Garranos - na sua essência

Fórum da raça

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
sitio do garrano
Mensagens: 3
Registado: quarta out 24, 2007 11:35 pm
Localização: ARCOS DE VALDEVEZ
Contacto:

Garranos - na sua essência

#1 Mensagem por sitio do garrano » terça nov 11, 2008 6:36 pm

Caros amigos,

Talvez comece por aqui um novo tipo de conversa sobre Garranos.
E porquê? - talvez perguntem vocês.
Muito se fala do Garrano, das suas aptidões, da sua valia e de tudo o resto...
mas pergunto eu....
Onde estão esses Garranos de que tanto se fala?
Estamos a falar de Garranos puros...
Dou-vos um exemplo:
Há pouco mais de um mês decidi percorrer uma série de de localidades onde me disseram que havia por lá alguns Garranos puros, de outros tantos criadores, e para meu espanto não consegui encontrar nenhum, dentro dos parâmetros estabelecidos para tal.
Estou-vos a contar esta minha ultima incursão, pelo mundo do Garrano, para que possam avaliar o estado em que o Garrano se encontra.
É certo que aqui no norte há duas Associações de Criadores de Garranos mas, isso só não chega.
Tenho tentado dinamizar as actividades com o Garrano mas, sempre que se tenta fazer alguma coisa, tenho tido sempre entraves o que é um pouco frustrante.

Falando um pouco de mim...

Sou criador de Garranos - 12 éguas - 2 Machos
Estou sediado em Cabana Maior - Arcos de Valdevez
Sitio do Garrano - Actividades Equestres

Sandra
Sela 01
Mensagens: 34
Registado: domingo mai 08, 2005 6:02 pm
Localização: Lisboa

Re: Garranos - na sua essência

#2 Mensagem por Sandra » sexta mar 13, 2009 10:18 am

Bom dia,

Aqui em Lisboa na minha escola (Instituto Superior de Agronomia) temos 4 cavalos se não me engano (3 éguas e um garanhão para as cobrir). Todos os anos nasce pelo menos um poldro, que é vendido. Não sei se são puros ou não, mas pelo tipo penso que é provável que sim, ou quase. É uma questão de perguntar, ou passar por cá e ver.
(tenho umas fotos deles, que foram tiradas com o telemóvel, vê-se mal, mas no entanto posso passá-las para aqui e mostrar, ..)

Cumprimentos,
Sandra

PedroCruz
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 83
Registado: terça out 18, 2005 11:27 am
Contacto:

Re: Garranos - na sua essência

#3 Mensagem por PedroCruz » sexta mar 13, 2009 11:49 am

Infelizmente todos nós sabemos os problemas que os garranos e a pureza da raça enfrentam!
É pena haver poucos criadores que sigam os padrões para uma correcta criação da raça, ao invés de cruzarem esses animais apenas pelos subsídios que estes trazem!
Mais te digo! Bem haja quem protege e cria garranos dentro dos padrões da raça!
Cumprimentos!

PS: Também sou de Arcos de Valdevez!

alexicompadre
Mensagens: 4
Registado: segunda abr 07, 2008 9:53 pm
Localização: odemira

Re: Garranos - na sua essência

#4 Mensagem por alexicompadre » quarta mar 18, 2009 6:20 pm

Olá, boa tarde,
Mas diz me uma coisa, esses garranos que vistes estavam registados marcados??
Já agora podes dizer quais são as duas associações de criadores de garranos?

Motinha
Mensagens: 2
Registado: sexta mai 30, 2008 5:06 pm
Localização: Porto,Portugal

Re: Garranos - na sua essência

#5 Mensagem por Motinha » quarta mai 06, 2009 5:25 pm

Caros amigos,
Antes demais acho que é a primeira vez que participo no fórum e portanto apresento-me. Sou Uma apaixonada por cavalos e possuo três garranos registrados e um Cruzado Português, na zona norte de Portugal, Vila Verde.

Ainda o fim de semana passado essa questão do que é um garrano me fez ver que existe uma grande lacuna de conhecimento sobre a raça e que infelizmente causa confusões tempestivas. Além de possuidora da raça Garrana ainda procuro sempre informação acerca deles (sem dúvida muito difícil e nem sempre credível) e por isso encontro-me a par dos padrões da raça estabelecidos pelo Livro Geneológico. Antes demais, uma coisa muito simples: o Garrano é uma RAÇA! Como raça tem padrões a que se deve cingir e por isso não é um qualquer cavalo "a monte" ou de misturas de sangues.

