O que acham desta égua?

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Antonio
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: quinta ago 02, 2007 3:52 am
Localização: Tomar

#31 Mensagem por Antonio » domingo ago 12, 2007 4:52 pm

Boas noites.

Se me permitem, concordo parcialmente com a opinião do João dee Deus, mas penso q o entendo perfeitamente. Há realmente quem nasça com 'alma' pro cavalo, há quem tenha esta arte no sangue e há quem não tenha tanto.. E isso, até um ignorante, (mas não qualquer um) consegue ver. Mas também há quem tenha mais e melhores conhecimentos e quem não tenha. E neste sentido, sei que me insiro naqueles que pouco têm, espero que seja só temporário!!! :)

O ideal seria aliar a sabedoria à 'habilidade'.

Concordem ou discordem, critiquem mas não me ignorem.

Cumprimentos

António
No que toca a cavalos, não sei quase nada... Mas vontade de aprender não me falta.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#32 Mensagem por João dee Deus » segunda ago 13, 2007 1:47 am

É por aí,Antonio.

As tecnicas foram criadas,anotadas,tomadas como boas,e constantemente melhoradas, para que um maior numero de pessoas tenhas acesso a uma execução qualquer....

Quando essa execução tem a componente Arte,ficam preenchidos aqueles "vazios" e "zonas frias" que se notam quando só acontece tecnica.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Cavaleira16
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: sábado mai 05, 2007 4:13 am

Re: .

#33 Mensagem por Cavaleira16 » terça ago 14, 2007 6:10 am

É assim: nao posso dizer que nasci em cima de um cavalo, pois estaria a mentir... Mas tambem nao vou dizer que nao percebo nada do assunto...

Acho que no "pouco" tempo que tenho de equitação, tenho progredido bastante... Mas claro que ainda me falta aprender muita, mas muita coisa...

Afinal ainda so tenho 17 anos e muitos anos no mundo equestre pela frente... :wink:

Para falar de cavalos, arte equestre, etc, nao sou grande coisa, acho que percebo melhor do assunto "na pratica" ou melhor, em cima de um cavalo...

As minhas raizes maternas, vem de Santarem... Terra do touro bravo, dos campinos, dos cavalos... Talvez venha daí o meu "jeito" para estes magnificos animais...

Como o senhor Antonio disse, ha mesmo quem nasça com "alma" para os cavalos, assim como nascem pessoas com "alma" para o futebol, etc...
Acho que as minhas raizes ajudaram e muito a esta minha "alma" pelos cavalos...

Mas isto é so a minha opiniao... :wink:
"O que os olhos nao veem, as maos sentem..."

Homenagem ao animal mais Nobre de todos... o Cavalo...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#34 Mensagem por João dee Deus » terça ago 14, 2007 7:05 am

Cavaleira


Pelo andar da carruagem,possivelmente poder-se-à ler em breve no genoma humano, quem tem realmente "jeito" para isto....digo eu..lollol :lol:

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#35 Mensagem por luis pedro » terça ago 14, 2007 3:04 pm

Olá,

Todos sabemos que em qualquer arte existem sempre duas qualidades de pessoas (ou animais) os que nasceram para ela e os outros, mas fazer depender toda a arte dessa condição é negar a evolução.

É um meio usado, frequentemente, por aqueles que se recusam a aprender e, depois, desculpam-se alegando não ter tido a sorte de nascer com a tal estrelinha.

Mas há mais inconvenientes, muitos dos que nasceram com a estrelinha perdem-se por acreditarem que isso basta.

luis pedro

redondo623
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 102
Registado: quinta ago 25, 2005 10:27 pm

#36 Mensagem por redondo623 » quarta ago 15, 2007 2:23 am

Caro Luis Pedro,

Penso que tocou num ponto chave de qualquer aprendizagem e o que me parece sempre mais triste nestes casos são aqueles para quem basta dizer que são "inteligentes só não conseguem porque não querem", como todos sabemos isto não é verdade, ter jeito é uma boa ferramenta mas não chega para ser o melhor.

É pena que por cá ainda sirva ter jeito e que o resto em vez de ser trabalho se espere que seja só sorte.

À espera da sorte não vamos ter bons cavalos e ainda menos cavaleiros.
Cumprimentos,

Rui N S

Avatar do Utilizador
Cavaleira16
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: sábado mai 05, 2007 4:13 am

#37 Mensagem por Cavaleira16 » quarta ago 15, 2007 4:28 am

Senhor Joao de Deus...

Eu nao me estava a referir a isso... :lol: :lol:

Como ja referi, ainda me faltam muitos anos no mundo equestre para ser, o que se pode chamar de uma boa cavaleira... Muitos anos mesmo... :wink: Pessoal, eu so tenho 17 anos, e feitos á um mes... :lol: :lol:

Mas nao podemos negar que existem aquelas pessoas que, como se diz aqui na minha terra, "nasceram com o rabo virado pa lua"...

Assim como existem pessoas que nasceram "viradas" para jogar futebol e esta no sangue dles, tambem ha outras (digo eu) que devem ter nascido com mais aptidao para os animais, nomeadamente os cavalos...

Nao interpretem mal as minhas palavras... Eu sou ainda uma "criança"... Longe de mim pensar que sou a melhor... Cruzes... Nem cavalo proprio tenho... So quis dizer que existem pessoas que realmente devem nascer com um "dom" para o mundo equestre...
"O que os olhos nao veem, as maos sentem..."

