Origem do Sorraia

Fórum da raça

Moderadores: Filipe Graciosa, mmoom

Mensagem
Autor
Sandra
Sela 01
Mensagens: 34
Registado: domingo mai 08, 2005 6:02 pm
Localização: Lisboa

Re: Origem do Sorraia

#16 Mensagem por Sandra » quarta abr 01, 2009 1:10 pm

Os Sorraias já foram cruzados com outros cavalos entretanto, devido à consanguinidade. Foram cruzados com os animais que muito tinham a ver com eles, por se pensar serem seus descendentes, como o Criollo (isto é um facto, pois um dos animais da Escola Superior Agrária de Santarém foi efectivamente cruzado com 1 cavalo criollo, em aspecto muito parecido a um Sorraia).

"O sorraia não tem características de cavalo Ibérico".. Ora vamos analisar a questão. O cavalo, há muitos milhares de anos, foi extinto (pensa-se que pelo Homem primitivo ou pelas glaciações, atravessando o estreito de Bering para passar para a Europa), da América, quer do Norte, quer do Sul. Assim, é do consenso geral que todos os cavalos ditos "Americanos" actuais são descendentes de animais europeus, africanos ou asiáticos. Os Espanhóis, ao desembarcarem na costa da América Central e do Norte, os Portugueses, ao desembarcarem na costa da América do Sul, e os Ingleses por exemplo, ao desembarcarem na costa da América do Norte, levaram consigo os seus cavalos. Isto quer dizer que todos os cavalos Americanos têm bases genéticas em animais europeus. Há inclusive uma história que conta que os espanhóis levavam animais do tipo do Sorraia para a América, porque os restantes não suportavam a viagem nos barcos ou mesmo o clima do Novo Continente. Isto explica o facto de tantas raças Americanas apresentarem traços, quer na pelagem, quer no temperamento, destes pequenos animais.

Mas passando aos Sorraias em si. O cavalo de tipo "Ibérico" inclui apenas o cavalo dito do tipo "Barroco", mas a Península não tinha apenas este cavalo, tanto que o cavalo "Barroco" era para ser usado nas cortes, pela sua beleza única. O verdadeiro cavalo Ibérico era o animal que trabalhava nos campos, e o sorraia, dada a sua rusticidade e capacidade de aguentar a fome e a seca, era uma das melhores escolhas. Agora o facto de o Sorraia (pensa-se), descender efectivamente de cavalos selvagens, prova que o seu temperamento, mais difícil que o dos outros cavalos Ibéricos, tem um fundamento. O sorraia não tem tanta influência da mão humana como os restantes, pelo que se terá mantido "selvagem" durante mais tempo.

Mas assim que ler o livro conto-vos mais coisas sobre os Sorraias, está prometido!

anasabreu
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 65
Registado: quinta mar 23, 2006 8:25 pm
Localização: Santarém - Várzea
Contacto:

Re: Origem do Sorraia

#17 Mensagem por anasabreu » segunda nov 02, 2009 9:23 pm

"O cavalo Sorraia, animal de pequeno porte e com características muito particulares e únicas no mundo, é uma raça equina autóctone portuguesa.
O nome de Sorraia deve-se ao facto destes animais terem sido vistos pela primeira vez, pelo Dr. Ruy Andrade, no vale dos rios Sor e Raia, que constituem um dos principais afluentes do rio Tejo - o Sorraia.

Julga-se que este equídeo é um reminiscente ancestral selvagem do cavalo ibérico da região.
quente e meridional, existindo na Península Ibérica desde o Paleolítico Médio. Este animal, de tipo primitivo devido à sua grande capacidade de resistência e grande adaptação ao local onde se desenvolveu, nem sempre nas melhores condições meteorológicas e alimentares, foi o único que conseguiu subsistir, daí podendo-se concluir que será o mais antigo, autóctone e melhor adaptado ao local onde foi encontrado.

O Sorraia é, sem dúvida, uma das raças europeias que apresenta mais caracteres primitivos. A sua pelagem é maioritariamente cinza-rato, lazão-pardo ou ainda baiopardo, com crinas bicolores. Apresenta as extremidades (cabos) mais escuras, lista de mulo e lista crucial e ainda zebruras nos membros, como frequentemente assinaladas nas pinturas paleolíticas. A todas estas características ainda acresce o facto de as orelhas, orladas de pêlos mais escuros, apresentarem uma zona apical mais clara, típica de animais selvagens com características gregárias, para facilitar a localização mútua.

Importa referir a importância da preservação desta raça, sendo uma das raças menos numerosas e em maior perigo de extinção em todo o mundo, não ultrapassando os 200 indivíduos, sendo o número de éguas reprodutoras inferior a 100 animais. Um problema relevante e que se tem vindo a acentuar neste cavalo primitivo é o aumento da consanguinidade média da população e a perda da variabilidade genética, fruto de uma população de reduzidíssimo número e ainda, de possíveis incorrecções no maneio dos acasalamentos dos animais."


in http://si.esa.ipsantarem.pt/esa_si/unid ... nidade=246
Ana Sofia Abreu

Responder

Voltar para “Sorraia”