No último fim de semana em Lamego houve (ou era suposto haver) uma corrida de passo travado inserida nas festas da cidade. Sem querer entrar pela situação triste e deplorável que se desenrolou lá, uma coisa me deixei extremamente chateada. Quando um "suposto entendedor, corredor, afamado e conhecedor de cavalos" que mais não estava lá senão para causar picardias diz do alto da sua montada que "EU SEI O QUE É UM GARRANO, O MEU CAVALO É UM GARRANO" fiquei estarrecida! Olhando para o cavalo dele, e sem lhe querer faltar ao respeito porque todos os animais o merecem (por vezes mais k as pessoas, sem dúvida e provado nesse dia!) o bichinho era tudo menos um Garrano! Além da pelagem ser uma misto de castanho com cinzento ou lá o que era, tinha com certeza mais de 1.35m e uma estrutura pouco semelhante à de um garrano, definido por raça. Ora eu perguntei-me, "mas este gajo (desculpem lá o termo, mas foi msm assim k pensei) sabe alguma coisa do que é um garrano?!?!!!" entretanto também visitei as boxes em exposição e vi cavalos tudo menos garranos, com a identificação como tal. E a dúvida persiste em mim: o que é que as pessoas (e não digo as leigas em matéria de cavalos que essas têm desculpa, mas sim aquelas que vivem no meio dos cavalos e ainda se dizem entendidos) afinal pensam que é um garrano? O que é um Garrano para elas? Não é raça? É simplesmente um cavalo misto e caço pelos montes?

Onde eu queria chegar é que existe uma falha de conhecimento geral desta raça e pelos vistos essa lacuna existe mesmo no meio do mundo dos cavalos. Gostaria que todos se esforçassem em informar-se das coisas antes de falarem delas e encherem o peito. A raça Garrana é um cavalo milenar, com história, sangue e bravura e que não pode entrar em desconhecimento ou pior ainda, entrar em falsidades e incongruências. Não é por ser mais baixote que um Lusitano, ou não andar pelos meios luxuosos das coudelarias que merece o menosprezo!

POR FAVOR, valorizem o a Raça Garrana!!

Obrigada pelo vosso tempo, isto foi só um desabafo mas também um alerta.

Cumprimentos
Margarida
Mota, Margarida

sonia peralta
Mensagens: 4
Registado: domingo jun 13, 2010 1:28 pm

Re: Garranos - na sua essência

#6 Mensagem por sonia peralta » quinta nov 25, 2010 12:15 pm

Olá Margarida,
Concordo plenamenta com a sua opinião, eu ando à procura de um garrano à algum tempo e todas as fotos que me mandam é tudo menos garrano e o que mais me espanta é que todos estes animais têm registo, o que é que se passa com a acerg que está a registar gato por lebre? Neste momento até tenho medo de comprar em cavalo e ser enganada, eu vivo no Algarve e devido ao meu trabalho não tenho muita facilidade de ir ao Norte e aqui em baixo não existe garranos à venda, eu estou muito interessada em fazer criação cá em baixo, mas claro mantendo as características da raça ou seja dando valor a raça.

alex gonçalves
Mensagens: 2
Registado: terça jul 26, 2011 10:17 am

Re: Garranos - na sua essência

#7 Mensagem por alex gonçalves » quarta jul 27, 2011 5:18 pm

Muito boa tarde,
Começando por dizer que é sempre um prazer conhecer e falar com aqueles que tanto gostam deste animal fantástico que é o cavalo. Em primeiro lugar o amigo não procurou tudo, ou não o deixaram procurar. Isto porque eu sou proprietário de um garrano de nome Black Beauty, com o nº1996, aprovado e com uma pontuação de "88" pontos, sim "88".

O problema é que esses senhores/as que tanto dizem defender a raça só a prejudicam, as panelas e as amizades é mesmo assim. Consegui expor o cavalo na primeira feira de Ponte de Lima, através do meu amigo Filipe Pimenta, em que o cavalo esteve à parte, e sem me deixarem expor a documentação do mesmo. Estas pessoas tão defensoras da raça fazem questão de esconder o garanhão, e nem sequer no livro de reprodutores consta. Já tentei falar com muita gente e ninguém faz nada. Como é possível que um garanhão assim não contribua para a melhoria da raça.

Agradeço a vossa leitura e também, se puderem ajudem-me a divulgar esta situação.

alex gonçalves
Mensagens: 2
Registado: terça jul 26, 2011 10:17 am

Re: Garranos - na sua essência

#8 Mensagem por alex gonçalves » quarta jul 27, 2011 10:52 pm

Motinha Escreveu:Caros amigos,
Antes demais acho que é a primeira vez que participo no fórum e portanto apresento-me. Sou Uma apaixonada por cavalos e possuo três garranos registrados e um Cruzado Português, na zona norte de Portugal, Vila Verde.

