
ANA.
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 52
Registado: segunda nov 14, 2005 10:22 pm

Diferença entre Cruzado Português e Português de Desporto

#1 Mensagem por ANA. » sexta abr 28, 2006 1:49 am

Viva,

Qual é a diferença entre Cruzado Português e Português de Desporto?

São questões de morfologia ? Tem que ver com as aptidões do cavalo ?

Se tivermos um animal (cruzado) para registar há algum critério para

decidir se é cruzado português ou de desporto?

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#2 Mensagem por luis pedro » sexta abr 28, 2006 7:01 am

Olá Ana,
Tanto quanto sei (não é certeza), são cruzados português todos os cavalos nascidos em Portugal que não podem ser inscritos nos livros existentes para os cavalos considerados de raça, são inscritos no livro português de desporto todos os cavalos nascidos em Portugal, com ou sem raça definida, na condição de se destinarem ao desporto (eu sei que parece a mesma coisa mas com outro nome).
Cumprimentos,
Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

cruzadas

#3 Mensagem por João dee Deus » sexta abr 28, 2006 7:40 am

Por outras palavras,e foi o que agora soube ao registar o meu Luso,à um registo como puros,e o registo para os outros,cruzados e desporto.
A haver diferenças entre Cx e Desp.só se for administrativa.

O meu, do qual não sei as origens,foi registado como cruzado,e como é lógico para desporto.

O registo de cavalos em Portugal é dispendioso,em relação a qualquer outro animal como uma vaca.
Pior,uma vaca tem de realmente existir para ser registada o que tem de ser comprovado por um técnico do Ministério,um cavalo nem por isso,uma vês que escrevi o que quis no papel do registo e eles acreditaram.Foi um processo puramente administrativo e pelo correio que custou mais de 130 € .

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Mimi Pinto
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 104
Registado: sábado jan 24, 2004 7:23 pm
Localização: figueira da foz/coimbra
Contacto:

#4 Mensagem por Mimi Pinto » sexta abr 28, 2006 9:28 pm

Joao...
Julgas o que??o papel ta caro...eu paguei 25€ pewlo meu certificado de habilitaçoes e idna veio com um erro, pequeno mas veio, e se alguém decide implicar com esse erro tenhod e pagar mais 25€ para requerer outro...
Quanto ao processo de registo...bem, ja sabemos como é Portugal, as vacas convem la ir o tecnico para verificar se está tudo correcto, se as condiçoes oden vivem sao boas (aqui entra o técnico de higiene e segurança) pois uma grande eprcentagem das vacas existentes em portugal sao para consumo...quanto aos cavalos a preocupaçao ja nao é tao grande...penso que deve ser por essa razao que existe mais exigencias em relaçao as vacas do que aos cavalos*
Saudaçoes marialvas...
Uma coisa pensa o cavalo...outra quem tá a montá-lo:)

ANA.
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 52
Registado: segunda nov 14, 2005 10:22 pm

#5 Mensagem por ANA. » sábado abr 29, 2006 8:17 am

Bom.... então é completamente indiferente inscrever o bicharoco nos cruzados ou nos de desporto...
Vou ver qual é a mais barata :lol: ou a menos cara !!! :lol:
Ele de facto há-de ser de companhia, de companheirismo, de divertimento. Nestas "classificações" não se paga nada.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

registo

#6 Mensagem por João dee Deus » sábado abr 29, 2006 4:26 pm

ANA

Nem és obrigada a registá-lo.
Neste momento para o estado português,teres em casa uma galinha ou um Cavalo é precisamente o mesmo.

Aliás,ultimamente devido à febre das aves já se falou em registar as galinhas,donde se pode prever uma maior importancia prestada aos galinácios dada pelas autoridades.E já houve a peste equina sem que nada de semelhante se fizesse ou sequer falasse.

Acerca do teu poldro,podes viver agora as melhores sensações de ter um bicho desses em liberdade e poder passar horas junto dele.
São momentos que se bem aproveitados e sistemáticos em termos de horário,provocam uma inter ligação entre voçês admirável.Mas sózinha para ele não se dispersar com atenção a uma possivel companhia que leves contigo.Este assunto é longo mas muito interessante.

Quando é a festa do Cavalo.?Porto Salvo:?Conta mais.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

ANA.
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 52
Registado: segunda nov 14, 2005 10:22 pm

#7 Mensagem por ANA. » domingo abr 30, 2006 2:10 am

João

a festa do cavalo em Porto Salvo anuncia uma gala equestre Marialva para hoje (sábado). Por isso imaginei que por lá havia de encontrar foristas!

Só sei o que li na net, porque nunca lá estive, mas deixo aqui a informação de que disponho.

