Origem do Sorraia

Fórum da raça

Moderadores: Filipe Graciosa, mmoom

Mensagem
Autor
Joaquim Eduardo
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 59
Registado: quinta abr 29, 2004 8:12 am
Localização: genebra Suissa
Contacto:

Origem do Sorraia

#1 Mensagem por Joaquim Eduardo » terça nov 22, 2005 12:14 pm

Bom dia todos

Acabei de ler numa revista Francesa que o cavalo Sorraia era de origem Espanhola.
Eu sempre pensei que o sorraia fosse 100% Português.
Alguém sabe mais acerca do Sorraia.

Obrigada.

Joaquim

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#2 Mensagem por João dee Deus » terça nov 22, 2005 12:58 pm

Na última vês que estive nos E.U.,eles pensavam que Portugal era uma província de espanha,provávelmente esses franceses também pensam o mesmo.

O problema é que por vezes esses ditos vêm de lugares com grande audiência o que torna as coisas complicadas.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

sorraia

#3 Mensagem por João dee Deus » terça nov 22, 2005 8:12 pm

Joaquim

Tanto quanto li em tempos,já não sei onde,um criador de cavalos chamado Rui de Andrade,que andaria à caça na zona do Couço,que é um lugar onde confinam o Rio Sor e o Rio Raia,deparou com uns Cavalos diferentes.
A sua argúcia,e experiência,fizeram-lhe notar que havia uma carga genética própria e exclusiva.
Criador que era,recolheu todos os exemplares que encontrou,e deu inicio à recuperação desta raça.

São animais pequenos,+/- metro e quarenta e cinco,membros fortes,cor de rato,com os cabos mais escuros,cauda e crina mescladas de um ruço escuro e claro,cabêça de zebra, e um risco escuro que une a crina à cauda.
Àcerca do temperamento não te sei dizer nada.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

omega2
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 82
Registado: sexta jan 30, 2004 8:30 pm
Localização: Entroncamento

...

#4 Mensagem por omega2 » quarta nov 23, 2005 6:55 pm

mais ou menos parecido c "quem conta um conto acrescenta um ponto". aqui quem sabe qualquer coisa tem por habito partilhar. o pouco que sei do temperamento do sorraia é que é um pouco parecido com o ponei. são um pouco teimosos e uma vontade propria muito forte. no entanto eu penso que sejam mais meigos do que os poneis e mais faceis de trabalhar.
saudações*
Ana Sousa
eles correm como o vento e teem a nobreza nas veias***

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

s

#5 Mensagem por João dee Deus » quarta nov 23, 2005 7:09 pm

Joaquim

Quem procura às vezes encontra.

www.sorraia.net

Do que li,parece que o sorraia,que teve origem no sul da península, terá sido dado como extinto,e reencontrado pelo Dr,Rui de Andrade,como te disse.E teve este nome por essa razão.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#6 Mensagem por Dr.Elina » quinta nov 24, 2005 10:34 am

O Stud Book da Sorraia tem uma parte muito interessante da origem da Sorraia, recomendo :)

J.Afonso
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 121
Registado: quinta dez 30, 2004 4:09 pm
Localização: Faro/Beja

#7 Mensagem por J.Afonso » quinta nov 24, 2005 12:14 pm

Olá pessoal
Caso lhes interesse aqui está um outro site em Inglês acerca do sorraia
www.sorraias.com

Um abraço
Afonso

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

Outro site muito bom

#8 Mensagem por Wasserluft » sexta set 29, 2006 4:24 am

Aqui está um site muito bom com "Toneladas de informação"

http://www.sorraia.org/index.htm
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#9 Mensagem por Rogers » sexta set 29, 2006 6:49 am

Na recuperação da raça foi utilizado o criollo argentino.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

sorraia

#10 Mensagem por João dee Deus » sexta set 29, 2006 7:36 am

Roger

Explica lá isso!!
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#11 Mensagem por Dr.Elina » sexta set 29, 2006 3:04 pm

Rogers Escreveu:Na recuperação da raça foi utilizado o criollo argentino.
Segundo o Stud Book da Sorraia não é bem assim.