Ainda o fim de semana passado essa questão do que é um garrano me fez ver que existe uma grande lacuna de conhecimento sobre a raça e que infelizmente causa confusões tempestivas. Além de possuidora da raça Garrana ainda procuro sempre informação acerca deles (sem dúvida muito difícil e nem sempre credível) e por isso encontro-me a par dos padrões da raça estabelecidos pelo Livro Geneológico. Antes demais, uma coisa muito simples: o Garrano é uma RAÇA! Como raça tem padrões a que se deve cingir e por isso não é um qualquer cavalo "a monte" ou de misturas de sangues.

No último fim de semana em Lamego houve (ou era suposto haver) uma corrida de passo travado inserida nas festas da cidade. Sem querer entrar pela situação triste e deplorável que se desenrolou lá, uma coisa me deixei extremamente chateada. Quando um "suposto entendedor, corredor, afamado e conhecedor de cavalos" que mais não estava lá senão para causar picardias diz do alto da sua montada que "EU SEI O QUE É UM GARRANO, O MEU CAVALO É UM GARRANO" fiquei estarrecida! Olhando para o cavalo dele, e sem lhe querer faltar ao respeito porque todos os animais o merecem (por vezes mais k as pessoas, sem dúvida e provado nesse dia!) o bichinho era tudo menos um Garrano! Além da pelagem ser uma misto de castanho com cinzento ou lá o que era, tinha com certeza mais de 1.35m e uma estrutura pouco semelhante à de um garrano, definido por raça. Ora eu perguntei-me, "mas este gajo (desculpem lá o termo, mas foi msm assim k pensei) sabe alguma coisa do que é um garrano?!?!!!" entretanto também visitei as boxes em exposição e vi cavalos tudo menos garranos, com a identificação como tal. E a dúvida persiste em mim: o que é que as pessoas (e não digo as leigas em matéria de cavalos que essas têm desculpa, mas sim aquelas que vivem no meio dos cavalos e ainda se dizem entendidos) afinal pensam que é um garrano? O que é um Garrano para elas? Não é raça? É simplesmente um cavalo misto e caço pelos montes?

Onde eu queria chegar é que existe uma falha de conhecimento geral desta raça e pelos vistos essa lacuna existe mesmo no meio do mundo dos cavalos. Gostaria que todos se esforçassem em informar-se das coisas antes de falarem delas e encherem o peito. A raça Garrana é um cavalo milenar, com história, sangue e bravura e que não pode entrar em desconhecimento ou pior ainda, entrar em falsidades e incongruências. Não é por ser mais baixote que um Lusitano, ou não andar pelos meios luxuosos das coudelarias que merece o menosprezo!

POR FAVOR, valorizem o a Raça Garrana!!

Obrigada pelo vosso tempo, isto foi só um desabafo mas também um alerta.

Cumprimentos
Margarida
Mais uma vez, boa noite.

Gostaria de frisar, e por sua vez confirmar a sabedoria da "amiga", Motinha, porque gosta da raça tal como eu, em que o padrão da raça garrana é dos mais exigentes de todas as raças.
Os critérios mais importantes são: castanhos; calçados de preto: rabo e crinas pretas; 1,35 os machos; 1,32 as fêmeas; e sem marcas brancas à excepção de uma pequena estrela nos machos.
O que se vê nas criações, exposições e apresentações são cavalos pretos, baios, pés e mãos brancas, altura superior ao padrão, etc, etc, etc.
O mais caricato é que são os próprios entendidos e representantes da raça que o fazem: criações, associações, etc.
No ano de 2001, 2002, apresentei o meu cavalo em Braga, num concurso de garanhões e o resultado foi:
1º Um cavalo com uma cicatriz na coxa (muito bonito) com mais ou menos 1,45m de altura.
2º Um cavalo baio (mesmo amarelo).
3º O meu.

Não haverá ninguém com respeito pela raça que ponha fim a este disparate e aos senhores que vivem à custa de favores, etc
Deixo aqui uma questão para todos pensarem: Porque será que quase todos os garranos aprovados são filhos do mesmo cavalo? Será que um garanhão com 88 pontos não é bom para a raça!
Já tentei tudo o que estava ao meu alcance para tentar ajudar esta raça magnifica, forte, inteligente e muito nobre e não tenho tido sucesso.

Como diz a menina e bem, respeitem a raça e façam-na crescer corretamente.
Abraço a todos os que realmente gostam dos garranos.

Responder

Voltar para “Garrano”