O que acham desta égua?

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#46 Mensagem por luis pedro » sábado ago 18, 2007 5:00 pm

Olá Cavaleira 16,

O Magic foi propriedade da CN durante vários anos. Foi um excelente padriador.

Quanto aos outros, agora existe muita gente a criar cavalos.

Os Veigas, Andrades, CN e AR, Fundação Eugénio de Almeida, Coimbra, Oliveira e Sousa, Casa Cadaval, Ortigão Costa, só para citar algumas das mais conhecidas e que ao longo de muitas décadas tem produzido cavalos de muito boa qualidade. Outros criadores, por vezes conhecidos de outras actividades, tem apresentado alguns cavalos de qualidade mas não se pode falar em linhagens, são cavalos que aparecem.

luis pedro

Antonio
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: quinta ago 02, 2007 3:52 am
Localização: Tomar

#47 Mensagem por Antonio » sábado ago 18, 2007 9:11 pm

Os cavalos da casa Ortigão Costa, segundo me contaram, são por norma pretos... Acho que o Bastinhas tem um a tourear... Mas não tenho a certeza absoluta. Quanto a esse boato da cor, é verdade?
No que toca a cavalos, não sei quase nada... Mas vontade de aprender não me falta.

Travessa
Iniciado
Mensagens: 15
Registado: terça fev 06, 2007 5:44 am
Localização: Aveiras de Baixo

#48 Mensagem por Travessa » domingo ago 19, 2007 11:02 am

Esse boato está correcto, cerca de 95% dos garanhões e éguas do Ortigão Costa são pretos, embora tambem tenha alguns de outra pelagem, mas o que destingue é realmente a pelagem totalmente preta, e as poldras/éguas que ele não quer, não as vende para criação, mas sim para abate com uma prova em que realmente foram abatidas, para que não possa haver outro criador com poldros de mãe e pai de pelagem preta.
Alexandre Travessa

Avatar do Utilizador
Cavaleira16
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: sábado mai 05, 2007 4:13 am

#49 Mensagem por Cavaleira16 » domingo ago 19, 2007 1:07 pm

Eu acho que isso de abaterem as poldras/éguas que não querem é um tremendo disparate... :evil:
As éguas não podem ser esterilizadas? Ate que idade as éguas estão aptas para terem crias?
A coudelaria poderia esterilizar as éguas e depois poderia vende-las a escolas de equitação e centros hípicos...
Tanta gente á procura de um cavalo próprio e esta gente faz uma barbaridade destas... :evil:

Mas isto é apenas a minha opinião... :roll:
"O que os olhos nao veem, as maos sentem..."

Homenagem ao animal mais Nobre de todos... o Cavalo...

Antonio
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: quinta ago 02, 2007 3:52 am
Localização: Tomar

#50 Mensagem por Antonio » segunda ago 20, 2007 12:54 pm

Se calhar é capaz de sair mais a esterilização das éguas/poldras.. Ainda assim é um tremendo disparate. Mas pronto, é o país que temos ( estou-me a tornar repetitivo).

VALHA-NOS O FADO!

António
No que toca a cavalos, não sei quase nada... Mas vontade de aprender não me falta.

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#51 Mensagem por luis pedro » terça ago 21, 2007 3:08 pm

Olá,

Não sei se as manda abater ou não, provávelmente entram noutro circuito, até porque o "Ortigão" tinha muitos cavalos lazões, os cruzados.

luis pedro

Antonio
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: quinta ago 02, 2007 3:52 am
Localização: Tomar

#52 Mensagem por Antonio » quarta ago 22, 2007 10:12 pm

Já me informei acerca disso do abate de cavalos. Parece que é de certa forma habitual nas coudelarias o abate de cavalos menos 'desejados'. Segundo a explicação que me foi dada, é feita uma selecção entre 1 e 3 anos e depois os que tiverem o potencial desejado pelo criador ficam, os outros são mandados abater.

Perguntei logo porque é que não as esterilizavam e vendiam.. E a resposta que obtive foi que os criadores querem que o seu ferro esteja aos melhores cavalos pois os seus criadores querem estar bem representados, e posto isto, abatem os animais menos desejados. NÃO os vendem porque NÃO querem associar o seu ferro a um cavalo 'sem potencial', e o Ortigão ao que parece, é dos mais rigorosos nisso, mesmo sem ferro.

E pronto, 'os fins justificam os meios', ou não... Talvez seja a minha ignorância a falar mais alto. Enfim, é um negócio. =\

António
No que toca a cavalos, não sei quase nada... Mas vontade de aprender não me falta.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#53 Mensagem por João dee Deus » quinta ago 23, 2007 1:01 am

Hoje em dia já existem outros meios de contornar essa situação.

Pode-se "marcar" um poldro sem ser com o ferro do criador de inicio e depois sim,quando for aprovado na funcionalidade dos 3 anos ou mais,ser então marcado a ferro para que se veja bem o "anuncio publicitario" da coudelaria.

Os outros não marcados e devidamente castrados seriam vendidos até para dar hipotese a equitadores com menos dinheiro "resuscitarem" esses poldros rejeitados.....esta hipotese sedus-me especialmente....HEHEEHH

"Quando for grande ainda hei-de ter um ortigão.....",,dizia eu em miudo...

Dizia aquilo com10 anos quando ia com o meu Pai caçar codornizes lá para aqueles lados,e o meu Pai respondia com um daqueles sorrisos quase piedosos....

Como filho mais novo já o apanhei muito tarde na sua vida e não tive tempo de lhe mostrar algumas coisas que consegui depois.....fica aqui isto para ele ler onde estiver.....concerteza no País das grandes caçadas....

Aproveitem os vossos e mostrem-lhes tudo o que de bom sabem fazer enquanto é tempo......que eles vão gostar.....

saudações aos Marialvas......"choraminguices"....como dizia a Joana Abreu..
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Pcruz
Mensagens: 4
Registado: quarta nov 04, 2009 4:44 pm

Re: O que acham?

#54 Mensagem por Pcruz » quarta nov 04, 2009 5:24 pm

Um Cavalo de toureio tem muito que se lhe diga, e muito para que tipo pretendes.
A Primeira coisa que têns a fazer é conhecer alguem do meio que esteja a preparar Cavalos para um Toureiro e esse sim pode te dar umas luzes ou até ir contigo e os teus pais ver ou até mesmo te dar umas dicas onde está algum, que até ja possa estar retirado das lides e que te possa ser utíl para aprenderes alguma coisa com eles.

Anexo. uma foto de uma ègua minha que está a tourear. (Apenas porque mustrou aptidão para tal normalmente).

Faz algumas Brincadeiras, apenas fez uma corrida a Sério com um Cavaleiro de renome, mas acabou.
Não a quero para isso.
Cumprimentos

Responder

Voltar para “Cruzado Português”