HOJE SÁBADO
21H30 - Gala Equestre Marialva
- Equitação de Alta Escola pelo Equus do Tempo
- Espectáculo Acrobático Taurino “Arte Sem Capote”
23H00 - Espectáculo Musical “Café com Leite”

Dia 30 de Abril - Domingo
11H00 - Horse Papper para atrelagens, cavaleiros e amazonas
14H30 - Derby de Atrelagens para Cavalos e Póneis
17H30 - Festival Tauromático
- Cavaleiros:
- Baptista Duarte
- Victor Gonçalves
- Francisco Cortes
- Miguel Duarte
- Tiago Cantante (Amador)
- Joana Andrade (Amadora)
- Grupos de Forcados de Coruche e de Alter-do-Chão
- 6 Toiros da ganadaria Lopes da Costa

21H00 - Actuação de Ranchos Folclóricos:
- Rancho Folclórico “Os Minhotos” da Ribeira da Lage
- Rancho Folclórico “As Lavadeiras da Ribeira da Lage”
22H00 - Cavalhadas à Antiga Portuguesa
23H00 - Espectáculos de Variedades – Dukce Guimarães e “Café com Leite”



Dia 1 de Maio – Segunda-feira

9H30 - Concentração de Amazonas, cavaleiros e Atrelagens
10H00 - Saída dos conjuntos para passeio pelas ruas do concelho
15H00 - Demonstração de Equitação Adaptada
“O cavalinho Sonhador” – Centro Equestre João Cardiga
16H00 - Homenagem a Sara Duarte
Entrega de Prémios aos Concursos de Tasquinhas Típicas, Traje Português de Equitação, Cavalhadas e Horse Papper


PRONTO! É isto. Eu vou espreitar a gala desta noite e gostava de reconhecer algumas caras :D

ANA.
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 52
Registado: segunda nov 14, 2005 10:22 pm

#8 Mensagem por ANA. » domingo abr 30, 2006 2:36 am

João,

tenho feito exactamente o que recomenda. Todos os dias reservo algum tempo para ir ao campo "meter conversa" com o poldro. E vou sempre sózinha, e sempre à mesma hora. Ele já autoriza festas na cara e no pescoço com toda a tranquilidade. Consigo andar lá no meio do grupo sem perturbar muito o que estão a fazer, normalmente estão a comer, claro! O grupo tolera-me cada vez mais tempo, mas há uma égua mais velha que me parece sempre a responsável pelo fim da minha "festa". Mulheres!...

Quando vou acompanhada ele dirige-se sempre a mim. E claro que eu fico... 8)

Por enquanto,a nossa vida tem sido assim. Tenho a sensação de que não devo interferir muito mais na actividade dele. Estou errada ?

(ainda bem que este assunto é longo!!! )


Um bom fim de semana para todos! E se puder ser, que o 1ºde Maio seja de descanso, que é a melhor forma de celebrar o dia do trabalhador. Eu lá estarei... a trabalhar. :P

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

poldro

#9 Mensagem por João dee Deus » domingo abr 30, 2006 7:52 am

ANA

Agora é assim:

Essa égua é a matriarca da manada,e tens de respeitar isso.
Tens de conquistá-la,fazendo ciumes ao poldro ao mesmo tempo.
Quando conseguires a aceitação da égua,faz uma festa de fujida ao poldro e vem-te embora decididamente sem olhar para trás.
O poldro por achar que lhe deste pouco tempo de antena,virá atrás de ti mas a matriarca não.Essa tem o seu estatuto a defender entre os outros.
Deixa-o ficar furioso por te teres ido embora,porque na próxima vês ele vai por-se em "bicos dos pés".
Quando lá tornares vai directamente a ele mas olha para a égua que ela nota.
Há alguma scoisas aqui pelo meio do que disse,mas como deves calcular é difícil e há variantes nas reacções deles que terão de ser "atalhadas" com outras actitudes tuas.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

ANA.
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 52
Registado: segunda nov 14, 2005 10:22 pm

#10 Mensagem por ANA. » domingo abr 30, 2006 9:15 am

João

a égua é o animal que fica sempre mais distante de mim. Olhar para ela vai ser um desafio interessante, porque nunca consigo que me olhe nos olhos. Fica sempre de lado, não me lembro de a ter visto totalmente virada para mim.

João mais uma vez muito obrigada pelos seus ensinamentos. Esta é a minha primeira experiência com um animal tão novo e tão "selvagem".