Homenagem ao animal mais Nobre de todos... o Cavalo...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#38 Mensagem por João dee Deus » quarta ago 15, 2007 5:50 am

Cavaleira..17..lolol

Parabens e já não és nenhuma criança nem com aspas,...podes estar é atrazada nestas lides com cavalos,mas isso recuperas depressa.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Cavaleira16
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: sábado mai 05, 2007 4:13 am

Re: .

#39 Mensagem por Cavaleira16 » quarta ago 15, 2007 8:27 am

Obrigado Sr. Joao de Deus... :D :D

Eu tambem ainda so monto desde os 15 anos... Pra i á 2 anitos... Como disse, ainda tenho muito, mas muito para aprender... :wink:

Senhor Joao de Deus, sabe-me ajudar acerca das linhagens de cavalos?

Dizem que a melhor linha de PSA é Magic Count...

E de PSL é Brito Paes ou Veiga...

Está de acordo com estes "estatutos"?

Cumprimentos
"O que os olhos nao veem, as maos sentem..."

Homenagem ao animal mais Nobre de todos... o Cavalo...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#40 Mensagem por João dee Deus » quarta ago 15, 2007 2:11 pm

Cavleira 17

Da maneira que eu sei que estão as coisas em Portugal sobre a criação de cavalos ,que pode não ser a correcta,aquilo a que chamas linhagens não têm a solidêz que permita serem seguras.

A funcionalidade dos PSL está a depender mais dos Mestres onde eles caem,do que com as ditas linhagens ou mesmo criadores.

Claro que a genetica é um facto,mas apenas indica PROPENSÕES PARA...., que podem nunca vir a ser exploradas dependendo dos tais Mestres.

Até agora tem-se visto alguma preocupação com os poldros,talvez porque o tempo de empate de capital e os custos de ensino ( a pé),até aos 2 anos é pequeno.

Vejo poldros de ano e dois anos com musculação que só pode ser adquirida com exercicios especificos,o tal ensino de que falei.

Tudo isto que estou a dizer pode ser controverso,mas tambem pode ser observado como eu tenho feito.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

redondo623
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 102
Registado: quinta ago 25, 2005 10:27 pm

#41 Mensagem por redondo623 » quinta ago 16, 2007 4:54 pm

Boa noite Cavaleira,

Eu também tenho duvidas, como outros, se gosto mais de "cozido à portuguesa, de bacalhau com grão ou de tordos fritos com alho".

Também nos cavalos tenho duvidas e não são poucas e o pior é que vou mudando de opinião.

Se fossem consistentes os nossos criadores eu teria dias de montar um Veiga, noutros um Lopes da Costa e noutros um CN mas os cavalos são todos diferentes e as nossas linhas são pouco consistentes, com honrosas excepções para poder dizer qual a melhor.
Cumprimentos,

Rui N S

Antonio
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: quinta ago 02, 2007 3:52 am
Localização: Tomar

#42 Mensagem por Antonio » sexta ago 17, 2007 3:41 pm

Muito eu ouvi falar desse Magic Count cujos filhos dão bons cavalos de toureio.. Tal como o Universo e o Nilo, entre outros...

Isso é assim tão certo e linear?.. O Universo pelo menos, tem montes de fotografias em certos livros..

Cumprimentos
No que toca a cavalos, não sei quase nada... Mas vontade de aprender não me falta.

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#43 Mensagem por luis pedro » sexta ago 17, 2007 4:48 pm

Olá Cavaleira 16,

A linha do Magic Count era muito boa. Os que tourearam eram/são cruzados.

A linha Veiga é demasiado famosa para se fazerem comentários.

A linha Brito Paes... existe uma linha Brito Paes?

luis pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#44 Mensagem por João dee Deus » sexta ago 17, 2007 11:55 pm

Em termos de popularidade a "linha" mais famosa e que conheço melhor é a "linha do bastinha" que é a que pertencem todos os cavalos vendidos pelos ciganos,,,HEEHHEEHHE

Foi só para brincar com o tema...se me permitem...

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Cavaleira16
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: sábado mai 05, 2007 4:13 am

#45 Mensagem por Cavaleira16 » sábado ago 18, 2007 7:06 am

luis pedro Escreveu:Olá Cavaleira 16,

A linha do Magic Count era muito boa. Os que tourearam eram/são cruzados.

A linha Veiga é demasiado famosa para se fazerem comentários.

A linha Brito Paes... existe uma linha Brito Paes?

luis pedro
Ola senhor luis pedro!

Quando houve aqui no norte a 1ª Feira do Cavalo em Ponte de Lima, estavam presentes algumas coudelarias de renome nacional e internacional, nomeadamente coudelarias espanholas.
Algumas das portuguesas que vi e de que me lembro foram a Brito Paes, Madalena Abecassis, entre outras.
Ora, eu sei que Brito Paes tambem tem uma ganadaria e ja ouvi falar muito bem desta coudelaria e dos cavalos que dali saem. Tambem sei que saem bons cavalos da Coudelaria Nacional, nomeadamente da linha Magic Count...

Ja me disseram que Brito Paes se tratava tambem de uma linha de cavalos...

Mas podem estar enganados, claro...

Opinioes precisam-se... :D
"O que os olhos nao veem, as maos sentem..."

Homenagem ao animal mais Nobre de todos... o Cavalo...

Responder

Voltar para “Cruzado Português”