Mendes
Mensagens: 3
Registado: terça nov 11, 2008 9:48 am
Localização: Aveiro

Re: sorraia

#12 Mensagem por Mendes » terça nov 11, 2008 11:02 am

João dee Deus Escreveu:Joaquim

São animais pequenos,+/- metro e quarenta e cinco,membros fortes,cor de rato,com os cabos mais escuros,cauda e crina mescladas de um ruço escuro e claro,cabêça de zebra, e um risco escuro que une a crina à cauda.
Àcerca do temperamento não te sei dizer nada.

saudações Marialvas
Acerca do temperamento... no centro hípico onde estou a aprender a montar existe um cavalo sorraia (que se chama assim mesmo, Sorraia). Na minha opinião, é o cavalo mais inteligente que lá está. Aprendeu muito depressa as vantagens de ser preguiçoso... Sim, é muito teimoso, com muita vontade própria. Felizmente para os miúdos, normalmente a vontade dele é não andar depressa e comer umas ervas quando vem ao picadeiro exterior. Curiosamente, apesar de ser garanhão normalmente não mostra interesse pelas éguas.

Apesar de ter mau feitio (não o posso criticar por ficar chateado por passar um dia inteiro à guia...), gosto muito daquele cavalo. Tem um galope extremamente suave.

Sandra
Sela 01
Mensagens: 34
Registado: domingo mai 08, 2005 6:02 pm
Localização: Lisboa

Re: Origem do Sorraia

#13 Mensagem por Sandra » segunda mar 02, 2009 4:05 pm

A Associação de Criadores do Cavalo Sorraia ja tem um site! Lá ha imensos artigos científicos e interessantes, incluindo a forte consanguinidade que se tem praticado para evitar os cruzamentos com outras raças. Em relação aos cruzamentos com Criollos.. Também ouvi falar mas não sei precisar se realmente é verdade ou não.. Tentarei saber.

Aqui está o site:
http://www.aicsorraia.fc.ul.pt/

Sandra
Sela 01
Mensagens: 34
Registado: domingo mai 08, 2005 6:02 pm
Localização: Lisboa

Re: Origem do Sorraia

#14 Mensagem por Sandra » segunda mar 02, 2009 4:08 pm

Só mais uma coisa, por ser um cavalo de origem "Ibérica" não se pode dizer que é exclusivamente Espanhol ou exclusivamente Português, no entanto, como os últimos exemplares em estado selvagem foram descobertos em Portugal prefiro dizer que são portugueses!

SpanishSulphurs
Mensagens: 1
Registado: quarta abr 01, 2009 3:43 am

Re: Origem do Sorraia

#15 Mensagem por SpanishSulphurs » quarta abr 01, 2009 3:54 am

Olá a todos, Eu sou Pesaroso, mas eu não falo o português e estou usando um tradutor automático.

Eu sou um nativo de Califórnia e sou totalmente obcecado com o Cavalo Ibérico. Eu possuo uma égua que descende dos Cavalos Ibéricos da Califórnia (esta raça é o último resto deste bloodline do Cavalo Ibérico). Eu fiz uma pesquisa extensiva e continuo a fazer a pesquisa sobre a história do Cavalo Ibérico, assim como que conformação ibérica velha verdadeira olha como (não representado pelo PRE ou por PSL). Este é meu blogue. http://www.spanishsulphurs.blogspot.com

Agora que eu me apresentei, isto é o que eu sei do Sorraia. O Sorraia não era selvagem. Os cavalos que o Dr. Andrade começou foram comprados. É verdade que um dos garanhões fundando foi importado da Argentina. O Sorraia igualmente não tem nenhuma história antes do 1920' s. Ser aquele Portugal e Espanha que tiveram centenas de anos de cruzamento pelo decreto real para começar PRE o fabuloso e PSL, não é possível para o Sorraia ser antigo. De facto, o Sorraia indica muitos traços não ibéricos tais como uma cabeça enorme, um croup liso, um osso de pino que furam para fora após a base da cauda, etc. Na minha própria experiência com um garanhão de Sorraia nomeado Sovina, igualmente teve o temperamento de ser muito teimoso e às vezes violento. Isso não é igualmente um temperamento Ibérico.
Imagem
Égua 1996 do grulla de Victoria do La. Representando o último dos cavalos espanhóis de Califórnia.
www.spanishsulphurs.blogspot.com

Responder

Voltar para “Sorraia”