Gostava só de rematar a sugestão que aqui fiz sobre a feira do cavalo em Porto Salvo. Eu fui lá.... ..... ..... e voltei desanimada.
Não gostei do espectáculo de "alta escola marialva". Os bichos estavam nervosíssimos e o cicerone explicava que era por causa das luzes, por ser a primeira vez que actuavam à noite. O espectáculo era composto por três cavaleiros e um narrador que explicava a origem medieval dos exercícios executados.
Se as coisas na arena já não estavam famosas, tive o azar de ficar perto de um grupo de gente muito bebida que transformou a noite num circo.
Achei muito fraco o que vi, mas na verdadade com um público destes se calhar vai ser dificil melhorar a qualidade destes acontecimentos.
Isto pode ser uma grande injustiça para o esforço de quem organizou a festa, mas eu amanhã já não volto.
Como diz o ditado: só se tem uma oportunidade para criar uma primeira boa impressão".

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

Re: Diferença entre Cruzado Português e Português de Desport

#11 Mensagem por Rogers » domingo jul 16, 2006 7:20 am

ANA. Escreveu:Viva,

Qual é a diferença entre Cruzado Português e Português de Desporto?

São questões de morfologia ? Tem que ver com as aptidões do cavalo ?

Se tivermos um animal (cruzado) para registar há algum critério para

decidir se é cruzado português ou de desporto?
Olá ANA!
Só li agora o tema espero te poder ajudar um pouco.

Há uma grande diferença entre um cx e um português de desporto, como referiram antes o cx só tem que ter sido nascido em Portugal e saber pelo menos um dos ascendentes(podes inventar um nome se quiseres), enquanto para um Português de desporto é necessário que os pais esteijam inscritos no livro de anexo dos cavalos de desporto ou então no próprio livro do português de desporto. Não tenho a certeza, mas tb os pais podem estar inscritos em cavalos de desporto de outros países. Se não for o caso pode inscrever o seu cavalo no livro de anexo, para tal é necessário fazer uma prova de aptidão, que já me disseram que é bastante simples, e mais, qualquer cavalo de outra raça o pode fazer ficando registado nos dois livros.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

Re: Diferença entre Cruzado Português e Português de Desport

#12 Mensagem por Rogers » domingo jul 16, 2006 7:21 am

ANA. Escreveu:Viva,

Qual é a diferença entre Cruzado Português e Português de Desporto?

São questões de morfologia ? Tem que ver com as aptidões do cavalo ?

Se tivermos um animal (cruzado) para registar há algum critério para

decidir se é cruzado português ou de desporto?
Olá ANA!
Só li agora o tema espero te poder ajudar um pouco.

Há uma grande diferença entre um cx e um português de desporto, como referiram antes o cx só tem que ter sido nascido em Portugal e saber pelo menos um dos ascendentes(podes inventar um nome se quiseres), enquanto para um Português de desporto é necessário que os pais esteijam inscritos no livro de anexo dos cavalos de desporto ou então no próprio livro do português de desporto. Não tenho a certeza, mas tb os pais podem estar inscritos em cavalos de desporto de outros países. Se não for o caso pode inscrever o seu cavalo no livro de anexo, para tal é necessário fazer uma prova de aptidão, que já me disseram que é bastante simples, e mais, qualquer cavalo de outra raça o pode fazer ficando registado nos dois livros.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

mig_abreu
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 55
Registado: quinta jul 06, 2006 11:54 pm
Localização: NORTE

#13 Mensagem por mig_abreu » segunda ago 14, 2006 7:29 pm

olá,

queria apenas dizer pelo que sei cruzado portugues é um cavalo filho de um(a) lusitano e um(a) puro sangue ingles. O portugues de desporto são os cavalos descendentes de um(a) lusitano com o cruzamento de uma qualquer outra raça.

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#14 Mensagem por Rogers » segunda ago 14, 2006 8:35 pm

Oi!

Onde foste buscar essa informação?
Não está incorrecto o que dizes, mas não existe apenas essas hipoteses e um português de desporto também pode ser um Lusitano cruzado com um PSI desde os dois pais esteijam registados no livro de anexo ao cavalo de desporto. E um cruzado portugues tb pode ser lusitano cruzado com outra raça qualquer, mesmo um cavalo sem papeis!



Jokas
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

fmvnunes
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: quarta mar 03, 2004 1:37 pm
Localização: Roda Grande-Tomar

#15 Mensagem por fmvnunes » segunda ago 14, 2006 9:29 pm

Boas.

Sabem uma coisa o nome Cruzado Português não diz nada. Tenho uma égua de puro sangue Lusitano e vou ter que registá-la como Cruzada porque os pais não estão pontuados apesar de ter os papeis deles como são puro sangue Lusitano.

É pena mas é verdade, para mim ela é uma Lusitana para os outros é uma cruzada. :-)

Cumprimentos
Filipe Nunes

Responder

Voltar para “Português de Desporto”